Sinal-termo para Palácio da Instrução (Cuiabá-MT)
Sinal-termo para o Patrimônio Cultural localizado em Cuiabá-MT Palácio da Instrução, Interpretação do Prof. Surdo Hélio Domelide Ferreira, com apoio do Intérprete de Libras Alex da Silva Santos - Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies)/ Secretaria de Estado de Educação (Seduc)/ Governo de Mato Grosso
Registro realizado como resultado da pesquisa de Pós-Graduação em Libras e Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de Cirlene Alves Rodrigues Tiago, Débora de França Martins Mazur, Mariana Miranda Máximo e Shirley Marques de Souza Benevides, sob orientação do Prof. Dr. Gláucio Castro Júnior, como pré-requisito para obtenção do título de especialistas.
REGISTRO DE SINAIS-TERMO DO CAMPO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CUIABÁ - MATO GROSSO (no prelo. 2019)
RESUMO
Este artigo, fruto de pesquisa bibliográfica, visa registrar os sinais-termo do Campo do Patrimônio Cultural de Cuiabá – Mato Grosso, reconhecendo que o termo Patrimônio Cultural é abrangente e envolve Patrimônios Artísticos, Históricos, Culturais e Literários. Os registros dos sinais-termo foram realizados pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), instituição da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, especializada e reconhecida no estado pelo trabalho em educação inclusiva e disseminação da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Este estudo apresenta a defesa do registro de sinais-termo como uma das principais ferramentas para a autonomia e identidade do Surdo ao promover a acessibilidade, bem como o sentimento de pertencimento deste sujeito em uma sociedade majoritariamente ouvinte. Sendo assim, este artigo intenta contribuir para a ampliação do Patrimônio Linguístico da Comunidade Surda, além de promover maior diálogo entre Surdos e ouvintes, interação que é possibilitada principalmente por meio da aquisição da Libras.
Palácio da Instrução tem 1ª exposição do ano
Mostra “Irigaray Arte Cidade” aposta na interação e tecnologia.
Diário de Viagem - Cuiabá Centro
Ao som do rasqueado executado pela Orquestra do Estado de Mato Grosso, te convidamos para um passeio a pé pelo centro da cidade. Aliás, OEMT pode ser a trilha durante todo o seu dia de turista, basta buscá-la no Spotify, Deezer ou iTunes.
Em pouco mais de 400 metros, você visita três museus: Museu de Arte MT (Casa dos Governadores), Palácio da Instrução e Museu Histórico de Mato Grosso. Todos com entrada gratuita. A nossa dica é iniciar o passeio pela Casa dos Governadores, na rua Barão de Melgaço, e descer pela avenida Getúlio Vargas até a Praça da República onde estão os dois outros museus. Depois da visita, você pode se sentar na lanchonete do Museu Histórico e curtir o restante do dia em um prédio construído em 1896.
Um passeio pela arte, história, música e arquitetura mato-grossenses.
MOSTRA Palácio da Instrução recebe exposição sobre a vida de Santos Dumont
A Mostra itinerante Santos-Dumont na coleção Brasiliana Itaú chega a Cuiabá, no Palácio da Instrução. O público pode conferir a exposição até o dia 1º de outubro. A entrada é de graça.
Biblioteca Estevão de Mendonça deixará o palácio da instrução
Ela será transferida para o anexo da Casa Barão de Melgaço, na rua Comandante Costa.
Confira os LOCAIS do Bandeiraço pela Liberdade — 15 de novembro 2017
Participe do tradicional protesto em repúdio a instauração da república golpista e corrupta instaurada em nosso país, confira os locais do Bandeiraço da Liberdade em sua cidade!
