ARRAIOLOS - ALTO ALENTEJO
FOTOS CEDIDAS POR BERNARDO NUNES;
LINDA ARRAIOLOS INTERPRETADA PELO RANCHO DE ARRAIOLOS;
MONTAGEM DO VÍDEO POR LUÍS MILHANO ;
ARRAIOLOS é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 3 380 habitantes.
É sede de um município com 684,08 km² de área e 7363 habitantes (2011) , subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche.
As freguesias de Arraiolos são as seguintes:
Arraiolos
Igrejinha
Sabugueiro
Santa Justa
São Gregório
São Pedro de Gafanhoeira
Vimieiro
Arraiolos possui muitos locais de interesse dos mais variados tipos. No que toca a aspectos Histórico-Culturais destaca-se o Castelo de Arraiolos, um dos únicos castelos circulares do Mundo, a Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia de Arraiolos e a Igreja Matriz de Vimieiro, a Ermida de São João do Campo, Santana do Campo, o Palaácio da Sempre Noiva de Arraiolos e o Palácio dos Condes de Vimieiro, Vimieiro, de destacar também o Pelourinho de Arraiolos e todo o centro histórico. No património Paisagistico de destacar, entre várias, a Albufeira do Divor e a Zona de Vale de Paio, zona de passagem do Rio Divor, acessível através Ecopista de Arraiolos.
Artesanato
De destacar os Tapetes de Arraiolos, com séculos de história, bordados à mão por gerações e gerações de bordadeira, fazem parte do artesanato mais conhecido de Portugal, estando a ser preparada a sua candidatura a Património Da Humanidade.
O Concelho também é rico em Montado, pelo que artigos em cortiça também fazem parte do Artesanato Local. Destaca-se também os Artigos em Barro.
Welcome to the Beautiful Vila de Redondo in Portugal
Vila de Redondo is a beautiful Alentejo village, the county seat, much famed for its products in clay and for its wine quality.
The entire region of Redondo presents traces of occupation since ancient times of prehistory, with numerous megalithic monuments of great interest, such as Antas Vidigueira, the hiver, Sale of the Duke and the Candeeira, among many others.
Its calm and simple streets, low white houses decorated with a cheerful color range, breathe the peace of mind of the Alentejo region, in interesting monuments such as the Castle, the Mother Church (sixteenth and seventeenth centuries), the Mercy in beautiful Manueline style, the Calvary (seventeenth century) or of Our Lady of Health of the seventeenth century, as well as the precious Pelourinho the village.
The combination of fertile granite and schist soils enable the production of one of the greatest assets of the region: wine, this being one of the regions of Denomination of Controlled Origin (DOC) in the country.
The tradition in Redondo is still what it was, taking place today craft with good old techniques that characterize it, such as the production of utilitarian and decorative pieces in clay, with very own decorations, some with floral motifs, other depicting the daily life of the rural Alentejo.
These two important types of typical Redondo production are evident in the two museums dedicated to them: the Wine Museum and the Clay Museum.
Very close to the village is the beautiful Convento de São Paulo, also known as Convento de São Paulo da Serra de Ossa, or Convento da Serra D'Ossa, located in the Serra de Ossa, one convent building of the fourteenth century, nowadays transformed into a reputed luxury hotel.
Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de férteis solos de granito e xisto possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu Barro.
Bem próximo da Vila fica o bonito Convento de São Paulo, também conhecido por Convento de São Paulo da Serra de Ossa, ou Convento da Serra D’Ossa, situado na Serra de Ossa, um edifício conventual do século XIV, hoje em dia transformado num reputado hotel de luxo.
Arraiolos, Alentejo, Portugal terra de tapetes e com um castelo redondo!
Algumas fotos de Arraiolos e claro, do Alentejo. Paisagens e montes alentejanos, os tapetes, barragens, a cortiça, os animais e o castelo sempre presente lá no alto. Há ainda as casas típicas, a pousada, o aeródromo a fonte da pedra, a praça, o pelourinho e as aldeias em redor de Arraiolos. Terra de empadas, pastéis de toucinho, bom vinho, paios, mel e ainda bons queijos. A somar a isto tudo há ainda gente boa!
Visiting My Hometown | Portugal: Elvas Vlog
Welcome to my Little Corner!
In this video, my husband I visit my hometown back in Portugal and we explored a few tourist spots. Join us as we explore castles and forts in this medieval city.
✔ Instagram: my.little.corner
▲ Behind the Scenes ▼
Editor: Wondershare Filmora9
Camera: Canon EOS M50
New videos every Thursday!
