ARRAIOLOS - ALTO ALENTEJO
FOTOS CEDIDAS POR BERNARDO NUNES;
LINDA ARRAIOLOS INTERPRETADA PELO RANCHO DE ARRAIOLOS;
MONTAGEM DO VÍDEO POR LUÍS MILHANO ;
ARRAIOLOS é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 3 380 habitantes.
É sede de um município com 684,08 km² de área e 7363 habitantes (2011) , subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche.
As freguesias de Arraiolos são as seguintes:
Arraiolos
Igrejinha
Sabugueiro
Santa Justa
São Gregório
São Pedro de Gafanhoeira
Vimieiro
Arraiolos possui muitos locais de interesse dos mais variados tipos. No que toca a aspectos Histórico-Culturais destaca-se o Castelo de Arraiolos, um dos únicos castelos circulares do Mundo, a Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia de Arraiolos e a Igreja Matriz de Vimieiro, a Ermida de São João do Campo, Santana do Campo, o Palaácio da Sempre Noiva de Arraiolos e o Palácio dos Condes de Vimieiro, Vimieiro, de destacar também o Pelourinho de Arraiolos e todo o centro histórico. No património Paisagistico de destacar, entre várias, a Albufeira do Divor e a Zona de Vale de Paio, zona de passagem do Rio Divor, acessível através Ecopista de Arraiolos.
Artesanato
De destacar os Tapetes de Arraiolos, com séculos de história, bordados à mão por gerações e gerações de bordadeira, fazem parte do artesanato mais conhecido de Portugal, estando a ser preparada a sua candidatura a Património Da Humanidade.
O Concelho também é rico em Montado, pelo que artigos em cortiça também fazem parte do Artesanato Local. Destaca-se também os Artigos em Barro.
Arraiolos, Alentejo, Portugal terra de tapetes e com um castelo redondo!
Algumas fotos de Arraiolos e claro, do Alentejo. Paisagens e montes alentejanos, os tapetes, barragens, a cortiça, os animais e o castelo sempre presente lá no alto. Há ainda as casas típicas, a pousada, o aeródromo a fonte da pedra, a praça, o pelourinho e as aldeias em redor de Arraiolos. Terra de empadas, pastéis de toucinho, bom vinho, paios, mel e ainda bons queijos. A somar a isto tudo há ainda gente boa!
ST 2011 Spain Portugal 3 VICOSA, ARRAIOLOS.avi
The Seminar Travel crew visits Vila Vicosa and Arraiolos in eastern Portugal.
VILA VICOSA MUNICIPALITY Muslim until 1226, expanded when it became seat for the dukes of Braganca.
PACO DUCAL Begun 1501, refurnished 1640. Remodeled 16th, 17th centuries to sober Mannerist style.
CASTELO DE VILA Early 14th century, by King Dinis to protect against Castilian invasions.
________
ARRAIOLOS, PORTUGAL
CASTLE, VILLAGE, CONVENT, FOUNTAIN, PUBLIC BUILDINGS:
Typical central Portugese village, surrounding 14th century castle. Est. 300 BC by local tribes or Celts.
Local Landmarks:
Camara Municipal, Convento dos Loios, Castelo de Arraiolos,
Praca Lima e Brito, Pelourinho, Fonte de Pedra, Pacos do concelho,
Salao Nobre
Welcome to the Beautiful Vila de Redondo in Portugal
Vila de Redondo is a beautiful Alentejo village, the county seat, much famed for its products in clay and for its wine quality.
The entire region of Redondo presents traces of occupation since ancient times of prehistory, with numerous megalithic monuments of great interest, such as Antas Vidigueira, the hiver, Sale of the Duke and the Candeeira, among many others.
Its calm and simple streets, low white houses decorated with a cheerful color range, breathe the peace of mind of the Alentejo region, in interesting monuments such as the Castle, the Mother Church (sixteenth and seventeenth centuries), the Mercy in beautiful Manueline style, the Calvary (seventeenth century) or of Our Lady of Health of the seventeenth century, as well as the precious Pelourinho the village.
