Petrolina - PE l Fotos antigas
Petrolina - PE l Fotos antigas
Aparição em Petrolina / Brasil ( Appearance in A Petrolina / Brazil)
Petrolina -- Pernambuco -- Brasil
Segunda-feira, 17 de março de 2014. Eu estava filmando o segunda dia de lua cheia, após fazer alguns filmes e escolher o melhor para ser postado, percebi que neste filme, que a princípio iria ser descartado, uma sombra, que passa rapidamente duas vezes em frente a lua ( 00:14,77 e 00:36,90 ). Resolvi então fazer uma edição divertida, o resultado foi este. Tenho o vídeo original guardado para aqueles que duvidarem.
Imagem captada com Handycam Sony HDR-CX 220, zoom digital 320X, taxa de quadro 60P.
(Petrolina - Pernambuco - Brazil
Monday, March 17, 2014. I was filming the second full moon day, after doing some movies and pick the best to be posted, I realized that this film, which at first would be discarded, a shadow that passes quickly twice in front of the moon (0:14 , 77, 00:36,90). I then decided to make a fun edition, the result was this. I have saved the original video for those who doubt.
Picture taken with Sony Handycam HDR-CX 220, 320X digital zoom, 60P frame rate.)
A história curiosa de uma bodega em Petrolina
No dia em que Petrolina comemora 123 anos, vamos contar a história de um estabelecimento comercial que ficou conhecido na cidade pelas histórias folclóricas, a Bodega de seu Zé Moxotó. O sertanejo que veio de outra cidade no interior de Pernambuco, resolveu vender de tudo um pouco por aqui e a ideia deu certo. No aniversário de Petrolina, a nossa homenagem é sobre essa história curiosa que ainda faz parte das lembranças de muita gente.
##RTVC00002018092100010010###
antiga petrolina e juazeiro
fotos antigas de petrolina e juazeiro
Situação do Patrimônio histórico-arquitetônico de Petrolina
É possível contar a história de uma cidade observando a arquitetura. Os traços e as formas das edificações trazem à tona a identidade do povo e ajudam a manter viva a memória local. Na véspera do aniversário de 122 anos de Petrolina, no sertão pernambucano, confira a situação das construções antigas da cidade.
##RTVC00002017092000010010###
Viajando Todo o Brasil - Petrolina/PE - Especial
Este vídeo especial foi postado a pedidos e faz parte do site
Twitter: @viajandotodoobr
Petrolina - PE - Brasil
Excelente passeio pela antiga Petrolina - PE - Brasil. A cidade sempre recebe diversas atrações musicais. Infelizmente a gravação não saiu boa, mas o que vale é o conteúdo!
Memória Sertão Museu de Petrolina
Nessa edição do Memória Sertão você vai conhecer o Museu do Sertão, em Petrolina, no estado de Pernambuco.
##RTVC00022014092300030001###
SGTV - #0 37ª Jecana do Brasil - Petrolina
portalsg.com
Rodovia BR-407 | de Juazeiro a Petrolina | Ponte Presidente Dutra | Bahia | Pernambuco
Imagens mostram trajeto pela Rodovia BR-407 chegando à cidade de Juazeiro na Bahia e seguindo em direção ao estado de Pernambuco, passando pela Ponte Presidente Dutra (Rio São Francisco) até a cidade de Petrolina (PE).
#Juazeiro #Petrolina #Rodovia
Contato : gritodovale@gmail.com
Petrolina Fotos Antigas
Petrolina Fotos Antigas
Mais Você Na Estrada visita as cidades de Petrolina e Juazeiro
Se Inscreva no Nosso Canal é só dar um click e Ative o Sininho para ficar ligado quando eu postar vídeos
PETROLINA-PE.wmv
Petrolina é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Banhado pela rio São Francisco, em conjunto com o vizinho município de Juazeiro, na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semiárido. Tem a segunda maior população e o maior PIB do interior de Pernambuco. PARABENS PELOS SEUS 116 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!
Memória Sertão Estação Ferroviária de Petrolina
Inaugurada em 1923, a estação ferroviária de Petrolina é um dos prédios mais conhecidos da cidade do Semiárido pernambucano. No programa de hoje, você vai conhecer a história dessa estação que foi responsável pelo transporte de pessoas e cargas entre Pernambuco, Bahia e Piauí.
