Cavernas + Boia Cross = PETAR (Parte 2)
Para fechar a nossa visita ao PETAR, visitamos 2 cavernas no Núcleo Santana. O parque só pode ser visitado com guias, que você contrata na cidade em agências ou alguns particulares. Os grupos são de 8 pessoas e o valor é divido entre eles.
A visitação do parque funciona por ordem de chegada e há vagas limitadas para as cavernas , então em feriados (nosso caso) as maiores e mais procuradas encerram rapidamente as vagas.
As que você consegue vaga com mais facilidade são as Cavernas do Morro Preto e Caverna do Couto. Juro que fiquei meio decepcionada, quando soube que não iria conseguir ir na Caverna Santana e outras. Porém, à visita a estas cavernas são tão sensacionais que superaram todas as minhas expectativas.
A caverna do Morro Preto tem uma trilha bem fácil, porém a trilha dentro da Caverna é bem puxada. A escuridão é total na maioria do percurso, contando apenas com a lanterna do capacete. A vista lá dentro para a abertura da caverna é lindissima!
A Caverna do Couto tem sua trilha inicial fácil, porém para entrar na caverna há uma escadaria para descer. Dentro da caverna há água corrente, e um lago é formado. Pode-se nadar nele, a água é congelante, mas vale a pena. Há diversos acessos bem sinuosos e estreitos dentro da caverna até a abertura do outro lado. De lá, voltamos ao parque por uma trilha, meio puxada, e encontramos com a Cachoeira do Couto para aliviar os ânimos!
Dentro do Nucleo Santana há uma piscina natural, esta não tem custo para usar, é cobrado pela visitação às cavernas (o guia é pago a parte).
E antes de pegar estrada no ultimo dia, fomos fazer o Boia Cross (Raiz) no Rio Bethary, bem do lado do Camping Benjamim, onde acampamos.
Contratamos o guia no rio mesmo, ele acompanha o grupo até o fim do trajeto. Antes de iniciar, ele dá umas dicas básicas para não cair da boia, e seguir na direção desejada. O rio é raso, isso te dá bastante segurança, e você vê que cair faz parte da diversão. Depois da metade do trajeto meio que pegamos o jeito e o passeio
todo foi sensacional. Uma aventura e tanto e muito divertida.
Essa foi um pouco da nossa aventura pelo PETAR!!!
Duvidas nos links abaixo:
petaronline.com.br
campingdobenjamim.com.br