Mineral Water Salir do Porto São Martinho do Porto Portugal
A mineral water with curative effects, for drinking and bathing, unexplored in Portugal - more information in: ( )
_ A Cultura em Portugal tem sido esquecida pelo próprio ensino nas escolas, de onde quase só saem pessoas formadas em design (Portugal deve ser um dos maiores prdutores de designers , que apenas anseiam a uma vida fácil e bem remunerada , talvez porque trabalhar e produzir seja mais cansativo e menos bem pago) , como se disso dependesse o pão que se come.
_Até a palavra Desenho ou Projecto foi trocada por um estrangeirismo.
_Tudo o que pode ser uma mais-valia ou potencial riqueza cultural ou económica, tem sido esquecida e desprezada por estes últimos governos das últimas décadas, a que chamo Desgovernos.
_Se eu tivesse que escrever um livro sobre a actualidade Portuguesa, dáva-lhe o título Portugal Terra Madrasta , embora reconhaça que muitas Madrastas são até mais responsáveis e zelosas que certas mães biológicas.
_É como o destino destas Águas de Salir votadas ao abandono em Terras de Camões , que bem podiam estar a servir a Saúde Pública assim como a Economia Nacional , aumentando também os postos de trabalho e podendo constituir uma mais valia no campo das Exportações, pois a Água é um Recurso Básico da Natureza do qual depende a própria Vida.
_Onde não há água, não pode haver vida.
_Em muitos locais do planeta, a água que se consome, tem que ser importada ou tratada devido à sua inexistência ou ao factor poluição.
_Esta Água é Mineral Natural que não carece de tratamento, podendo ser consumida tal como sai da Nascente e possui características minerais de grande relevo em conformidade com o testemunho de quem a tem usado desde Tempos antigos até aos dias presentes, assim como pela comprovação pelas inúmeras Análises que têm sido feitas...
_Está a correr para o Oceano sem qualquer proveito...
Por C.Willar (960024446)
Mais alguma informação em: ( ) , ( ) , ( ) , ( ) , ( ) , ( )
Salir do Porto Mineral Water Portugal
Curative Mineral Water Drinking.
Drinking and bathing in mineral water with curative effects.
Águas de Salir do Porto.
Hidrologia, Pocinha, Alfândega Velha, Salir do Porto, Leiria Portugal.
Resumido documentário, sobre as Águas de efeito curativo de Salir do Porto.
_As primeiras duas fotos documentam as primeiras análises da nova nascente resultante da captação de pesquisa em 1970 e de parte da Planta do Projecto da mesma (no actual local, ao qual actualmente algumas pessoas chamam imprópriamente Pocinha.
_O documentário de vídeo é actual e foi feito durante a enchente da Maré em 12-Agosto-2012. mostrando a degradação actual do Furo de pesquisa e das ruínas da Alfândega Velha em contraste com a área envolvente; a Única e Aprazível Baía de São Martinho do Porto e a Foz do Rio Vau ou Tornada.
_Após o vídeo , as fotos antigas no final deste documentário , mostram como eram
As Verdadeiras POCINHAS de Salir , até 1969 , terminando com imagens que nos transportam , recuando no tempo , até 1961.
_1868 é a Data do início da dita captação de pesquisa, efectuada em 1969/70 , a qual revelou a existência da ÁGUA, onde antes nunca tinha surgido, e da descoberta do seu ARTESIANISMO que até então também era desconhecido).
_O Furo de Pesquisa foi executado com sonda rotativa lenta, para não causar lesões ou fissuras nas diversas camadas rochosas a perfurar e só atingiu o Veio Aquífero quando atingiu os 30 metros de profundidade , momento em que se revelou o Artesianismo desta Água Minero-Medicinal, que até então era totalmente ignorado.
_____Relatório do Furo: ( ) _____
_O caudal e temperatura , assim como todas as qualidades químicas e bactériológicas desta Água ainda hoje se mantêm inálteráveis, o que Bem demonstra que este Magnífico Recurso Hídrico mantém inequívocas potencialidades para poder ser aproveitado com _rentabilidade económica_ , tendo sido feitos estudos detalhados para esse efeito nas décadas de 80/90 !!!
_As primeiras análizes completas destas Águas, foram feitas por Charles Lepierre em 1915, que a classificou como cloretada mista.
_Existem outras nascentes em Salir do Porto (Ex: Ponta da Barra, São Romeu,etc.) com características muito diferentes desta Água em questão, que também foram analizadas por C. Lepierre, mas que são impróprias para ingestão, sendo a sua utilização apenas restrita ao uzo externo.
