A ponte perdida do Bosque II
Você sabia que existiu outra avenida, com uma ponte sobre o Córrego Cleópatra, que cruzava o Bosque II?
O Maringá Histórica, juntamente de uma equipe, foi em busca dessa ponte perdida. E a encontrou!
Veja mais essa incursão da história de Maringá.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo Tabajara Marques / Gerência de Patrimônio Histórico / Museu Bacia do Paraná.
Caso Clodimar Pedrosa Lô
Eis o caso mais complexo da história de Maringá.
Acompanhe a mais essa produção do projeto Maringá Histórica e descubra quais os principais pontos relacionados à essa tragédia ocorrida em 23 de novembro de 1967, a qual teve desdobramentos nos anos seguintes.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Família Lô / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
Maringá
Maringá foi planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947. A idéia era seguir o traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, de Ebenezer Howard. Mesmo com o crescimento acelerado a cidade preservou o traçado de cidade jardim, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá,
A cidade encanta pela quantidade de árvores e flores em seus canteiros e praças.
Acompanhe o vídeo para conhecer um pouco mais de Maringá!
PORTUGUÊS - GUIA TURÍSTICO E HISTÓRICO DE MARINGÁ - COMPLETO
GUIA TURÍSTICO E HISTÓRICO DE MARINGÁ - CIDADE CANÇÃO - HISTÓRIA DE MARINGÁ - CIDADE VERDE - PARQUE DO INGÁ - PARQUE DO JAPÃO - ACEMA - HOTEL BANDEIRANTES - PARQUE DO INGÁ - FIM DA PICADA - TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO - HORTO FLORESTAL - DICAS DE TURISMO -
HOTEL AVALON - MARINGA
Vagões de trem restaurados emocionam pioneiros no Paraná
Dois vagões de trem foram restaurados e estão no Museu Histórico de Londrina, Paraná, Brasil. Pioneiros se emocionaram ao rever as composições.
22/06/2012 Rictv Record Paraná
Reportagem: Vinicius Frigeri
Imagens: Deivid Angelos
Lançamento Parque dos Pioneiros - Michel Franco - Sócio da Construtora Volver
Projeto HABITRABS, projeto este que beneficiar trabalhadores em cooperativas, dando a oportunidade de adquirir sua casa própria com preço justo e que cabe no orçamento familiar.
A primeira cidade contemplada é Francisco Alves no estado do Paraná.
Rua Ipiranga, Maringá, PR
Série de reportagens BAIRROS DE MARINGÁ. Direitos RPC TV, Rede Globo. Parana TV de 27/07/2011.
Matéria: Boas recordações nas primeiras casas populares de Maringá
Carta enviada a RPC TV sugerindo a reportagem:
Sou nascido em Maringá, tenho 50 anos e sou um dos primeiros moradores do primeiro conjunto residencial de Maringá e é sobre ele que gostaria que vocês falassem na série de reportagens dos bairros da nossa cidade.
Poucas pessoas sabem disso, mas o primeiro conjunto residencial construído em Maringá localiza-se na Rua Ipiranga, Zona 4, atrás do Country Clube, e é composto por apenas um rua e 41 casas. Esse conjunto não tinha nome, mas era conhecido como Casas Populares, e sem dúvida, no linguajar mais popular ainda era conhecido como Casas Popular. Os mais antigos deste conjunto residencial, chamavam e ainda o chamam de Colônia, que no linguajar popular se torna Colonha e foi como a dona Calvina o chamou durante a nossa conversa.
Quando minha família chegou naquela casa eu tinha aproximadamente um ano e uma das preocupações era que não existia uma escola perto. Coincidentemente, quando eu atingi a idade escolar, que me permitia iniciar o primeiro ano primário, como era chamado o ensino básico, ficou pronta a construção de um Grupo Escolar para a região.
Mais uma vez, como ele não tinha nome, e tinha sido construído ali, colado nas famosas Casas Popular ficou conhecido como Grupo Escolar das Casa Popular.
Bem, esta é uma parte cômica, mas bonita, da historia desta respeitada escola que depois seria chamada honrosamente de Escola Municipal José de Anchieta, que atualmente, infelizmente esta desativada.
Parabéns por vocês produzirem esta série de reportagens tão importantes para todos nós. Acaba sendo um verdadeiro levante de partes importantíssimas da história de Maringá.
Maringá 63 Anos - Seu Zico Borghi.wmv
Poesia de autoria do Seu Zico Borghi - Maringá-PR - Maio de 2010. Acervo Maringá Histórica
Imagens do Brasil - Maringá - Paraná
Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná, sendo uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente e a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país.
Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 10 de maio de 1947, Maringá foi uma vila e depois, distrito do município de Mandaguari, sendo elevada à categoria de município pela Lei nº 790, de 14 de fevereiro de 1951, desmembrando-se daquele município.
Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, pelo urbanista Jorge Macedo Vieira, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de cidade-jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
Etimologia - Segundo a Nova História da MPB - Volume 22, o nome do município se deu porque os operários cantavam a música Maringá, Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: Compositor da música que deu o nome à cidade.
História -
Colonização - A fertilidade da terra roxa que atraíram paulistas e mineiros à região alguns anos antes também agradou o britânico, que decidiu investir na plantação de algodão na região e fundou a empresa Brazil Plantation Sindicate, empresa responsável pelo gerenciamento de suas propriedades em terras brasileiras, que mais tarde foi absorvida pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que planejou a colonização da região com a formação de quatro núcleos urbanos, que teriam aproximadamente 100 km de distância uns dos outros: Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama.
Planejamento urbanístico - O projeto da cidade de Maringá é datado de 1943 e assinado pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira, adepto do conceito de Cidade Jardim elaborado pelo britânico Ebenezer Howard e responsável pelo projeto de vários bairros de São Paulo. O traçado do município foi desenhado com largas avenidas, canteiros que valorizavam o paisagismo e ruas que seguiam a inclinação natural do relevo o mais fielmente possível. O planejamento contemplava também a divisão da cidade por zonas, de acordo com a função. A região central concentraria o centro cívico, a Zona 1 seria destinada ao comércio e à prestação de serviços, as Zonas 2, 4 e 5 seriam residenciais, enquanto as Zonas 3, 6 e 7 seriam zonas residenciais operárias, e assim por diante. A cidade foi planejada para comportar até 200 mil habitantes.
A fundação oficial de Maringá e data em que a cidade comemora seu aniversário é 10 de maio de 1947, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná (que foi adquirida por investidores brasileiros nos anos 1940 e foi rebatizada como Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em 1951) abriu um escritório na cidade.
Composição étnica - A região de Maringá apresenta grande influência de imigrantes japoneses, devido ao grande número, estes, formaram a ACEMA; Maringá também teve influência de imigrantes italianos e alemães, na qual os alemães também se reuniram e formaram uma associação, a associação teuto-brasileira. Depois outros grupos de imigrantes foram chegando, como os portugueses, poloneses, espanhóis, ucranianos, árabes, judeus, entre outros, formando a nossa atual sociedade.
A distribuição étnica da população residente em Maringá é composta por brancos (70,84%), pardos (22%), amarelos (3,66%), negros (3,40%), pardos (19,6%), amarelos e indígenas (0,11%).
Economia - Maringá se destaca hoje pelo setor de comércio e prestação de serviços. A agricultura continua a ser fundamental para Maringá, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se, e além do café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, e principalmente, soja.
Fonte para o texto: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!
Documentário Pioneiros
Essa história merece sua atenção! Assista ao documentário sobre os pioneiros de Foz do Iguaçu e reviva as memórias de lutas, sorrisos, superação e tantas outras lembranças que construíram a cidade na qual vivemos atualmente.
História da SANBRA em Maringá
Cenário de um apocalipse zumbi? Zona de guerra?
Nada disso. A área com mais de 120 mil m² foi ocupada pela Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) durante mais de 30 anos.
Descubra mais sobre esse ponto esquecido da história de Maringá.
Imagens: Fernanda Marx / Miguel Fernando
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Revista Manchete - 1972.
Rumo ao Eldorado perdido - Pico do Paraná - parte 4 - A tempestade.
Andar ao meio de uma floresta e com pouquíssimo recurso hídrico é como andar em um deserto. Onde que as alucinações acontecem por falta deste liquido poderoso que é a água. Eu me deparei com esses monstros no meu caminho, onde que o meu caminhar se tornou mais penoso do que eu imaginava, a respiração mais ofegante e o desejo enorme de encontrar água. OS MEUS DOIS LITROS E MEIO de água se esgotaram só na subida do morro do Getúlio. E só pude encontrar-la outra vez depois de duas longas horas de caminhada pela mata atlântica. No meio deste percurso encontrei um igarapé, mas parecia mais água empoçada da chuva da noite anterior. Eu não estou nem aí, eu pensei. Logo dei uma refrescada naquela água morna do falso igarapé e enchi uma garrafinha com ela. Coei, fervi e tomei morna mesmo. O ideal é caminhar sempre com 5 litros de água em um trajeto deste, por que ela vai ser fundamental para alcançar o seu objetivo: Pico do Paraná, que não é uma trilha fácil, não. É muito difícil e que te exige um alto preparo físico e mental, pois as armadilhas postas pela natureza são tremendas, dificultando cada vez mais a sua chegada ao topo tão almejado por muitos e alcançados por poucos aventureiros. Essa foi a minha trajetória até conseguir um recuo de descanso perto do A 2 e as decisões que você toma as vezes não é a mais indicada, principalmente quando está sozinho e não tem ninguém para compartilhar-la e decidir em conjunto. Foi a minha escolha devido ao meu cansaço e lá me deparei com o maior pesadelo encontrado no percurso: a tempesteaste. Ela veio e anunciou a sua conquista e a minha derrota. Não consegui mais a prosseguir ao rumo do Eldorado perdido. Esse dia estava acabado para mim. Retornei à fazenda desanimado e cansado por não não ter dormido a noite da tempestade. Mas uma chama de esperança estava guardado bem no fundo de minha alma.
