Palácio de Ferro - Luanda, Angola
O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, em Angola, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel.
A história do edifício está envolta em mistério, já que não existem registos da sua origem. Acredita-se que a estrutura em ferro forjado tenha sido construída na década de 1880 ou 90 em França, como pavilhão para uma exposição, e posteriormente desmontado e transportado de barco com destino provável a Madagáscar.
Existe alguma especulação sob a forma como chegou a Angola. Segundo algumas fontes, o navio que o transportava acabou por ser desviado da sua rota pela Corrente de Benguela, naufragando perto da Costa dos Esqueletos em território angolano. Outras fontes indicam que o mesmo acabou por ser desembarcado em Luanda e vendido em hasta pública, tendo sido arrematado pela Companhia Comercial de Angola que, de facto, adquiriu o Palácio de ferro nos finais do século XIX / princípios do século XX. A Companhia Comercial de Angola - CCA - era a maior empresa comercial de Africa em finais do seculo XIX, principios do seculo XX, e pertencia a três grandes capitalistas da época : António de Sousa Lara, João Ferreira Gonçalves e Bensaude.
Durante o período colonial o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte. Após a independência de Angola e a subsequente Guerra Civil Angolana, o palácio entrou em ruína e o espaço envolvente foi transformado num parque de estacionamento.
Após o restauro, efectuado em 2009 pela empresa de construção Odebrecht, através do financiamento da empresa diamantífera angolana Endiama, o edifício foi inteiramente restaurado , o edifício ficou entregue ao Ministério da Cultura de Angola que ainda está ainda a decidir a utilização futura do espaço: um museu dos diamantes ou um restaurante parecem ser as opções mais prováveis, sendo também as hipóteses de ser um centro cultural ou a sede do ministério da cultura também consideradas.
Angola Magazine - Palácio de Ferro
O Palácio de Ferro está pronto para albergar as múltiplas iniciativas no domínio do conhecimento e das artes.
As obras que duraram 2 anos, preservaram os traços arquitectônicos e culturais do palácio, que desde a sua inauguração está a acolher a Trienal de Luanda.
Siga-nos no Facebook
Programa completo
Palácio de Ferro - Luanda, Angola
Construção em Luanda, Angola, publicada em 3D no google Earth pelo autor.
Palácio de Ferro, Luanda, Angola
Linda arquitetura restaurada
Palácio de Ferro vai ter uma nova vida
Acordo entre França, Angola e o grupo Total prevê preservar o edifício histórico de Luanda e a cidade-património de Mbanza Kongo.…
LEIA MAIS :
Subscreva:
Euronews TV em direto:
Euclides da Lomba esquenta Palácio de Ferro
Euclides da Lomba esquenta Palácio de Ferro
Banda Contrastes (Concerto na Trienal de Luanda - Palácio de Ferro)
Palacio de Ferro
Holaa Diamantes! Les Quieroo!
Gracias por ver el Video!
Por Favor... Suscribete y Regalame Me Gusta!
Fondo Musical:
Track: TARI & Yix - Bliss [NCS Release]
Music provided by NoCopyrightSounds
Watch:
Free Download / Stream:
TARI
Yix
Palacio de Ferro - Mascaras Mwana Po.
Palacio de Ferro - Fundação Sindika Dokolo - Apresentação das Mascaras Mwana Po.
Edited by: Dante Teixeira
Concerto de Musica Classica no Palacio de Ferro de Luanda (Trianal) 2016
Concerto de Música Clássica no Palacio de Ferro de Luanda com Alexey Shakitko (piano) Catia Moreso (mezzo-soprano) e Marilia Alberto (soprano) dia 3 de abril de 2016
Luanda by Nuno Mingas
A Tribute to Luanda,
Homenagem aos 4 séculos do Banco do Reino do Congo, território soberano do Reino do Ndongo, dinastia dos Ngola
Nzinga Mbandi, Ngola Kiluanje, Ngola Nkanini,
Taxi Kubele, AxiLuanda, KaLuanda
Composed by Nuno Mingas & Ivo Mingas
Produção : Fundação Sindika Dokolo
DIrecção artistica: Fernando Alvim
Live performance at Palacio de Ferro, 08-01-2016
III Trienal de Luanda
Banda Next
Nuno Mingas (vocal)
Ivo Mingas (acoustic guitar)
Cloves Esteves (electric guitar)
Dilson (drums)
Marabu (bass guitar)
Giyora Arbiser (saxo)
Odebrecht Palacio Angola
Editado por Thiago Ferraz 2007
Sports and Therapeutic Centre - Luanda, Angola
Angola Luanda - Angola TOTAL Art Ballet Sunset
Veja Todos Videos 5 páginas:
Homenagem a Julio Leitão, natural da cidade do Luena, fundador do grupo BatotoYetu conhecido internacionalmente.Em Angola, Luanda tem eximios dançarinos que com treino de capoeira desenvolvem depois artes maiores como o Ballet onde poderão ver algumas imagens no video, além de belos pôr do sol e uma reliquia que podia ser preservada que é o Palácio de Ferro construido por Gustave Eiffel.
