Best Things To Do in Guarapuava, Brazil
Guarapuava Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Guarapuava. We have sorted Tourist Attractions in Guarapuava for You. Discover Guarapuava as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Guarapuava.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Guarapuava.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Guarapuava, Brazil
Entre Rios History Museum
Parque Municipal das Araucarias
Catedral Nossa Senhora de Belem
Santuario de Schoenstatt
Visconde de Guarapuava Municipal Museum
Jordana Bier
Museu de Ciencias Naturais de Guarapuava
Parque Do Lago
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
GUARAPUAVA/PR - PARQUE DAS ARAUCÁRIAS
Guarapuava/PR - Parque das Araucárias
O parque Municipal das Araucárias é um passeio indispensável para quem for passar por Guarapuava-PR. O local é belíssimo, com muita área verde, trilhas para fazer e se conectar com a natureza. Recomendo muito a visita ao parque das araucárias.
Se curtiu o vídeo deixa um curtir, compartilhe com seus amigos e se também ainda não se inscreveu no canal não deixe de se inscrever para acompanhar todas as novidades por aqui semanalmente!
Visite o Blog: estacaomaterna.com.br
Curta a Fanpage da Estação Materna:
Siga o instagram: @estacaomaterna
E-mail de contato: liriene@estacaomaterna.com.br
[Parque das Araucárias TV] #03: I Trilha da Lua Cheia no Parque Municipal das Araucárias
PARQUE DAS ARAUCÁRIAS COMEMORA 24 ANOS COM A I TRILHA DA LUA CHEIA
Em comemoração aos 24 anos da criação do Parque Municipal das Araucárias - um dos mais belos pontos turísticos do estado do Paraná - a Prefeitura Municipal de Guarapuava por meio da Secretaria de Meio Ambiente promove no dia 01 de julho a I TRILHA DA LUA CHEIA.
O objetivo desta caminhada noturna é conscientizar os visitantes em relação a importância de uma Unidade de Conservação, como o Parque das Araucárias que preserva a Araucária (Araucaria angustifolia).
INFORMAÇÕES – A I TRILHA DA LUA CHEIA, a ser feita na noite da primeira quarta-feira (01) de julho, será em meio ao remanescente de Floresta com Araucárias do parque, na Trilha da Araucária que possuí pouco mais de um quilômetro de extensão. A caminhada noturna promete dar ao visitante a oportunidade de admirar, debaixo do luar guarapuavano, o Parque das Araucárias.
Os visitantes serão acompanhados por monitores da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. A caminhada também propícia ao visitante avistar a fauna e a flora da Floresta – com explicação dos guias. O passeio é limitado a 25 pessoas e acontece às 19h30, o agendamento pode ser feito pelo telefone (42) 3624-2214, através do e-mail semagambiente@guarapuava.pr.gov.br ou por inbox pela página do parque no facebook: /ParqueMunicipalDasAraucarias.
Em caso de chuva, o passeio será cancelado com aviso prévio via e-mail e, posteriormente, uma nova data será divulgada. É sugerido que os participantes usem calçado apropriado para trilha e leve consigo água, repelente e lanternas.
O PARQUE – Criado em 01 de julho de 1991, o Parque Natural Municipal das Araucárias é uma Unidade de Conservação que enquadra-se no grupo de Proteção Integral. A área do Parque abriga um remanescente de 23 hectares de Floresta com Araucárias, na qual a árvore símbolo é a Araucária (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção.
O objetivo básico da Unidade é a preservação de seu ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, além de possibilitar a realização de pesquisas cientificas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. (SNUC/Lei Nº 9.985/2000).
Localizado em Guarapuava/PR, a 257 quilômetros da capital Curitiba e a 389 km de Foz do Iguaçu, às margens da BR 277, o Parque conta aos domingos com a TRILHA ORIENTADA, em dois horários de início, um às 14h30 e o outro às 15h30, sendo acompanhados por monitores da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Mais informações no telefone (42) 3624-2214, no e-mail semagmambiente@guarapuava.pr.gov.br ou no facebook: /ParqueMunicipalDasAraucárias
Produção e edição: Luan Cezar Grofoski
Parque Arauárias em Guarapuava Paraná
Parque Arauárias em Guarapuava Paraná
Fauna Parque das Araucarias
Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.
