Torre e Ponte de Ucanha, Tarouca
Ponte e Torre de Ucanha foram fronteira, muralha de defesa e símbolo de ostentação desde o séc XII.
Jornalista: Frederico Correia
Reporter de Imagem: Joel Teixeira
Portugal Play - Torre e ponte gótica de Ucanha
A passagem mais conhecida sobre o rio Varosa é a ponte de Ucanha, provavelmente edificada durante os séculos XIV-XV, substituindo uma outra de filiação romana.
A torre que lhe está adossada foi construída em 1465 por iniciativa do abade do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, D. Fernando, marcando a entrada no couto monástico e servindo como depósito do pagamento da portagem que os viandantes aqui entregavam para a transporem.
Aqui passava a estrada, já desde a época romana, que de Lamego se dirigia para o interior, passando por Moimenta da Beira e Trancoso, podendo-se ainda hoje observar alguns troços de calçada bem conservados.
Inevitavelmente, também daqui parte um caminho em direção ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
A Torre está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910. - in valedovarosa.gov.pt
Facebook:
(veja em HD)
FICHA TÉCNICA:
imagem - Manuel Barreto
edição - Rui Gonçalves
realização - João Carpinteiro
Torre de Ucanha e os Sabugueiros -1998
Estas imagens foram captadas em 1998 e editadas em 2019. A qualidade da imagem não é das melhores porque o estado do suporte original não está em boas condições.
ONDE SE LÊ: 1988 deverá ler-se 1998.
Ucanha, uma freguesia com história
Ucanha, uma freguesia com história
Situada a cerca de 5 km de Tarouca, Ucanha encontra-se enquadrada ao longo da encosta que desce em direcção ao Rio Varosa ou Barosa, apresenta um vasto património histórico-cultural, cujo elemento matricial é constituído pela ponte fortificada.
O curso de água, acompanhado por salgueiros e amieiros, ampara uma ínsua entre a ponte de Ucanha e a ponte nova, a qual é desfrutada como praia fluvial.
Esta freguesia marca a entrada do antigo couto do Mosteiro de Salzedas, onde são conservadas ainda dentro do seu limite as ruínas da Abadia Velha de Salzedas.
Ucanha é uma vila com uma disposição estruturada por uma única via, denominada por Rua Principal ou Rua Direita. Perpendicular ao rio, com uma extensão aproximada de 500 m, a sua largura oscila entre os 4 e os 10 m, ceifada transversalmente por duas estradas municipais, sendo composta por três troços.
O primeiro fragmento é nomeado Fundo da Rua ou Rua da Torre, tendo como ponto de partida a ponte e respectiva torre, junto da qual se traça um largo. A via principal bifurca na direcção da Igreja Matriz, que se encontra abrigada pelo adro murado e pelo cemitério, destacando-se com a torre sineira.
O segundo troço, chamado Meio da Rua, equivale à Rua do Pelourinho ou Rua da Senhora da Ajuda. Trata-se de uma zona onde o espaço é constituído por dois largos, o Largo do Pelourinho, onde se verifica o pelourinho ao centro, junto à Casa da Câmara e Cadeia, e o Largo da Senhora da Ajuda, ocupado pela Capela Nossa Senhora da Ajuda, e respectivas travessas.
O terceiro troço, o Cima da Rua ou Rua de Santo António, definido como sendo o fim da Rua / Vila, encontra-se marcado pela Capela de Santo António.
No seu conjunto, a vila é interrompida por travessas, pequenos becos e quelhas de acesso aos campos de cultivo.
As casas, essencialmente unifamiliares, ornamentam-se de varandas em madeira, com o realce do vermelho, azul e verde nas suas pinturas. Com escadas exteriores apresentam quase sempre dois pisos, cujo piso térreo é utilizado para as lojas, destinado essencialmente para uso agrícola, enquanto o segundo piso se destina à habitação.
Torre e Ponte fortificada
Os primeiros povos que se instalaram nesta vila foram os romanos, que aproveitando-se das terras férteis do vale do Varosa, criaram pequenas explorações agrícolas.
Séculos mais tarde, o desenvolvimento da vila de Ucanha foi acompanhado pelos monges da Ordem de Cister, tendo ficado como seu testemunho a ponte fortificada e a respectiva torre de portagem dos séculos XII/XV que representam, actualmente, o ex-líbris da freguesia, tendo servido, naquela época, para proteger a entrada nas terras do Mosteiro de Salzedas.