The combination of fertile granite and schist soils enable the production of one of the greatest assets of the region: wine, this being one of the regions of Denomination of Controlled Origin (DOC) in the country.
The tradition in Redondo is still what it was, taking place today craft with good old techniques that characterize it, such as the production of utilitarian and decorative pieces in clay, with very own decorations, some with floral motifs, other depicting the daily life of the rural Alentejo.
These two important types of typical Redondo production are evident in the two museums dedicated to them: the Wine Museum and the Clay Museum.
Very close to the village is the beautiful Convento de São Paulo, also known as Convento de São Paulo da Serra de Ossa, or Convento da Serra D'Ossa, located in the Serra de Ossa, one convent building of the fourteenth century, nowadays transformed into a reputed luxury hotel.
Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de férteis solos de granito e xisto possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu Barro.
Bem próximo da Vila fica o bonito Convento de São Paulo, também conhecido por Convento de São Paulo da Serra de Ossa, ou Convento da Serra D’Ossa, situado na Serra de Ossa, um edifício conventual do século XIV, hoje em dia transformado num reputado hotel de luxo.
Marvão - Alentejo - Portugal
A Vila de Marvão destaca-se de modo singular das demais povoações do território. Encontra-se implantada no topo da Serra do Sapoio a uma cota que oscila entre os 800 e 860 metros, numa plataforma totalmente emoldurada por murallhas.
A singularidade do sítio, desabrigado, ermo, sem terra para amanhar, explica que o seu povoamento fosse necessariamente forçado. A vila nasceu e cresceu à sombra do Castelo, começando por albergar os cavaleiros e seus servos, os soldados, os canteiros, os artífices e todos aqueles que voluntária ou involuntariamente, no decorrer dos tempos, ajudaram a defender ou procuraram abrigo dentro da cerca medieval.
O crescimento urbano acompanhou o crescimento demográfico que teve a sua expressão máxima no século XVI. A ocupação construída começou por envolver o arruamento principal à data, o qual unia, a meia encosta, de modo mais suave e curto, a distância entre a porta principal ( Portas da Vila) e o Castelo. É neste percurso que aparecem, simultaneamente, algumas das construções mais eruditas, mais arcaicas e de maior porte. Subindo a Rua das Potas da Vila, abre-se o Largo do Pelourinho, a enquadrar o edifício dos antigos Paços de Concelho (séc. XVI) - com a Cadeia no primeiro piso e o Tribunal nas traseiras - ladeado pela Torre do Relógio e por uma torrinha sineira adossada à fachada poente.
A outra rua importante chama-se de Cima e começa nas Portas de Rodão, para desembocar também no referido largo e tomar o percurso do Castelo. Uma centena de metros mais acima surge a Casa do Governador militar da praça, com belas sacadas em ferro forjado do séc. XVII, paredes meias com antigas instalações de um Seminário e com a Igreja do Espírito Santo. No Largo que se abre defronte, a setecentista Fonte do Concelho. Continuando a subir, falta-nos a Rua do Castelo para chegar ao dito, ladeado por alguns edifícios de três pisos que atestam a topografia pronunciada do sítio.
São inúmeros os edifícios que se destacam pela sua beleza formal ou pelo porte, fossem de habitação ou de função, mas é sobretudo notável a unidade e coerência do tecido construído no seu todo. Casario, ruas, e ruelas, largos, terreiros, quintais acanhados, muros altos envolvendo os poucos logradouros existentes, constituem um bloco, dando a sensação que se construiu na massa compacta do afloramento rochoso, endentando os edifícios.
O conjunto das construções civis e religiosas segue sempre os mesmos princípios construtivos, conforme convinha ao sítio e às circunstâncias: as paredes, em alvenaria de pedra agarrada com cal; os pavimentos, em sobrado ou elementos cerâmicos quando térreos; os telhados, executados com telha mourisca assente em estrutura de madeira (geralmente castanho); rebocos, executados com argamassa de cal, cal que serviu igualmente para os pintar de branco.
