Janela do Céu - Parque Estadual do Ibitipoca - Lima Duarte - MG - Brasil.
Conhecendo o Brasil! Trilhando com grupo da Agência de Viagens Aventureiros, Em Ibitipoca! Rumo a Janela do Céu.
Knowing the Brazil! Treading with Agency Group Travel Adventurers, in Ibitipoca! Towards the Sky Window
1º dia em Ibitipoca Minas Gerais - Pico do Pião e Cachoeira dos Macacos
Parque Estadual do Ibitipoca
Localizado na Região Sudeste do Brasil e na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais
Municípios: Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca
A Vila de Conceição do Ibitipoca fica 3Km antes da portaria do Parque.
Administração: Instituto Estadual de Florestas – (IEF-MG)
Área total da reserva: 1488 hectares
Data de criação: 04 de Julho de 1973
Horário de funcionamento: 07h às 18h
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Telefone: (32) 3281 – 1101
Email: peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br
Site Oficial: ief.mg.gov.br
IMPORTANTE
– Nos feriados e finais de semana chegue cedo a reserva para garantir a sua entrada, o número de ingressos é limitado por dia.
– Os ingressos são vendidos somente no dia da entrada e na portaria do Parque, não tem venda antecipada.
– Segunda-feira o Parque não abre; exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso, sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil posterior ou outra situação a ser definida pela gerência da Unidade.
– Não é permitida a entrada de animais de estimação no Parque;
– É proibida a prática de esportes radicais dentro da reserva.
– Não é possível reservar o acampamento no Parque, a área também é limitada e delimitada.
– As vagas no estacionamento do Parque são limitadas, a capacidade de carga fica a critério da gerência da unidade.
Siga-me nas redes sociais...
Youtube:
Facebook:
Instagram:
Twitter:
Povoado de Mogol - Lima Duarte -MG Motovlog Juizdeforavaidelander
O povoado de Mogol pertence ao município de Lima Duarte e está situado numa encosta da Mantiqueira. Sua origem vem da exploração do ouro no século XVIII.
A Igreja tem estilo simples em forma retangular, com uma sacristia externa do lado do Evangelho. Sua fachada em linhas retas com a porta em arco e óculos laterais. Acima três entradas de luz de forma retangular. A platibanda é em formas arredondadas com obeliscos nas extremidades; o campanário no centro é encimado por uma cruz de metal. A pintura externa é de cor bege. O telhado é em telha francesa com duas águas e com platibanda na fachada.
Seu interior apresenta três divisões: nave, o santuário e a parte do altar-mor. Este é em madeira de cor azul com entalhes e centrado no oratório de Nossa Senhora dos Remédios que é encimado por um cruzeiro. O arco cruzeiro é em linhas simples, mas todo de madeira. O altar é composto por duas mesas em degraus. Todo este conjunto é muito singelo e simples. Do lado do Evangelho encontra-se o altar de São Sebastião e do lado a Epístola, o altar de Nossa Senhora de Fátima. Os dois altares são idênticos, de madeira, pintados em azul rei e com detalhes em branco. Trata-se de um rico trabalho de talha com características romanas (colunas), mourísticos (arcos) e o colonial brasileiro. Na parte inferior possui cofres e na parte superior, nichos encimados por cruzes. Datam do século XVIII.
Possui nos fundos o coro cujo acesso é feito por uma escada reta com corrimão de gradil em madeira. O piso é em cerâmica e o forro em saião.
Francisco Brant, afirma:
A pedra e cal constitui espécie de papiro onde está escrita a experiência do passado histórico, que não se repete e está cheio de lições. Por isso, há de se zelar pela preservação das igrejas e seus preciosos acervos, as edificações civis e os conjuntos Arquitetônicos coloniais, importantes testemunhas da religiosidade do labor e de expressão apaixonada dos nossos precedentes.
