Trezena de São Sebastião é tradição na cidade do Rio de Janeiro há 10 anos - JCTV - 07/01/20
A abertura dos festejos de São Sebastião acontece no Cristo Redentor, cartão postal da Cidade Maravilhosa. Há 10 anos a Trezena de São Sebastião é tradição na cidade do Rio de Janeiro. A reportagem de Natália Trotte.
O JCTV é o jornal da REDEVIDA que traz as notícias da Igreja no Brasil e no Mundo. Aqui o telespectador pode acompanhar de perto os principais acontecimentos do Catolicismo. O jornal conta com correspondentes em todo o país, estabelece contato constante com as Dioceses e as pastorais de comunicação (PASCOM) e mantém parcerias com agências de notícias internacionais. O JCTV vai ao ar de segunda a sexta-feira ao vivo às 18h30.
redevida.com.br/jctv
Mastro de São Sebastião - 2020 (Clipe Oficial)
A Igreja da Floresta
Os movimentos para a construção da Igreja da Floresta continuam. São anos de esforço de muita gente, realizando o sonho do Padrinho Alfredo e de toda a comunidade do Céu do Mapiá. Todos podem contribuir para a finalização da obra. A previsão de inauguração é no ano comemorativo de 2020.
A Obra:
- Projeto Profissional de Arquitetura e Arte
- Capacidade para receber mais de duas mil pessoas
- 5.200 metros quadrados e 21 metros de altura
- Tecnologia Térmica para o conforto de todos
- Sistema Acústico para otimização dos Hinários
O Legado da Obra:
- Reestruturação da Vila
- Manejo florestal
- Reforma no túmulo do Padrinho Sebastião
- Desenvolvimento de infraestrutura ao entorno da igreja
- Reformas na Cozinha Geral
- Obras na Escola Cruzeiro do Céu
- Melhorias nos 43 km de estrada que ligam a Vila Céu do Mapiá à Fazenda São Sebastião
- Pousadas para receber melhor um maior número de visitantes
- Ativação de diversos programas e projetos sociais de arte, educação e saúde
Contribuição:
Banco Bradesco
Agência 0504
Conta corrente 51390-3
Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal
CNPJ: 04.814.183.0001-30
Vale-me São Sebastião é o Fim do Mundo !
A primeira vez que passou um avião numa pequena cidade do interior da Bahia, a população achou que era o fim do mundo . Houve muita confusão e correria, quem mais lucrou com a história foi a Igreja quer usou o medo dos fiéis para arrecadar mais dizimo.
Missa MEJ Pedra Bela/SP - Paróquia São Sebastião - 17/05/2018
Missa MEJ celebrada em Pedra Bela/SP, pelo Pe. Adilson Ulprist.
Saiba mais em
Mastros Sagrados e Profanos Bahia Singular e Plural
MASTROS SAGRADOS E PROFANOS (30 min)
Por Josias Pires
Um grupo de homens vai até uma floresta próxima de uma área urbana, derruba uma grande árvore, arrasta o tronco até a praça da cidade, transforma esse tronco num mastro, finca no topo do mastro a bandeira do santo padroeiro e ergue este mastro diante da igreja -- este é um breve resumo de um ritual típico da puxada do mastro, uma das mais surpreendentes manifestações da cultura popular tradicional da Bahia.
O documentário registra passo a passo a puxada do mastro de São Sebastião, realizada anualmente na primeira quinzena do mês de janeiro na estância hidromineral de Olivença, município de Ilhéus. Meses depois, foi documentado o mastro do Divino Espírito Santo, na cidade de Andaraí, Chapada Diamantina, onde a puxada do mastro recebe o curioso nome de Rabeia. O documentário inclui também outra manifestação relacionada com mastros de santos, que é o trança-fitas ou pau-de-fitas, como se vê nas cidades de Rio de Contas, Utinga e Andaraí.
Festas em torno de mastros enfeitados são um costume milenar. Na Antiguidade, fincar um mastro -- geralmente um tronco de árvore -- num determinado lugar, fazia parte dos rituais de consagração do território. Esses rituais deram origem às chamadas árvores de maio européias, quando se dançava e cantava em torno de árvores enfeitadas para saudar o espírito frutificante da vegetação. As árvores de maio se transformaram em brincadeiras como os paus-de-fitas ou trança-fitas e também nos mastros com bandeiras de santos, erguidos diante de templos cristãos.
Esses costumes foram trazidos para o Brasil, onde também existiam rituais e jogos indígenas com toras de madeira, chamado corrida de toras: os índios cortavam árvores na floresta, carregavam as toras nos ombros até a entrada de suas aldeias e ali uma das árvores era fincada no solo. Em Olivença, como em vários outros municípios do Sul e Extremo-Sul da Bahia, a corrida de toras foi transformada pelos jesuítas na festa do mastro com a bandeira de São Sebastião, a fim de atrair os nativos para o cristianismo. Ainda hoje a festa guarda elementos da tradição indígena. Até a década de sessenta a puxada do mastro era realizada no dia seis de janeiro, dia de Santos Reis e atualmente a festa é realizada no segundo domingo do mês de janeiro. No dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, acontece a substituição do mastro fincado no ano anterior por um mastro novo.
A árvore que foi transformada no mastro de São Sebastião, em Olivença, era um oitizeiro de mais de vinte metros de altura, cujo peso foi estimado pelos festeiros em mais de dois mil quilos. O tempo necessário para cortar a árvore e fazer o percurso de seis quilômetros entre a floresta e a praça de Olivença foi de quase quinze horas e mobilizou centenas de pessoas. A árvore é puxada por meio de uma corda de quase duzentos metros de comprimento. Durante todo o percurso, uma espécie de banda de pífanos acompanha o esforço hercúleo realizado pelas pessoas que vão cortar a árvore e puxar o mastro.
Já em Andaraí a árvore é levada da floresta para a cidade num caminhão. O grande momento da festa acontece durante a noite, depois do tronco ter sido enfeitado com flores e folhas durante o dia. Dezenas de pessoas jogam o mastro nos ombros e conduzem-no até a praça da igreja. Durante o cortejo ele fazem diferentes evoluções com o madeiro, incluindo um giro de 360 graus que exige um grande esforço de coordenação em meio a um clima de aparente descontrole e euforia dos manifestantes.
Paróquia de São Sebastião Mártir e São Francisco de Assis celebra o Perdão de Assis - JCTV -02/08/19
Paróquia de São Sebastião Mártir e São Francisco de Assis, em Manaus no Amazonas, celebra o Perdão de Assis. Mais detalhes com Rafaella Moura.
O JCTV é o jornal da REDEVIDA que traz as notícias da Igreja no Brasil e no Mundo. Aqui o telespectador pode acompanhar de perto os principais acontecimentos do Catolicismo. O jornal conta com correspondentes em todo o país, estabelece contato constante com as Dioceses e as pastorais de comunicação (PASCOM) e mantém parcerias com agências de notícias internacionais. O JCTV vai ao ar de segunda a sexta-feira ao vivo às 18h30.
redevida.com.br/jctv
Paróquia São Sebastião - reflexão I
Jubileu de ouro da paróquia são sebastião de Anápolis.
Paróquia de São Sebastião - Passa Quatro MG
Paróquia de São Sebastião - Passa Quatro MG #p4airdrone #jpcoura #phantom #passaquatromg #passaquatro #mg #dji
Procissão e Missa de São Sebastião - 20/01/2020 Itajuípe -BA
Artesanato - Replica de Igreja São Sebastião de Porto Ferreira
O mal de Parkinson não foi um problema para Mauro Ferrari, que além de completar uma caminhada de mais de 400km, ajuda o hospital do câncer de Barretos com artesanato.
Novena de São Sebastião - São Sebastião do Anta - MG
Novena de São Sebastião, realizada na cidade de São Sebastião do Anta- MG.
De 11/01/2018 a 20/01/2018
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-Agradecimentos=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
A todos que participaram
Ao Padre Ronaldo
===============================Imagens by WillDrone=====
=-=-=-=-------=-=-=-=-------Spark----------=-=-=-==-by Clelton Santana=-=-
Manejo Florestal
Trabalho lindo e importante dentro da Amazônia brasileira. Comunitários da Vila Céu do Mapiá, buscam no manejo florestal sustentável uma alternativa para a geração de trabalho e renda que valorize e respeite a floresta! Acompanhe esse trabalho que tem o apoio da ICEFLU e outras instituições que se juntam em torno do sonho comunitário do Padrinho Sebastião.
Viva a União!
Viva a Floresta Amazônica!
Viva o Povo da Floresta!
Direção: Pedro Adnet, Tom Adnet e Iberê Périssé
Fotografia: Christian Costa
Assistente de Câmera: Miguei Reinaldo (Canal Jagube)
Imagens Aéreas: Pedro Adnet
Edição: Christian Costa
Trilha Sonora: Dimensão Espiritual (Padrinho Alfredo)
Intérpretes: Alvino Melo, Guaracy Raulino, Juan Francisco e Moisés Souza
Equipe: Pedro Christo Brandão, Jeferson Amaro, Pedro Adnet, Tom Adnet, Vinicius Cysneiros, Alexandre Quinet, Thiago Serrano, Christian Costa, Raimundo 'Caboclinho', Francinete SOuza, Ezaú, Olimpio, Jasmir, Edivânio, Miguel, Levir, Jorginho.
ICEFLU, Cooperar, Amagaia, ICMBio-MMA, Isa-Viçosa, AMVCM, Adnet Florestal, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, OELA, Canal Jagube
Dedicado a memória do irmão Paulo Alexandre Cardoso
Agradecimentos Especiais: Aos padrinho e madrinhas do Céu do Mapiá aos moradores, amigos e parceiros da Vila Céu do Mapiá
Sinos da Igreja de São Sebastião - Força e vitória
São Sebastião 2019 (Documentário Oficial)
Como já é de tradição, a Vídeo Line Produções mais um ano se fez presente em um dos eventos mais importantes de Igarapé-Açu.
Imagens e Edição: Moisés Pantoja e Leonardo Pantoja
Narração e Reportagem: Moisés Pantoja
Sao sebastiao do anta fruxo
Galera do rock
Conheça o homem que vive há 40 anos isolado no meio do mato
A equipe do Domingo Show viajou até São Sebastião, no litoral paulista. Depois, ainda percorreu mais 15 km de estrada de terra e mais 2 km a pé. No meio do mato, encontrou o homem que sobrevive sozinho há quatro décadas. Como ele é? Como consegue viver nessas condições? Por que vive assim? Confira na reportagem especial!
CRIAÇÃO DA PAROQUIA SÃO SEBASTIÃO'
São Sebastião do Anta MG , Criacão da Paróquia
Oh! Não Temas, Igreja de Jesus
Voz - Dayane de Mattos
Teclado - Leandro Santos
Igrejas do Paraná
01 - Tamarana
02 - São João do Ivaí
03 - Floresta
04 - São Pedro do Ivaí
05 - Mandaguari
06 - Bom Sucesso
07 - Faxinal
08 - Jardim Alegre
09 - Mauá da Serra
10 - Manoel Ribas
11 - Lidianópolis
12 - Assaí
13 - Ortigueira
14 - São Sebastião da Amoreira
15 - Santa Cecília do Pavão
16 - Nova Santa Bárbara
17 - São Jerônimo da Serra
18 - Santo Antônio do Paraíso
19 - Nova Fátima
20 - Congonhinhas.
Jubileu Água Santa - Bom Jesus da Floresta
Jubileu em Bom Jesus da Floresta (Água Santa) município de São Sebastião da Vargem Alegre.
Homenagem a Jeová Briguente, amigo que nos deixou durante as festividades do Jubileu.