Zoológico de Cachoeira do Sul - RS
Visita ao zoológico municipal, jardim botânico municipal e parque municipal da cultura de Cachoeira do Sul, RS
Um espetáculo da natureza na região de São Paulo
Conheça um espetáculo da natureza em plena região de São Paulo que abriga uma incrível diversidade de aves e animais em um trecho preservado de Mata Atlântica, a Ilha do Bororé.
Curta nossa página no Facebook:
VOCÊ PRECISA CONHECER ESSE PARQUE MARAVILHOSO!
LAVRAS - MINAS GERAIS
Situada no Sul de Minas Gerais, Lavras é uma cidade que agrada a todos os tipos de turistas. Aos que querem conhecer belezas naturais, a cidade tem o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, com piscinas naturais, artificiais, natureza e muito mais. Àqueles que desejam mais cultura e fé: igrejas históricas e bem preservadas, e muita história nos casarões da cidade. O município agrada ainda quem deseja mais agitação, pois devido à UFLA (Universidade Federal de Lavras) há muitos jovens na cidade, e a noite também é um ponto interessante para se conhecer em Lavras. Veja um pouco aqui, depois vá conhecer esse ponto tão especial de Minas Gerais.
Siga o Viajando com Toledo nas redes sociais, curta, comente e compartilhe com os seus amigos:
SITE:
FACEBOOK:
INSTAGRAM:
RECEBA NOSSAS DICAS TAMBÉM NO WHATSAPP: (31) 98738-5332
Aquidauana - História, Cultura e Turismo - Pantanal e Estrada Parque de Piraputanga
Vídeo promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Aquidauana e Prefeitura Municipal de Aquidauana que incentiva o turismo no município.
Filmagens e Edição: Luiz Felipe Mendes (Skytech Imagens Aéreas)
Trilha sonora (
Apoio: Puosada Aguapé, Pousada Pequi, Chácara Bela Vista, Pousada da Serra, Rancho do Eli e Chácara dos Mirantes.
Cachoeira do Sul (( Rio Grande do Sul ))
Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, sendo o quinto mais antigo município do Rio Grande do Sul, emancipado da cidade de Rio Pardo e instalado em 1820. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí, porém em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango.
Cachoeira também ostenta o título de Capital Nacional do Arroz, devido aos seus laços históricos com este grão. Em comemoração a isto, a cidade sedia a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo.[8] O município também é o maior produtor de noz-pecã da América Latina. Possui diversos pontos turísticos, dentre os quais pode-se citar o Château d'Eau (cartão-postal da cidade) e a Ponte do Fandango, primeira ponte-barragem construída no Brasil, sobre o Rio Jacuí.
O cartão-postal do município é o Château d'Eau (Castelo das Águas, traduzido da língua francesa para a língua portuguesa), inaugurado em 1925 para bombear água até as partes mais altas da cidade, foi desativado em 1980. Em 2007 foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como patrimônio histórico do estado. Em sua frente está a Catedral Nossa Senhora da Conceição, templo católico inaugurado em 1799. Os dois monumentos fazem alusão à figura mitológica de Netuno e à figura católica de Nossa Senhora da Conceição, que possuem estátuas no topo do Château d'Eau e da Catedral, respectivamente.
(( Venha conhecer Cachoeira do Sul))
Parque Nacional das Sempre-vivas - Minsa Gerais
O Parque Nacional das Sempre-Vivas situa-se na Serra do Espinhaço, no divisor de águas das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, Brasil, a 300 quilômetros de Belo Horizonte aproximadamente. Abrange quatro municípios: Olhos-d'Água, Diamantina, Buenópolis e Bocaiúva. Foi foi criado através do decreto s/nº de 13 de dezembro de 2002 com o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico. Possui uma área de 124.555 ha. É administrado pelo ICMBio. A unidade de conservação está inserida em uma região de elevada importância histórico-cultural, o que levou a UNESCO a declarar o município de Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade. O nome do Parque é referência às variadas espécies de “sempre-vivas”, pequenas flores típicas da região onde se localiza. O turismo só é permitido após autorização dos seus organismos de proteção. O acesso ao Parque é feito através do distrito de Inhaí, que está a 50 km de Diamantina.