A meta de trabalho do Conselho de Patrimônio Histórico é traçada em nossa fé na importância de transcendência humana e na necessidade de promover, na consciência das novas gerações, esse mesmo sentimento de compromisso histórico que moveu homens e mentes na construção deste templo.
A povoação de Mogol foi erguida junto às areias brancas no século XVIII, com a exploração do ouro. A existência do povoado já era mencionada em 1780, no relatório do Cabo de Esquadra José Delgado Motta, que relaciona posseiros em torno de seus ribeirões.
A sua primeira e tosca ermida data de início da povoação. Em 1885, Francisco Antônio de Paula fez construir uma outra igreja no lugar da antiga.
Em 1917, o Sr. Antônio José Rodrigues ampliou e deu as atuais reformas arquitetônicas à capela, sendo incorporada a ela oito hectares de terras que pertencem a Chico Marculino.
Conta à lenda que apareceu um andarilho carregando uma imagem, feita em pedra, de Nossa Senhora e que dizia ser dos Remédios. Este ia de casa em casa, usando a imagem para esmolar. A Sr. Antônio José Rodrigues trocou-a (comprou-a) do pedinte e usou do mesmo estratagema, ou seja, pedindo ajuda para construir o atual templo.
Em 1940, estando totalmente arruinada a capela do Pião na Serra de Ibitipoca, os moradores de Mogol em procissão transladaram a imagem de Bom Jesus, padroeiro da dita capela, para este povoado. Atrás da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios construíram uma pequena ermida para ele. Esta se encontra ligeiramente voltada em direção ao Pião (Serra de Ibitipoca), o que segundo a lenda, teriam sido forças invisíveis as responsáveis pelo desnivelamento da mesma.
Durante o mês de março do corrente ano, a Comunidade de Mogol, liderada pelo Sr. Joaquim de Almeida Pacheco, promoveu ampla reforma e pintura do Templo.
Em abril de 1998 e 1999, o Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Lima Duarte tombou esta Igreja e todo o seu acervo (imaginárias, alfaias, vestes, ornamentos e documentos). O Conselho fez restaurar as imagens de Nossa Senhora dos Remédios, Crucifixo e Bom Jesus do Pião, trabalho executado pelo artista plástico José Carlos Riback e a limpeza e reforma das alfaias.
Curta e Compartilhe !
Conheçam Facebook Trânsito Juiz de Fora :
Descida do Cafezal - Lima Duarte - MG
Descida do Cafezal, Mogol, 20 Km de Lima Duarte/MG, do outro lado do Parque Estadual de Ibitipoca, atrás do Pico do Pião .
Entre Jovens (Lima Duarte - MG) - Grandes Coisas
#droneaventura Pico do Pião - Parque Estadual do Ibitipoca - MG
Drone: PHANTOM 2 VISION
Uma linda trilha onde seu percurso é de 11Km (ida e volta). Durante a caminhada, podemos encontrar alguns atrativos:
Gruta do Monjolinho,
Gruta do Pião,
Gruta dos Viajantes
Ruínas da Capela
Desta vez trago imagens do Parque Estadual do Ibitipoca através de uma nova perspectiva, utilizando um drone captação de imagens aéreas do local.
Siga Drone Aventura nas nas Redes Sociais e fique por dentro das atualiações:
✅ Instagram: @droneaventura
✅ Facebook Drone Aventura: facebook.com/droneaventura
✅ Contatos profissionais filmagens aéreas: droneaventura@gmail.com
CONDUTA CONSCIENTE
TRAGA SEMPRE O SEU LIXO.
NÃO FAÇA FOGUEIRAS.
PRESERVE AS MONTANHAS. ELAS SÃO NOSSA SEGUNDA CASA.
É PRECISO CONHECER PARA PRESERVAR.
Material sem fins lucrativos. Proibido utilização comercial.
