Parque da Estação de Carlos Barbosa
Parque da Estação, Carlos Barbosa, Natal 2018
Parque da Estação, Carlos Barbosa, Natal 2018
Estação Férrea – 105 anos
No dia 27 de dezembro, o prédio da Estação Férrea de Carlos Barbosa completa 105 anos. Inaugurado em 1909, o local tem enorme importância para a história do município, pois foi a partir da passagem do trem que a cidade começou a se desenvolver a passos largos.
Reportagem: Eliseu Demari
Ato entrega oficialmente a Locomotiva da Maria Fumaça em Carlos Barbosa
Trata-se de um longo processo que tramitou desde 2008, quando a estrutura passou por cessão de uso a Prefeitura Municipal
Modernização da Estrada de Desvio Machado
Projeto de Remodelação da Estrada Municipal de Desvio Machado - Carlos Barbosa
A obra proposta para o trecho de aproximadamente 3 km, compreende a duplicação, ciclovia, passeio e iluminação.
Imagens do Brasil - Carlos Barbosa - Rio Grande do Sul
Carlos Barbosa é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome é uma homenagem a Carlos Barbosa Gonçalves, governador do estado durante a República Velha.
História - A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu na década de 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíam o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.
Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dados à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa, em homenagem ao então Governador do Estado, Carlos Barbosa Gonçalves, em cuja gestão (1909 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro-Caxias do Sul.
Em 25 de setembro de 1959, foi assinado pelo então governador do estado Leonel Brizola, o decreto de criação do novo município de Carlos Barbosa.
Economia - A economia do município baseia-se principalmente no setor industrial onde destaca-se na produção de talheres, panelas, pias e equipamentos elétricos (Tramontina), calçados, esquadrias de madeira, móveis, leite e derivados(Cooperativa Santa Clara), entre outros.
Na agropecuária destaca-se a criação de gado leiteiro e a cultura de batata e milho, entre outras.
Turismo - As atividades turísticas do município estão fundamentadas na natureza exuberante, característica da região, bem como nos atrativos históricos deixados pelos imigrantes. Recentemente a administração municipal, através de concurso público, oficializou a logomarca turística do município de Carlos barbosa, incentivando assim o fortalecimento da identidade visual da cidade.
A Marca possui como foco principal os trilhos e a Estação Ferroviária de Carlos Barbosa, juntamente com a caixa d’água que abastecia todo o município, símbolos históricos do desenvolvimento do município. Também inserida nesta composição está a torre, elemento marcante do centro da cidade e muito apreciada pelos barbosenses e turistas.
Ao lado da Estação estão três faixas que possuem significados específicos, e que traduzem o desenvolvimento do município. A faixa cinza representa o metal, remetendo às antigas ferramentas inicialmente fabricadas pela Tramontina e sua representatividade para a economia de Carlos Barbosa, bem como todas as outras indústrias metalúrgicas que aqui se firmaram. A faixa laranja faz alusão à ACBF, reconhecida mundialmente por suas conquistas esportivas. Por fim, a faixa amarela representa os deliciosos queijos que Carlos Barbosa produz, provenientes da significativa produção leiteira da cidade.Marca turística oficial do município.
Algumas atrações turísticas - o passeio de Maria Fumaça, cuja estação final é a estação de Carlos Barbosa;as igrejas; os capitéis; os passeios pelo interior do município; as festas tradicionais, entre elas, o Festiqueijo
Esporte - Dentre os esportes praticados em Carlos Barbosa destacam-se: o mundialmente conhecido time de futsal, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF); a rampa de saltos de parapente; a pista de motocross, onde é realizada uma etapa do campeonato brasileiro desse esporte;o futebol americano, esporte que vem crescendo no estado, através do Carlos Barbosa Ximangos; as várias equipes de bocha, esporte tradicional da colônia italiana; as várias equipes de bolão, esporte parecido com boliche, mas com algumas modificações, praticado pela colônia alemã; downhill é praticado por vários jovens da cidade.
Clima - O clima está classificado como subtropical de altitude, e as temperaturas absolutas variam entre -6 e 36 graus centígrados, com uma precipitação pluviométrica média anual de 1 500 milímetros. A média de temperatura é de 18 graus centígrados, com invernos frios, e verões com temperaturas elevadas. Os meses mais quentes, janeiro e fevereiro, têm temperatura máxima média de 26 graus centígrados e mínima média de 17 graus centígrados, enquanto os meses mais frios (junho e julho) têm máxima média de 15 e mínima média de 7 graus centígrados. Outono e primavera são consideradas estações de transição. O município tem maio como o mês mais seco, quando ocorrem 109 milímetros de precipitação, e março como o mais chuvoso, quando a média fica em 206 milímetros.
Fonte do texto: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!
Carlos Barbosa no RS
Um passeio rápido na estação de trem turístico em Carlos Barbosa. Apesar de não ser alta temporada quando faz muito frio, tinha muito turista aproveitando a volta ao passado com o passeio de Maria Fumaça.
Gramado e Canela Parte 6 - Estação Verde Adventure Park
No vídeo de hoje vocês irão conhecer o Estação Verde Adventure Park. Neste parque, o visitante tem várias opções de atividades em meio à natureza. São cavalgadas, Quadriciclo, Tirolesa, Paintball e muitas outras.