Albert Schweitzer
10 pontos turisticos mais visitados de Guarapuava
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Guarapuava!
#### INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL ####
1 - Lagoa das Lágrimas
É uma formação natural que junto com os pedalinhos presentes no local se torna um atrativo, além de ter espaço para prática de Cooper e equipamentos para ginástica.
2 - Parque do Lago
O Parque do Lago possui uma ampla área verde e é o local ideal para atividades físicas como caminhadas e corridas, já que conta com uma pista de Cooper que contorna o lago. O parque também é destinado à prática de esportes e lazer, contando com uma pista de skate, parquinhos para crianças e quadra para esportes.
3 - Parque do Rio Jordão
A 6 Km de Guarapuava, o Parque Recreativo Municipal do Rio Jordão conta com diversos equipamentos de lazer como campo de futebol, churrasqueiras, lanchonetes, cancha para corrida de cavalos, pista de motocross, etc.
4 - Parque das Araucárias
O Parque Municipal das Araucárias está localizado na entrada de Guarapuava, e possui aproximadamente 3.800 araucárias preservadas, além de uma fauna rica e variada. No parque se encontra o Museu Entomológico “Hipólito Schneider”, que possui viveiro de mudas e ervas, centro de conscientização ecológica, além de um vasto acervo de fósseis, animais empalhados, etc.
5 - Museu Visconde de Guarapuava
O edifício do museu, com estilo colonial, era propriedade de Antonio de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava, um fazendeiro que contribuiu para o desenvolvimento da região. Destacou-se por ser a única casa, na época, a ter uma senzala e hoje o Museu retrata a história do município, expondo objetos utilizados pelas tribos que habitavam a região.
6 - Distrito Entre Rios
Entre Rios é um distrito a 18 Km de Guarapuava composto por cinco colônias eslavo-germânicas. Esse distrito possui belezas naturais e uma arquitetura característica, assim como a cultura, que a população procura manter viva por meio da aprendizagem da língua alemã, grupos de danças típicas, etc. Junto a essas colônias estão localizados museu, centro cultural, centros comunitários, choperia e um rico cenário natural.
7 - Catedral Nossa Senhora de Belém
Foi fundada em 1841, assumindo um estilo barroco. O maior destaque é seu acervo que consta com uma imagem originária de Portugal mandada buscar pela esposa de um dos pioneiros de Guarapuava, o Tenente-Brigadeiro Antonio de Rocha Loures.
8 - Salto São Francisco
O Salto São Francisco é a maior queda d’água da região sul do Brasil, e uma das maiores do país. Está localizada na tríplice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Na parte pertencente a Guarapuava, foi criado o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com trilhas para caminhada e vista panorâmica do salto. A queda livre é de 196 metros, o que equivale a um prédio de 60 andares.
9 - Praça da Fé
A Praça da Fé é um espaço ecumênico, o maior da região sul, localizado na área de uma antiga pedreira. No projeto, cada detalhe foi relacionado a algo divino, com raios de luz, espelho d’água, cascata, rochas, paredões assemelhados a páginas da bíblia e muitas luzes. Nesse local vários eventos ocorrem, porém o que se destaca é a Paixão de Cristo, que ocorre anualmente. A Praça conta também com paredões para escalada e rapel.
10 - Santuário Tabor das Vocações
O Santuário Tabor das Vocações foi inaugurado em 18 de novembro de 1990. É um dos santuários que fazem parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt. No município de Guarapuava a área do santuário é composta por um bosque ajardinado, capela, moradia das irmãs, salão para celebração e sanitários.
Conheça nossa Agência: turismoecia.net
[Parque das Araucárias TV] #04: Portões fechados?