© Drone Aventura / Felipe Lombardi
Lima Duarte 2018 - Cachoeira do Sossego
Uma das cachoeiras mais lindas e deliciosas que já tive a oportunidade de curtir. Conheça você também. Em Lima Duarte, município do estado Minas Gerais, Brasil.
Ibitipóca - Parque Estadual do Ibitipóca - Circuito das Águas (lagos, prainhas, grutas, cachoeiras)
Ibitipóca - Parque Estadual do Ibitipóca - Circuito das Águas (lagos, prainhas, grutas, cachoeiras)
Para mais informações acesse:
Blog: ospolatosnatrip.blogspot.com.br
Facebook: facebook.com/ospolatosnatrip
Instagram: ospolatosnatrip
Este conteúdo não pode ser reproduzido sem contato prévio com o autor, entre em contato via ospolatos@gmail.com
Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte-MG, distante 3Km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
Alguns estudiosos da língua tupi descrevem a tradução do nome Ibitipoca como “casa de pedra”, pela existência das grutas que serviam de moradia aos índios. Outros estudos indicam a versão da “serra que estala” (ibiti= serra + poca = estala), referência aos trovões que são comuns na serra.
Os primeiros relatos sobre a região datam de 1692, o “Monte do Ebitipoca” é citado no roteiro de viagem do Padre João Faria Fialho (bandeira de Taubaté). No século seguinte, a região atingiu mais de cinco mil moradores em decorrência da procura pelo ouro. Após a descoberta do mineral em abundância, na “Vila Rica”, o êxodo foi geral. Ficou apenas a população mais humilde que não tinha condição financeira para sair. Hoje, 300 anos depois, a vila é freqüentada por turistas de todo o mundo e a população não ultrapassa dois mil habitantes.
Roteiros no Parque Estadual do Ibitipoca
Janela do Céu: Percurso: 16Km (ida e volta)
Na trilha:
Cruzeiro, Gruta da Cruz,
Pico da Lombada,
Gruta dos Três Arcos,
Gruta dos Fugitivos,
Gruta dos Moreiras,
Cachoeirinha, Mirante,
Janela do Céu, Rio Vermelho.
Pico do Pião: Percurso: 11Km (ida e volta)
Na trilha:
Gruta do Monjolinho,
Gruta do Pião,
Gruta dos Viajantes
Pico do Pião,
Ruínas da Capela
Circuito das Águas: Percurso: 5Km (ida e volta)
Na trilha:
Gruta dos Coelhos,
Lago dos Espelhos, Ducha,
Lago Negro, Prainha das Elfas,
Prainha, Gruta dos Gnomos,
Lago das Miragens,
Ponte de Pedra,
Cachoeira dos Macacos,
Rio do Salto
Whatdafunk de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Artista:
Janela do Céu, Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Rio Vermelho, Pico do Pião, Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Ruínas da Capela Circuito das Águas, Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha,
Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Rio do Salto, Ibitipóca, parque estadual, conceição do ibitipóca.
Vista do Pico do Peão - Parque Estadual do Ibitipoca / MG
Vista do alto do Pico do Peão, no parque estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte-MG.
Muito show!!!
16 km de Desafio - Circuito da Janela do Céu - Conceição de Ibitipoca - Lima Duarte - Minas Gerais
Olá Galerinha linda!
Acompanhem nossa passagem por pelo Parque Estadual Conceição de Ibitipoca.
Duvidas e informações sobre o local só deixar nos comentários.
- Ibitipoca, Lugar Mágico. 3/5
- Conhecendo um pouco a charmosa vila de Conceição do Ibitipoca, situada no município de Lima Duarte - MG.
Cachoeira do Arco Íris, Lima Duarte - MG
Cachoeiras Lima Duarte - MG
Lima Duarte é um município do interior de Minas Gerais localizado a cerca de 60km de Juiz de Fora. A Vila de Conceição de Ibitipoca, onde está localizado o Parque Estadual de Ibitipoca, é considerada um distrito de Lima Duarte. Ibitipoca é conhecida por suas cachoeiras, mas nos arredores de Lima Duarte também encontramos algumas cachoeiras igualmente encantadoras, como a Cachoeira do Arco-íris.
