Conheça a magnifica ponte São João em Morretes, na ferrovia Paranaguá Curitiba - Documentário drone
Conheça a extraordinária ponte São João em Morretes na ferrovia Paranaguá - Curitiba, veja o trem passando na maior e mais extensa ponte de toda a serra do mar do Paraná.
Historia:
Obra de arte da engenharia brasileira do Século XIX integra o conjunto de viadutos da ferrovia Paranaguá-Curitiba. A ponte foi projetada no Brasil e construída na Bélgica, sendo transportada em pedaços e montada no local pelos trabalhadores da obra.
Possui 112 metros de extensão, divididos em 4 vão, o maior com 70 m, sendo a ponte mais longa da ferrovia e também a mais alta pois seu vão central está a 55 metros de altura em relação ao fundo da grota do Rio São João, o equivalente a um edifício de 24 andares. É a ponte mais longa e também a mais alta da ferrovia.
O livro Uma viagem de 100 anos: Ferrovia Paranaguá-Curitiba, 1885 – 2 de fevereiro – 1985 contem nas páginas 139-140 a explicação seguinte do engenheiro Teixeira Soares: “Os três vãos pequenos são vencidos com vigas de alma cheia. Só o vão central é de treliça. Assenta sobre pilares de ferro batido, apoiados em base de alvenaria de pedra. A estrutura metálica é fabricada na Bélgica. Fornecemos os perfis do terreno natural e do greide. Eles projetam cada ponte ou viaduto de acordo com o trem de carga especificado. Aqui fazemos a montagem, que não é fácil. Para muita gente pode parecer desperdício pilares metálicos, se estamos rodeados de granito e de gnaisse em abundância. Acontece que a experiência europeia concluiu que, a partir de 30 metros, o ferro torna-se mais econômico do que a alvenaria de pedra. O alojamento e a manutenção do numeroso pessoal necessário à execução de importantes maciços de alvenaria acarretam dificuldades. Embora isso, os pilares metálicos devem ser embutidos em bases de alvenaria, com certa altura. Não só impedem que a unidade provoque a corrosão do metal, como evitam que suba até a estrutura metálica. Para vãos inferiores a 15 metros, os europeus recomendam vigas de alma cheia. Mais afoitos, os americanos as empregam até vãos de 35 metros. Seu inconveniente é a rebitagem. Trabalho insano. Como estamos sujeitos ao mercado europeu, acima de 15 metros usamos vigas em treliça, a exemplo do vão central. As treliças simples são três. Em “V”, conhecidas por vigas ‘Warren’, do nome do engenheiro inglês que primeiro as usou no seu país. Em “N”, ou Monier, nome do engenheiro belga que as patenteou em 1858, na Alemanha. Finalmente as Neville, nome tirado do engenheiro americano que as inventou, mas que não passam de um tipo misto das anteriores. Aqui, dada a extensão do vão, os belgas projetaram uma treliça múltipla dupla. Nesta ponte foram consumidos 3.242 metros cúbicos de alvenaria de pedra e 442 toneladas de ferro.
A ponte foi o último desafio da ferrovia, pois intensas chuvas paralisavam as obras. Começou a ser construída no início de 1882, foi inaugurada em 26 de junho de 1884. Em 1944 ela recebeu um cavalete de reforço no maior dos vãos.
Me Sigam no facebook e twitter para mais novidades sobre novos lançamento.
facebook:
Twiter:
Instagram:
-------------Conheça os nossos canais parceiros---------------------
Cristina crochê:
SKY DRONE FPV:
Meu Quintal Filmagens aéreas:
Robson Freitas:
Vanspilla:
Douglas Arouca:
#bronisdrones
PONTE FERROVIÁRIA DO TREM DO PANTANAL EM TRÊS LAGOAS - MS.
PONTE FERROVIÁRIA DO TREM DO PANTANAL EM JUPIÁ / TRÊS LAGOAS - MS
Ponte metálica Rio Negro/PR
Rio Negro divide os estados do PR e SC ficando Rio Negro no estado do PR e Mafra em SC
muçum - RS (A princesa das pontes)
Descendo a perigosa Cachoeira da Escadinha - MORRETES PR
Rio Nhundiaquara - 03.03.2012
Exército constrói ponte metálica provisória na rodovia entre Esperantina e Batalha
De acordo com o Tenente Kelson, 30 homens trabalham na construção da ponte. O Tenente explicou que a ponte não é permanente e deve ficar montada por alguns meses até o governo inicie a construção de uma nova ponte de concreto.