O local abriga grande concentração de nascentes de afluentes do rio Jequitinhonha, com belas quedas d'água. A paisagem física da região é marcada por características extremamente heterogêneas. O mapeamento geológico feito para a região relaciona quatro grandes grupos geológicos: a planície aluvionar, a cobertura dendrito-laterítica, diques e soleiras metabásicas e o super grupo Espinhaço (formações rio Pardo e córrego Bandeira).
As seguintes formações podem ser identificadas na região: formações savânicas, floresta estacional semi-decidual, mata ciliar, floresta paludosa, vereda, campos hidromórficos, campos rupestres e lagoas marginais.
O Parque Nacional das Sempre-vivas apresenta uma grande heterogeneidade ambiental formando um complexo mosaico de tipologias vegetais, ainda em excelente estado de conservação. Foram registradas na região deste mata densa de fundo de vale até os campos rupestres típicos das altitudes elevadas. Segundo estudos realizados na região da Serra do Espinhaço cerca de 70% das sempre-vivas, grupo das euriocauláceas, do mundo estão concentradas nesta cordilheira. A Serra do Espinhaço é também uma região de grande relevância biológica. Foi considerada pelo Fundo Mundial da Vida Selvagem (WWF) e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como um dos centros de diversidade de plantas do Brasil em decorrência do alto grau de endemismos.
O elevado grau de preservação da região fica ainda mais evidente com a presença de espécies de animais ameaçadas de extinção como a onça-pintada e a onça-parda, espécies que devido ao seu elevado porte e hábito alimentar necessitam de áreas bem preservadas e com muitos recursos alimentares para sobreviverem. Entre as aves observa-se a presença da arara-vermelha grande e da arara-canindé. Também há a presença da jaguatirica, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, catitu, lontra, veado-campeiro, entre outros.
Referência para o texto: Wikipédia.
Potencialidades de Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul é o quinto município mais antigo do RS. Por muitas décadas teve sua economia ancorada na produção do arroz, tanto que ainda ostenta o título de capital nacional do arroz, mesmo que essa não seja mais sua principal cultura. E mesmo com seus 197 anos de existência, Cachoeira do Sul é uma cidade ainda jovem com muitas potencialidades.
Bom Demais Especial Turismo (Extrema - MG)
O roteiro turístico do Bom Demais desta vez chegou em Extrema, Minas Gerais, e olha, podemos adiantar que foi incrível, conhecemos vários pontos turísticos do local, gastronomia, cultura, esporte, passeio e muito mais, bora conferir essa matéria juntinhos?!
Tour em Extrema-MG
Localizada no sul de Minas Gerais e fazendo divisa com o estado de São Paulo, Extrema oferece pontos turísticos interessantes para passar um fim de semana ou algo do gênero.
Os pontos visitados foram:
Parque Municipal Cachoeira do Salto;
Parque Cachoeira do Jaguari;
Prainha;
Cervejaria Valentini - Valenbier;
Serra do Pico do Lopo (carro 1.0 sobe!!);
Restaurantes recomendados:
Joelho de porco, simples, mas cheio de sabor;
Casarão, comida típica mineira com open de sobremesa;
Soul Sushi, melhor restaurante japonês que já fui, promove uma imersão na cultura japonesa!!
Nota:
As placas da cidade orientam melhor os pontos turísticos do que o GPS
Os restaurantes visitados aceitam VR ♥
Cidade tem subida demaaaais!!
Assegure-se que seus freios estão OK se for para a serra do Lopo
ESPECIAL CARNAVAL - HISTÓRIA CARNAVAL CACHOEIRA DO SUL
O Carnaval é uma das principais manifestações culturais do Brasil.
Em Cachoeira do Sul, os primeiros atos carnavalescos remetem ao século XVIII.
Conheça um pouco da história do Carnaval de Cachoeira do Sul neste primeiro episódio do Especial de Carnaval da Fan TV!
Apoio: Gastrel Distribuidora - Skin
Terra de Minas - Cachoeira do Tabuleiro ( Conceição do Mato Dentro )
O programa Terra de Minas, da Rede Globo, fez uma série de 6 reportagens sobre as maravilhas da Estrada Real situadas em Minas Gerais. Seis das sete maravilhas são mineiras.