Visite o site: e obtenhas infomações completas dessas e muitas outras muito legais.
CIRCUITO SERRAS DE IBITIPOCA - VÍDEO PROMOCIONAL 2010
Vídeo promocional, institucional da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca.
A Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca faz parte da atual Política Nacional de Turismo, implementada e orientada pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais. Compreende a região da Serra da Mantiqueira onde se encontra o Parque Estadual de Ibitipoca, Planalto do alto Rio Grande, Serra Negra, Vale do Rio Preto e Vale do Rio do Peixe. Apesar do vídeo de 2010 apresentar somente as cidades que naquela época faziam parte da associação, o Circuito hoje abrange os municípios de Lima Duarte, Rio Preto, Bias Fortes, Ibertioga, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca, Pedro Teixeira, Santa Rita de Jacutinga, Olaria e Bom Jardim de Minas.
Fazendo parte da Política Nacional de Turismo, possui a competência de fomentar a atividade, através da orientação para a implementação das políticas publicas do setor, promove a organização turística e o associativismo na região, incentivando o empreendedorismo para o desenvolvimento socioambiental das comunidades, através exploração econômica sustentável do potencial natural, paisagístico e cultural de seus municípios.
Se a viagem é para Minas, uma grande opção é o Circuito Serras de Ibitipoca -- natureza, cultura, mineiridade -- espaço para momentos e fotos memoráveis.
Janela do Céu - Parque Estadual do Ibitipoca #052
INSTAGRAN/rasec883
Janela do Céu - Parque Estadual do Ibitipoca #052
O Parque Estadual do Ibitipoca fica localizado na vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte - MG. O objetivo deste vídeo é demonstrar como se sai uma pessoa sedentária ao realizar uma caminhada de aproximadamente 18 kms.
Passamos pelo Cruzeiro, Gruta da Cruz, Lombada, Gruta do Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, JANELA do CÉU, Cachoeirinha e finalizando na Prainha.
Espero que gostem do vídeo e que isso os incentive a conhecer a charmosa vila de Ibitipoca.
Bons ventos...
*(Imagens para registro/arquivo pessoal)
Veículo: Dois Tênis;
Câmera: Gopro hero 4 silver;
Trilha sonora: Youtube library
ENTC 2013 - Ibitipoca a Lima Duarte
Encontro Nacional do Tenere Club em Ibitipoca, voltando pra Lima Duarte depois do evento
Ibitipoca: Cachoeira Janela do Céu
Um dos principais atrativos de Ibitipoca, quer seja pelo difícil acesso (5 km de subida), quer seja pela importância da preservação ou pela beleza natural, a Cachoeira Janela do Céu oferece a quem chega perto uma experiência ímpar, inesquecível.
Parque Estadual do Ibitipoca - Pico do Pião
No segundo vídeo da série Ibitipoca você conhecerá as belezas da trilha que leva até o Pico do Pião. Também localizada no parque estadual, essa trilha conta com 11km ida/volta e muitas subidas.
Ao longo do caminho você encontrará diversas grutas. O caminho é difícil, porém, a beleza é incrível.
Para um relato detalhado sobre ibiripoca acesse: outrosrumos.com.br
Também estamos presente em outras redes sociais.
Insta: @Outrosrumos
Face: OutrosrumosTravel
Ibitipoca - 2019 - Tramoias
Nada como uma grande viagem com grandes amigos.
Ovni visto do Picoto do Pão de Angu (Lima Duarte- MG)
No alto do picoto do pão de angu Lima Duarte MG, enquanto filmava nossa façanha de subir uma cross até o picoto, do nada surge um ponto estranho no céu.
imagem não ficou muito boa mas da para ver nitidamente que era uma especie de nave.