Conheça o que Pederneiras tem de melhor
Aspecto Gerais do Municipio de Pederneiras - SP
LOCALIZAÇÃO
Área: 743 Km2
Distâncias
São Paulo: 320 Km
Bauru: 30 Km
Jau: 22 Km
Paraná: 140 Km
Mato Grosso: 380 Km
Minas Gerais: 240 Km
Rodovias de acesso
Principal SP-225 Rod. João Ribeiro de Barros.
SP 261 Rod. César Augusto Sgavioli (Pederneiras / Boracéia)
Osni Mateus (Pederneiras / Macatuba)
Vicinais para Usina São José, Guaianás, Vanglória e Santelmo
Aniversário do Município: 22 de maio
População aproximada atualmente: 42 mil habitantes
Urbana: 88%
Rural: 12%
Números de Eleitores: 28.850
Casas: 11.353
Terrenos: 7.059
Origem do nome de Pederneiras: Pedra de Fogo
Padroeiro da cidade: São Sebastião
GEOGRAFIA
Localização: O município de Pederneiras situa-se em posição bem central (centro-oeste) em relação ao Estado de São Paulo, ocupando uma área de 743 Km2. Tem como limites: Arealva e Bariri ao norte; Boracéia, Itapuí, Bariri e Jaú a leste; Lençóis Paulista e Macatuba ao sul ; Agudos e Bauru a oeste.
Distritos: O Município possui 3 distritos: Guaianás (oeste); Vanglória (sul); Santelmo (norte).
Hidrografia: O principal rio do município é o Tietê. Os outros mais destacados são: rio Bauru e o Ribeirão Pederneiras, Ribeirão do Veado, Ribeirão Água Limpa, Ribeirão dos Patos, desaguando todos no Rio Tietê.
Solo: O solo da região é formado pelo arenito de Bauru e por variedade de terrenos de massapé, de excelente fertilidade.
Vegetação: a reserva natural é de pouca significação. Havendo reflorestamento de pinus e eucaliptos. Cerca de 70% do solo rural é ocupado por culturas de cana e por pastagens para o gado.
População: a estimativa atual do município é de 43 mil habitantes.
Economia: Agricultura – Há predomínio da cultura de cana-de-açúcar, seguida das culturas de café, citros, milho, feijão etc.
Pecuária: predominância do rebanho bovino, para leite e corte. E em menor escala frangos para corte e ovos, suínos, eqüinos, etc.
Indústria: Existem estabelecimentos industriais, distribuídos entre os ramos de mecânica, química, minerais não metálicos, beneficiamento de produtos agrícolas, artefatos de madeira, confecções e outros. Destacando-se a fábrica Equipamentos de Construção Ltda (VOLVO), TORQUE, QUINTELA, AB/BRASIL, CARAMURU, COINBRA, THERMIC, PEDERTRACTOR, CARTONAGEM SALINAS, AJINOMOTO, várias confecções e indústria de induzidos que possui cerca de 100 empresas e emprega 10% da população. Não se pode esquecer que as pequenas indústrias contribuem em muito para o desenvolvimento da cidade, além de gerarem muitos empregos.
Bancos: A rede bancária é composta pelas agências : do Banco do Brasil, Santander Banespa, Bradesco, Itaú, Caixa Ecônomica Federal e Caixa Ecônomica Estadual.
Educação: O ensino no município é proporcionado por 09 escolas estaduais de primeiro e segundo graus, 03 escolas municipais de ensino fundamental, 15 escolas de educação infantil (maternal, Jardim I, Jardim II e Pré) mantidas pela Prefeitura Municipal, escolas com cursos técnicos, ensino supletivo que funciona na E.E.P.G.”Eliazar Braga”, prédio tombado pelo patrimônio histórico. Há ainda escolas de línguas e de informática e 7 creches, sendo 5 municipais e 2 mantidas por órgãos assistenciais. A cidade possui ainda 03 faculdades: Uniararas e Facinter são telesalas e a FGP presencial.
Saúde: O município possui 9 unidades básicas de saúde que atendem gratuitamente a população. Possui ainda, um Centro de Especialidades Odontológicas que beneficia aproximadamente 1000 pessoas todos os meses, um Centro de Atenção à Saúde da Mulher com exames de ultrassom e mamografia gratuitamente e um Posto de Saúde da Família.
Transportes :
Rodoviário: O município é servido por duas rodovias estaduais asfaltadas, com uma pista e duas faixas de trânsito, SP-225 e a SP-261 e é servido pelas empresas : Mourão, Reunidas eExpresso de Prata.
Comunicações:
Recreação, Lazer e Cultura: Pederneiras possui as seguintes opções : Clube Alvorada, Clube de Campo, Ginásio de Esportes, Quadras de Futebol e Praças Públicas, Centro de Lazer, Parque Ecológico, Cinema , Teatro Municipal e Biblioteca Municipal.