REPORTAGEM: Kléber Oliveira
Trem de passageiros cruzando viaduto Carvalho(*), Morretes PR - 2017 (Brasil)
Maria fumaça Mallet 204 aguardando passagem de trem turístico no (*)Viaduto Carvalho (Ou Boa Vista - não consegui identificar deste ângulo) , próximo a Marumbi, Morretes PR, em 20/12/2017
Vídeo completo aqui:
SE FOR BAIXAR E POSTAR, CITE O CANAL.
#100 ANOS PVH - Alteamento da ponte ferroviária de Jacy-Paraná........Imagens 16.10.14
#100 ANOS PVH - Alteamento da ponte ferroviária de Jacy-Paraná........Imagens 16.10.14
Uma importante estrutura que remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré e que marca o primeiro ciclo da colonização da região de Rondônia, localizada no KM 798 da BR 364, em Jacy-Paraná. A ponte metálica foi alteada em 2,15m, passando de 3,65m para 5,80m, evitando que a estrutura que tem mais de 100 anos fique submersa nos períodos de cheia normal dos rios Madeira e Jacy-Paraná.
As obras começaram em 4 de julho e foram feitas em duas etapas. Na primeira, foram elevados os dois vãos menores da ponte com aproximadamente 23 metros de comprimento cada um. Para isso, foram colocados macacos hidráulicos com capacidade para 100 toneladas nas extremidades destes dois vãos, que foram elevados aos poucos. A cada 50cm de alteamento, foi feito um “calço” metálico na base da ponte, e, posteriormente, a concretagem da base (fundação) de concreto armado. O trabalho se repetiu até atingir os 2,15m. A segunda etapa da obra foi feita de forma semelhante no vão maior, de 85 metros e 160 toneladas. Foi o mais delicado dos trabalhos tendo em vista o tamanho e o peso dessa parte da estrutura.
Mesmo com estudos de consultorias especializadas em cálculos estruturais de pontes apontando que não haveria prejuízo da estrutura com a ação da água da cheia do rio, as obras foram feitas pela Santo Antônio Energia.
História
Todas as pontes e pontilhões existentes ao longo da Madeira-Mamoré foram construídos no período de 1907 a 1912. Elas foram construídas sob medida em uma usina siderúrgica localizada na cidade de Chicago (EUA) e foram trazidas desmontadas por navios e montadas nos lugares respectivos. Antes da chegada das pontes em ferro, foram construídas estruturas de madeira para que a obra da ferrovia não fosse interrompida e os comboios com equipamentos e trabalhadores chegassem às frentes de serviço. A ponte de Jacy-Paraná (palavra que em tupi guarani quer dizer Rio da Lua) é a de maior vão livre. A ferrovia foi erguida para trazer a borracha da Bolívia, através de Guajará-Mirim a Porto Velho, e para levar alimentos da capital rondoniense até o Acre. A estrutura é em aço corten e pesa mais de 200 toneladas. O livro Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – Uma história em Gravuras, da historiadora Yêda Borzacov, menciona relatos de ferroviários que em 1922 teriam presenciado uma grande enchente no rio Madeira, fazendo com que seu afluente Jacy-Paraná invadisse o lastro da ponte, inundando a via férrea. Já naquela época a estrutura era reconhecida como um conjunto de flexibilidade e de força admiráveis, perpetuando a genialidade da arquitetura.
ATRAVESSAMOS A PONTE DO TREM (quase fomos agredidos)
fomos para canoas pescar mais uma vez e dessa vez decidimos atravessar a ponte de ferro onde passa o trem!
foi muito arriscado mas a aventura valeu a pena1
la no outro lado procuramos um ponto de pedca melhor , e na tentativa de encontrar um bom lugar entramos numa fazenda para achar um bom pesqueiro!
mas fomos surpreendidos pelo capatas que nos botou pra correr mas nada aconteceu!depois voltamos para o outro lado e continuamos a pescar ate atravessei o rio a nado kkk.
no começo teve uma cena engraçada que eu fui obrigado a usar um dos memes do felipe neto ( hummmmmm) kkk! ate a proxima
valeu e
FUIIIIII....
Cargueiro da ALL entre Jaraguá do Sul a Araquari/SC 2011 - (Brasil)
Veja sempre no final, sugestões para outros vídeos.
Perseguindo um comboio da ALL, de Jaraguá do Sul até Araquari, em Santa Catarina.
Dia 05/02/2011.