ALAGOAS
Maceió - 16:00 - Praça D. Pedro II
AMAZONAS
Manaós - 08:00 - Praça da Matriz
BAHIA
Salvador - 10:00 - Farol da Barra
CEARÁ
Fortaleza - 10:00 - Centro Cultural Dragão do Mar
Juazeiro do Norte (Cariri) - 09:00 - Praça Padre Cícero
DISTRITO FEDERAL
Brasília - 10:00 - Praça dos Três Poderes
ESPÍRITO SANTO
Vitória - 14:30 - Avenida Beira mar, em frente à ALES
GOIÁS
Anápolis - 10:00 - Parque Ipiranga
Goiânia - 09:00 - Parque Vaca Brava, em frente ao Goiânia Shopping
MARANHÃO
São Luís - 15:00 - Praça D. Pedro II, em frente ao Palácio dos Leões
MATO GROSSO
Cuiabá - 18:00 - Orla do Porto
MINAS GERAIS
Belo Horizonte - 08:30 - Praça da Assembleia
Montes Claros - 10:00 - Praça da Matriz
Governador Valadares - 15:00 - Praça dos Pioneiros, ao lado da Prefeitura
Uberlândia - 16:00 - Parque do Sabiá
PARÁ
Belém - 08:30 - Praça da República, em frente ao Teatro da Paz
PARANÁ
Curitiba - 11:00 - Jardim Botânico
Renascença - 18:00 - Rua Getúlio Vargas, s/n
PERNAMBUCO
Recife - 10:00 - em frente à Padaria Boa Viagem
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro - 10:00 - Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace
RIO GRANDE DO NORTE
Natal - 15:00 - Shopping Midway
RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre - 10:00 - Redenção, em frente ao Monumento ao Expedicionário
SANTA CATARINA
Florianópolis - 16:00 - Trapiche da beira-norte
SÃO PAULO
Piracicaba - 10:00 - Parque da Rua do Porto
Santos - 15:00 - Praça da Independência
São Paulo - 10:00 - Av. Paulista 1.230 (Shopping Cidade de São Paulo)
SERGIPE
Aracajú - 09:00 - Arcos da orla
------------------------
♛ Grupo do Telegram:
♛ FMB no Facebook:
Frente Monárquica Brazileira
✯ In hoc signo vinces ✯
A Educação em Palácios: a Reforma da Instrução Pública de 1910
Os belos casarões localizados nos centros das principais cidades do antigo estado de Mato Grosso guardam a história de uma das primeiras políticas públicas promovidas pelas autoridades mato-grossenses. A maioria em estilo neoclássico, mas também em Art déco, foram chamados de palácios e eram frequentados pela infância e futuros professores. Venha conhecer os desafios para a disseminação da instrução pública no começo do século XX e o legado da mais impactante das políticas públicas em educação.
Referências no final do vídeo
Roteiro e edição
Lauro Portela
Fundos Musicais:
“American Frontiers” de Aaron Kenny
“Procession” de Geographer
Hino da Proclamação da República, letra de Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Miguez.
Museu de Arte amplia a visibilidade da Cultura de Mato Grosso
ARTES PLÁSTICAS Museu de Arte amplia a visibilidade da Cultura de Mato Grosso
Oficina Casa de Caboclo em Cuiabá (31ªBienal de São Paulo) 2015
Como criar coisas que não existem
Casa de Caboclo – Criando laços de afeto
Oficina realizada entre os dias 10 e 15 de novembro de 2015 com artistas residentes em Mato Grosso que integrou a exposição itinerante da 31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, no Palácio da Instrução em Cuiabá, MT.
Partindo do tema da 31ª Bienal “Como ... coisas que não existem”, CRIAR, verbo óbvio para qualquer conversa entre artistas, pretendia, a princípio, desmistificar algum desalento encrostado nos muros estratégicos da arte contemporânea (falo de estética e comunicação). A ideia era que as ações aparecessem durante os encontros. Talvez sonhar, imaginar ou mesmo sobrevoar uma ideia de trabalho coletivo no meio do furacão de desejos individuais. Para compor esse encontro, o público que visitava a exposição teve acesso ao processo de criação e as discussões levantadas nas rodas de conversa sobre almofadas, cadeiras e esteiras da Casa de Caboclo.
No sábado, 14 de novembro, decidimos ir às margens do Rio Cuiabá em São Gonçalo Beira Rio para, de alguma maneira, tentar materializar o que estávamos discutindo, vivenciando e experimentando durante os encontros. Vivemos tempos gerúndios na arte e na vida!?
As imagens não buscam narrar, nem mostrar conclusões de trabalhos apresentados, mas reunir suas etapas e tentativas, e mostrá-lo como obra coletiva ainda e justamente em processo. Uma grande probabilidade de ser arte, afeto, ou mesmo um filme que agora existe.