Monumentos: Castelo Furlani construído por Fausto Furlani e seus familiares, conforme fortes padrões de segurança, de 1911 a 1914
A Escola Estadual de Primeiro Grau “Eliazar Braga”, incluída no projeto memória escolar em 1986.
A Biblioteca Municipal foi criada pelo Prefeito Municipal Michel Neme em 21/08/57 pelo Decreto nº 497/57. Recebeu a denominação “Paula Rached”, quando o Prefeito Municipal era Waldomiro Fernandes Mateus, pelo decreto 867/81, em 4/12/81 e foi instalada no Parquinho. Em 1987, o Prefeito Giácomo Bertolini transferiu-a para o andar superior da Prefeitura Municipal, hoje, na gestão da prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha funciona na rua Benjamim Monteiro, O-146.
Grupo Corpo Brazilian Dance Theater (Performance/Lecture)
The Brazilian dance company Grupo Corpo, which literally means “Body Group,” began as a family affair. In 1975, in the city of Belo Horizonte, brothers Paulo and Rodrigo Pederneiras established a dance school in the home of their parents. With dreams of creating a dance company, Paulo and Rodrigo enlisted their sister Miriam as a dancer and brother Pedro as stage manager. Three of their closest friends also joined, making up the rest of the company. Paulo became the company’s artistic director while Rodrigo choreographed all the dances. The company shows through demonstration and performance how the dance forms and music of Brazil are combined with the classical dance tradition. Fusing Brazilian spirit with African rhythm and the grace of classical ballet, the company explains and demonstrates these cultural influences and performs excerpts from the company's repertoire, including excerpts from two of the company’s most well-known works, Parabelo and Benguelê (recorded in 2002 at C. D. Hylton High School in Woodbridge, VA).
Daiany e Jean: Time Lapse casamento em Pederneiras
Equipe Mazzo Fotografias
Agenda Curta! - Grupo Corpo 40 Anos (com Rodrigo Pederneiras)
Curta! Arte, Cultura, Pensamento e Sociedade com consistência na sua TV. Na NET 56, GVT 83, Claro TV 69, OiTV 76, VivoTV 103
Acesse o Facebook e fique por dentro das últimas novidades do canal:
Rodrigo Pederneiras fala sobre a trajetória do Grupo Corpo
RODA DE CONVERSA - RODRIGO PEDERNEIRAS COM MEDIAÇÃO DE RUY FILHO
Conversas são formas especiais de encontro. Quando com artistas, servem também à ampliação do convívio com suas artes, buscam superar as falas sobre espetáculos específicos e aproximar os interesses e inquietações que levam os artistas a criarem. São essas conversas, portanto, encontros únicos, especiais com ideias e visões de mundo. Encontros sobre o como reconhecem o agora, ao tempo em que observam as possibilidades de futuros à arte, cultura, indivíduo, sociedade e a todos nós.
Neste encontro, recebemos o coreógrafo do Grupo Corpo desde 1978. Rodrigo tem seu trabalho hoje reconhecido nacional e internacionalmente. Já coreografou para o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Balé do Teatro Guaíra, o Balé da Cidade de São Paulo e a Companhia de Dança de Minas Gerais. Fora do Brasil: Companhia da Deutsche Oper Berlin (Alemanha), Gulbenkian (Portugal), Les Ballets Jazz de Montréal (Canadá), Stadttheater Saint Gallen (Suíça) e Opéra du Rhin (França).
#Interlocucoes #FestCuritiba #FestivalDeCuritiba #OFestivalParaTodos #grupocorpo
Close-Up with Gabriel Pederneiras of Grupo Corpo
Gabriel Pederneiras of Grupo Corpo talks about the contemporary dance group’s history, Brazilian roots, and joyful style.
Performing in The Kennedy Center's international festival, Iberian Suite: global arts remix, March 3-24, 2015:
Eduardo Camaleão vs Douglas Carvalho Alves Mahal - SFL
Confira o combate entre Cameleão da BTT e Douglas Carvalho Alves da Relma Combat, pelo Super Fight Lafaiete.
Grupo Corpo - Parabelo | 1997
coreografia: Rodrigo Pederneiras
música: Tom Zé e Zé Miguel Wisnik
cenografia: Fernando Velloso e Paulo Pederneiras
figurino: Freusa Zechmeister
iluminação: Paulo Pederneiras
No interior do Brasil, os ritmos são os personagens de uma cultura que nunca para de se transformar. A música de Tom Zé/José Miguel Wisnik parte desta característica e faz dela sua fonte. A coreografia materializa o traço que mais tem distinguido a obra de Rodrigo Pederneiras: o trânsito entre a arte popular e a arte erudita. Aqui, estas fronteiras estão dissolvidas.
Parabelo irradia aquilo que vem da terra. E apresenta um Brasil polvilhado de nuances regionais.
