Trilha do Parque dos Sabiás - Sao Jose/SC
Caminhada na trilha do parque.
Projeto de São José ensina preservação do meio ambiente em visita guiada ao Parque Sabiás
Um projeto em São José tem por objetivo levar alunos para fora da sala de aula e aprender a importância do meio ambiente. E tudo isso acontece em uma trilha ecológica com visita guiada.
São José dos Campos documentada em 1974
Video-documentário já bem conhecido do público, produzido pela TV Bandeirantes com a narração do ator Armando Bogus, realizado no aniversário do município de São José dos Campos em 1974, durante a administração do prefeito Sérgio Sobral de Oliveira. Este é uma peça publicitária apresentando nosso município, seu quotidiano e progresso naquele ano. Muito do apresentado poderia ser muito bem readequado aos dias de hoje, já outros não, como no caso de novas construções e descaracterização do Banhado, pois além de sua importância paisagística e cultural, é uma área de proteção ambiental.
Agradeço a FCCR por meio do Arquivo publico do Município e ao DEPAV (Departamento de Audiovisual) por me permitirem a reedição (dando maior qualidade audiovisual) deste material e disponibilizá-lo ao grande público.
Wagner Ribeiro – São José dos Campos Antigamente
Ilha de São Luís Maranhão Campo de Perizes Antes da Duplicação
Cidade de São Luís Maranhão
São Luís (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas Estado do Maranhão e Estado do Brasil São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Com uma população de 1,091,868 habitantes (Estimativa do IBGE 2017), São Luís é o município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15° município mais populoso do Brasil, e o 4° da Região Nordeste. Sua área é de 831,7 km², desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano. O município é sede da Região de Planejamento da Ilha do Maranhão (composta pelos 4 municípios localizados na ilha de Upaon-Açu) e da Região Metropolitana de São Luís composta por 13 municípios que totalizam aproximadamente 1.620.000 habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Luís segundo dados das Nações Unidas datados do ano 2010, é de 0,768 acima da média brasileira, o 3ª melhor IDH entre as capitais da região Nordeste do Brasil, e 4ª entre todos os 1.794 municípios da região.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no país.
A cidade está ligada ao interior do estado, ao estado do Piauí pela ferrovia São Luís-Teresina, aos estados vizinhos Pará e Tocantins por meio da ferrovia Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul, sendo que esta última conecta a cidade a Região Centro-Oeste o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui. Por rodovia, a capital maranhense é servida pela BR-135 (em processo de duplicação) que a liga ao continente, e pelo transporte aéreo conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, com capacidade de atender 5.900.000 passageiros por ano.
O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. Há pequenas áreas de Floresta Amazônica que resistiram ao processo de urbanização da cidade, todas protegidas por parques ambientais. Pequenos rios nascem na cidade: entre eles, o Rio Bacanga é o mais importante economicamente.
Captura de formiga iça tanajura para comer - São José dos Campos (SP)
Uma vez por ano pessoas se agrupam ao redor de gigantescos formigueiros para capturar as rainhas enormes e preparar um prato tradicional muito apreciado.
A imprensa costuma mostrar exemplos de comunidades de países da Ásia que comem insetos como se fosse algo surpreendente para os brasileiros. Pode até ser para muitos, mas não para quem vive no interior de São Paulo e Goiás onde é uma tradição as pessoas comerem formigas.
É uma iguaria cara servida nos restaurantes de cidades paulistas do Vale do Rio Paraíba. É muito tradicional em Silveiras (SP). Em Cruzeiro (SP) o prato com formiga é o carro chefe de um restaurante que mantém um estoque de formigas congeladas para poder atender a clientela o ano todo. Em Lorena e Piquete também as pessoas apreciam muito a iguaria.
Mas não é qualquer formiga que as pessoas comem. Trata-se da içá ou tanajura, a rainha enorme do formigueiro de uma espécie de carregadeira que ocorre nas regiões de Cerrado. Apenas uma vez por ano as rainhas saem do formigueiro.
O fenômeno ocorre logo após a primeira ou segunda chuva forte da primavera. Geralmente é um único dia do ano que as iças saem durante o dia. Pode ocorrer de no dia seguinte o fenômeno se repetir caso tenha ocorrido interrupção no dia “D” pelas condições do tempo (chuva ou vento).