Portões do Parque Municipal das Araucárias estão fechados? Luan Grofoski explica no vídeo!
* Os portões da Unidade de Conservação estarão fechados, temporariamente, em dias de condições climáticas adversas, com chuvas e ventos intensos, pois há o risco de quedas de árvores e/ou galhos. ASSISTA O VÍDEO E SAIBA MAIS!
Parque Estadual das Araucárias completa um ano de visitação pública
Programa SC em Ação
Parque das araucárias está aberto para visitação em São Domingo
O local é considerado área de preservação ambiental.
Guarapuava - Paraná
Guarapuava é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua localização no alto do Terceiro Planalto Paranaense faz de Guarapuava um dos municípios mais frios do estado, com ocasionais registros de neve.
Guarapuava deriva do termo da língua geral paulista agûarápuaba, que significa lugar do barulho dos lobos-guarás (gûará, lobo-guará + pu, barulho + aba, lugar).
Pérola do Oeste, como é conhecida atualmente, é alcunha forjada pelo jornalista Luiz Daniel Cleve.
Já habitada por milhares de anos pelos índios caingangues, a ocupação europeia dos campos de Guarapuava remonta às grandes questões da expansão territorial ibérica na América no século XVI, pois, segundo o Tratado de Tordesilhas, toda a porção centro-oeste do atual estado do Paraná deveria ser de comando espanhol.
Padre Chagas foi uma personagem importante na fase inicial do povoamento, pois procurou iniciar a ocupação baseado em alguns critérios de estética, observando as prescrições contidas na carta régia de 1 de abril de 1809, do Conde Linhares, que já determinava os padrões a serem seguidos pelas edificações. Como ponto gerador do núcleo, cita-se a Catedral de Nossa Senhora de Belém.
No ano de 1852, no dia 17 de julho, o povoado Nossa Senhora de Belém foi elevado à categoria de vila, ainda pertencente à província de São Paulo. Em 2 de maio de 1859, foi criada a comarca de Guarapuava. A Vila Nossa Senhora de Belém recebeu foros de município no dia 12 de abril de 1871 pela Lei 271, sendo desmembrada do município de Castro.
Guarapuava é conhecida pela diversidade étnica, possuindo quilombo e diversas reservas indígenas espalhadas pela região, além de imigrantes e descendentes de europeus ibéricos (portugueses e espanhóis), italianos, poloneses, alemães, sérvios, croatas, ucranianos.
A economia é variada, mas como outras cidades do mesmo porte no Paraná, ela é baseada na agroindústria. A agropecuária representa aproximadamente 18% do produto interno bruto do município. O município tem forte participação na produção agrícola do estado.
A indústrias madeireira e de celulose (incluindo derivados) são os principais ramos industriais do Guarapuava. As empresas químicas, dos ramos de bebidas, produtos alimentícios e a agroindústria também possuem forte participação. A cidade é conhecida junto com sua região pela produção de erva-mate, produto base do chimarrão. Entre as indústrias manufatureiras se destaca a Santa Maria, Iberkraft, Pinhopast, Prideli, Repinho, Polijuta, Chocalates Pietrobon, Refrigerantes Neon, Agrogen, Dalba, Erva Mate 81, e muitas outras. Embora haja indústrias de destaque em Guarapuava, as principais são a Santa Maria Papel e Celulose e a Cooperativa Agrária de Entre Rios; Em 2009, a Santa Maria e a Agrária foram classificadas entre as maiores empresas do Brasil, segundo o Anuário da Revista Exame, Maiores e Melhores.
Guarapuava é uma das maiores produtoras de batata inglesa, milho e cevada do Brasil e também uma grande produtora de soja e trigo.