As construções têm um, dois ou três pisos, determinados pela função que exerciam, pela exiguidade de terreno ou perante a necessidade de se adaptar à topografia do local. Uma das dificuldades maiores que se deparou aos construtores, foi a extrema dureza do solo, (quartzitos na generalidade do terreno).
O abandono provocado pelo êxodo das populações a partir de um longo período de guerra que começou em 1640, permitiu que a vila chegasse aos nossos dias quase incólume na sua expressão antiga, irrepreensivelmente rodeada pelas muralhas da fortaleza, sem requebros nem excrescências do seu tecido urbano para extramuros.
Sousa Lino
Domingos Bucho
cm-marvao.pt/
Salvador de Bahia - Brazil - Day 05 - Travel Show
Salvador de Bahia - Brazil - Day 05 - Travel Show - Al Arabiya TV - Laith Bazari
اليوم الخامس - سلفادور دي باهيا - البرازيل - قناة العربيه - ليث بزاري
Castelo de Penedono , DJI phantom 3 vision
Pequeno video do nosso lindo castelo de Penedono.
Video realizado no dia 17-2-2017
Production: antela
Music: Otis McDonald
Video: antela
Location: Penedono, Viseu
Festa de Santa Bárbara em Azinhoso - Mogadouro
Parte da Procissão no dia 21 de Agosto de 2016
Azaruja - Évora - Palácio e Igreja do Conde de Azarujinhha
Azaruja
A origem da aldeia, Azaruja, provém da ribeira da Razucha, de acordo com o Tombo das Delimitações do Concelho de Évora, em 1536. Mais tarde passou a denominar-se Vila Nova do Príncipe (nome que a República não homologou).
A constituição da mais populosa e industrializada aldeia do concelho de Évora, remonta à segunda metade do séc. XVIII e foi fundada, segundo os dados disponíveis, pelo Alcaide-mor do Castelo Ventoso, Martim Lopes Lobo em terras suas para delas fazer vila.
Após a implantação do regime constitucional Azaruja viu com prazer a montagem no seu seio de fábricas de cortiça. Foram os ingleses e catalãos os primeiros a construírem as suas fábricas de cortiça e trouxeram a prosperidade de Azaruja.
É por este motivo que a população de Azaruja apresentava um carácter misto, cosmopolita e rural, sendo frequente ouvir-se falar português e espanhol. Desta diversidade de raças saiu um tipo inconfundível em todo o Alentejo.
Existem na freguesia alguns imóveis com grande interesse cultural, de entre os quais se destacam o Pelourinho, a Igreja Paroquial, o conjunto do Palácio do Conde da Azarujinha.
A vila de Azaruja começou a ter importância na segunda metade do século XVIII, no local situado a cerca de dois quilómetros da igreja paroquial. Aí se desenvolveu a indústria corticeira, que ainda hoje é a principal actividade da vila. A Azaruja teve efemeramente, durante o século XIX, o nome de Vila Nova do Príncipe. Para o desenvolvimento populacional da freguesia contribuiu também, no final do século XIX, o Conde de Azarujinha, que aforou as suas propriedades em courelas, dando origem à fixação de Construção do séc. XIX, mandada edificar pelo Conde de Azarujinha, o qual nos finais do séc. XIX aforou uma das suas propriedades em pequenas courelas – 200 – das quais 90 ficaram na Freguesia de S. Bento do Mato e as restantes na de S. Miguel de Machede (Courelas da Azaruja e Courelas da Toura, respectivamente).
Construção modesta de um só piso, à frente da qual se realizavam as feiras francas.