Arthur Scovino
EnCine #03 - Completo
2015 chegou cheio de agitação no Encine. Começamos com a cobertura da SEDA - Semana do Audiovisual, um festival integrado de cinema e linguagens multimídia, que teve sua origem em Cuiabá e ao longo dos anos várias cidades também iniciaram a realização desse projeto, chegando em 2014 a um impressionante número de 200 cidades no Brasil e em países da América Latina. A entrevista dessa edição expõe os dois lados da troca de informações: o diretor Paul Domingos, que ministrou o workshop de produção audiovisual do festival e o acadêmico Heitor Gomes, que participou da atividade com entusiasmo. No quadro Cinema Indígena a entrevista foi com a pesquisadora Naíne Terena, que conta um pouco de sua trajetória e a importância da tecnologia para a memória dos povos indígenas. O produtor cultural e diretor, Luzo Reis indicou o filme “O Homem do Braço de Ouro”, de 1955, no qual Frank Sinatra atuou como protagonista. Pra fechar, o diretor Sernon Nonres apresentou seu curta PROPÓSITO, no quadro Cine Mato.
O Estradeiro MT - Patrimônios históricos e culturais de Mato Grosso
Graças ao Governo do Estado, que não poupou investimentos e realizou grandes obras de restauração no patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso, a nossa história está preservada.
Importantes patrimônios foram recuperados e hoje podem ser apreciados por toda a população, como o Palácio da Instrução, a Ponte de Ferro, o Arquivo Público, o Museu Histórico de Mato Grosso, a Casa Barão de Melgaço, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a lindíssima Igreja do Bom Despacho.
Visitei também o Cine Teatro Cuiabá, um belíssimo espaço que já foi palco de diversas apresentações e recebeu importantes artistas de todo Brasil. Depois de muitos anos fechado, finalmente o teatro foi recuperado e reinaugurado em maio de 2009, graças aos investimentos do Governo do Estado.
Relíquia: vídeo mostra centro de Cuiabá na década de 1960
Imagens gravadas por um cinegrafista desconhecido, mostra, em um curto filme preto e branco, o Centro de Cuiabá na década de 1960. No vídeo é possível observar a antiga Catedral Metropolitana (que foi demolida) por dentro e o Palácio da Instrução, ao lado. Também aparecem imagens do prédio do Governo do Estado (hoje prefeitura) em construção e na fase de pintura. Nas ruas, o trânsito de carros da época e um ônibus que fazia a linha Cidade-Porto. Cuiabá era chamada de Cidade Verde com uma bela paisagem ornamentada por palmeiras imperiais. Na época, Cuiabá tinha pouco mais de 100 mil habitantes e vivia tempos de uma cidade tranquila, pacata e muito feliz
ORQUESTRA PRIMEIRA CIRANDA APRESENTA JUPITER SOLO JACQUELINE KURCHINSKI
Participação da Jacque como solista na Orquestra Primeira Ciranda com a música JUPITER, From The Planets by Gustav Holst e arranjo profª Lídia e maestro Murilo Alves no Instituo Ciranda música e dadania.
10 pontos turisticos mais visitados de Cuiabá
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Cuiabá!
1 - Parque Mãe Bonifácia
O Parque Mãe Bonifácia é o maior parque urbano da cidade. Além de pistas de caminhada, aparelhos de ginástica, área infantil e centro de educação ambiental, o parque é composto por cerca de 90% de mata nativa preservada, onde o visitante pode conferir a fauna e a flora típicas do cerrado. O parque ainda oferece trilhas pela mata, com guias.
2 - Parque Tia Nair
Parque Tia Nair foi entregue a população Cuiabana em 15 de Dezembro de 2007. O local facilita a prática de esportes, como corridas e caminhadas, com pista de saibro, material que diminui o impacto físico em caminhadas e corridas. O nome do Parque Tia Nair é uma homenagem à tia-avó (já falecida) do empresário de Turismo de Mato Grosso, Orlando Nigro. Nair foi uma figura importante da sociedade e, em vida, expressou o desejo de construir uma obra em prol da comunidade cuiabana.
3 - Arena Pantanal
A Arena Pantanal é uma arena multiuso construída na cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso para sediar quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de Futebol Brazil na 10ª fase. A nova arena Multiuso tem a missão de substituir o antigo Estádio Governador José Fragelli, conhecido popularmente como Estádio Verdão, demolido para dar lugar ao novo estádio. Sua capacidade de público está estimada em 42.968 pessoas.
4 - Catedral Metropolitana de Cuiabá
A Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é uma catedral-basílica católica, sede da arquidiocese de Cuiabá. Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga , uma jóia do período colonial que foi demolida. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho.
5 - Museu do Morro da Caixa D'Água Velha
O Museu da Caixa D'Água Velha consiste numa grande exposição de arte. Construído em 1882, era um pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água, na gestão do coronel José Maria de Alencastro. Redescoberto e recuperado no final de 2007, o Museu ganhou lugar de destaque nos roteiros turísticos e de pesquisas e passeios estudantis e está em uma área urbanizada integrando com a natureza.