_Em 1970, J.J.R. Fraústo da Silva e J. Duarte de Almeida, fizeram análises ainda mais completas e muito detalhadas com recurso a novos métodos mais evoluídos , confirmando a inálterabilidade da Água desde 1915, referindo até certa evolução positiva, No final do detalhado relatório, referem a seguinte classificação em conclusões:
Cito textualmente - A água de Salir do Porto pode classificar-se como mesosalina, cloretada, bicarbonatada e sódica, não gasocarbónica e muito fracamente redutora (rH2=25,8). A análise química não revela contaminação.
Como as suas congéneres, apresenta um pH de saturação a 20ºC de 6,90 (método de Larson e Boswell- J.A.W.W.A, Abril de 1944) muito próximo do pH real, o que quer dizer que não mostra tendência a formar incrustações e também não é agressiva para o calcáreo. É de prever que se comporte bem na gaseificação.
_Pretendia a Concessionária, por Engarrafamento e distribuíção, colocar a Água no Mercado de Distribuíção pública; assim como construir estância balnear para banhos, nas imediações de Salir do Porto, como acontece com outras águas com características algo semelhantes, Termas .
_ O projecto , lamentávelmente , apenas não foi concretizado devido a algumas barreiras burocráticas que promoveram naquela época o desgaste económico da Concessionária (Águas de Salir Lda.) impedindo esta Empreza de concretizar os objectivos , que eram e continuam a ser dos interesses do Desenvolvimaento , da Saúde Pública e da Economia Nacional.
_É de lamentar, que as entidades locais tenham proporcionado a quase destruição total do Furo de pesquisa ao qual imprópriamente chamam agora A Pocinha , assim como a destruição das ( VERDADEIRAS Ancestrais e Emblemáticas POCINHAS de Salir do Porto que remontam aos primórdios do seculo XX (1901).
«««Não obstante e por enquanto , ainda quase tudo É Possível Recuperar. »»»
_Apelo:
Hája Incentivo e Empreendorismo, para que Não se percam de modo irremediável as
________________________________________Águas de Salir___ !!!
Mais informação em:
Por C.Willar.
(Phone/Téléphone = 960024446)
Soaring at Sao Martinho do Porto, BR does wingovers
Great site, perfect wind, beautiful beach, blue skies...
Caminho até à Pocinha de Água Doce em Salir do Porto
Caminho até à Pocinha de água doce de Salir do Porto! Para quem não conhece ou já não vai lá à muito tempo, deixo o meu vídeo de ontem! Quem tem responsabilidades na preservação desta maravilha natural, o que têm andado a fazer nos últimos anos? Estão à espera que desapareça de vez para depois virem dizer que em tempos existiu uma nascente de água doce?
automotora serie 3400 em São Martinho do campo, Linha do Douro
ao anoitecer
SALIR DO PORTO 2017
Em finais do século XVIII, o concelho de Salir foi prontamente extinto, passando a ser um curato de apresentação do prior de S. Pedro, da vila de Óbidos. Em 1839 pertencia a este concelho e em 1840 passou para o de S. Martinho do Porto até à extinção deste em 24 de Outubro de 1855 quando passou para as Caldas da Rainha, onde ainda se mantém.
Embora hoje Salir do Porto seja apenas uma aldeia de pouca importância a nível nacional, em tempos foi uma vila sede de concelho, cujo porto marítimo era uma das principais fontes de abastecimento da região.
Hoje só estão de pé as velhas paredes, cada vez mais ameaçadas pela erosão causada pela água.
Salir do Porto possui alguns vestígios importantes do seu passado histórico. Os mais marcantes e mais óbvios são as ruínas da antiga Alfândega e da Capela da Senhora de S. Ana.
A Capela da Senhora de S. Ana, usualmente chamada de “capelinha”, e foi erguida na ponta mais afastada de Salir, no cimo da barra que serve de entrada à baía, cujo objectivo era o de abençoar os barcos que partiam em viagem. Hoje está em ruínas, sendo um dos monumentos mais importantes de Salir Da Capela de S. Ana restam umas desmanteladas ruínas.
A Igreja Matriz da freguesia está situada em Salir e, apesar de não constituir património arquitectónico fora do comum, é bastante interessante de visitar. Nelas são celebradas as missas todos os Domingos e ocasionalmente durante a semana. Pensa-se que esta igreja tenha cerca de três séculos, mas a riqueza arquitectónica histórica do seu interior perdeu-se durante obras de restauração há alguns anos.