In the interior of Brazil, rhythms are characters of a culture which is continuously changing. The music of Tom Zé / José Miguel Wisnik bases itself on this characteristic and uses it as a source.
The choreography represents the strongest characteristic of Rodrigo Pederneiras’ work: the ability to travel from the popular art to the erudite art. Here there are no frontiers.
Parabelo emanates the characteristics of the land.
It introduces a Brazil filled with regional nuances.
Amostra de Dança de Pederneiras - Flash Dance
jose aldo e keny florian na disputa de cinturao para campeao de embaixadinhas.flv
jose aldo e keny florian na disputa de cinturao para campeao de embaixadinhas.
RETIRO 2017 UMADI DOIS CORREGOS E PEDERNEIRAS
Entrevista TEASER 9 O OLHAR NA DANÇA com o coreógrafo Rodrigo Pederneiras
Trecho de entrevista com Rodrigo Pederneiras, coreógrafo do Grupo Corpo (MG). Vídeo feito pelo projeto O OLHAR NA DANÇA, que entrevistará 30 coreógrafos no Brasil em busca de saber mais sobre o processo criativo na dança contemporânea.
carnalegria01 praça 2502
Apresentação da Pederneiras Jazz Band na Praça da Matriz. Carnalegria 2017 - Carnaval da Prefeitura Municipal de Pederneiras
IL MONDO - Arr. PEDERNEIRAS JAZZ BAND (Part. Esp. HENRIQUE CONTE)
ANIVERSÁRIO DE 13 ANOS DA PEDERNEIRAS JAZZ BAND + ALUNOS DO PROJETO PRÓ BANDA
DATA 06/09/2013
LOCAL: TEATRO FLAVIO RAZUK
Pedrinhas Paulista - 63 Anos - Programação
Pedrinhas Paulista...63 anos, de 18 a 20 de setembro, venha comemorar conosco!!
Confira a programação:
Dia 18/09
19h00 - Festival de Ginástica e Dança no Cine Teatro 21h30 - Show com Léo e Giba
Dia 19/09
21h30 - Show com Evandro e Agnaldo
Dia 20/09
08h00 - 2ª Corrida e Caminhada de Pedrinhas na Praça Roma
10h00 - Missa em Homenagem ao Aniversário
12h00 - Almoço com música ao vivo nas Barracas
15h30 - Desfile Cívico às 15h30 na avenida Brasil
21h30 - Show com a Banda Café Society
* Todos os dias Parque de Diversões e Praça de Alimentação
Realização: Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista
Apoio: Câmara Municipal de Pedrinhas Paulista
Prefeitura mobiliza cineastas e emissoras na guerra contra o crack (08-07-2013)
A Prefeitura do Recife reuniu 30 cineastas e quatro emissoras de TV em uma grande mobilização de combate ao crack na cidade. O prefeito Geraldo Julio esteve com o grupo para debater o tema nesta segunda-feira (8), em almoço realizado no Arcádia Petit, em Boa Viagem. Os diretores vão produzir vídeos de conscientização contra a droga, que serão veiculados nas TVs Globo, Jornal, Tribuna e Clube. Com o tema 30 segundos contra o crack, o material também será aproveitado na construção do Plano Municipal de Combate ao Crack, que será lançado pela PCR ainda este mês.
Acesse e acompanhe as novidades da Prefeitura do Recife.
Elisangela no festival sertanejo em Dois Corregos - SP
Grupo Corpo - 21 (1992)
coreografia: Rodrigo Pederneiras
música: Marco Antônio Guimarães | Uakti
cenografia: Fernando Velloso
figurino: Freusa Zechmeister
iluminação: Paulo Pederneiras
2º ATO DE MANIFESTAÇÃO PÚBLICA/PACÍFICA EM ASSIS/SP - VIDEO 2
Este ATO aconteceu no aniversário de 108 anos do município de Assis. O Movimento foi pacífico, reuniu um número bem menor de pessoas em relação ao primeiro, porém foi mais rico nas reivindicações e grupos identificados. Assis está caminhando, PASSO-A-PASSO para uma política participativa. Desejamos que o cidadão conquiste, enfim, seu espaço nas tomadas de decisão do Executivo até que o município reflita verdadeiramente o anseio do seu povo. GRUPO REVOLTA PÚBLICA
Grupo Corpo | Auditorium Theatre | Feb 28 - Mar 1
Learn more and buy tickets:
World famous Brazilian dance troupe, Grupo Corpo, makes their Chicago debut. The National says Grupo Corpo “shows the happy marriage between dance, music and visual arts as well as the innovative and seamless blend of Brazilian dance traditions and western modern dance styles.” Grupo Corpo choreographer, Rodrigo Pederneiras says “I’m guided by a Brazilian way to see the life which is colorful, rhythmic and always looking forward.” (Houston Chronicle)