Neste ano, na região de São José dos Campos (SP) o dia “D” ocorreu em 27/10/2017. As rainhas (içás) começaram a sair por volta da 14:30h e cessaram por volta das 17:30h, por causa do vento. Eu acompanhei um grupo que estava fazendo a captura de iças num formigueiro antigo, conhecido deles há anos, na área Jardim Paulista. Vejam as cenas que registrei neste vídeo.
Enquanto capturavam as içás, levando mordidas doloridas nos pés das guardiãs e operárias, me ensinaram muita coisa interessante sobre a ecologia desta formiga. Eles conhecem todos os hábitos curiosos da espécie. Um formigueiro leva muitos anos para começar a produzir içás (vôo das rainhas) como este enorme formigueiro mostrado no vídeo.
Repare a área bem limpa em volta do formigueiro. Foram as formigas que fizeram uns dias antes das rainhas saírem para o vôo nupcial, isto é, para acasalamento com o macho. Então, elas abrem estes buracos que são fechados após as rainhas voarem.
As formigas aladas menores são os machos, denominados de iça-bitu, que saem do ninho em maior quantidade antes das rainhas e não são alvo da captura por não serem comestíveis. Eles voam acasalarem com as rainhas (içás) no ar, conseguindo ou não, caem e morrem logo em seguida.
O impacto ambiental desta captura em áreas urbanas deve ser insignificante. Não há predadores naturais e a prefeitura não dá conta de aplicar tanto veneno nos parques e praças. Os cemitérios da cidade estão infestados de formigueiros. Por toda a parte, nas calçadas das ruas e avenidas de São José dos Campos ficam com uma quantidade impressionante de machos e rainhas pisoteados pelas pessoas.
Algumas pessoas capturam formiga iça para vender. Ano passado, meu colega pagou R$ 30,00 pelo conteúdo de uma garrafa PET de 2 litros, porque queria experimentar a iguaria. Por falta de conhecimento, acabou sendo enganado porque a maior parte das formigas era iça-bitu (machos).
Achei muito interessante a harmonia das pessoas que capturavam as formigas. Observe isso no vídeo Verifiquei que eles não se conheciam e pacificamente cada um ocupou um espaço ao redor do formigueiro e interagiam como se fossem membros da mesma família.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
Jaraguá do Sul (SC)
Aquisição de áreas preservadas de Mata Atlântica e criação de reservas (RPPN) para salvar as nascentes do rio Itajaí – Itaiópolis (SC)
Acompanhe nosso Projeto de Educação Ambiental nas escolas para salvar a MATA ATLÂNTICA
Facebook
Caminhada Parque do Sabia Abril Verde Uberlandia 2017
Conheça os diversos projetos da FMA
A Fundação do Meio Ambiente de São José possui diversos projetos em andamento. Conheça alguns deles como a Escola do Mar, Escola do Meio Ambiente, Parque dos Sabiás, Projeto dos Resíduos da Maricultura, Guarda Municipal Ambiental, PISIU, Fiscais Voluntários e o primeiro Curso Técnico de Meio Ambiente. Gravação Jornal São José em Foco. Site: sjfoco.com.br. Data: 09/09/2008. São José, Santa Catarina, Brasil.
Base aérea dos Estados Unidos no Amapá (U.S. Navy Base Amapá - Amazon - Brazil)
Durante a Segunda Guerra Mundial o Brasil que fez parte dos aliados, autorizou os Estados Unidos a estabelecer diversas bases aéreas e navais ao longo de toda a costa brasileira, dentre elas estava a base de Amapá, no atual município de Amapá, a base mais setentrional da costa brasileira. A base foi de fundamental importância para o suporte e abastecimento de aeronaves, assim como para operações de busca-salvamento e patrulhamento no Atlântico.
Saiba mais:
Assista também:
Macapá antes do Amapá:
Macapá T.F.A. - Território Federal do Amapá:
Serra do Navio - ICOMI/TFA:
10 pontos turisticos mais visitados de Montreal
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Montreal!
#### INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL ####
1 - BASÍLICA DE NOTRE-DAME DE MONTREAL
Localizada na parte antiga de Montreal, a Basílica de Notre-Dame apresenta um estilo neogótico e foi inaugurada em 1829. A Igreja de Notre-Dame foi elevada ao status de basílica pelo Papa João Paulo II durante uma visita a Montreal em 1982. Inspirado pela Sainte-Chapelle em Paris , seu interior é predominantemente azul e dourado, com detalhes magníficos sobre os pilares.
