A VISITA DE LULA A PICOS
A Caravana Lula Pelo Brasil visitou Picos neste dia 02.09.17. O evento acontecido no Bairro Pantanal, ao lado da Casa Apis, reuniu milhares de pessoas de Picos e macrorregião. VT produzido e veiculado pela TV Picos - Canal 13. Reportagem de Sheila Fontenele.
Picos-Piauí construção Picos Plaza Shopping traz desenvolvimento para região centro-sul do Piauense
Município de Picos Capital do Mel Cidade modelo Capital do Sul Piauiense
também vem ai Piauí shopping também em picos.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!CONHEÇA O LOCAL PRIVELIGIADO ONDE O MELHOR SHOPPING DA REGIÃO ESTÁ SENDO CONSTRUIDO.!!!
MAIS DE 180 LOJAS, 3 LOJAS ÂNCORAS E 1 BANCO
SUPER PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO COM 500 LUGARES
CINEMAS COM TECNOLOGIA DE PONTA
Picos é um município brasileiro do estado do Piauí. Conhecida como Cidade Modelo e Capital do Mel. Cidade jovem, tem como principal característica social a mistura étnica pois sua população é formada por indivíduos das mais diversas partes do país. Geograficamente é cortada pelo rio Guaribas, que apesar de ser um rio temporário, alivia o famoso calor das tardes picoenses.
Situa-se na região centro-sul do Piauí. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada ao seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de polo comercial efervescente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel). É cortada pela BR-316 (ou Rodovia Transamazônica), BR-407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. É uma das maiores produtoras de mel do país e destaca-se também por sediar uma unidade do Exército Brasileiro (3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção).
O município de Picos no início do século XX.
A década de 40
Entre os anos 40 o município era apenas um aglomerado de residências de características rurais, era bastante verde devido ainda possuir mata ao redor das margens do Rio Guaribas, alguns trechos correspondia a propriedades particulares e eram dedicados a cultura de vazante realizadas durante o verão, dentre os produtos cultivados se destacavam o alface, o coentro, cebolinha, cebola e sobretudo o alho, produto no qual, o município passou por vários anos como grande produtor nacional. A outra atividade comum era a lavagem de roupas que era muito comuns grupos de mulheres utilizarem a o rio para essa finalidade. Dentre outras atividades destacavam-se, os banhos nos poços, no qual eram determinados por sexo, práticas da pesca com a utilização de anzóis, redes, tarrafas ou até mesmo com as mãos.
A época de ouro da cidade de Picos (os verdes anos 50)
Essa época de ouro consagrada no município foi marcante devido a grandes alterações tanto no contexto político, social e econômico. Nos anos 50, segundo dados do censo do IBGE a população do município era de 54.713, sendo que 50.145 (91,65%) na área urbana e 4.568 (8,35%) na área rural. No mesmo ano, cresce a economia em Picos a indústria e o comércio ativo aumentando a demanda de produtos e seus consumidores.
Nessa época tem relatos de vários acontecimentos marcantes como a chegada da primeira sorveteria, a chegada do candidato a presidência da República pela UDN o brigadeiro Eduardo Gomes, melhorias na rede elétrica e no sistema de abastecimento d'água com a perfuração de vários poços. A partir desse período Picos passa a perder seus territórios a partir de 1954 com a perda do seu primeiro território que passaria a formar o município de Itainópolis.
Clima
Segundo os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Picos no Piauí tem a maior média anual de temperatura: 29,4°C.
O Município de Picos está a 206 metros acima do nível do mar e apresenta em seu relevo inúmeros picos argilosos, que se erguem nas proximidades ribeirinhas, e as serras rochosas que dão a impressão de que a cidade está localizada numa cratera, fazendo surgir os denominados baixões agrícolas piauienses. O município conta ainda, com cursos naturais de água. Dentre eles podem-se citar: Rio Guaribas (curioso lembrar que, ao contrário dos demais rios piauienses, que cortam seu relevo no sentido sul-norte ou sudeste-noroeste, este faz o sentido oposto, ou seja, norte-sul, até suas águas encontrarem o rio Itaim), Riacho Vermelho, Riacho dos Macacos, Além de possuir o maior lençol freático na região.