A Torre de planta quadrada e com porta de acesso bem acima do nível do chão, tem vinte metros de altura e dez de cada lado da base, onde se encontra a seguinte inscrição Esta obra mandou fazer D. Fernando, abade de Salzedas, em 1465.
No interior, divide-se em três pavimentos: no primeiro apenas uma fresta, no segundo em duas das faces abrem-se duas janelas geminadas e no último salientam-se quatro mata-cães, apoiados em cachorros.
Dr. José Leite de Vasconcelos
Ucanha, 7 de Julho de 1858 — Lisboa, 17 de Maio de 1941
Filólogo e um dos principais precursores da etnologia portuguesa, nasceu em 1858, na freguesia de Ucanha. Muito cedo mostrou uma especial vocação para o estudo dos costumes e hábitos dos povos mas começou por estudar medicina, tendo-se formado na Faculdade do Porto em 1886. Dois anos mais tarde, depois de ter exercido funções de subdelegado de saúde, médico municipal e presidente da Junta Escolar no Cadaval, decide abandonar a carreira médica e dedicar-se ao estudo das suas ciências predilectas: Linguística, Arqueologia e Etnologia.
Em 1888 instala-se em Lisboa onde começa por trabalhar como professor no Liceu Central. Nesse mesmo ano entra para a Biblioteca Nacional e uns meses mais tarde ocupa o cargo de Conservador, que exerce até 1911. Entretanto, prossegue os seus estudos em Paris, tirando um curso de Filologia Românica (1889-1901). Em 1893, cria e dirige o Museu Etnográfico e no ano seguinte lança as revistas O Arqueólogo Português (1884) e Revista Lusitana (1887). Paralelamente ensina Filologia Clássica, Filologia Românica, Arqueologia e Epigrafia na Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1929 afasta-se da direcção do Museu que ajudara a criar, tornando-se seu director honorário.
Morreu em 1941, com 83 anos de idade.
A Torre e a ponte de Ucanha
A Torre e a ponte de Ucanha
Monumento Nacional
Freguesia de Ucanha, concelho de Tarouca e distrito de Viseu
A sua existência já vem documentada no século XII. D. Afonso Henriques doou, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, acrescentando-lhe o território de Ucanha. A ponte deve ter sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava ali perto. Teresa Afonso, fundadora do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, doou ao convento o couto que recebera do rei e foram os monges quem mais beneficiou da velha ponte, convertida em apreciável fonte de rendimento pelos direitos de portagem que seriam cobrados.
A sua função consistia no cobrar de portagem às pessoas e veículos que cruzassem esta via de comunicação, pois esta estrutura localizava-se na mais importante via de acesso à cidade de Lamego. Também servia de defesa da entrada das antigas terras dos coutos de Salzedas.
Aldeia Vinhateira de Ucanha, Tarouca
A aldeia vinhateira de Ucanha tem um passado rico que deixou marcas visíveis no presente. A sua ponte e torre fortificada são o cartão de visita para os turistas, mas percorrendo todas as vielas desta aldeia vinhateira há muito para descobrir.
Arménio Libânio - Presidente da Junta de Ucanha
Jornalista: Patrícia Canelas
Reporter de Imagem: Joel Teixeira
Praias Fluviais de Portugal - Torre e Ponte de Ucanha
013 - Torre Ucanha e Ponte de Ucanha
Localização:
No Facebook: Grupo e Página Praias Fluviais de Portugal
03/08/2018 TAROUCA- LAMEGO
Monte de Santa Helena, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Ponte fortificada de Ucanha, Cristo Rei, Tarouca, Pinhão
Ucanha
Ucanha é uma freguesia do concelho de Tarouca, Portugal, atravessada pelo rio Varosa. O belíssimo conjunto Ponte e Torre de Ucanha está classificado como Monumento Nacional, remontando a sua existência ao século XII. São exemplo raro deste tipo de arquitetura e estão muito bem conservadas. Encontramos pelas ruas estreitas as casas típicas daquela região fronteiriça do Douro.
