Conhecendo Alagoas: Museu Floriano Peixoto em Maceió
O Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA, é a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por Palácio dos Martírios , é parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual pelo Decreto nº 38309/2000. Seu acervo é constituído do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos, como os destacados José Zumba, Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e telas do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, premiado em várias exposições no Brasil e na França. Em 2010, o museu agregou ao seu acervo, o Espaço Aurélio Buarque de Holanda e o Memorial Lêdo Ivo. O museu faz parte dos cadastros do Sistema Alagoano de Museus/SAM, do Sistema Brasileiro de Museus e do Cadastro Nacional de Museus - CNM.
Conheça Alagoas - Museu Palácio Floriano Peixoto
O Museu Palácio Floriano Peixoto, que também e sede do governo de Alagoas é pura história. Lá, inclusive, é possível conhecer um pouco da obra de Rosalvo Ribeiro, pintor alagoano premiado na Europa.
Exibição: agosto/ 2017
Museu Palácio Floriano Peixoto
O Museu Palácio Floriano Peixoto localiza-se na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no Brasil
é a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por Palácio dos Martírios
MUSEU PALÁCIO FLORIANO PEIXOTO - TV Assembleia Legislativa de Alagoas
Reportagem sobre o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) - TV Assembleia Legislativa - Canal 07 Net - Repórter Isa Farias -Maceió - Alagoas - Brasil
isalinefarias.jor@hotmail.com
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 02
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 01
MUSEU FLORIANO PEIXOTO EM MACEIÓ AL BRASIL
.
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 04
Alagoas Arte e Cultura - Palácio Museu Floriano Peixoto 05/05/12 - Bloco 2
Programa Alagoas Arte e Cultura é apresentado por Paulo Poeta
pela TV Assembleia canal 15 da NET Analogico e Canal 7 NET DIGITAL .
Foi exibido em 05/05/2012 Entrevista com Alvaro Otacílio e Ana Claudia Magalhães
Gravado no Palácio Museu Floriano Peixoto
Os programas anteriores estão disponibilizado no site bairrosdemaceio.net
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 05
Os museus de Maceió
Matéria exibida no programa Feito Pra Você, da TV Pajuçara, em 10 de agosto de 2012
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 03
Alagoas Arte e Cultura - Palacio Museu Floriano Peixoto - 12/05/12 - Bloco 2
Programa Alagoas Arte e Cultura é apresentado por Paulo Poeta
pela TV Assembleia canal 15 da NET Analogico e Canal 7 NET DIGITAL .
Foi exibido em 12/05/2012 Entrevista com Arquiteta Adriana Guimarães (Sala Ledo Ivo)
Gravado no Palacio Museu Floriano Peixoto
Os programas anteriores estão disponibilizado no site bairrosdemaceio.net
COMO MORRE A NOSSA HISTORIA
PRÉDIO CONSTRUIDO POR LUCARINY EM RUINAS. NUMA DAS ÁREAS MAIS VISÍVEIS DA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO, EM FRENTE A SECRETARIA DE CULTURA, PALACIO DO GOVERNO O EDIFÍCIO FOI DEPREDADO COMPLETAMENTE, TIRAM DAS JANELAS AO TELHADO. VAI SE ACABAR COM TANTOS OUTROS EM MACEIÓ.
Documentário sobre o Palácio Museu Olímpio Campos parte I
Conhecendo os Presidentes - Ep. 02: Floriano Peixoto
Pense rápido no nome de cinco presidentes brasileiros! Agora fale sobre uma medida importante tomada no governo de cada um deles. E aí, conseguiu? Foi difícil? Esse pequeno desafio serve apenas para mostrar como a história republicana do Brasil não costuma fazer parte das nossas conversas e do nosso dia a dia.
Conhecer a própria história, no entanto, é fundamental para compreender a situação atual, cobrar soluções para os problemas do presente e votar com consciência. Pensando nisso, o Futura estreia a série Conhecendo os Presidentes. São 32 episódios ao todo, que explicam através de charges os principais acontecimentos de cada mandato, desde Deodoro da Fonseca até Lula, o último presidente eleito antes do governo vigente.
Museu de Delmiro Gouveia/AL, 28 anos de história
Museu de Delmiro Gouveia/AL, 28 anos de história
RE-PÚBLICA DO BRASIL - EXÉRCITO x MARINHA A REVOLTA
Em seus primeiros anos, o regime republicano brasileiro foi alvo de uma série de revoltas que colocavam em xeque a vigência do poder constituído.
Mediante um cenário político confuso e sem grandes forças hegemônicas, os militares tentavam dar forma a uma república de feição centralizada.
Em contrapartida, grupos civis e outras dissidências do próprio Exército Brasileiro almejavam uma participação efetiva na inédita situação política do país.
Nesse quadro de disputas, alguns membros da Marinha se viam completamente afastados do processo de organização do novo Estado.
Já em 1891, em meio aos choques entre Deodoro da Fonseca e os deputados das elites cafeicultoras, a Marinha organizou um movimento que exigia a renúncia do presidente.
Sob a chefia do almirante Custódio de Mello, navios de guerra apontaram seus canhões para a capital do país e deram fim ao mandato do marechal.
Em seu lugar, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o posto presidencial com o expresso apoio dos cafeicultores.
Os membros da Marinha, que haviam participado da revolta, foram estrategicamente prestigiados com a ascensão de Custódio de Mello ao Ministério da Guerra.
Nesse primeiro instante, as conturbações políticas pareciam ter sido eficazmente contornadas.
Contudo, em 1893, ano que antecedia as novas eleições, Custódio de Mello organizou outra revolta contra o governo.
MACEIÓ - ALAGOAS - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL / Agência Federal Brasil afora!
TV FEDERAL- Agência Federal
youtube.com/AgenciaFederal
fb.com/agfederalbr
instagram.com/agfederalbr
Maceió é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, na Região Nordeste do país. Ocupa uma área de 509,5 km², estando distante 2 013 quilômetros de Brasília, a capital federal. Wikipédia
Tempo: 24 °C, vento NO a 8 km/h, umidade de 86%
População: 932.078 (2010)
O prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro histórico do Jaraguá, é um desses inestimáveis patrimônios arquitetônicos da capital alagoana, que enche de orgulho o povo maceioense. Enche os olhos, também, de quem visita a cidade. O chamado “Palácio do Comércio” é sede da associação fundada em 1866 desde que o imponente edifício foi inaugurado em 1928. O projeto de inspiração neoclássica é do italiano Luiz Lucarini, responsável, também, por outras maravilhas do começo do século 20 – como o museu Palácio Floriano Peixoto, os teatros Deodoro e 7 de Setembro (este em Penedo), o Tribunal de Justiça e a Santa Casa de Misericórdia. O formoso prédio no Jaraguá, além de sede da associação, abriga o Museu do Comércio de Alagoas e o Museu de Tecnologia do Século 20.
Localizado à altura do número 467 da rua Sá e Albuquerque, o palácio da Associação Comercial de Maceió é referência histórica e visita obrigatória para turistas vindos de outros Estados, mas, também, de cidades do interior e dos municípios no litoral. Nos diversos espaços do prédio cujas dimensões chegam a três mil e 598 metros quadrados, divididos em três pavimentos, uma trajetória do desenvolvimento comercial de Maceió pode ser constatada pelo visitante. O escritor Benedito Ramos faz as vezes de assessor de imprensa, coordenador cultural da associação, sendo curador das diversas exposições temporárias e permanentes ocorrendo no local.
FONTE:
O Também traidor Marechal Floriano Peixoto
Este é o segundo presidente e também traidor da pátria, que fez o Brasil ser o que é hoje e não uma nação prospera e respeitada como era com o magnânimo!