Nas encostas que separam Salir do mar, existem quatro moinhos, testemunhas do passado em que os ventos eram aproveitados para a produção de farinhas. Hoje em dia três deles estão restaurados e são utilizados como casa de férias. O outro está em ruínas. Existem mais moinhos, mas estão igualmente em ruínas e estão situados em locais mais escondidos. Em direcção à baía, chegando a uma pequena encosta com escadas, logo avistará as ruínas, que ficam lado a lado com a pocinha. Outra hipótese é seguir o caminho da capelinha e de lá descer a encosta.
Em Salir do Porto existe uma enorme duna com cerca de 50 metros de altura e mais de 200 de comprimento que acompanha a encosta que serve de apoio à praia, protegendo-a dos ventos fortes do oceano. Esta duna já foi considerada a maior da Europa, estando agora em progressivo estado de erosão devido à acção do vento e do homem. Entre a população, esta duna é conhecida pelo nome de “Aréola”.
Em Salir do Porto é possível encontrar desde as praias às grandes colinas, estando Salir situado num vale que sobe progressivamente até aos Casais. Para o lado de Caldas da Rainha e São Martinho, o relevo torna-se praticamente plano, enquanto que para o lado do mar Salir está delimitado por um conjunto de elevações, embora de pouca altura, que se estendem desde a barra que delimita a baía, continuando para a Serra do Bouro.
Comboio n.º 804 - São Martinho do Porto
O Comboio Interregional n.º 804 (Coimbra - B --» Caldas da Rainha) em São Martinho do Porto. UTD 592.209. 27/09/2015 ás 15:46.
Regata em S. Martinho do Porto
Regata em s. Martinho do Porto
ALLAN 0360 EM S.MARTINHO DO PORTO
Regional 6454 Leiria » Caldas da Rainha em São Martinho do Porto / Alcobaça, na Linha do Oeste / Portugal.
27 maio 2016
18:56 h
Viagem na Linha do Douro - Partida da UTD 653 do Pocinho
11/12/2010
Partida da estação do Pocinho do Inter-Regional 960/962 com destino à Régua e Porto, efectuado pela UTD 653, uma semana antes deste material começar a ser retirado do serviço comercial na Linha do Douro. #NóFerroviário #comboios #trains
Duna de Salir do Porto
Salir do Porto, bem ao lado de São Martinho do Porto, existe uma mega duna!
Subi a duna com a minha filha Lara, na primeira vez ela ficou a uns 20 metros... eu continuei!
Depois ela foi persistente e subiu até ao final sozinha! ????????????????
Linha do Douro _ Pocinho a Freixo de Numão
Cab view a bordo da English Electric 1455 no primeiro comboio do dia com destino ao Porto
Nov2019
BOMBARDIER 1971 + ALLAN 358 + UDD 458 NA MARTINGANÇA
Cruzamento de comboio de cimento nº 50633 - Martingança » Plataforma de Cacia com regional para Leiria 6453, IR 804 para as Caldas da Rainha, e passagem do cimenteiro na Moita, todos à tabela
11-04-2014
Porto de Rei — Railway Porto-Pocinho-Porto
Estação de Porto de Rei.
Linha ferroviária Porto-Pocinho-Porto — Portugal
O comboio histórico a vapor do Douro - parte 2
Comboio Histórico do Douro, Régua - Portugal
Don't Miss - Douro
Comboio Histórico do Douro - Régua
eu❤momentos
Comboios de Portugal & MEDWAY trains - São Martinho do Campo - Linha do Douro
Comboios de Portugal passenger and MEDWAY freight trains at the São Martinho do Campo station on the douro line to the north of Porto, Portugal. In this video the series 3400 CP Porto suburbano trains operate services to Cáide and Penafiel. A MEDWAY 5600 locomotive hauls a container train / Comboio Contento out of the container terminal to the north of the station. A 0450 CP Regional trains operates a test run and CP Regional services operated by the 592 series pass.
Date: 20 June 2018
4º As minhas viagens a Gouvinhas- Douro
Após uma ausência de 40 anos, visitamos o nosso berço, a Quinta da Costa-Gouvinhas
Created with MAGIX Video Pro X5
Praias Fluviais de Portugal - Porto Antigo
048 - Porto Antigo
Localização:
Facebook: Grupo e Página Praias Fluviais de Portugal
CRUZAMENTO DE COMBOIOS EM S. MARTINHO DO PORTO
Cruzamento do comboio de farinha Ramalhal com o Comboio praia . Alsthom 1945 e Allan 0371.
14-06-2015
17:04 h