2 - MUSEU DE BELAS ARTES DE MONTREAL
O Museu de Belas Artes de Montreal foi fundado em 1860 e considerado a instituição de arte mais antiga do Canadá . É o maior museu de Montreal e é um dos museus mais importantes do Canadá. Atualmente, o museu possui cerca de 35.000 objetos - pinturas, esculturas, obras em papel, gravuras e desenhos, fotografias e objetos de arte decorativa - da Antiguidade até os dias de hoje.
3 - ORATÓRIO SÃO JOSÉ DE MONTREAL
O Oratório São José de Montreal é uma grande basílica com uma cúpula gigante de cobre construída em homenagem a São José, o santo padroeiro do Canadá. É reconhecido como um dos grandes centros espirituais do mundo e também uma das atrações mais populares de Montreal. O Oratório de São José atrai mais de dois milhões de visitantes por ano. A 263 metros (863 pés), o santuário de St. Joseph é o ponto mais alto de Montreal. Sua cúpula, com 97 metros (313 pés), é a segunda em tamanho apenas da Basílica de São Pedro em Roma.
4 - CENTRO DE CIÊNCIAS DE MONTREAL
O Centro de Ciências de Montreal apresenta às crianças a ciência e a tecnologia por meio de várias atividades interativas. Localizado na parte antiga de Montreal, dentro do cais do porto antigo, o Montreal Science Center apresenta exposições temporárias e permanentes que incentivam a participação e realmente envolvem as crianças. As exposições populares incluem a exposição Alien e outras exposições interativas.
5 - JARDIM BOTÂNICO DE MONTREAL
Fundado em 1931, o jardim botânico de Montreal faz parte do complexo do Parque Olímpico da cidade e é considerado um dos maiores e mais bonitos jardins botânicos do mundo. Ele possui mais de 22 mil espécies de plantas e cerca de 30 jardins; entre eles o jardim Japonês, o jardim chinês e uma área com lindas roseiras que fica incrivelmente colorida nos meses mais quentes do ano.
6 - BIOSFERA DE MONTREAL
A Biosfera de Montreal (Montreal Biosphere) é um museu dedicado à conscientização ambiental e aos ecossistemas aquáticos . Localizada no Parc Jean-Drapeau, na Ilha Sainte-Hélène, a Biosfera é considerada a maior cúpula geodésica do mundo. Iste é o único museu da América do Norte dedicado à água, cujo foco principal é o rio St. Lawrence e os grandes lagos.
7 - BIODOME DE MONTREAL
O Biodome de Montreal (Montreal Biodome) é um jardim zoológico interior único que replica 4 ecossistemas distintos encontrados nas Américas. Cada um dos quatro ambientes ocupa uma seção do Biodome e apresenta uma variedade de animais, flores e plantas que pertencem a cada um desses ambientes. Localizado no Parque Olímpico , o Biodome é uma combinação de zoológico, aquário, jardim botânico e muito mais. Também possui várias atividades interativas para crianças de todas as idades.
8 - PARQUE MONTE ROYAL
O Monte Royal ( Mount-Royal ) é uma grande colina localizada no meio de Montreal. Com 234 metros, o Monte Royal é o ponto mais alto de Montreal. Montreal tem o nome desta colina de 761 pés, que também abriga o famoso Parque Monte Royal (Parque Mount-Royal), um dos maiores espaços verdes de Montreal. Do topo do Monte Royal, você terá vistas impressionantes do centro de Montreal.
9 - MERCADO BONSECOURS
O Mercado Bonsecours (Bonsecours Market) é um dos edifícios mais bonitos e históricos de Montreal. O edifício serviu como mercado público , sala de concertos, sala de reuniões, prefeitura de Montreal e até o Parlamento do Baixo Canadá. Hoje, o mercado apresenta uma grande variedade de cafés, bistrôs e restaurantes. As lojas do mercado vendem de tudo, desde arte inuit e jóias feitas localmente até casacos de castor luxuosos feitos no Canadá.
10 - RESO - CIDADE SUBTERRÂNEA DE MONTREAL
A cidade subterrânea de Montreal é visitada por mais de 250 mil pessoas todos os dias. Os turistas costumam se maravilhar com essa incrível rede localizada abaixo das ruas de Montreal. A cidade subterrânea contém hotéis, restaurantes, galerias, lojas, estações ferroviárias, estações de metrô, cinemas, boates e até uma biblioteca.
