7ª Bienal de Arquitetura - Museu Rodin Palacete das Artes Salvador-BA
Museu Rodin Bahia Palacete das Artes
O projeto dos arquitetos Marcelo Carvalho Ferraz & Francisco Fanucci ganhou o primeiro prêmio na Exposição Geral dos Arquitetos da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2007. O antigo casarão em estilo eclético passou por uma complexa obra de restauro e foi integrado a um anexo de traços arquitetônicos modernos. O juri reconheceu a beleza e integridade do projeto.
Participe do projeto que resgata a história da arquitetura e dos arquitetos brasileiros tendo como pano de fundo a realização das 10 edições da Bienal Internacional de #Arquitetura de #SaoPaulo!
catarse.me/arquitetura_em_retrospectiva
???? Restauro - Museu Rodin Bahia - Análise arquitetônica
Vídeo apresentado para a disciplina de Projeto Arquitetônico V, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). 1/2016
Autora: Jaquelyne Balsani
Brazilian architecture
Brazil Architecture
Centro Histórico de Salvador - Museu Rodin em Salvador
Produção: Jaquelyne Balsani Arquiteta
Sala Contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia exibe Correm Turvas as Água Desse Rio
Até o dia 27 de fevereiro o público pode apreciar a obra do artista visual, que flerta com a tridimensionalidade e dá significados distintos a materiais como parafina, chumbo e feltro.
Data: 28 de janeiro de 2011
Fonte: TVE Bahia
Rota dos Museus de Salvador
A Rota dos Museus propõe um roteiro de visitas gratuitas aos principais museus de Salvador. Localizado no bairro da Graça, o Palacete das Artes, por exemplo, chama a atenção do visitante logo na chegada. Esculturas no jardim reafirmam o conceito de museu ao ar livre. Mas não para por aí. Atividades educacionais, aliadas a diversas exposições de artistas plásticos do Brasil e do mundo, costumam deixar impressionado quem reserva um tempo para visitar o local.
PROJETO RODIN BAHIA
Entrevista com Helô Costa, museóloga responsável pelo Projeto Rodin Bahia, sobre a exposição Auguste Rodin, homem e gênio que será inaugurada em Salvador no dia 26 de outubro de 2009 e contará com 62 peças originais em gesso do artista que é considerado o pai da escultura moderna.
A exposição ficará em cartaz por três anos no Palacete das Artes.
Palacete das Artes - Salvador
Apresentação de Gabriel Gonçalves, aluno do curso de francês do Profici-UFBA, 2019.1. Pontos turísticos de Salvador
Campanha Rodin Bahia
Nos próximos três anos, os visitantes do Palacete das Artes Museu Rodin Bahia, no bairro da Graça, em Salvador, poderão apreciar 62 esculturas daquele que é considerado o pai da escultura moderna, o renomado artista francês, Auguste Rodin. Esta é a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo as peças para uma exposição, acatando a iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura. Esta é a campanha publicitária veiculada na mídia televisiva.
Bahia recebe obras de museu francês
TV NBR - REPÓRTER BRASIL - 14/10/2009
Mais de 60 obras do escultor francês Auguste Rodin começaram a ser desembrulhadas sob forte esquema de segurança no Palacete das Artes de Salvador. A exposição 'Homem e Gênio' faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e todos vão poder ver de graça.
* Juca Ferreira, ministro da Cultura.
* Irene Kirsch, Embaixada da França.
* Márcio Meirelles, secretário estadual de Cultura da Bahia.
* Frederico Mendonça, diretor do Ipac.
Palacete das Artes
Dicas da cidade do Salvador.
Por que não visitar o Museo Rodin Palacete das Artes no Bairro da Graça!
DA VILLA CATHARINO AO PALACETE DAS ARTES
O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino” teve seu projeto arquitetônico arrojado e inovador, idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912. Expressando a ânsia que a burguesia baiana tinha por modernização ao modo dos ingleses e franceses; o chamado “Palacete Catharino”, situado no bairro da Graça, representa o forte poder econômico de algumas famílias baianas, e nesse caso específico, evidencia a grandeza artística de uma obra arquitetônica monumental, onde mais que residência, serviu também, como instrumento raro de fruição artística para os habitantes da antiga Cidade da Bahia.
Em 09 de junho de 1986, o tombamento da “Villa” ou Palacete Catharino foi proposto pelo antropólogo Thales de Azevedo e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, tornando-se o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), pelo Decreto 33.252, sob o processo 004/82 .
Após o tombamento, o Palacete abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, até ser destinado a sediar o Palacete das Artes, em 2003.