A agroindústria é outro setor importante na economia municipal. A cidade conta com a maior maltaria da América Latina, que produz 20% do malte brasileiro, a Agromalte pertencente a Agrária, e também com a Brasil Foods, Agrícola Cantelli, Coamo, Codapar, Cooperativa Vale, é uma das maiores empresas no ramo de panificação do mundo, a Ireks tem sua sede do Brasil em Guarapuava, entre outras; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), sediada em Guarapuava, está dividida em três campi (Centro de Tecnologias de Guarapuava, Santa Cruz e Irati), quatro campi avançados (Prudentópolis, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul e Pitanga), e seis polos de educação à distância (Coronel Vivida, Pinhão, Bituruna, Palmital, Goioerê e Paranavaí); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Faculdade Campo Real (Campo Real); Faculdade Guairacá (Guairacá); Faculdade Guarapuava (FAG); Centro Universitário Ingá (UNINGÁ).
Guarapuava tem, como principais pontos turísticos: Lagoa das Lágrimas; Catedral de Nossa Senhora de Belém; Distrito de Entre Rios; Parque do Lago; Parque Municipal das Araucárias (onde está o Museu Entomológico Hipólito Schneider, também conhecido como Museu de Ciências Naturais, que contém a coleção do professor João José Bigarella); Museu Municipal Visconde de Guarapuava; Parque Recreativo Jordão; Salto Curucacas; Praça da Fé; Praça dos Patriarcas e Santuário de Schoenstatt.
Festas realizadas em Guarapuava: Expogua - Trata-se da maior feira da região que é realizada todo ano, expondo gado, cavalos e outros animais para criação.; Festa do Soquete de Carneiro e Paçoca de Pinhão - Realizada pelas Lojas Maçônicas de Guarapuava; Festival da Melhor Idade - Realizada pela prefeitura municipal entre os meses de agosto e outubro, é uma festa com concurso de grupos de dança da melhor idade e Festa da Peixada - Tradicional festa alemã, realizada no distrito de Entre Rios, a festa da peixada é celebrada em outubro.
Referência para o texto: Wikipédia.
PARQUE DO JORDÃO - GUARAPUAVA
Parque do Rio Jordão em Guarapuava - PR
Junho 2017.
PASSEIO NO PARQUE DO JORDÃO - GUARAPUAVA/PR
Passeio no parque do Jordão - Guarapuava/PR
O Parque do Jordão em Guarapuava Paraná é mais um lindo lugar para se visitar com a família. O Parque recreativo do Jordão impressiona pela beleza natural. Vale a pena o passeio no Parque do Jordão. Neste vídeo você vai acompanhar um pouco da magia natural deste belo local que é o parque recreativo do Jordão.
Se curtiu o vídeo deixa um curtir, compartilhe com seus amigos e se também ainda não se inscreveu no canal não deixe de se inscrever para acompanhar todas as novidades por aqui semanalmente!
Visite o Blog: estacaomaterna.com.br
Curta a Fanpage da Estação Materna:
Siga o instagram: @estacaomaterna
E-mail de contato: liriene@estacaomaterna.com.br
PPrQG TECPAR
Empresas paranaenses que se destacaram em práticas estabelecidas pelo Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foram homenageadas nesta terça (11) durante a cerimônia de reconhecimento do Ciclo 2012 da etapa paranaense do MPE Brasil -- Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG). O evento foi realizado pelo Movimento Paraná Competitivo, coordenado pelo IBQP -- Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, e parceiros, em Curitiba.
O PPrQG, por sua vez, homenageia as empresas e organizações participantes em dois níveis: Nível I -- Compromisso com a Excelência (250 pontos) e Nível II -- Rumo à Excelência (500 pontos). As conquistas credenciam a empresa a participar do Prêmio Nacional da Qualidade, o maior do Brasil na área, oferecido pela FNQ.
No Ciclo 2012 do PPrQG, foram premiadas as seguintes empresas, nas seguintes categorias:
Nível I -- Compromisso com a Excelência (250 pontos):
Finalista: RPSAVI Indústria de Softwares (Arapongas) e Secretaria Municipal de Finanças de Pinhais.