Click the notification bell to get notified every time I upload :D
✦ Just be yourself, life is too short to be someone else. ✦
Azaruja - Évora - Palácio e Igreja do Conde de Azarujinhha
Azaruja
A origem da aldeia, Azaruja, provém da ribeira da Razucha, de acordo com o Tombo das Delimitações do Concelho de Évora, em 1536. Mais tarde passou a denominar-se Vila Nova do Príncipe (nome que a República não homologou).
A constituição da mais populosa e industrializada aldeia do concelho de Évora, remonta à segunda metade do séc. XVIII e foi fundada, segundo os dados disponíveis, pelo Alcaide-mor do Castelo Ventoso, Martim Lopes Lobo em terras suas para delas fazer vila.
Após a implantação do regime constitucional Azaruja viu com prazer a montagem no seu seio de fábricas de cortiça. Foram os ingleses e catalãos os primeiros a construírem as suas fábricas de cortiça e trouxeram a prosperidade de Azaruja.
É por este motivo que a população de Azaruja apresentava um carácter misto, cosmopolita e rural, sendo frequente ouvir-se falar português e espanhol. Desta diversidade de raças saiu um tipo inconfundível em todo o Alentejo.
Existem na freguesia alguns imóveis com grande interesse cultural, de entre os quais se destacam o Pelourinho, a Igreja Paroquial, o conjunto do Palácio do Conde da Azarujinha.
A vila de Azaruja começou a ter importância na segunda metade do século XVIII, no local situado a cerca de dois quilómetros da igreja paroquial. Aí se desenvolveu a indústria corticeira, que ainda hoje é a principal actividade da vila. A Azaruja teve efemeramente, durante o século XIX, o nome de Vila Nova do Príncipe. Para o desenvolvimento populacional da freguesia contribuiu também, no final do século XIX, o Conde de Azarujinha, que aforou as suas propriedades em courelas, dando origem à fixação de Construção do séc. XIX, mandada edificar pelo Conde de Azarujinha, o qual nos finais do séc. XIX aforou uma das suas propriedades em pequenas courelas – 200 – das quais 90 ficaram na Freguesia de S. Bento do Mato e as restantes na de S. Miguel de Machede (Courelas da Azaruja e Courelas da Toura, respectivamente).
Construção modesta de um só piso, à frente da qual se realizavam as feiras francas.
Tradicionalmente, diz-se que foi neste edifício, em Maio de 1834, que foi redigido e assinado o documento de rendição imposta a D. Miguel, pelo general Duque da Terceira e pelo Marechal Saldanha, após a tomada de Arraiolos e Vimieiro, e encontrando-se a “Sala” ocupada pelo Quartel General do Exército de D. Pedro IV. Daqui terão partido os dois cabos de guerra para o Castelo de Évoramonte, onde se firmou a Convenção que pôs termo às lutas liberais.
Vila e Castelo de Terena - Alandroal
Mais fotografias e videos em:
Vila e Castelo de Terena - Alandroal
Implantada junto aos bons terrenos dos depósitos terciários associados à Falha de Messejana e à Ribeira do Lucefecit, a sua origem, segundo alguns investigadores, poderá ser de Época Islâmica, sugerindo que aquando do abandono do Castelo Velho do Lucefecit – com vestígios de ocupação do século X - a população se tenha instalado aqui. O geógrafo andaluz Ibn Said refere, em 1242, Hisn Talanna, interpretada como a fortaleza de Terena. No mesmo sentido o primeiro foral fala de um povoado incipiente, Odialvidivez, nome islâmico para a Ribeira do Lucefecit. Contudo, até ao momento não existem evidências arqueológicas que o confirmem.
Na Rua Direta, que liga a igreja de São Pedro ao castelo, existem ainda outros elementos que contam a história da povoação, como o pelourinho -datado do século XVI, de capitel coríntio, encimado por esfera armilar- e os antigos Paços do Concelho, construído no século XVIII, com porta encimada pelo Escudo Real, de D. João V; por baixo funcionava o Celeiro Comum. Após a extinção do concelho, o edifício passa para a Santa Casa da Misericórdia de Terena, onde instalou o hospital, que funcionou até aos anos 50 do século XX.
Vila e freguesia de Terena, concelho do Alandroal, distrito de Évora
Terena Alandroal Alentejo Portugal HD
Terena, also known as São Pedro or São Pedro de Terena, is a beautiful Alentejo village, belonging to the municipality of Alandroal, situated in a beautiful region where peace of mind reigns supreme, near the Ribeira and the Lucifécit Dam, and the border with Spain.
The origins of this village are very remote, existing in the region several megalithic vestiges of prehistoric times, such as the shining Antas of Lucas.
In the Middle Ages this village played an important defensive role, as evidenced by its Castle, which was part of the Guadiana defense line.
It is thought that the foundation of Terena will date from 1262, having previously been occupied by other peoples, such as the Moors who have left their mark here.
