Pelé e a preparação do Brasil em Lambari para a Copa de 66
CORRIGINDO INFORMAÇÕES, em 04/01/2017: os treinos na cidade, de fato, se realizaram em 1966. AGRADECEMOS aos amigos inscritos do canal que nos alertaram. Procedemos com mais pesquisas em arquivos jornalísticos e históricos e constatamos os erros.
Mais uma vez agradecemos, e qualquer informação complementar, estamos à disposição, tanto aqui nos comentários, quanto em nosso endereço de e-mail do canal (dicolage@gmail.com).
Em 1966, a seleção brasileira (CBD) visitou a cidade de Lambari e utilizou o campo do Águas Virtuosas para fazer a preparação para a disputa da Copa do Mundo da Inglaterra. O time brasileiro treinou durante 9 dias e deixou as marcas de sua passagem pelo clube. Os pés, mãos e assinaturas de Pelé, Garrincha e Manga, foram registrados em uma lápide, que era guardada como uma verdadeira preciosidade, porém, há relatos do sumiço destas peças. A data da gravação é 17 de abril de 1966. A seleção ainda passou por mais quatro cidades diferentes antes de viajar para a Europa: Caxambu, Teresópolis, Três Rios e Niterói. Em Lambari, a seleção ficou hospedada no Hotel Itaici. Nas imagens é possível ver Pelé no centro do bobinho, a entrada do velho estádio do Águas, o goleiro Manga se exercitando na volta do Lago Guanabara, Tostão fazendo exames médicos, os jogadores nas fontes minerais do Parque das Águas, e Pelé e o Mílton do Parque brincando com um curió na gaiola.
Local: Estádio do Águas Virtuosas Futebol Clube
Custódia/Filme: Cinemateca Brasileira
Imagens: arquivo jornalístico TV Tupi;
ATENÇÃO: ÁUDIO NÃO RECUPERADO.