Este vídeo, sobre a Cachoeira do Tabuleiro, em Tabuleiro, distrito de Conceição do Mato Dentro, é o sexto e último da série e foi exibido em 28 de agosto de 2012.
= = = = =
Concurso organizado pelo Instituto Estrada Real (IER), ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), elegeu as Sete Maravilhas da Estrada Real, com o objetivo de divulgar detalhes e belezas do circuito. Foi realizada pelo instituto uma seleção prévia de 21 atrações de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.
A intenção é mostrar que no caminho das 199 cidades da Estrada Real, com 80 mil quilômetros quadrados de área, há uma série de atrações naturais e culturais.
Para chegar à lista das 21 atrações finalistas do concurso, o Instituto Estrada Real adotou como critérios a relevância histórica e natural dos locais, a beleza cênica e a organização turística em um dos quatro caminhos do circuito -- Novo, Velho, dos Diamantes ou de Sabarabuçu.
A eleição das Sete Maravilhas da Estrada Real contou com mais de 40 mil votos pela Internet. Depois de quatro meses de consulta popular foram eleitas como destaque do circuito e anunciadas em 30 de janeiro de 2012:
- Praça Minas Gerais (em Mariana);
- Cachoeira do Tabuleiro (em Conceição do Mato Dentro);
- Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa);
- Santuário do Caraça (em Catas Altas);
- Teatro Municipal (em Sabará);
- Parque Nacional da Serra do Cipó (que compreende Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santana do Riacho); e
- Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (na cidade paulista de Aparecida).
Além das sete maravilhas eleitas na consulta popular, participaram do concurso, em Minas, as igrejas de São Francisco e do Pilar (em Ouro Preto); a Igreja Santo Antônio e a Maria Fumaça (em Tiradentes); a Basílica Bom Senhor do Matosinhos e os Passos da Paixão de Cristo (em Congonhas); o Caminho dos Escravos e o Mercado Velho (em Diamantina); a Fazenda da Pedra (em Santana dos Montes); o Parque Estadual do Ibitipoca (em Lima Duarte); o Bicame de Pedra (em Catas Altas); o Parque das Águas (em Caxambu); e a Pedra Pintada (em Barão de Cocais). No Rio de Janeiro, foram selecionadas para participar da eleição o Prédio do Museu Imperial (em Petrópolis); e o Sítio Histórico Ecológico do Caminho do Ouro (em Paraty).
Vídeo postado por Rede Minas TV.
= = = = = = = = = =
Para saber mais sobre a Estrada Real, acesse:
Wikipédia ( Estrada Real )
Portal Estrada Real
= = = = =
Para ver os vídeos do programa Terra de Minas sobre as 7 Maravilhas da Estrada Real, acesse:
Para ver outros vídeos sobre a Estrada Real, selecionados por mim, acesse:
Para ver outros vídeos sobre História, selecionados por mim, acesse:
Para ver outros vídeos sobre Minas Gerais, selecionados por mim, acesse:
Canyon Furnas MG, Capitólio, dormimos no parque municipal , na prainha de capitólio.
Olá amigos do Viajar é... Flávio e Flávia.
Enquanto nossa Van....não está pronta....mostraremos nossos passeios pelo Brasil....
Canyon de Furnas.
Itaiópolis SC
Capital Catarinense da Cultura Polonesa.
Significa Cidade da Pedra
É o maior produtor de Peras de SC
A prefeitura tem arquitetura típica da região de Zakopane .
A Igreja de Santo Estanislau é o padroeiro da Polônia... que fica Alto Paraguaçu
Trilha na Coreia do Sul - subindo a montanha das 12 cachoeiras - Naeyeonsan Twelve Falls
Subimos a montannha Naeyonsan Twelve Falls, a montanha das 12 cachoeiras em Pohang na Coreia do Sul.
Sobre nós:
Moramos na Coreia do Sul desde 2012 quando viemos acompanhar meu marido por conta do trabalho. Nosso canal mostra um pouco da cultura, curiosidades e nosso dia-a-dia em um país tão diferente do Brasil!
REDES SOCIAIS.
Instagram:
@patrilefundes
@mae_na_coreiadosul
@malefundes
SnapChat:
@patrilefundes
@malefundes
FanPage: Mãe da Marina
Patrimônio histórico Voluntários abraçam Igreja Matriz de Cachoeira 1080p
A TV NT Sul - NovoTempo de Cachoeira do Sul/RS transmitiu nesta data de 29 de junho de 2018, reportagem sobre o abraço simbólico que integrantes do COMPAHC, AMICUS e voluntários do Grupo Ponte de Pedra deram na Catedral Nª Sª da Conceição.
Esta ação, do pessoal que luta pela preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul, faz parte do projeto O Rio Grande Abraça o Patrimônio Cultural do Conselho Estadual de Cultura do RS.
Mercado Municipal de Mato Verde
O maior ponto de encontro social e econômico da cidade!
Parque Municipal de Toledo MG
Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia
O Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia foi construído por volta de 1890, nos tempos do Barão de Santa Mônica. O Açude da Concórdia enquadrado em 5 de Abril de 1990 pela Lei Orgânica do Município de Valença em seu artigo 180, como Área de Preservação Permanente, foi reconhecido a partir de um projeto da Associação de Defesa do Meio Ambiente do Médio Paraíba – AMA, pelo decreto municipal n° 65 de 12 Setembro de 2001, como Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, primeira Unidade de Conservação do Município.
GAVIÃO TESOURA (SÍMBOLO DO PARQUE NATURAL). Época de sua imigração: Dezembro a Julho e migração: Agosto a Dezembro. Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia por suas características naturais peculiares foi declarado pelo poder público como uma Unidade de Conservação. Foi implantado através do Projeto de Proteção dos Remanescentes Florestais da Serra da Concórdia, desenvolvido pela parceria entre PMV e IFE.RJ, com os recursos da compensação ambiental da UTE Norte Fluminense. Área protegida por lei, o Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande interesse ecológico e beleza cênica, sendo permitida a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
De paisagens exuberantes é um importante e estratégico manancial de água potável. Um dos atrativos da reserva é o Açude da Concórdia, que tem sua remanescente da Mata Atlântica (a Floresta Tropical Atlântica original foi desmatada inicial pela cultura do café e, posteriormente, para criação de gado) na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, onde são encontradas espécies animais como o inhambu, o mico-estrela, o juriti, o jacu e diversas espécies de pássaros. O atrativo se caracteriza como área de Bacia Protegida. Grande abastecimento de água para a cidade de Valença até a década de 1980. Hoje somente para o bairro são Francisco.
O Açude da Concórdia com certeza é um lindo lugar onde se mantém contato com a natureza quase intocada e um ótimo lugar para fazer um daqueles piqueniques com a família no final de semana. Suas águas transparentes e frias têm 4.170 metros de contorno. Inserido em área florestal com resquícios da Mata Atlântica. É contornado por vegetação de pastagem e um caminho gramado propício à caminhada. Durante o percurso pode-se ouvir animais como o inhambu, juriti, e o jacu.
Endereço: Rodovia RJ 145 (Valença - Barra do Piraí), bairro São Francisco - Km 45 - Entrada na estrada vicinal ao lado do ponto de ônibus do Km 45. O Parque fica cerca de 6 Km da RJ.
Saiba Mais:
Sessão Ordinária 04 de novembro de 2019
SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 04/11/2019
Pauta 37/2019
Tribuna Popular: Sra. Solange da Silva Carvalho, Vice-Presidente do CPERS/Sindicato. Assunto: projetos de alteração no Plano de Carreira do Magistério Público Estadual, no Estatuto do Servidor Público do Rio Grande do Sul e na Previdência Estadual.
Sra. Elisandra Ramos Duarte, Coordenadora Municipal do Movimento do Orgulho Autista do Brasil - MOAB. Assunto: explanação das possibilidades apresentadas e fundadas pelo MOAB em outros municípios e colaboração com ideias para melhora de vida dos autistas.