The calm streets of Terena are characterized by the beautiful Alentejana architecture of a rural country house, with colorful stripes and proud patrimony, as can be seen in the old Castle of the village, in the Sanctuary of Our Lady of Boa Nova, in the Church of Saint Peter in the foundation before the 14th century, in the beautiful Church of the Misericordia (16th century), in the Chapel of St. Anthony (erected in 1657), the Chapels of St. Sebastian, Our Lady of the Conception of the Holy Fountain or even the ruins of the Chapel of Santa Clara.
In Terena, it is also worth noting the 16th century Pelourinho, the Clock Tower, the Roman ruins of the fortified village of Endovélico and its sanctuary, as well as the ruins of Castro de Castelo Velho.
Vista sobre a Vila de Redondo
Vista sobre a Vila de Redondo
O Redondo é uma vila Alentejana, muito conhecida pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a sua região ostenta vestígios de ocupação desde tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira.
Salientam-se monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de solos muito férteis de granito e xisto permitem a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição da região produz ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
O Museu do Vinho e o Museu do Barro, fortificam a importância dos dois tipos de produção típica do Redondo.
para mais informação: cm-redondo.pt
Columbofilia
Chegada dos Pombos do treino de Alvalade Sado em 16 Fevereiro 2008
Castelo de Penedono , DJI phantom 3 vision
Pequeno video do nosso lindo castelo de Penedono.
Video realizado no dia 17-2-2017
Production: antela
Music: Otis McDonald
Video: antela
Location: Penedono, Viseu
Montargil Ponte de Sor HD
MONTARGIL, é uma vila e freguesia do concelho de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, numa zona de transicção entre o Ribatejo e o Alentejo. O povoamento de Montargil remonta à época pré romana e hoje em dia é uma vila moderna virada para o desenvolvimento através de vários projectos turísticos. Em termos patrimoniais destacam-se a Igreja Matriz situada na parte mais alta da localidade e o Pelourinho encimado por uma esfera de pedra. Merece referência especial a barragem de Montargil que foi um dos maiores empreendimentos da região, cuja albufeira se estende ao longo de 20 Km e que possibilita a prática da pesca e de vários desportos náuticos.*Carlos Pais*2015
MONTARGIL is a village and parish in Ponte de Sôr municipality, Portalegre district. It's a transition area between Ribatejo and Alentejo. The settlement of Montargil dates back to pre Roman times, but today is a modern village developing in tourism area. We stand out the Church located in the highest part of the town and the pillory topped by a stone sphere, the Montargil dam, which is one of the largest enterprises of the region, the reservoir extends over 20 km and allows the practice of fishing and various water sports.
*Carlos Pais*2015
Music:
YouTube Audio Library
Josh Kirsch.
Zen Valley.
Dance & Electronic.
Obrigado por assistir
Thanks for watching
ST 2011 Spain Portugal 3 VICOSA, ARRAIOLOS.avi
The Seminar Travel crew visits Vila Vicosa and Arraiolos in eastern Portugal.
VILA VICOSA MUNICIPALITY Muslim until 1226, expanded when it became seat for the dukes of Braganca.
PACO DUCAL Begun 1501, refurnished 1640. Remodeled 16th, 17th centuries to sober Mannerist style.
CASTELO DE VILA Early 14th century, by King Dinis to protect against Castilian invasions.
________
ARRAIOLOS, PORTUGAL
CASTLE, VILLAGE, CONVENT, FOUNTAIN, PUBLIC BUILDINGS:
Typical central Portugese village, surrounding 14th century castle. Est. 300 BC by local tribes or Celts.
Local Landmarks:
Camara Municipal, Convento dos Loios, Castelo de Arraiolos,
Praca Lima e Brito, Pelourinho, Fonte de Pedra, Pacos do concelho,
Salao Nobre
CASTELO MENDO
APESAR DO LOCAL TER CONHECIDO OCUPAÇÃO DESDE A IDADE DO BRONZE E MOSTRAR VESTÍGIOS DA PRESENÇA ROMANA, A ESTRUTURA FORTIFICADA E O MODELO URBANÍSTICO CARACTERIZADORES DE CASTELO MENDO SÃO UMA CRIAÇÃO MEDIEVAL CONCEBIDA PARA ENFRENTAR AS NECESSIDADES IMPOSTAS PELA RECONQUISTA CRISTÃ NOS SÉCULOS XII E XIII.
veiros G I Joe The Rise of Cobra legendado
veiros G I Joe The Rise of Cobra legendado
Ruy de Carvalho e João de Carvalho no GER Campos Melo Fotografias
Karpe Diem- Alverca09
I created this video with the YouTube Video Editor (
festas de s.pedro, alverca do ribatejo, 2009.
LA INSTRUMENTAL / Frente Radical / Intro Marcha Repique #1
composicion autoctona de la #1 la instrumental