Mostardas
Os registros históricos citam que, já em 1742, existia na região um posto de vigilância denominado Guarda de Mostardas e que iniciou-se nessa década com a participação de portugueses oriundos de Laguna e São Paulo.
As constantes guerrilhas com os castelhanos e as invasões aos povoamentos de Rio Grande e outros locais mais ao sul, fizeram com que estas populações procurassem locais mais seguros e foram estabelecendo-se no istmo entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, onde hoje localiza-se Mostardas.
Em 1763 chegaram os primeiros açorianos, marcando os costumes e a cultura da população de Mostardas.
A Freguesia de Mostardas, como era chamada a localidade, foi criada pelo Alvará datado de 18 de janeiro de 1773, sob o nome de São Luiz Rei da França. A Lei nº 4691, de 26 de dezembro de 1963 criou o Município de Mostardas, desmembrando-o de São José do Norte. O município teve sua implantação em 11 de abril de 1964. Em maio de 1982 o então distrito de Tavares emancipou-se de Mostardas, diminuindo sua área territorial.
Por ser um dos primeiros povoados do Rio Grande do Sul, Mostardas registra o nascimento de alguns vultos, como o poeta e jornalista Possidônio Machado, nascido em 3 de março de 1878, que ficou conhecido como Marcelo Gama. Também destaca-se a figura de Domingos Menotti Garibaldi, militar italiano que participou da unificação da Itália e era filho de Guiseppe Garibaldi e Anita Garibaldi. Menotti nasceu na localidade de São Simão, hoje 3º Distrito de Mostardas
Mostardas é uma cidade com características açorianas, na parte central, suas ruas são estreitas e compridas, com casas geminadas umas nas outras e sem pátio na frente, sempre junto às calçadas. Quanto ao estilo, encontramos casas barrocas (colonial português) e neoclássicas.
15ª EXPOCACE De 17 a 20 de março de 2016 - Tavares-RS
15ª Exposição do Camarão e da Cebola vem aí nos dias 17, 18, 19 e 20 de março de 2016 na cidade de Tavares-RS