##RTVC00022017010300030001###
Petrolina - PE: Califórnia Sertaneja (1ª parte)
Fotos da parte urbana do município de Petrolina, no sertão de Pernambuco. (Atenção: A grande maioria destas fotos NÃO foram tiradas por mim.) . Para maiores detalhes, acessem: Indico também:
Trilha sonora: O ciúme - Geraldo Azevedo e Ivete Sangalo; Petrolina e Juazeiro - Alçeu Valença; Hino de Petrolina; e Riacho do navio - Luiz Gonzaga
Segue a 2ª parte do vídeo:
Conheça Petrolina-PE historia
Conheça Petrolina
Link original do video:
Em 1841 não era povoada ainda, e chamava-se Passagem de Juazeiro, porque era nesse ponto que os viajantes de Ouricuri, PE, dos sertões do Piauí e do Ceará, e mesmo de Pernambuco faziam a travessia do Rio São Francisco para o Estado da Bahia no sítio que fica em frente à hoje cidade de Juazeiro, no Estado da Bahia. O capuchinho italiano Frei Henrique, abrindo aí prédicas missionárias, a pedido do então vigário da cidade de Boa Vista, padre Manoel Joaquim da Silva, tratou, em 1858, de erigir uma capela no local. Feita a bênção do local escolhido, assentou-se a primeira pedra de uma igreja cujo patrocínio foi dado à Santa Maria Rainha dos Anjos, e a mesma somente pôde ficar terminada em 1860. Em breve tempo, na região viu-se uma florescente povoação. Por solicitação do vigário local, foi elevada à categoria de freguesia, dando-se à localidade a denominação de Petrolina em homenagem ao monarca - o imperador D. Pedro II - tendo invocação de Santa Maria Rainha dos Anjos, à sede da mesma. Há quem diga também, que no local as água do rio São Francisco descobria, nas épocas de vazante uma pedra linda que chamava a atenção pela sua beleza. O conjunto das palavras pedra e linda teria, então, inspirado o nome do pequeno núcleo urbano. O pequeno núcleo tornou-se vila pela lei provincial nº 1444 de 5 de junho de 1879, sendo instalada em 1881 pelo seu primeiro juiz de direito Dr. Manoel Barreto Dantas. Após a Proclamada a República, tornou-se município autônomo em 25 de abril de 1893, sendo seu primeiro Prefeito Manoel Francisco de Souza Júnior. Pela lei estadual nº 130, de 28 de junho de 1895, foi elevada solenemente à categoria de cidade, no dia 25 de setembro do mesmo ano. Afirma-se que a história de Petrolina obedece a dois períodos: antes e após Dom Malan. Italiano, filho de pais franceses, Dom Antonio Maria Malan era dono de um espírito empreendedor e de uma cultura com a fluência do francês, italiano, espanhol, português e do idioma Bororó, que aprendeu durante trabalho de catequese no interior do Estado do MatoGrosso. Dom Malan chegou a Petrolina e escreveu seu nome na história da cidade por ter sido o primeiro bispo a deixar para a posteridade uma obra fundamental e marcante nas áreas religiosa, educacional e de saúde. Foi dele a idéia de construir o Palácio Episcopal, os colégios Dom Bosco e Maria Auxiliadora, além de ter inaugurado o Hospital de Nossa da
Piedade que, atualmente leva o seu nome. Mas foi na construção da Catedral de estilo neo-gótico que o religioso deixou mais viva na memória do povo, o seu exemplo de determinação e fé. Outro nome importante na história de Petrolina e considerado por muita gente como o gigante do São Francisco, profeta e mesmo mágico do Sertão pernambucano, foi Clementino de Souza Coelho - o seu Quelê - que devido a sua história, a cidade já foi chamada de Petrolina dos Quelês. Seu Quelê construiu um império econômico com ramificações em praticamente todos os estados nordestino, além de consolidar o sobrenome da família na política nacional. Dos filhos de seu Quelê - Nilo de Souza Coelho - foi um dos maiores nome da história política de Petrolina. Antes de Nilo Coelho, nenhum outro sertanejo se projetou tão alto no cenário político. A sua visão aguçada indicou o caminho das mudanças - caminho das águas, com labirintos de canais de irrigação rasgando o solo seco da região semi-árida. Muitos anos atrás, Nilo Coelho já sabia que era possível mudar o destino de milhares de sertanejos nordestinos. Na época, era impossível antever o futuro da região como um grande exportador de frutas do País. Mas Nilo, como todo grande líder, era um visionário e não sabiam os incrédulos que ele, também, era filho de Petrolina, terra dos impossíveis. A utopia de Nilo Coelho é hoje realidade. As sua idéias serviram para fincar sólidas bases e alavancar um surpreendente progresso para a região do Submédio São Francisco. As áreas irrigadas que hoje cobrem os campos do sertão semi-árido, foram incentivadas por ele quando era governador do Estado de Pernambuco. Hoje, Petrolina é a cidade do interior pernambucano que mais cresce e é um extraordinário pólo produtor de frutas e hortaliças. É também entre os municípios pernambucanos, o que possui a maior extensão territorial , com uma área aproximada de 4.701 km, onde residem cerca de 220 mil habitantes - 76% deles na área urbana. A cidade está localizada do lado esquerdo do rio São Francisco e fica ligada à cidade de Juazeiro, no Estado da Bahia pela ponte Presidente Dutra. É uma cidade moderna e cosmopolita, mas que respeita as tradições e características de seu povo sertanejo , nas danças, artesanato e comidas típicas à base de frutas tropicais, do bode assado e do peixe nobre surubim. A cidade é passagem obrigatória para os grandes centros comerciais, permitindo aos visitantes descobrirem as riquezas naturais deste Oásis do Sertão Nordestino.