Tradicionalmente, diz-se que foi neste edifício, em Maio de 1834, que foi redigido e assinado o documento de rendição imposta a D. Miguel, pelo general Duque da Terceira e pelo Marechal Saldanha, após a tomada de Arraiolos e Vimieiro, e encontrando-se a “Sala” ocupada pelo Quartel General do Exército de D. Pedro IV. Daqui terão partido os dois cabos de guerra para o Castelo de Évoramonte, onde se firmou a Convenção que pôs termo às lutas liberais.
Penamacor Portugal (HD)
PENAMACOR, é uma vila fronteiriça, situada no distrito de Castelo Branco, entre as serras da Gardunha e da Malcata a uma altitude média de 550metros, calma e rural, próxima da Serra da Estrela. Sabe-se que foi uma vila disputada pelos romanos, visigodos e mouros, tendo sido fortificada por Gualdim Pais, Mestre da Ordem dos Templários, no século XII, devido à necessidade de protecção da fronteira portuguesa. O que resta do Castelo consegue demonstrar a sua importância defensiva desta tranquila vila, típica e relaxante, com bonitas Igrejas, como a da Misericórdia (século XVI), a de São Pedro e a Matriz, um bonito pelourinho do século XVI, o antigo edifício dos Paços do Concelho, em estilo manuelino, e a curiosa Judiaria de pequenas dimensões. Penamacor prima pela sua paisagem natural magnífica e aqui se localiza a sede da Reserva Natural da Serra da Malcata, sobretudo conhecida por ser um dos últimos refúgios do quase extinto lince ibérico. *carl0spais*YouTube 2011
PENAMACOR, it is a border town in the district of Castelo Branco, between the Malcata and Gardunha mountains at an average altitude of 550 meters, quiet and rural, near Serra da Estrela. It is known that the village was fought over by Romans, Visigoths and Moors, having been fortified by Gualdim Pais, Master of the Knights Templar, in the twelfth century, due to the need for protection from the Portuguese border. What remains of the Castle can demonstrate the defensive importance of this tranquil town, typical and relaxing, with beautiful churches, such as Misericórdia (sixteenth century), São Pedro and Matriz Church, a beautiful pillory from the sixteenth century, the old building of the Town Hall (in Manuelin style), and the curious small Jewry.
Penamacor is well known for its magnificent scenery, and here is located the Natural Reserve of the Serra da Malcata, mostly known for one of the last refuges of the nearly extinct Iberian lynx.*carl0spais*YouTube 2011
Obrigado por assistir
Thanks for watching
Memórias Perdidas de Portugal (2009)
Trailer do documentário Memórias Perdidas de Portugal (disponível apenas em DVD), de Carolina Miranda, Rodrigo Lorenzo e Suâmi Abdalla, produzido pelo Grupo História em Cena. Trata de preservação de patrimônio cultural e da situação atual de raros azulejos portugueses do século XVIII. Estes azulejos são o único registro gráfico de Lisboa antes de ser devastada pelo terremoto em 1755, que foi seguido por um maremoto e um grande incêndio. Encontram-se na Ordem Terceira de São Francisco (Salvador-BA). Nesta obra, criada por historiadores, foram entrevistados profissionais da área de restauração de azulejos, guia de turismo e professores de história. (Ano de produção: 2009). Música: A Paz Francisco Braga.
ALVITO - ÁGUA DE PEIXES
O Palácio de Água de Peixes localiza-se na freguesia de Alvito, no concelho de mesmo nome, distrito de Beja, em Portugal.
Se bem que a sua construção remonte ao século XII, o aspecto actual é quinhentista. Pertenceu à Casa de Bragança e logo ao Duque do Cadaval. O seu nome deve-se ao fato de ter sido erguido na Herdade de Água de Peixes.
Apresenta planta quadrangular, de linhas simples, dividido internamente em dois largos pisos, que emolduram um pátio central, ajardinado. Este pátio conserva ainda o seu aspecto claustral.
O pátio, murado e contornado pelo edifício, é amplo e contém um original tanque de 50 metros quadrados que tempos idos formava uma piscina. Este tanque hoje é ocupado por um zambujeiro. Para o pátio dá uma capela que se distribui rectangularmente por uma só nave, iluminada apenas por duas pequenas frestas, dando ao espaço um aspecto de dormitório conventual, de local de clausura. Essas pequenas janelas são decoradas com ombreiras manuelinas.