Created with MAGIX Fotos auf DVD MX
Torre e Ponte gótica de Ucanha
Drone: Phantom 2 + Gopro Hero 3+ Black edition
Music: André Pimentel - Á espera de um gesto (
Torre da Ucanha - Portugal Cityscapes
A Torre de Ucanha localiza-se na freguesia de Ucanha, concelho de Tarouca, distrito de Viseu, em Portugal. Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
Song: DJ Airecho - Echo Sensation
DJ Airecho's channel:
Torre de Ucanha,2017
Ucanha,5-8-2017
Ucanha - Pura Loucura
Diversao
558 UCANHA- TAROUCA 4k - de Rosa Maria Santos-Coletânea António Teixeira-Cabeceiras de Basto
558 – UCANHA-TAROUCA – Poema e Melodia Original de Rosa Maria Santos – Arranjo Instrumental – músico e compositor António Teixeira - Realização Rosário Bastos – Coletânea associada ao grupo facebook - Cabeceiras de Basto.
UCANHA
(Tarouca)
Poema e Melodia de Rosa Maria Santos
Arranjo Instrumental António Teixeira/coletânea
Realização Rosário Bastos
Instrumental/Preludio
A Ponte e Torre de Ucanha
Vão pela Rua Direita
E na praça da Cucanha
Em seu amor se deleita
Tuas caves de granito
Nessa terra vinhateira
Produz o néctar bendito
A quem chamam Murganheira.
Refrão
Ucanha terra ancestral
E com tanta tradição
Que no nosso Portugal
Desperta grande afeição
Quem vem e atravessa o rio
Em Ucanha, junto à ponte,
Vai sentir o ar vadio
Do vento que vem do monte
====
Freguesia deleitosa
E com praia fluvial
É banhada p’lo Varosa
Um rio de Portugal
E se ao passar Mondim
Na praia se for banhar
Um cheirinho a alecrim
Vai sentir ao respirar
Refrão
Ucanha terra ancestral
E com tanta tradição
Que no nosso Portugal
Desperta grande afeição
Quem vem e atravessa o rio
Em Ucanha, junto à ponte,
Vai sentir o ar vadio
Do vento de lá do monte
Instrumental/Interlúdio
=====
No centro o seu pelourinho
Delicia dos visitantes
No horizonte um moinho
Nesse vale verdejante
Casas típicas na aldeia
Belas janelas, portadas,
Onde o sol se incendeia
Nos curtos lanços escadas
Refrão
Ucanha terra ancestral
E com tanta tradição
Que no nosso Portugal
Desperta grande afeição
Quem vem e atravessa o rio
Em Ucanha, junto à ponte,
Vai sentir o ar vadio
Do vento de lá do monte
Instrumental/Fim
Esculturas de Fogo em Ucanha, Tarouca
Espetáculo de rua, com fogo e videomapping, Esculturas de Fogo, na Aldeia Vinhateira de Ucanha, a 5 de agosto de 2017, pela companhia Artelier, no âmbito do projeto Douro em Movimento, Aldeias com Vida, cofinanciado pelo Norte 2020.
13 - Ucanha - ponte fortificada
Video elaborado no âmbito da tese do Mestrado integrado em Arquitectura, UBI.
- Ecovia do Varosa - estudo e análise para aferição de possível traçado e infra-estruturas.
edição video e som
Rui Gonçalves - 2017
Ucanha-Tarouca.Convivio dos Ex,combatentes.video1
Realizou-se nos dias ,25-26 de Junho 2011 em Ucanha o convivio da companhia 1786 que esteve em Angola desde Novembro de 1967 a Janeiro de 1970-fui feita uma visita as caves da Murganheira que se situam na aldeia de Ucanha,fez-se tambem uma visita a torre de Ucanha,ponte romana e o rio Varosa.Fui celebrada missa pelos melitares mortos,na igreja de Ucanha e o almoço fui no restaurante solar Castanheiro do Ouro. Recebi estas imagens do S.Manuel dos Santos Pestana
Mosteiro de São João de Tarouca. 20 Anos de Reabilitação [1998-2018]
Festa na Aldeia Vinhateira de Ucanha (Turiviajar.tv)
Continua a Festa das Aldeias Vinhateiras do Douro. Desta vez foi em Ucanha, no concelho de Tarouca. A animação decorreu durante dois fins de semana, junto à torre fortificada e a ponte que une as duas margens do rio Varosa. Turiviajar foi lá assistir à libertação das freiras.