6 - Parque Zoobotânico UFMT
O Zoológico da UFMT recebe mensalmente cerca de 6000 (seis mil) visitantes, dentre estes centenas de turistas nacionais e internacionais, estudantes de ensino fundamental e médio, idosos, etc. É reconhecido por sua peculiaridade de cuidar somente de animais regionais e pela qualidade de seus recintos que proporcionam aos animais uma boa qualidade de vida. São aproximadamente 500 animais dentre aves, répteis e mamíferos, divididos em 80 espécies diferentes, que podem entreter a criançada e também proporcionar conhecimento sobre a fauna regional.
7 - Casa do Artesão
A Casa do Artesão é administrada pelo SESC que apresenta aos visitantes o melhor do artesanato mato-grossense. Fundada em 1975 pela iniciativa da Sra. Maria Lígia Garcia, então 1ª Dama do Estado, localiza-se em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, onde, no início do século passado, funcionava o Grupo escolar Senador Azeredo.
8 - Museu Histórico de Mato Grosso
O Museu Histórico de Mato Grosso foi criado em 20 de agosto de 1987 e instalado originalmente no antigo prédio do Palácio da Instrução. Muitas obras são provenientes de doações, principalmente os retratos e as esculturas de Marechal Rondon. Cada uma das salas conta um pouco da história do Estado de Mato Grosso.
9 - Pantanal Matogrossense
Localizado a 121 km de Cuiabá, o Pantanal Matogrossense tem como porta de entrada o município de Poconé, atravessado pela estrada-parque Transpantaneira. Já no caminho é possível aproveitar as belezas que o pantanal tem a oferecer, a magnífica paisagem do Cerrado com suas centenas de espécies de aves – como o tuiuiú, ave símbolo do pantanal – capivaras, jacarés, tamanduás, entre outras riquezas da fauna e da flora. A época perfeita para visitar a região é no período de seca, entre maio e setembro, pois os bichos ficam ao redor das lagoas formadas pelos rios, repletos de aguapés e pescadores. Além dos passeios por terra, são oferecidos passeios de barco que desbravam os rios e levam os visitantes a conhecer o interior pantaneiro.
10 - Chapada dos Guimarães
A cerca de 69 km da capital Cuiabá, encontram-se os incríveis paredões de arenito vermelho alaranjados, cartão postal da Chapada dos Guimarães. O Parque Nacional ocupa uma área de 330 km e oferece incríveis imagens e atrações naturais. O cenário expõe o cerrado, grutas, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos de ecoturistas e esotéricos. Com muitas trilhas, que podem ser feitas de bike ou a pé, chega-se a um dos cartões postais da Chapada: a cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda, vista panorâmica e lindos sobrevoos de araras vermelhas.
Visite nossa loja: turismoecia.net
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CUIABÁ | Vlog Desafio Méliuz!
Desafio Méliuz:
Como vocês sabem eu estudo arquitetura e uma das coisas que eu mais gosto no ramo é a parte voltada ao patrimônio histórico, essa semana fui visitar um prédio que ainda não conhecia, o Palácio da Instrução e resolvi levar vocês comigo. olha ai!
Yasmin Nadaf - Entrevista TVCA 05/03/1994
Entrevista concedida por ocasião do lançamento do livro Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes -- de 1916 a 1950, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, na data de 08/03/1994.
AL Informa | 31ª Bienal de São Paulo chega a Cuiabá
Exposição apresenta 49 obras de 16 artistas e pode ser conferida até o dia 06 de dezembro no Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá.
Reportagem: Lina Carvalho
Produção: Rodrigo Amorim
ORGULHO DO BRASIL Campeã internacional, Flor Ribeirinha é recepcionada em Cuiabá
Após vencer festival Internacional de Arte e Cultura em Istambul, na Turquia, a Associação Cultural “Flor Ribeirinha” desembarca em Cuiabá e percorre avenidas da capital. Os campeões foram recepcionados pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e por outras autoridades estadual e municipal.
MATÉRIA: MUSEU HISTÓRICO DE CUIABÁ-MT
Reportagem: Arthur Garcia
Imagens: Rony Santos
Programa: Fiscal do Povo Jajah Neves
TV TBO CANAL 8
Gênesis Cuiabá
Mostra sua força BRASIL! Porque a torcida GÊNESIS é gigante o por do sol irradiante.
Escola Gênesis Um novo mundo, uma nova educação.
3642 2400 . . .