Além de traços do fim do período medieval, o edificio apresenta ainda elementos do estilo manuelino. Nele destaca-se ainda uma colecção de azulejaria portuguesa setecentista.
No exterior está pintado com cores típicas alentejanas: o branco e o azul.
Este lugar, que hoje é apenas uma fazenda, foi outrora concelho, como atesta o pelourinho nele chantado. Pertenceu à Casa de Bragança e logo ao Duque do Cadaval. Nele foi erguido um palácio.
O lugar centra-se em torno dum terreiro em cujo meio está o pelourinho. Além do palácio, dão para este terreiro casas e ruas. O aspecto geral do lugar é decadente com visíveis ruínas de edifícios de outrora. Salienta-se ainda uma ermida pertencente ao lugar devotada a Nossa Senhora da Graça.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 2002.
O Pelourinho de Água de Peixes .
Todo ele em calcário, consiste de um fuste redondo sem capitel sobre uma base de três degraus quadrados.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Não está abrangido por Zona Especial de Protecção (ZEP) ou Zona de Protecção (ZP).
(In Wikipédia)
Este vídeo pretende mostrar as fotos possíveis de Água de Peixes. Agradecemos a VITOR77 a sua disponibilidade e autorização para nos servirmos das fotos da sua galeria.
As imagens são acompanhadas pela canção Rouxinol do Grupo Coral e Instrumental CAMPOS DO ALENTEJO de Alvito.
O vídeo foi montado por LUÍS MILHANO
Aldeia de Abreiro - Mirandela
Em 26 de Novembro de 2017
Exposição Tradição de Oportunidades - Óbidos, Feriado Municipal 2010
Inauguração da Exposição Tradição de Oportunidades: Oficina de Barro, Bordados de Óbidos, Oficina da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e Rede Clusters Criativos. Galeria do Pelourinho; no dia 9 de Janeiro 2010.
RICOCÓ EM PITANGA DOS PALMARES - BA
Monchique Portugal (HD)
MONCHIQUE, situada na Serra de Monchique, que separa o Algarve da região fronteiriça do Alentejo, entre os picos de Fóia e Picota, é uma encantadora vila de ruas íngremes e calcetadas com casas caiadas, sendo o ponto de partida ideal para visitar as nascentes e descobrir as montanhas. É de salientar a arquitectura religiosa em Monchique onde podemos visitar a Igreja Matriz de Monchique construída entre os séculos XV--XVI que possui uma porta manuelina, a Igreja de São Sebastião construída em finais do século XVI e o Convento de Nossa Senhora do Desterro. Este belo convento franciscano foi construído no século XVII, o qual Ficou gravemente danificado durante o sismo de 1755 e após a abolição das ordens religiosas em 1834, os seus altares e estátuas foram levadas para outras igrejas de Monchique e Aljezur. A sua localização oferece vistas lindíssimas sobre a vila e as colinas vizinhas.*carl0spais*YouTube 2011
MONCHIQUE, located in the Serra de Monchique, Algarve that separates the border region of Alentejo, between peak and Fóia Picota, is a charming town of steep streets and cobbled streets with whitewashed houses, is the ideal starting point to visit the springs and discover the mountains. It is noted for its religious in Monchique where we visit the Igreja Matriz de Monchique built between the XV-XVI has a door that Manuel I, the Igreja de São Sebastião built in the late sixteenth century and the Convento de Nossa Senhora do Desterro. This beautiful Franciscan monastery was built in the seventeenth century, which became severely damaged during the earthquake of 1755 and after the abolition of religious orders in 1834, their altars and statues were taken to other churches in Aljezur and Monchique. Its location offers beautiful views over the village and surrounding hills. *carl0spais*YouTube 2011
Assalto ao Castelo | Feira Medieval Penedono 2014
Pequeno excerto do assalto
2014.07.05
Varanda Do Alentejo - Marvão (Alentejo - Portalegre) - Portugal
Varanda Do Alentejo hotel city: Marvão (Alentejo - Portalegre) - Country: Portugal
Address: Praça Do Pelourinho N.º 1-A; zip code: 7330 - 108
Situated in the centre of Portugal’s highest town, this small guest house features air-conditioned rooms with free Wi-Fi. The regional restaurant offers panoramic views of Marvao and its castle.