Desta vez, nós optamos pelo passeio de quadriciclo e pela tirolesa superman, que recebe este nome devido ao fato do praticante realizá-la utilizando uma roupa de voo em asa delta. Resumindo: O praticante vai deitado. Assistam o vídeo e divirtam-se.
TREM NA SERRA DO MAR - MARUMBI - RAILWAYS BRAZIL - HD - By FARINA
TREM NA SERRA DO MAR - MARUMBI - HD - RAILWAYS BRAZIL - By JOSÉ CARLOS FARINA
Praça de carlos barbosa
Time Lapse de Natal na Praça de Carlos Barbosa RS
Trem Z47 com destino a Santa Maria passando Km 397,200 em Umbu RS
Trem Z47 com GT26MC 8232 G26CU-MP 4511 Slug 3661 (ex G12) e G26CU-MP 4515, 75 vagões vazios com destino a Santa Maria passando Km 397,200 em Umbu RS. Dia 23/01/2013
TREM MARIA FUMAÇA Bento Gonçalves RS PARTE 04
Passeio de trem a vapor Bento Gonçalves RS Brasil
Maria Fumaça Epopéia Italiana Serra Gaúcha
PARTE 04 Estação Ferroviária Carlos Barbosa RS
Dezembro 2015
MARIA FUMAÇA Bento Gonçalves RS BRASIL PARTE 04
Rec / Edit : Ricardo Lucasin
Passeio de Maria Fumaça - Município de Carlos Barbosa | AntigoVisor E05 | Gramado e Canela RS #04
Passeio de Maria Fumaça - Município de Carlos Barbosa
Nesse vídeo mostramos um pouco do bairro de Carlos Barbosa - RS, onde tem a fabrica da Tramontina (e o seu robô hilário). Além disso, fizemos um passeio de Maria Fumaça (trem), que passa por Bento, Garibaldi e Barbosa, onde depois chegamos ao destino final que é a fábrica de Vinhos Aurora. Nessa locomotiva, pode-se ir ouvindo músicas típicas gauchas, além de tomar o vinho que é oferecido em toda parada. Um passeio muito bom!! Super recomendado!
Especial de Gramado & Canela - Rio Grande do Sul (RS)- Brasil !
Nesse programa especial, daremos várias dicas e informações legais de como viajar para Gramado e Canela e o que fizemos por lá!
São vários mini vídeos explicando o que passamos e onde fomos nos passeios! Descubra parques, lojas, atrações e colecionáveis imperdíveis!
Essas dicas podem lhe ajudar também, quando for fazer sua próxima viagem!
É o melhor programa do momento!!!!!
Curta e compartilhe o Antigovisor! Assina o canal!!!
Comente aqui que sempre respondemos!
antigovisor.com.br
facebook.com/antigovisor
Trem Maria fumaça rumo passando pela estação ferroviária fanfa Porto Batista Triunfo.
CIDADE MÓVEL NA CARLOS BARBOSA EM FRENTE AO OLÍMPICO
Trem turístico com destino à Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.
Portal Adesso: Especial Carlos Barbosa vista de cima
A equipe da ADESSO TV sobrevou os pontos turísticos de Carlos Barbosa e as comunidades de Santo Antônio de Castro, São Sebastião, Cinco da Boa Vista, Arcoverde, Torino, São Rafael, Alpinada e as Linhas 19 e 12.
Clique e conheça o interior da Terra do Leite e do Queijo.
portaladesso.com.br
Rosario do Catete, Sergipe - Estação ferroviária - Cultura do desperdício
Durante o apogeu dos senhores de engenho dessa pequena parte de Sergipe, sua pomposa estação para os padrões da pequenina cidade recebia a minúscula aristocracia com toda a pompa que a esses momentos era reservada. Sem povo, e com a mesma minúscula aristocracia logo se mudando para centros maiores, na primeira crise do açúcar a estação ficou às moscas. Inexplicavelmente não foi reutilizada para outros fins como ocorre na Paraíba do Sul (RJ), e especialmente em Piranhas (AL), apesar da alta renda municipal auferida pelo município de Rosário do Catete. Ao menos no seu exterior, apesar do mato que insiste em cobri-la, a estação parece em bom estado.
EFCA | Parque Ipanema - Estação Pouso de Água Limpa
Imagens sem edição do percurso completo da Ferrovia Caminho das Águas desde o Parque Ipanema até a Estação Pouso de Água Limpa, localizada no centro de Ipatinga, MG, que se encontra em recuperação para receber a Maria Fumaça que estava desativada desde 2008.
A Maria Fumaça de Ipatinga é usada apenas como atração turística na área do Parque Ipanema, pela Estrada de Ferro Caminho das Águas.
A máquina de origem alemã foi fabricada em 1937 e é movida a vapor, percorre 2,6 quilômetros de trilhos - são 5,2 km de ida e volta - pela margem direita do ribeirão Ipanema, puxando dois vagões com capacidade total para 70 passageiros.
A Maria Fumaça, doada ao município pelo engenheiro José Mauro Cardoso de Oliveira, foi tombada pelo patrimônio público de Ipatinga no dia 4 de novembro de 1999, pelo decreto/Lei: Lei 1.727 de 04/11/1999.
Passeio de Trem no Parque das Nações