Campo Largo/PR - Parque Newton Puppi
Gravado em 10/04/2017
Treino de XC Parque Newton Puppi em Campo Largo
DAY BY DAY Ep.1 - [Parque Newton Puppi-Campo Largo-PR]
A SK Films apresenta o DAY BY DAY, uma serie de videos onde irá apresentar a Cidade de Campo Largo de diversos olhares e ângulos.
Voo de aeromodelo sobre o Parque Newton Puppi (antiga Granja) - Campo Largo - PR
Voo de aeromodelo sobre o Parque Newton Puppi (antiga Granja) em Campo Largo - PR
Parque Newton Puppi. Campo Largo
Drone | Voo sobre o Parque Newton Puppi
Brincando pela primeira vez com um drone. Vídeo feito no Parque Newton Puppi, em Campo Largo/PR.
Wodz Kites - Visitando o parque Newton Puppi - 23/04/2017
Em um domingo totalmente sem vento, resolvi conhecer o parque Newton Puppi em Campo Largo/PR. Gostei muito e voltarei levando a pipa.
Lendas de Campo Largo - Lenda da Granja
Vídeo sobre a Lenda da Granja, elaborado a partir de trabalhos dos alunos do C.E. Sagrada Família.
Casarão de Campo Largo PR Assombrado ' um homem de Paletó cinza me deu oi com a mão '
“Esse é um dos poucos prédios históricos públicos que ainda existem e que está em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Acredito de deveria ser mais respeitado, ser restaurado e utilizado para alguma coisa, abrigar algum serviço público”, disse um leitor.
Visitando a cidade pela segunda vez, pois ao passar com meu siena, vi um homem de 1,80 de altura, Moreno claro, seco, palito cinza, gravata preta, bengala amarela, chapéu branco com uma fita preta.
Esse Sr deu com a mão para mim, pois dei a minha também! Pois ele entrou com sua bengala no casarão!
Parei o carro e fui trocar uma conversa com ele.
Mas cheguei na porta, as janelas quebradas, nenhum móvel no local.
Retornei no carro e peguei a lanterna!
Ao entrar no casarão, a porta fechou com fúria.
Meu corpo arrepiou, mantive a calma e investiguei, sendo que a conclusão é, mal assombrado, o Sr de bengala e chapéu não estava lá e, aconteceu umas coisas estranhas no local.
Fui de dia.
Conheci uma jovem cidadã Flávia e um Jovem cidadão Ray, pois foram hospitaleiros e bem educados comigo.
A intenção é retornar a noite, mas num futuro a frente quando tiver uma Equipe que não corra como eu não corro diante do mistério das lendas sobrenaturais que nos cercam ao de redor dia após dia.
Prefeitura Municipal de Campo Largo; um projeto de revitalização já está sendo feito, em processo de dotação orçamentária, previsto para ficar pronto no ano que vem. Na nova estrutura, pretende-se contruir uma biblioteca, sala de Educação Ambiental e um espaço para eventos. A Secretaria também disse que irá pedir para reforçar a segurança no local.
Fonte Folha de Campo Largo.
11 Encontro Campings World Campo Largo-PR
Décimo primeiro encontro nacional Camping's World realizado em Abril de 2016 em Campo Largo-PR (região metropolitana de Curitiba) no Camping no Sol, com a participação de clientes com barracas automotivas Camping's World, amigos e familiares.
Agradecemos ao Murilo e a Patrícia por cederem este vídeo filmado durante nosso evento.
Bruninho e PA Centro de Campo Largo
Vortiando
Parque Newton Puppi
Querer ficar forte da nisso!!! POKSKAOPKOPSOKPPOKSA
Campo Largo/PR - Igreja Matriz
Gravado em 10/04/2017
Turismo Bosque da Floresta Parque Newton Puppi
Antes de se tornar parque, o local era chamado de Chácara Floresta, cujo proprietário era Francisco Pinto de Azevedo Portugal, que adquiriu esta e outras propriedades no entorno, onde hoje estão localizados o NIS III, Creche Anjo da Guarda, entre outras no ano de 1834. O pesquisador da História campo-larguense Renato Hundsdorf, em seu livro, escreveu que na região havia sido construído um engenho hidráulico, que seria movido pelas águas do Rio Cambuí. Ali viveram muitos escravos, que cultivavam milho, feijão, batatas e árvores frutíferas.
Após várias mudanças de donos, o espaço foi doado ao Ministério da Agricultura, em 1944. No ano seguinte, 1945, foi instalada uma área administrativa e de pesquisa de campo, quando passou a se chamar Estação de Enologia. Anos mais tarde, com a instalação da Granja, o local recebeu também uma escola. Em 1982 a área foi transferida pelo governador do Paraná Ney Braga para o município de Campo Largo. O parque foi inaugurado em 2010, a partir da Lei Municipal nº 2230, que mudou o nome de Parque Cambuí para Parque Newton Puppi. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.
Prefeito de Campo Largo Marcelo Puppi
reunião a respeito do mercadão da Familia e umas novidades a mais
Volta completa Parque Cambuí
dando uma volta na pista de XC do Parque Newton Puppi (Cambuí) em Campo Largo.