Faixa Bronze: Cal Cerro Branco (Almirante Tamandaré), Crea-PR (Curitiba) com Destaque no Critério 5 -- Informações e Conhecimento, Pietrobon (Guarapuava) e Sicoob Metropolitano (Maringá).
Faixa Prata: Gemalto do Brasil Cartões e Terminais (Pinhais).
Faixa Ouro: Sanex Comércio e Indústria Veterinária (Curitiba) com Destaque no Critério 3 - Clientes e Tecnospeed Tecnologia da Informação (Maringá).
Nível II -- Rumo à Excelência (500 pontos):
Troféu Bronze: Instituto de Tecnologia do Paraná -- TECPAR (Curitiba), DB1 Informática (Maringá) com Destaque no Critério 6 -- Pessoas. e Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas -- Unidade Maringá com Destaque no Critério 7 -- Processos.
Troféu Prata: Accion (Maringá) com Destaque no Critério 2 -- Estratégias e Planos.
Troféu Ouro: Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul - ISAE /FGV (Curitiba) e Gestão Inteligente Consultoria Empresarial (Curitiba).
Troféu Diamante: Ultragaz -- Mercado Paraná (Araucária) com Destaque no Critério 3 - Clientes e Volvo Caminhões pelo reconhecimento no Prêmio Nacional da Qualidade 2012.
Ricardo Sabbag Zipperer
Assessor de Comunicação
Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP
Levantamento da fauna que vive no Parque Barigui - Tribuna da Massa Manhã (05/09/17)
Exibido em 05/09/2017
G+ TURISMO - PARQUE DAS ARAUCÁRIAS
Parque Municipal do Passaúna
Desde 1980 o local tem seu meio ambiente protegido. O parque foi inaugurado em 1991, com 6,5 milhões m² de área. Cerca de metade dessa área é tomada pelo lago da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna, que abastece parte da cidade de Curitiba. A construção da represa inundou as instalações de antigas olarias, cujas chaminés ainda podem ser vistas no Parque.
A fauna da região é rica e variada, com muitas espécies de animais. Garças, mergulhões, canários, biguás, capivaras, tatus, jaçanãs e mesmo jaguatiricas podem ser eventualmente observadas na mata local.
O Parque possui uma trilha ecológica de 3,5 km, beirando o lago. Possui, também, Estação Biológica, ancoradouro de barcos, parque infantil, pontes de madeira, churrasqueiras e um mirante de 60 m de altura, em relação ao nível do lago
tirado da pagina
Volta no Parque das Araucárias - CRF230F
Vídeo gravado no Parque das Araucárias, Vacaria-RS #GoPro #Hero5Session #hondaracingcorporation #alpinestars #belparts
Cemitério e Crematório Ecumênico Parque das Araucárias
Um lugar onde as memórias são eternas
O Cemitério e Crematório Ecumênico Parque das Araucárias foi adquirido em outubro de 1999, e é uma unidade de propriedade e administração da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), organização presente no Estado desde 1901.
Localizado na mais bela região serrana do país, na cidade de Canela, Rio Grande do Sul, o Cemitério e Crematório Parque das Araucárias é caracterizado por ser um prestador de serviço público essencial, dotado de organização e infraestrutura com excelente padrão de qualidade.
Sua história é marcada por respeito e carinho expressos através da força da natureza. Toda a paz de um cemitério jardim onde predominam gramados, árvores e canteiros floridos, em um ambiente de beleza, bem-estar, privacidade, conforto e tranquilidade.
Conheça um pouco mais do Cemitério Parque das Araucárias neste vídeo, e informações completas sobre os serviços podem ser acessadas no endereço cemiteriodasaraucarias.com.br
WEBSERIE GUARAPUAVA, 200 ANOS - Deputado Federal Aliel Machado
Filme - Parque Cidade dos Lagos - Guarapuava-Pr
Projeto em vídeo do Parque Cidade dos Lagos, localizado na 1ª rotatória da Avenida da UTFPR em Guarapuava - PR.
Projeto desenvolvido por João Beraldo e executado por CILLA, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava.