Coral Pró temporese apresenta no palácio Sergio Fadel
Imagens do Brasil - Petrópolis - Rio de Janeiro
Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, também conhecido como Cidade Imperial. É a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II. Seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando Cidade de Pedro). É frequentemente chamada de Cidade Imperial, por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Foi capital estadual temporariamente entre 1894 e 1902, devido à Revolta da Armada.
Primeiros povos - Até o século XVIII, a região era habitada pelos índios coroados, o que lhe valeu a denominação, pelos portugueses, de Sertão dos Índios Coroados. Foi somente com a descoberta de ouro em Minas Gerais e a consequente abertura do Caminho Novo das minas, que passava por Petrópolis, nesse século, que a região começou a ser ocupada por não índios.
Período Imperial (1822-1889) - Em 1822, o imperador brasileiro dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região.
Seu filho, dom Pedro II, em 16 de março de 1843, assinou um decreto imperial pelo qual determinava a construção do sonhado palácio de verão, cuja pedra fundamental foi assentada pelo Imperador em maio de 1845. Ficou pronto em 1847. Concebida pelo major Júlio Frederico Koeler, é tida como a segunda cidade projetada do Brasil (depois de Recife, projetada na época dos holandeses), sendo composta de um núcleo urbano - a cidade (hoje, o Centro), onde se encontravam o Palácio Imperial, prédios públicos, comércio e serviços.
Período Republicano - Entre 1894 e 1902, foi capital do estado do Rio de Janeiro, em substituição a Niterói, devido à Revolta da Armada. O sanitarista Oswaldo Cruz foi nomeado seu primeiro prefeito em 1916.
Todos os presidentes da república, de Prudente de Morais a Costa e Silva, passaram pelo menos alguns dias na Cidade Imperial durante seus mandatos. O mais assíduo dentre eles foi Getúlio Vargas. Nas dependências do Palácio Quitandinha, ocorreu a assinatura da declaração de guerra dos países americanos às Potências do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Clima - O clima é o tropical de altitude, com verões úmidos e quentes e invernos secos e relativamente frios. A temperatura é amena.
Economia - A economia de Petrópolis é baseada no turismo histórico e cultural e no setor de serviços. Também merece destaque o comércio de roupas, fabricação de chocolate e cerveja, sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava.
Atualmente desenvolve-se o projeto do Distrito Industrial da Posse, que visa ao incentivo às indústrias no 5º distrito da cidade.
Turismo - A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em julho, com o início da Bauernfest, e o início do inverno.
É a cidade da região serrana fluminense que recebe mais turistas por ano.
Educação - Na cidade, existem duas universidades públicas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e a Universidade Federal Fluminense (UFF), ambas com nível de excelência reconhecido nacionalmente. Há também na cidade uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Além destas, a cidade conta com a Universidade Católica de Petrópolis, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto, a Universidade Estácio de Sá, a FAETERJ - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade Estadual do Rio de Janeiro), e instituições de ensino superior particulares que oferecem diversos cursos de graduação. O município abriga um dos polos de ensino do Centro de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro, um consórcio formado pelas instituições públicas de ensino superior. O Laboratório Nacional de Computação Científica oferece cursos de mestrado e doutorado, gratuitos.
Cultura - A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. Sendo apelidada como Cidade Imperial, a cidade possui um grande acervo de teatros, museus, e palácios que remetem ao período.
Patrimônio arquitetônico - A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, como o Palácio Quitandinha, Petropolitana de Letras, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial de Petrópolis, o Teatro D. Pedro, o Museu Casa do Colono e a Catedral de São Pedro de Alcântara. No chamado centro histórico, encontram-se, também, construções como a Encantada (casa de verão de Santos Dumont); o Palácio de Cristal; o Palácio Amarelo (Câmara de Vereadores); o Palácio Rio Negro, Palácio Sérgio Fadel, o castelinho do autodenominado Duque de Belfort, ou ainda a antiga casa da família Rocha Miranda, na Avenida Ipiranga.
Fonte: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!
Turismo - Conheça Petrópolis
Turismo - Conheça Petrópolis
Pontos Turísticos
Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, também conhecido como Cidade Imperial. Ocupa uma área de 795,798 km², sua população no ano de 2017 era de 298 235 habitantes segundo a estimativa do IBGE. Além de ser a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, também detém o maior PIB e IDH da região. O gentílico municipal de Petrópolis é petropolitano.
Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo classificação do IPEA para cidades de médio e grande portes. Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e indústria. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando Cidade de Pedro). É frequentemente chamada de Cidade Imperial, por ter sido a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Foi capital estadual temporariamente entre 1894 e 1902, devido à Revolta da Armada. Existem projetos para anexar Petrópolis novamente à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por estar unida à capital por laços políticos e econômicos, e conter um dos maiores IDH's do estado.
A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em junho, com a realização da Bauernfest e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima tipicamente frio. Em 2014, algumas atrações registraram alta de mais de 30% em relação ao mesmo período de 2013, devido à Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Ela é a cidade da região serrana fluminense que recebe mais turistas por ano. Petrópolis também foi a não capital que mais progrediu no Índice de Competitividade do Turismo Nacional em 2014, elaborado pelo Ministério do Turismo. Segundo os elaboradores, a cidade está entre as 15 mais bem colocadas do Brasil no ranking geral de competitividade no turismo.
A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, como o Palácio Quitandinha, a Academia Petropolitana de Letras, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial de Petrópolis, o Teatro D. Pedro, o Museu Casa do Colono e a Catedral de São Pedro de Alcântara. O palácio é a principal construção do chamado centro histórico, onde se destaca a Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX. A via é perpendicular à fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara e, no outro sentido, à Praça Ruy Barbosa e à fachada da Universidade Católica - constituindo-se em um dos mais belos cenários da cidade.
No chamado centro histórico, encontram-se, também, construções como a Encantada (casa de verão de Santos Dumont); o Palácio de Cristal; o Palácio Amarelo (Câmara de Vereadores); o Palácio Rio Negro, fronteiriço à sede da prefeitura (Palácio Sérgio Fadel) e construções curiosas, como o castelinho do autodenominado Duque de Belfort, na esquina da Koeler com a Praça Ruy Barbosa, ou ainda a antiga casa da família Rocha Miranda, na Avenida Ipiranga - mesmo endereço de outra residência da mesma família, em estilo sessentista. Linhas modernas também estão presentes na casa de Lúcio Costa, no bairro de Samambaia.
Petrópolis tem grande tradição como cidade imperial. Por isso, hoje possui um dos museus de história mais importantes do Brasil, o Museu Imperial. Construído entre 1845 e 1862, como Palácio de Dom Pedro II, possui acervo constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família real. O Palácio virou museu em 1943 por decreto do então presidente Getúlio Vargas. Além dele a cidade possui o Museu de Cera de Petrópolis, Museu Casa Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Casa da Princesa Isabel e Palácio Rio Negro, todos localizados no centro da cidade.
Com mais de 321 mil visitantes, o Museu Imperial, em Petrópolis, foi o museu mais visitado do Brasil em 2016, segundo dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura.
Músicas:
Wedding Invitation - Jason Farnham
Fur Elise - Beethoven
Compartilhe e se inscreva no canal
Assista também:
Turismo no Rio de Janeiro:
Conheça a Região Sudeste:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Conheça os cantos corais no Natal Imperial de Petrópolis-RJ
No Santa Receita, a repórter Abiane Souza foi conferir o Natal Imperial que acontece em Petrópolis, no Rio de Janeiro, conhecer um pouco do Coral Pró Tempore e do Coral da Universidade Católica de Petrópolis. Confira!
REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.
Caminhada Outubro Rosa Realizada em Petrópolis - RJ no dia 31/10/2015
A caminhada saiu da Catedral São Pedro de Alcântara às 15h. Em seguida, toda a população a Rua Imperatriz, chegar até a Rua Imperador, seguindo até a Rua Dr. Nelson Sá Earp, passando pela Praça da Liberdade e finalizando o trajeto no Palácio Sérgio Fadel na Avenida Koler. Mais de 2.000 pessoas participaram do evento.
Crédito do vídeo: Luiz Antonio do Amaral
Prefeitura de Petrópolis Jogos Germânicos 24 06 2017
Petrópolis: caminhada do outubro rosa acontece neste sábado
Aconteceu em Petrópolis a caminhada do outubro rosa. Este é o ponto alto da campanha que em seis anos vem conquistando melhoria no atendimento das mulheres com câncer de mama.