Moradores de bairro em Campo Largo precisam ir a cemitério para usar celulares
Um BELO dia de Sol, BELAS paisagens numa BELA Estrada Rural
Bem vindos a mais um passeio de carro com Laudenir Ramos. Desta vez, nós estamos na Colônia Mariana em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná e de lá vamos seguir até a Vila Bancária, um bairro pertinho do Centro, onde está localizado o Parque Newton Puppi.
É mais um passeio por belas paisagens do começo ao fim. Você não pode perder, assista!
CANAL DO ARILDO BAHIERSKI
MINHAS REDES SOCIAIS:
Meu site:
FanPage:
Twitter:
Instagram:
Se inscreva no canal:
CAMPO LARGO • PR • Dirigindo Brasil【4K 60fps】Itaqui a Campo Largo - Paraná [Driving Brazil]
Campo Largo é um município brasileiro do estado do Paraná, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Pertencente à Mesorregião Metropolitana de Curitiba e à Microrregião de Curitiba, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 30 km. Ocupa área de 1 249,422 km², sendo que 13,4771 estão em perímetro urbano.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 132 002[4] habitantes, sendo então o 15º mais populoso do Paraná e o 6º de sua microrregião.
A sede tem uma temperatura média anual de 16,5°C e na vegetação do município predomina a floresta ombrófila mista. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 46 011 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 83,23%,[7] o município contava, em 2009, com 97 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,774, considerando como médio em relação ao estado.
A cidade de Campo Largo foi desmembrada de Curitiba na década de 1870. A versão de sua etimologia é o que o nome tem origem geográfica e denota a largueza dos horizontes da região na época da fundação do município, embora suas terras não passavam de uma floresta de pinheiros. Os habitantes naturais do município de Campo Largo são denominados campo-larguenses.
É conhecido como Capital da Louça devida à expressiva produção e exportação desse material. É sede de empresas como a Incepa, Porcelana Schmidt, Germer e Lorenzetti cujos produtos são conhecidos internacionalmente. O município sedia, também, uma das fontes de água mineral, a Ouro Fino. Está situado a sudeste do estado brasileiro do Paraná e pertence à Região Metropolitana de Curitiba.
O município possui os distritos de Bateias, Três Córregos, São Silvestre e Ferraria, e subdivididos por 147 bairros, loteamentos e residenciais.
O nome do município é originário de sua geografia, por serem largos os horizontes, sendo que os primeiros exploradores da região dos Campos Gerais ficaram impressionados com toda essa beleza natural comparada a qualquer um parque protegido por lei ambiental. Campo Largo foi transformada em ponto de referência, sendo que esta denominação é prevalecente a partir dos primeiros tempos em que foi ocupada, não sendo conhecida outra.
É antiga a denominação Campo Largo, vindo desde os tempos do desbravamento dos Campos de Curitiba. O coronel Antonio Luíz, português de nascimento e conhecido pelo apelido de Tigre, foi o grande pioneiro do atual município. Possuía uma sesmaria exatamente onde hoje se localiza a sede municipal. Tigre morava na Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, e ali mandou construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, templo pioneiro na vastidão dos Campos Gerais.
Prosperou a partir do final do século XVIII a Freguesia Colada de Tamanduá, que situava-se nas proximidades da Freguesia Nova (Palmeira). Quando faleceu o benemérito regional, coronel Antonio Luíz Tigre, por não possuir herdeiros, teve seus bens doados ao Convento do Carmo de São Paulo, que fundou na Freguesia de Tamanduá uma casa conventual, denominada Convento de Tamanduá que se manteve por mais de 60 anos. Com o passar do tempo os padres carmelitas, que moram no lugar, foram morrendo, de sorte que o Convento de Tamanduá foi sendo abandonado, deixando de celebrar-se ali os ofícios religiosos.
Tinha muito prestígio a Freguesia Colada de Tamanduá, que rivalizava em importância, depois de Curitiba, com São José dos Pinhais, Lapa e Castro.
Em 1819 o capitão João Antônio da Costa, que morava em Curitiba, e era possuidor de terras naquela região, doou à Nossa Senhora da Piedade parte de sua propriedade, permitindo que nela se instalasse quem bem entendesse, sem ônus algum, desde que viesse lavrar e cuidar da terra doada. Muita gente se dispôs ao empreendimento, e não demorou muito espalharam-se chaminés perfilhadas e fumacentas. Neste período o capitão benfeitor enviou ao lugar uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que mandara vir do Estado da Bahia, ainda no ano de 1816. Tomava-se necessário a construção de uma capela, cujas obras foram iniciadas em 1821, sendo executadas pelo capitão Jerônimo José Vieira e administrada por João Antonio da Costa e padre José Joaquim Ribeiro da Costa. Este sacerdote, além de fiscalizar a construção era o protetor espiritual da comunidade, a quem confessava e pregava o evangelho.
Em 1828, após o término da construção da capela, o vilarejo foi elevado à categoria de Capela Curada, por Provisão do Bispo D. Manuel Gonçalves de Andrade. O padre José Joaquim, benfeitor da comunidade, foi o primeiro a rezar missa na Igreja Primaz de Campo Largo. Depois de prestar humanitário serviço ao povoado, o padre foi substituído pelo sacerdote Justiniano Ferreira Belo.
#campolargo #itaqui
DIRIGINDO BRASIL é uma série do canal ANOLIPA e mostra trajetos de lugares, cidades e estradas filmados e estabilizados em 4K.