Gravação: Anthar Cesar/2011
Visite e se inscreva em nossos canais:
Youtube: cesarblumenau (ative o sininho para receber as notificações do canal).
Instagram: @canalcesarblumenau
#cesarblumenau #canalcesarblumenau
Ponte Ferroviária Viaduto Paulo de Frontin | Miguel Pereira RJ
Ponte de Vera Cruz em miguel Pereira RJ Ponte ferroviária de metal em curva.
Cidade de Miguel Pereira pontos turísticos.
PONTE VIADUCTO PAULO DE FRONTIN
PONTE DE FERRO EM CURVA
pontos turísticos da região serrana do estado do rio de janeiro. RJ Brasil
Rio Santana RJ
O Viaduto Paulo de Frontin é um viaduto ferroviário localizado próximo à estrada de Vera Cruz, no município fluminense de Miguel Pereira. O viaduto possui estrutura metálica treliçada, formando um grande arco sobre o rio Santana. É considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo
É uma construção de arquitetura belga, possui 82 metros de comprimento e 32 metros de altura. Foi construído em 1897 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil e passou a ser da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1903, como parte da famosa Linha Auxiliar. Posteriormente a linha entrou para a RFFSA e nesse trecho era comum a passagem de um famoso trem turístico, o trem Azul.
Seu nome é uma homenagem ao engenheiro Paulo de Frontin, um dos responsáveis pela construção da ferrovia.
Tamoios - Lançamento de vigas do viaduto próximo à curva da casa.
Lançamento de vigas do viaduto da obra de duplicação, próximo à antiga curva da casa, hoje sem casa, e alargada. A casa era uma antiga base do DER que ficava no centro geométrico do antigo traçado da curva. Sobre o viaduto pode-se ver a estrutura metálica amarela, em forma de treliça, utilizada para levar as vigas até o o seu lugar de assentamento sobre as colunas. Termina com o muro de contenção de encosta, junto ao início do viaduto.
Ferrovia Sorocabana - Descida da Serra do Mar, EFS, Viagem de Trem
Très amigos pulando Carnaval sobre vagões de carga da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana), uma viagem incrível, partindo da antiga estação Evangelista de Souza, cruzando paisagens pouco exploradas de Mata Atlântica, através das montanhas e túneis que ligam Marsilac, em São Paulo, até São Vicente, na Baixada Santista (Trilha sonora - Eddie Vedder - Society, do filme Na Natureza Selvagem).
Família Violli - 2013.07.24 - Paraná - Trem Curitiba/Morretes - Ponte de Ferro - Parte 18
Perseguição com acidente na ponte internacional da amizade - Primeiro Impacto PR (01/03/19)
O Primeiro Impacto PR é um projeto pioneiro, com destaques em 70 segundos, que tem a apresentação dos jornalistas Ana Fhernandes. Primeira afiliada do SBT a exibir o programa em formato regional, a Rede Massa | TV Iguaçu inova e investe na agilidade e prestação de serviço já nas primeiras horas do dia, com as notícias mais importantes do momento para a grande Curitiba.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Gostou desse vídeo?
Então deixe seu comentário e inscreva-se no canal ;)
→
Assista a todos os programas da Rede Massa
→
Acompanhe o Primeiro Impacto PR
→ Facebook:
Serra Curitiba x Paranagua / Viaduto Carvalho e Composição de Tanques
Composição de tanques passando pelo Viaduto Carvalho na serra Curitiba X Paranagua.
Passeio pela Ponte Estaiada de Curitiba
Hoje, dia 12/04/14, o trafego da ponte estaiada de Curitiba foi liberada. Fomos conferir como ficou a obra orçada em mais de R$ 120 milhões.
A PONTE de JACY PARANÁ - EFMM - O progresso tem um lado perverso - Imagens 01.09.13
A PONTE de JACY PARANÁ - Imagens 01.09.13
A ponte de Jacy Paraná assim como a de Mutum Paraná foram importadas dos EUA no inicio do século passado. A de Jacy também é a ponte metálica com o maior vão livre existente no país, com 83,90 m.
O progresso tem um lado perverso. No rio Jacy Paraná um grande lago formado pela barragem da UHE de Santo Antônio no trecho onde está instalada a ponte histórica da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A ponte, que já estava abandonada, agora corre o risco de desaparecer, corroída pela ferrugem.
Ferias 2012 - Trem Morretes IV
O trem atravessando a ponte Sao Joao.
Taoooooooooo lindooooo........