Atlantic Ocean by Nuno Mingas
A Tribute to African countries' 50 years of Independence.
Music composed by Nuno Mingas & Ivo Mingas
Produção : Fundação Sindika Dokolo
DIrecção artistica: Fernando Alvim
III Trienal de Luanda
Live performance at Palacio de Ferro, Luanda, Angola.
08-01-2016
BANDA NEXT
Nuno Mingas (vocal)
Ivo Mingas (acoustic guitar)
Cloves Esteves (electric guitar)
Marabu (bass guitar)
Giyora Arbiser (saxo)
Dilson (drums)
Angola Luanda
Veja
Look
Ver
Veja
Luanda Capital e maior cidade do país, com cerca de quatro milhões de habitantes, seu clima é tropical com temperatura média de 24 °C e duas estações: a das chuvas, de Setembro a maio, e a seca, de Junho a Agosto.Dois grandes rios, o Bengo e o Kuanza _ do qual deriva o nome da moeda nacional _ cortam a província e originam planícies aluviadas.Anteriormente designada por São Paulo de Luanda, foi fundada em 25 de Janeiro de 1575, pelo Capitão Paulo Dias de Novais que, ao desembarcar na Ilha do Cabo, encontrou uma numerosa população nativa.Praias calmas ou mais agitadas, de areias brancas e finas, planas ou repletas de dunas, compõem um quadro de rara beleza.Há muitas construções notáveis e bem conservadas, como a Ermida de Nazaré, a Igreja do Carmo, o Palácio do Governo, a Alfândega e o Hospital Maria Pia.Conheça a Reserva Natural Integral do Ilhéu dos Pássaros, com 1,7 km2 povoados por aves migratórias. Além da bela paisagem e das construções históricas, conheça também o Arquivo Histórico Nacional, o Museu de História Natural, o da Escravatura, o das Forças Armadas e o de Antropologia.Centros culturais e recreativos, teatros, salas de cinema e de espetáculos, galerias e feiras de arte e artesanato, oficinas culturais e livrarias, casas noturnas, bares e restaurantes oferecem opções para todos os gostos.O seu carnaval é considerado o mais animado do país, e suas danças incluem o semba, a varina, a kabetula e a kazukuta, envolvendo poliritmia invulgar de expressão corporal e teatralização muito vivas.
Nova Sede da Assembleia Nacional [apresentação]
Com a paz, o país acaba de conquistar uma nova referência, a casa das leis.
FACEBOOK
MAIS VÍDEOS
Navio Cruzeiro Albatros atraca no Porto de Luanda com 380 turistas a bordo
O navio cruzeiro “Albatros”, com 380 turistas, de 12 nacionalidades a bordo, atracou na manhã desta terça-feira, no Porto de Luanda, no âmbito da promoção do turismo nacional.
A coordenação técnica multissectorial de apoio aos navios, coordenada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Travelgest, realizou uma recepção especial para o acolhimento dos visitantes que vão efectuar uma tour por distintas atracções turísticas no país.
Trata-se do trigésimo nono navio cruzeiro que escala o país este ano, sendo que o navio Aegean Odissey atracou no Porto de Luanda, com 212 turistas provenientes de doze países, no mês de Março do ano em curso.
Durante aproximadamente oito horas em solo luandense, os turistas que já passaram em vários pontos, a destacar: Cape Town “África do Sul”, Luderitz e Walwis Bay “Namíbia”, visitaram diferentes pontos turísticos como o Palácio de Ferro, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Museu Nacional da Antropologia, Fortaleza de São Miguel, Mausoléu entre outros locais.
Entusiasmado por pisar pela primeira vez o solo angolano, pois, só conhecia Angola por meio de mapas e Atlas geográficos, o turista oriundo da Áustria, disse em entrevista ao PLATINALINE, que embora por pouco tempo, gostou de cá estar, e espera regressar numa próxima ocasião para desfrutar do turismo angolano.
De frisar que esta não é a primeira vez que o navio Albatros escala Angola, concretamente Luanda, o referido já esteve em território nacional, em 2004.
Lípsia no Palacio de Ferro
Angola Luanda - Museu nacional de antropologia
Museu Nacional de Antropologia