Para esta finalidade, o prédio foi escolhido por um conjunto de características favoráveis, sendo uma delas o fato de guardar uma relativa semelhança com o Hotel Biron, local onde está instalado o Museu Rodin Paris (edificação do século XVII), uma vez que o estilo eclético guarda fortes referências arquitetônicas francesas.
Com o novo uso proposto, o Palacete recebeu um grande projeto de restauração e adaptação, com redimensionamento de alguns espaços internos e recuperação de todos os seus elementos estruturais e decorativos. Adaptou-se à mansão um anexo, de traços arquitetônicos modernos, projetado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, que passou a ser chamado de Sala Contemporânea, destinada a abrigar exposições temporárias. Um projeto bem sucedido, que, em 2006, recebeu o primeiro lugar da Bienal de Arquitetura da Venezuela e o segundo lugar na Bienal de Arquitetura Argentina.
Também foram incorporadas aos jardins do Palacete quatro peças do escultor Auguste Rodin, adquiridas junto ao Museu Rodin Paris, que passaram a embelezar sobremaneira a espacialidade do museu.
Fonte: De Villa Catharino a Museu Rodin Bahia 1912 – 2006: Um Palacete Baiano e sua História. Org. Katia Fraga Jordan. 2006
TV UFBA especial (2014) - Verão: Museu de Arte Moderna da Bahia
Para quem mora ou vem passar as férias de verão em Salvador, uma opção para conhecer a cidade é visitar alguns museus da capital. Alguns deles são instalados em prédios históricos e grande parte tem acesso gratuito. Localizado na Avenida Contorno, o MAM-BA é considerado um dos principais espaços de arte contemporânea do país e o mais importante do estado. O equipamento fica situado no Conjunto Arquitetônico do Solar do Unhão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O projeto de restauração é da arquiteta Lina Bo Bardi e, em 1963, passou a instalar o MAM. O local realiza periodicamente exposições de artistas locais, nacionais e estrangeiros e possui uma galeria ao ar livre, o Parque das Esculturas, e uma sala de projeção, o Cinema do MAM. O pátio realiza também outras atividades. O local ainda tem uma excelente área para apreciar o pôr-do-sol.
Palace da Artes - entrada principal Salvador Bahia
Construído em 1912 Museu Palacete das Artes Museu Salvador Bahia
Atividade cultural Palacete das Artes Museu Salvador Bahia
Visitando o Palacete das Artes Museu Salvador Bahia
Palacete das Artes Museu Salvador Bahia
Exposicao Eternamente Agora homenageia Mario Cravo Neto no Palacete das Artes
Exposição Eternamente Agora no Palacete das Artes, homenageia o fotografo Mario Cravo Neto . Márcio Meireles, secretário de cultura fala sobre a exposição.
22 de abril de 2010
fonte: TVE BAHIA
Croquizeiros Urbanos no Museu Rodin - Salvador/BA
67º Encontro USk Salvador.
Documentário Arte e Cultura - Palacete das Artes
Vídeo documentário sobre o Museu Palacete das Artes, feito por discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Instituição UNIFACS, na disciplina Arte e Cultura.
Palacete das Artes, museu Rodin
Krajcberg comemora 90 anos com exposição em Salvador
Um dos artistas visuais mais famosos do mundo, Frans Krajcberg plantou nesta quarta-feira (6) uma muda de pau-brasil no jardim do Palacete das Artes Rodin Bahia, momentos antes de conceder uma entrevista coletiva sobre a exposição Grito! Ano Mundial da Árvore. Precisamos plantar muito mais, disse.
A mostra, com 13 esculturas, oito relevos e 16 fotos de árvores, marca as comemorações dos 90 anos do artista, que é polonês, mas vive em Nova Viçosa, no interior da Bahia, desde o início da década de 70. Boa parte das suas peças foi confeccionada de cipós e troncos de árvores destruídas pelo fogo.
A iniciativa é uma realização do Estado, por meio da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura (Secult). A abertura será nesta quinta-feira (7), às 19h, na Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes.
Mais informações em:
Museu Rodin
Projeto Rodin Bahia. Entrevista com Heloísa Helena, Coord. Projeto Rodin Bahia.
_Museu Rodin na Bahia: resposta do público_
Entrevista em que apareço (reportagem da TV Aratu/SBT sobre a exposição Rodin: Homem e Gênio). Coincidentemente em outubro de 2009, quando eu morava no norte da África, vim para o Brasil e, de férias na Bahia, fui para exposição no Museu de Rodin. Lá a reportagem acabou me entrevistando. Z_^
As edificações ecléticas do Recife
INSCREVA-SE NO CANAL :)
Você encontra muito mais notícias e conteúdo no JC Online
Twitter:
Facebook:
Reportagem:
Imagens: /JC Imagem
Edição de vídeo: Tato Rocha