Fotos antigas de Petrolina , restauradas e coloridas
Fotos antigas de Petrolina , restauradas e coloridas
com crianças brincando .
Por Randel Guerreiro
Memória Sertão Açougue de Petrolina
Construído em 1923, o prédio do açougue de Petrolina ainda existe e mantém a arquitetura original. As portas em madeira e metal, também são as mesmas. Saiba mais sobre esta construção localizada na Petrolina antiga no Memória Sertão de hoje.
##RTVC00022019051500030001###
Petrolina, PE, Brasil
Vídeo que mostra fotos da cidade...
10 pontos turisticos mais visitados de Petrolina
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Petrolina - PE!
1 - Rio São Francisco
O Rio São Francisco é o principal cartão postal da cidade e leva vida a cidade de Petrolina. Através de sua águas a cidade fertilizou as suas terras e começou a produzir diversas variedades de frutas, como a uva. Em Petrolina as margens do rio recebem o nome de Praia por conta da imensidão do rio. Na Orla do Rio é possível praticar esportes aquáticos e fazer passeios de Catamarã.
2 - Barragem de Sobradinho
Construída no Rio São Francisco a Barragem de Sobradinho recebe o titulo de ser “o maior lago artificial do mundo em espelho d’água”, sua área chega a medir aproximadamente 4.214 km².
3 - Museu do Sertão
No Museu do Sertão você irá conhecer mais de perto a cultura local e Nordestina, no local estão expostos mais de 3 mil objetos que fazem parte do costumes dos sertanejos.
4 - Antiga Estação Ferroviária de Petrolina
A construção da antiga estação ferroviária de Petrolina foi tombada pelo patrimônio histórico e cultural. A estação foi inaugurada em 1923 e foi construída em arquitetura neo-renascentista. Foi recentemente restaurada e hoje abriga a sede de uma funerária, mas é possível tirar belas fotos da sua área externa.
5 - Catedral de Petrolina – Igreja Sagrado Coração de Jesus
Localizada no centro da cidade de Petrolina a Igreja Sagrado Coração de Jesus é bastante visitada por conta de sua arquitetura que possui uma extrema beleza.
6 - Bodódromo
O Bodódromo é o centro culinário de Petrolina e lá o prato mais servido é o Bode, mas não se limita a pratos típicos. O Bodódromo é o local ideal para você conhecer mais sobre a culinária local, na extensa avenida se encontram os melhores restaurantes de Petrolina.
7 - Ilha do Fogo
A Ilha do Fogo é de onde se tem uma das mais belas vistas do por do sol no velho Rio Chico. Você também pode aproveitar para mergulhar nas águas do Rio São Francisco. O local é muito tranquilo, com boa infraestrutura, apesar do acesso difícil, pois só é possível fazê-lo a pé.
8 - Ponte Presidente Dutra
A Ponte Presidente Dutra liga as cidades de Petrolina e Juazeiro, e possui uma ilha em seu centro. Tem 800 m de extensão e foi inaugurada em 1954.
9 - Parque Zoo-Botânico da Caatinga
Foi criado com o objetivo de contribuir para a preservação e conservação da fauna e flora da caatinga e para a realização de estudos, instrução e turismo na região do São Francisco. Possui 30 espécies de vegetação da caatinga e 21 cativeiros com animais advindos da caatinga, doados ou apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
10 - Balneário de Pedrinhas
O Balneário situa-se a 33,5 km do centro comercial, possui areia fina e branca e pequenos seixos de coloração dourada no rio, de onde provém o nome Pedrinhas. Pedrinhas oferece aos turistas 10 restaurantes com bebidas e comidas típicas tendo como especialidade peixes. Lá existe uma colônia de pescadores, os quais também cultivam parte das iguarias utilizadas nos pratos na ilha localizada em frente ao Balneário, conhecida como Ilha do Pico.
Conheça nossa Agência: turismoecia.net