Décadas de 1940/1950 - Maringá
Maringá nos primórdios das décadas de 1940/1950.
Sobre a civilização remota do inicio, diziam que Maringá tinha o apelido de cidade fantasma, pois sua colonizadora (Companhia de Terras Norte do Paraná) vendia as terras e obrigava a construção em um curto espaço de tempo, logo existiam casas nas propriedades sem moradores. Pois, estes ainda buscariam suas famílias.
Estádio em Sarandi encontra-se abandonado
O estádio foi inaugurado há quase seis meses e tem capacidade para cinco mil pessoas. No entanto, encontra-se abandonado e cheio de barro pelo gramado.
IGUATEMI, DISTRITO DE MARINGÁ
De um link e se escreva em nosso canal
Contato
44997543008
P3 pro - passeio do Incra até loteamento bela vista
Pilota de drone Suzane Santos. Usando um phantom 3 professional em 4k em Barra do Corda
Vídeo Institucional do Maringá
Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná que se destaca pela qualidade de vida, por ser um importante entroncamento rodoviário regional e por ser uma das cidade mais arborizadas do país.
Cidade planejada e de urbanização recente, é a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil, com uma população de 367 410 habitantes de acordo com o IBGE.
Sua Região Metropolitana conta com 690 376 habitantes (IBGE/2010). Planejada em 1947, Maringá conta com um traçado urbanístico planejado e modernista.
Maringá é considerada uma das cidades mais verdes do mundo, por ser planejada desde o seu nascimento, oferece uma flora invejável. Possui grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público.
Dentro dos vários segmentos no setor industrial na cidade de Maringá, temos os de metal-mecânica, agroindústria, vestuário, prestação de serviços e turismo.
O setor industrial não é tão expressivo como a agricultura, mas vem crescendo. O município tem um parque crescente que lida com tecelagem e agroindústria, mas principalmente confecções.
Maringá é o polo da moda no sul do país, contando com o maior shopping atacadista da América Latina, o Mercosul. Recentemente, Maringá também esta se destacando no mercado de software, contando com um consolidado APL- Arranjo Produtivo Local no setor.
Das diversas rodovias que passam por Maringá, se destaca a perigosa PR-323, com pista simples e movimento intenso. A rodovia estende-se por 210 kms entre as cidades de Maringá e Iporã.
Maringá possui um aeroporto para voos domésticos e Terminal de Cargas Internacional - Teca. O movimento no aeroporto no ano de 2010 foi de 497.979 passageiros, entre embarques e desembarques.
Maringá conta com o terminal da ALL (América Latina Logística), que faz o trasporte de cargas comerciais, ligando Maringá à vários estados do Brasil e a nove cidades da Argentina.
Sua principais pontos turísticos, são: Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória), segundo monumento mais alto da América do Sul, com 124 metros de altura; o Parque do Ingá, com 47,3 hectares; o Parque das Grevíleas, com 44,6 hectares.
Pioneiros de Iguatemi - Jogo da família 999.wmv
Jogo das Famílias Família Zussa X Família Gomes
Conhecendo o Brasil, Campo Mourão, Paraná.
Campo Mourão é um município brasileiro do estado do Paraná situado entre Cianorte, Goioerê, Cascavel e Maringá.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de agosto de 2018, era de 94.212 habitantes.
emersonsv2003
Phantom 3 Advanced, Voo em Corumbatai do Sul Pr 15 06 2017
Voo tranquilo com Phantom 3 Advanced, App Litchie, Oculos VR3 FPV , uma Cidadezinha no interior do Paraná, entre montanhas. lugar de muitos amigos. deixem seu Like, compartilha e curte para que eu possa postar mais videos.