-- Installé dans le centre de la plus haute ville du Portugal, cette petite maison d'hôtes dispose de chambres climatisées avec un accès Wi-Fi gratuit. Le restaurant régional vous offre une vue panoramique de Marvao et de son château.
-- Este pequeño establecimiento, situado en el centro de la ciudad más alta de Portugal, cuenta con habitaciones con aire acondicionado y conexión Wi-Fi gratuita.
-- Im Zentrum der höchstgelegenen Ortschaft Portugals empfängt Sie dieses kleine Gästehaus mit klimatisierten Zimmern mit kostenfreiem WLAN. Das regionale Restaurant bietet Ihnen einen Panoramablick auf Marvão und seine Burg.
-- Dit kleine pension ligt in het centrum van de hoogstgelegen stad van Portugal en beschikt over airconditioning en kamers met gratis WiFi. Het regionale restaurant biedt een panoramisch uitzicht op Marvão en zijn kasteel.
-- Situata nel centro della città più alta del Portogallo, questa piccola struttura dispone di camere climatizzate e dotate di connessione Wi-Fi gratuita. Il ristorante di cucina regionale vanta una vista panoramica su Marvão e sul suo castello.
-- Situada no centro da vila mais alta de Portugal, esta pequena pousada dispõe de quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito. O seu restaurante regional oferece vistas panorâmicas de Marvão e do seu castelo.
-- ポルトガルで最も標高の高い町の中心部に位置する小さなゲストハウスで、無料Wi-Fiとエアコン付きの客室を提供しています。地元料理のレストランからはマルヴァンの町と城を見渡せます。 Varanda Do Alentejoの居心地の良い客室には、アームチェア、ミニバー、電話が備わり快適に滞在できます。ケーブルテレビ、専用バスルーム(バスアメニティ付)も全室に付いています。 Varanda do...
-- 这家小型宾馆位于葡萄牙最高的城镇的中心,提供地免费无线网络连接的空调客房。地区餐厅可欣赏到Marvao及其城堡的全景。 Varanda do Alentejo酒店每间舒适客房均布置舒适,配备了扶手椅、迷你吧和供个人使用的电话。所有客房均设有有线电视和带浴缸的私人浴室。 Varanda do Alentejo酒店的餐厅供应阿连特茹风味的乡村食品。餐厅装饰有木家具和阿连特茹地区的绘画。 前台工作人员可以安排汽车出租和通往Talavera La...
-- Pensjonat Varanda do Alentejo znajduje się w centrum Marvao, najwyżej usytuowanego miasta w Portugalii. Ten niewielki pensjonat posiada 5 pokoi z łazienką. We wszystkich znajduje się telewizja kablowa i bezpłatny bezprzewodowy dostęp do Internetu.
-- Этот небольшой гостевой дом расположен в центре самого высокогорного города Португалии. К услугам гостей номера с кондиционером и бесплатным Wi-Fi, а также ресторан региональной кухни с панорамным видом на город Марвао и его замок.
-- يقع بيت الضيافة الصغير في وسط أعلى مدينة البرتغال، ويتميز بغرف مع خدمة الواي فاي المجانية. يوفر المطعم الإقليمي إطلالات بانورامية على Marvao وقلعتها.
--
Marcha da CGTP no Norte Alentejano
Marcha da CGTP Contra o Desemprego no Norte Alentejano. Marcha passa em Avis e Arraiolos. Outubro de 2012.