PAUTA (Período de discussão e apresentação de Emendas)
3ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 92/2019, de autoria do Poder Executivo, que Autoriza o Poder Executivo a criar Elementos de Despesa no Orçamento Corrente.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 96/2019, de autoria do Poder Executivo, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Cachoeira do Sul para o Exercício Financeiro de 2020.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 97/2019, de autoria do ver. Gilmar Dutra Vieira, que Institui a Semana de Orientação e Combate a Diabetes no Município de Cachoeira do Sul e dá outras providências.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 98/2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que Altera a Lei Municipal 3.873, de 21 de maio de 2009 e dá outras providências.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 99/2019, de autoria da ver. Telda da Silva Assis, que Dispõe sobre a vedação, no âmbito no Município de Cachoeira do Sul, de práticas discriminatórias aos grupos de LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) em estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços e similares, e dá outras providências.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 100/2019, de autoria do Poder Executivo, que Altera a redação dos incisos II e V do artigo 2° da Lei Municipal n° 2.752, de 21 de novembro de 1994.
2ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 101/2019, de autoria do ver. Igor Noronha de Freitas, que Dispõe sobre a reserva de vagas em estacionamento públicos e privados para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo no âmbito do município de Cachoeira do Sul.
1ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 102/2019, de autoria do ver. Gilmar Dutra Vieira, que Cria o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos no Município de Cachoeira do Sul e dá outras providências.
1ª Discussão do Projeto de Lei Ordinária nº 103/2019, de autoria do Poder Executivo, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS até o limite de 13.757.960,25.
ORDEM DO DIA (Período de votação das proposições)
Discussão e votação dos pareceres das Comissões de Justiça e Redação (FAVORÁVEL com Emendas), de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (FAVORÁVEL ao projeto e à Emenda Modificativa 01/2019) e da Comissão de Finanças e Orçamento (CONTRÁRIO ao projeto e favorável à Emenda Modificativa 01/2019) sobre o projeto e do PLO 08/2019, de autoria do(a) Vereador(a) Marcelo da Silva Figueiró, que Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de assentos e sistema de senhas nas casas lotéricas e similares existentes no Município Cachoeira do Sul.
Discussão e votação dos pareceres FAVORÁVEIS das Comissões de Justiça e Redação e de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Pecuária, Interior e Meio Ambiente sobre o projeto e do PLO 79/2019, de autoria do(a) Vereador(a) Luis Fernando Alves de Godoi, que Dispõe sobre o acesso via internet às sessões públicas realizadas no âmbito dos procedimentos licitatórios municipais.
RIBEIRINHOS INDÍGENAS TOMANDO BANHO NO RIO NEGRO EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA AM
São Gabriel da Cachoeira é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Situado no extremo noroeste do Brasil, é um dos municípios fronteiriços do país, fazendo divisa com dois países sul-americanos. Dista 852 quilômetros de Manaus, capital do estado, e está às margens da Bacia do Rio Negro. Limita-se ao norte com a Colômbia e a Venezuela, ao sul e ao leste com o município de Santa Isabel do Rio Negro e ao sul com Japurá. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina, além das terras indígenas de Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I, II e III e Rio Tea. O município é considerado um ponto estratégico pelo país. No município, nove entre dez habitantes são indígenas, sendo o município com maior predominância de indígenas no Brasil.
O município também é conhecido como Cabeça do Cachorro, por seu território ter forma semelhante à da cabeça desse animal. Sua área é de 109 185 quilômetros quadrados, representando 6,9512% do território estadual, 2,8335% do território da Região Norte do Brasil e 1,2851% do território brasileiro. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 43 094 habitantes em 2015, fazendo deste o décimo-terceiro município mais populoso do estado[3]
Em um caso inédito na federação brasileira, foram reconhecidas, como línguas oficiais no município, ao lado do português, três idiomas indígenas, após a aprovação da Lei Municipal 145, de 22 de novembro de 2002: o nheengatu, o tucano e o baníua, línguas tradicionais faladas pela maioria dos habitantes do município, dos quais 74% são indígenas. O município foi a primeira localidade brasileira a reconhecer outros idiomas como oficiais, além do português. Atualmente, São Gabriel da Cachoeira, Pomerode (em Santa Catarina) e Tacuru (em Mato Grosso do Sul)[6] são os três únicos municípios brasileiros a possuir mais de um idioma oficial (Pomerode reconheceu o idioma alemão como co-oficial em seu território, enquanto que Tacuru reconheceu a língua guarani como cooficial).