QUER CONHECER MONTREAL?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net
Site: turismoecia.net
Fotos:
Música:
Praça Ambiental
No bairro morada do sol, zona leste de Teresina os moradores reclamam que o local conhecido como praça ecológica está completamente abandonado. Além da falta de iluminação pública, eles querem que a prefeitura construa uma lagoa de contenção.
Globo reporter- As vozes e as cores da Amazonia.
Bombeiros retiram ninho de gavião que ataca família em SP
Há três semanas, a família de Sandra Machado sofre com os ataques de gaviões que rondam a sua casa, em São José do Rio Preto, no interior paulista. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental retiraram os filhotes das aves, que ainda continuam no local. Para assistir ao conteúdo na íntegra, acesse PlayPlus.com
#SPnoAr
FELIZ ANIVERSARIO BETO CARRERO RICARDO & ANTONIA SEMPRE CONTIGO
A História do Herói
Menino pobre, nascido no interior do estado de São Paulo, João Batista sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões. Mal sabia ele que seus humildes sonhos se transformariam com os anos, e que ele construiria um dos maiores parques multitemáticos do MUNDO!
Ícone admirado e respeitado no campo empresarial e artístico
Foi músico sertanejo, apresentador em shows de rádio, vendedor de anúncios. Construiu com seu empreendedorismo e incansável força de vontade uma agência de propaganda que chegou a ser uma das 20 maiores do Brasil.
Nasce um Herói
Um homem de origem simples, nascido no interior de SP, em São José do Rio Preto em 09 de setembro de 1937. Foi o penúltimo dos 11 filhos de Alexandre Murad e Florentina Candida de Jesus. O menino João Batista sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões.
O início da trajetória
Foi nessa aventura pelo mercado publicitário e editorial que nasceu o personagem Beto Carrero, uma homenagem ao pai conhecido como Alexandre Carrero, dono de um carro de boi na sua cidade natal.
O encantador de pessoas
Beto encantava a todos e por onde passava distribuía sorrisos e fazia amigos. Ele sabia como ninguém a arte de motivar as pessoas e realizar sonhos.
O empreendedor de sonhos
Como locutor, trabalhou em rádio até os 21 anos e com muita dedicação prosperou no mundo dos negócios e na área da propaganda. Na década de 70 já trabalhava como agente de artistas famosos. Realizou shows em feiras, rodeios e exposições pelo país e até no exterior.
O Personagem
Realizando o sonho de infância, Beto Carrero lançou o personagem no início dos anos 80. Montado no belo e inteligente cavalo Faísca apresentava o cowboy brasileiro como um herói.
História em Quadrinho
Em 1985 lançou uma série de gibis com o título “As Aventuras de Beto Carrero”, pela editora Cluq.
O Artista
Beto Carrero também estreou no cinema interpretando um mocinho no filme “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”, que também contou com a participação de Xuxa. Rapidamente as pessoas reconheceram o talento do artista para além do empresário.
A televisão
Foi o estilo country de Beto Carrero que inspirou o diretor Jayme Monjardim a criar a caravana da novela Ana Raio e Zé Trovão, exibida na TV Manchete em 1990 e reprisada pelo SBT em 2010. Confira:
Os Amigos
Beto era conhecido por todos e sempre estava rodeado de amigos. Em visita ao Parque, o ex-piloto Emerson Fittipaldi recordou com carinho das boas lembranças: “É muito bom retornar aqui e ver o quanto o Parque cresceu e está bonito. No dia que cheguei o Beto estava inaugurando a montanha-russa, eu nunca havia andado em uma. Fui com ele no primeiro carrinho, foi espetacular. Eu saí suado, assustado e branco. Nunca mais andei em montanha-russa depois dessa, só kart e automóvel”, descreve com saudosismo o ex-piloto e amigo de João Batista Sérgio Murad. Confira:
O Circo & o Sonho
Por volta dos anos 80, antes mesmo de ser artista, Beto entrou com êxito no universo circense. O picadeiro o aproximou do público e dos animais. Chegou a adotar um leopardo que sempre o acompanhava, o Marco. Posteriormente, o antigo circo Beto Carrero foi uma plataforma para divulgar o próprio personagem.
Logomarca
O famoso designer Hans Donner foi quem criou a logomarca Beto Carrero para a divulgação da grife de roupas country da empresa Beto Carrero Indústria e Comércio Ltda. Assim Beto Carrero virou moda antes mesmo de lançar o personagem ao público.
O empreendimento dos Sonhos
Em 28 de dezembro de 1991 o sonho começou! Na cidade de Penha, Beto Carrero se arriscou e idealizou um novo negócio, com alguns brinquedos infantis e duas lonas de circo. Com o tempo, o espaço ganhou novas atrações e áreas temáticas e hoje, o Beto Carrero World é o melhor Parque Temático da América Latina e está na lista dos melhores do Mundo!
A partida
Em 01 de fevereiro de 2008 João Batista Sérgio Murad saiu de cena deixando um legado impressionante. O menino de origem simples do interior se tornou o herói Beto Carrero. Você pode conferir um pouco mais dessa história no Memorial construído no BCW em homenagem ao nosso cowboy.
SOLTURA DE 32 AVES - II - PARTE Discurso - APA Rio Vermelho Humbold
Soltura de aves é grande sucesso na APA do Rio Vermelho
Esta quinta-feira 10 de agosto foi realmente uma data especial em São Bento do Sul.
Na ocasião, a Associação R3 ANIMAL responsável pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho, em Florianópolis, esteve em São Bento do Sul para realizar a soltura de 32 aves que estavam em reabilitação no CETAS.
Como disse o prefeito Magno Bollmann, isso aqui é um sonho acalentado há mais de 12 anos.
O evento foi realmente emocionante, pois três grandes gaiolas foram trazidas para o Parque Natural das Aves, e separadamente uma a uma foram abertas para libertar as aves recuperadas no CETAS.
Algumas espécies inclusive não se vê mais na região, disse o prefeito Magno Bollmann, concluindo que este será o início de uma reintrodução de algumas espécies na natureza local.
O Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld lembrou do espaço que havia no quartel da Polícia Ambiental em Joinville, para recuperação e depois soltura de aves, e também da longa caminhada e parceria com Magno Bollmann.
É uma alegria rever isso acontecendo, essa história que começa nos anos 90 acaba se repetindo nesse momento com muito mais ênfase e mais organização, e é uma felicidade ver que isto está acontecendo justamente com o senhor, que sempre esteve na vanguarda na questão de proteção dos animais, na proteção da floresta, e que é o idealizador na melhoria da qualidade do meio ambiente da cidade, disse o comandante.
Magno Bollmann explicou que esse momento é o fundamento desse projeto do Parque Natural das Aves, que é receber aves de cativeiro, recuperá-las e devolver para a natureza. Essa é a origem do projeto do Parque Natural das Aves, disse.
Magno ainda destacou que trata-se de uma área de proteção ambiental, com 23 mil hectares, em torno de 45% da área do município de São Bento do Sul, com plano de manejo, que em síntese é tratado como um tripé: preservação, recuperação e uso consciente e responsável.
Citando as futuras gerações, o prefeito elogiou a Polícia Ambiental pelo trabalho junto ao programa Protetor Ambiental, que está formando uma turma de 40 alunos em São Bento do Sul.
É esta nova geração que irá prosseguir com os trabalhos depois que nós estamos deixando, disse.
O prefeito também fez questão de inúmeras vezes destacar e agradecer o apoio da Polícia Ambiental, Polícia Militar, de toda equipe do Meio Ambiente, educação, imprensa, e demais participantes que prestigiaram o ato da soltura das aves.
Além do prefeito, anfitrião do Parque Natural das Aves na APA Rio Vermelho/Humboldt, estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e secretário de Obras, Márcio Dreveck; diretor de Meio Ambiente Marcelo Huebl e equipe; secretária de Educação Rosemari Strack Cândido; Comandante do Comando de Policiamento Militar Ambiental do Estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld; Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul, Tenente Coronel Fabiano Dias Perfeito; Comandante Major Maicon Dilmo de Souza da Polícia Militar de Joinville; veterinário da R3 ANIMAL, João Vitor de Campos Roeder; a bióloga Juliana Kammer, da Comfloresta, parceira do projeto de soltura; equipe de biólogos da FUJAMA - Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente; alunos da EBM Emílio Engel que participam do programa Gestor Ambiental, juntamente com o instrutor Cabo Freiberger; presidente da CDL de São Bento do Sul, Orlando Torinelli; Presidente da ACISBS, Jonathan Roger Linzmeyer; e diversos policiais militares, militares ambientais, convidados e imprensa.
R3 Animal - A Associação R3 ANIMAL r3animal.org, sem fins lucrativos, é responsável pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis, com apoio da FATMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura. Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos.
Aves soltas - As aves soltas no Parque Natural das Aves nesta quinta feira foram 2 sabiás pretas, 4 sabiás coleira, 1 sabiá laranjeira, 2 sabiás poca, 1 trinca-ferro, 1 tangará dançarino, 2 coleirinhos, 2 curiós, 1 pintassilgo, 1 saíra sete cores, 1 tié preto, e 14 tucanos de bico verde.
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Revitalização do meio ambiente
Criado Evangelista Drone
Esgoto escorre da rede da Casan e corre para o mar em rua de Ingleses
PARQUE DO SABIÁ
Produção em homenagem ao maior patrimônio natural de Uberlândia. Assistam, curtam, e visitem o parque.
Fagundes Varela - O poeta de Rio Claro
Produção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Direção: Zeca Barros, Adelino Matias e Luis Azevedo
Ano: 2012
Duração: 16'30
Site:
Facebook:
Cenário Econômico 06/09
No Cenário Econômico de hoje: Inflação medida pelo IPCA desacelera, puxada por alimentos. O governo assina contrato de concessão de 12 aeroportos. E Brasil e Argentina vão fechar acordo que prevê livre comércio automotivo em 2029. No estúdio, Guilherme Prado fala de educação financeira com Adalberto Piotto.
Conheça a programação da sua TV Brasil:
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook -
Twitter -
Instagram -
P-5 BPMA: Aves ganham liberdade após viverem em cativeiro.
O BPMA e Cereias realizaram a soltura de 220 aves silvestres na Região Serrana do ES.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Unidade Especializada da PMES e o Projeto Cereias - Centro de Reintrodução de Animais Selvagens realizaram na tarde desta sexta-feira (03-10-2014), a soltura de 220 aves silvestres em uma cidade da Região Serrana, do Sul do Estado.
Das 220 aves da fauna silvestre brasileira, oriundas de apreensões realizadas em várias partes do estado e que foram reintroduzidas à natureza, estavam canários-da-terra, coleiros, bigodinhos, catataus, azulão, galinhos-da-serra, sanhaços, trinca-ferros, sabiás, melros, maitacas, além de papagaios-chauá que receberam uma atenção especial ficando provisoriamente em um viveiro especialmente construído para uma última etapa antes da soltura definitiva, que deverá ser realizada paulatinamente nos próximos dias.
Mesmo com as portas dos transportes abertas, alguns ainda demoram a sair. Passaram por longos períodos em cativeiro que, mesmo diante da liberdade, se sentem inseguros e aos poucos arriscam o primeiro voo livre.
O biólogo e coordenador do Cereias, José da Penha Rodrigues, que transportou os animais juntamente com a Polícia Militar Ambiental e acompanhou todo o processo, disse que, antes da soltura das aves, são espalhados alimentos variados em diversos pontos para garantir a sobrevivência das espécies. “No início elas não vão embora porque não conhecem bem a área, ficando próximas de onde foram soltas com alimentação farta. Aos poucos vão se distanciando. A cada dia vão mais longe, até conhecer toda a região cumprindo o seu papel junto à natureza”, afirmou.
Como ocorreu nas solturas anteriores, houve uma escolha técnica do local com parecer favorável do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Todo o trabalho de soltura é registrado em boletim de ocorrência ambiental, com fotos e filmagens pelo BPMA, servindo como documentação e registro da importante ação, sendo utilizados em palestras e atividades diversas de educação ambiental.
Os animais devolvidos à natureza, são fruto do trabalho de apreensões e recolhimentos feitos em todo o Estado pela Polícia Militar Ambiental e Ibama, sendo encaminhados ao Projeto Cereias, onde recebem atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza. Desde sua fundação o Cereias já recebeu mais de 70 mil animais, onde cerca de 77% já retornaram à natureza, 2% foram transferidos para outros estados, 19% não resistem aos maus-tratos sofridos e chegam a óbito e 2% estão em recuperação no Centro.
Considerado como referência nacional por sua estrutura, o Cereias também desenvolve programas de pesquisa em conjunto com universidades nas áreas de biologia de espécies ocorrentes no estado do Espírito Santo, medicina veterinária preventiva para animais selvagens, métodos de reintrodução de espécies e ecologia da fauna selvagem reintroduzida.
Para os policiais ambientais que participaram da soltura, a satisfação do dever cumprido, vendo-os novamente soltos na natureza, é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente.