Ponte de Lima, Portugal, 2016_08_16
Ponte do Lima é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 5125 habitantes. É caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. É a vila mais antiga de Portugal.
É sede de um município com 320,25 km² de área e 43 498 habitantes (2011[), subdividido em 39 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
Localidade muito importante desde a era Romana, possuiu um Palácio da Corte do Reino de Leão, documentado por achados arqueológicos e outros documentos escritos.
Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125.
Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte. Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.
A ponte, que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. A primitiva foi construída pelos romanos, da qual ainda resta um troço significativo na margem direita do Lima, sendo a medieval um marco notável da arquitectura, havendo muito poucos exemplos que se lhe comparem na altivez, beleza e equilíbrio do seu todo. Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que demandavam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade.
A partir do século XVIII a expansão urbana surge e com ela o início da destruição da muralha que abraçava a vila. Começa a prosperar, por todo o concelho de Ponte de Lima, a opulência das casas senhoriais que a nobreza da época se encarregou de disseminar. Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste rincão único em todo o Portugal.
Ponte de Lima | Viana do Castelo | Portugal
Ponte de Lima, situada entre as encostas da serra de Arga e os cumes do Oural, com um microclima quase mediterranico, produzido pelos biombos das montanhas em redor. Uma velha via romana, servida por uma boa ponte sobre o Lima, feita no tempo de Augusto, marca um dos trajectos mais seguidos ao longo da Idade Media entre Portugal e Galiza. Seculos mais tarde a construção de uma nova Ponte Medieval com dezoito arcos ( tres entrerrado sob a actual Praça de Camões) representando um novo prototipo de ponte
Aqui passava uma via romana servindo um dos trajectos mais utilzados na idade média entre Portugal e a Galiza atravessava o Rio Lima nesta vila. Ponte do Lima era um ponto fulcral no eixo viário Norte-Sul, e por isso cedo foi repovoada. Recebeu foral em 1125 por D.Teresa. A vila foi crescendo até que em 1359 por iniciativa de D.Pedro se constroi a muralha com as suas nove torres, e seis portas.
Virtual Tour :
Musicas:
Strong and Courageous 2 Johannes Bornløf
Strong and Courageous 3 Johannes Bornløf
Speechless 1 Johannes Bornløf
Speechless 2 Johannes Bornløf
Speechless 3 Johannes Bornløf
Tropical Feelings 2 Niklas Gustavsson
Tropical Feelings 3 Niklas Gustavsson
Walk Toward The Light 2 Johannes Bornløf
The New World Johannes Bornløf
WRC Atravessou Ponte Romana em Ponte de Lima
A passagem dos carros do WRC pela ponte romana em Ponte de Lima foi presenciada por milhares de pessoas que quiseram ver de perto os protagonistas do Vodafone Rally de Portugal nessa visita peculiar à sua vila.
Ponte de Lima - Portugal
PONTE DE LIMA é a mais antiga vila portuguesa. Está situada na região Norte do país e recebeu foral da Rainha D. Teresa em 4 de março de 1125. No século XIV, D. Pedro I mandou muralhá-la. Resultou daí um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas. O rio Lima foi, até ao início do século XX, uma via de comunicação com os centros urbanos do litoral e o interior do vale. A ligar as duas margens do rio existe uma ponte medieval, construída a partir de uma romana (desta parte romana ainda resta um troço significativo na margem direita do rio). Esta ponte foi, e ainda é, muito usada como passagem de peregrinos com destino a Santiago de Compostela. O rio Lima foi apelidado de Letes (esquecimento), seguindo o fabulado na mitologia Greco-Romana. Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima, no ano de 135 AC. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Letes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, empunhando o estandarte das águias de Roma, o comandante chamou, da outra margem, a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do esquecimento.
PONTE DE LIMA is the oldest Portuguese village. It is located in the northern region of the country and received royal charter of Queen Teresa on March 4, 1125. In the fourteenth century, King Peter I ordered the building of city walls. The result was one medieval village surrounded by walls and nine towers, two of which still remain, making the access to the village through six gates. The River Lima was, until the early twentieth century, a path of communication with the urban centers of the coast and inland valley. Connecting the two banks of the river there is a medieval bridge, built from a Roman (of this Roman part there is still a significant section on the right bank of the river). This bridge was, and still is, widely used as a passage for pilgrims to Santiago de Compostela. The River Lima was nicknamed Lethe (forgetfulness), following the story written in Greco-Roman mythology. Commanded by Decius Junius Brutus, the Roman armies reached the left bank of the Lima, in the year 135 BC. The beauty of the place made them consider they were before the legendary Lethe, that erased all the memories of those who crossed it. So, the soldiers refused to cross it. Then, holding the banner of eagles from Rome, the commander called, from other side, each soldier by his name. Thus he proved to them that this was not the river of forgetfulness.
Ponte de Lima: vila mais antiga de Portugal
Pueblo situado en el norte de Portugal, en el distrito de Viana do Castelo, a 85 m de Oporto y 40 de Tui. Su monumento principal es su célebre puente de origen romano y reconstruido en el siglo XIV, forma parte de la ruta portuguesa del Camino de Santiago. Tiene un paseo muy agradable a lo largo del río Lima, en especial la Avenida dos Plátanos así como es muy interesante pasear por el centro del pueblo con su arquitectura de casas rústicas y antiguos edificios como “Torre da Cadeia Velha” (Torre de la Cárcel Vieja), “Igreja Matriz”, “Vaca das cordas”, etc. Esta villa es una visita obligada si viajas por el norte de Portugal.
Música: Inner Light de Kevin MacLeod está sujeta a una licencia de Creative Commons Attribution (
Fuente:
Artista:
Inondations de 1987 à Ponte de Lima
Extrait des archives de PontedeLimaTV Portugal
Neve em Ponte de Lima Vilar do Monte
De volta a Ponte de Lima | Portugal
➡Para MAIS vídeos e para APOIAR nosso trabalho:
➡
.......................................................................
De volta a Ponte de Lima | Portugal
Nuzito e Tietchan voltam à Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal que fica no Alto Minho!
E a primeira parada já tem comidinha, eles já chegaram cheios de fome e comeram um suculento bacalhau de cebolada.
Passaram na Cadeia Velha, uma das torres sobreviventes da vila. Hoje é onde fica a Loja de Turismo de Ponte de Lima.
Falaram um pouco da ponte, que já foi falada nesse vídeo:
Viram a bela Igreja da Matriz, construída no século XV.
Em frente a Câmara Municipal de Ponte de Lima tem um belo jardim e o Centro de Interpretação do vinho, mas não passaram lá dessa vez...
Passaram pela Capela das Pereiras, uma bela capela do século XVI que fica no ponto mais alto da cidade.
E novamente não conseguem ver todas as atrações da cidade, vai ficar para o Ponte de Lima III.
Bjs, Nuzito e Tietchan
...........................................................................
►►►►DESCONTOS em sua VIAGEM►►►►►►
•DESCONTO Passagem aérea:
•Seguro Viagem DESCONTO:
•DESCONTO 41Euros Airbnb:
•Faça PASSEIOS em Portugal:
•Hotel BOOKING:
Siga O Miradouro nas redes sociais :
site:
contato : contato@omiradouro.com.br
..................................................................................
➡Um pouquinho SOBRE NÓS:➡ Somos um casal, mas antes de nos conhecermos, vivemos um período fora do Brasil, com uma experiência bem semelhante. O Nuno, filho de português, foi em 2000 conhecer a terra do pai, morando além-mar por dois anos, enquanto fazia um mestrado em ciência política. A Erica – filha de japoneses – seguiu o caminho de muitos decasséguis brasileiros, e foi trabalhar na terra do sol nascente em 2003, onde morou por 5 anos. Agora estamos vivendo em Portugal. Também gostamos de contar histórias, sejam as nossas, ou as dos lugares pelos quais passamos. Aqui você verá nossas andanças por esse país que tão bem nos acolheu.Acompanhe nossos vídeos aqui no nosso canal no Youtube!
..................................................................................
► Utilizamos músicas da plataforma artlist:
ARTLIST MUSIC: (utilize esse link e ganhe 2 meses extras na sua assinatura)
Vila de Ponte de Lima
Ponte de Lima é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 800 habitantes. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima.
É sede de um município com 320,25 km² de área e 43 498 habitantes (2011 ), subdividido em 39 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
Localidade muito importante desde a era Romana,possuiu um Palácio da Corte do Reino de Leão,documentado por achados arqueológicos e outros documentos escritos.
Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125.
Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais. Foi a Rainha D. Teresa quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte. Anos mais tarde, já no século XIV, D. Pedro I, atendendo à posição geo-estratégica de Ponte de Lima, mandou muralhá-la, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.
A ponte, que deu nome a esta nobre terra, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média. A primitiva foi construída pelos romanos, da qual ainda resta um troço significativo na margem direita do Lima, sendo a medieval um marco notável da arquitectura, havendo muito poucos exemplos que se lhe comparem na altivez, beleza e equilíbrio do seu todo. Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que demandavam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade.
A partir do século XVIII a expansão urbana surge e com ela o início da destruição da muralha que abraçava a vila. Começa a prosperar, por todo o concelho de Ponte de Lima, a opulência das casas senhoriais que a nobreza da época se encarregou de disseminar. Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi, assim, somando à sua beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico deste rincão único em todo o Portugal.
Maravilhas de Portugal - Ponte de Lima
Maravilhas de Portugal - Ponte de Lima
Mestre Cunha de Vila Verde & Pedro Cachadinha de Ponte de Lima
Mixões da Serra em dia de Festa
PONTE DE LIMA PORTUGAL
Una estupenda ciudad portuguesa que no conocía y que es estupenda para relajarse, comer bien y pasear.
Aquí os dejo un vídeo realizado en el último viaje en el que estuvimos allí... y de su principal atracción, su puente romano.
Precioso
Andrezinhoo13 - Passando pela ponte romana - Chaves - Portugal
Canal TaffmanBR 2.0
RTZ audiovisuais
CONTATO: andre.khatib@gmail.com
FANPAGE Andrezinhoo13
INSTAGRAM Andrezinhoo13
TWITTER:
Grupo do face MOTOFILMADORES PELO MUNDO
PONTE DE LIMA - PORTUGAL
Passeio por Ponte de Lima em Portugal. Conheça a vila, o Rio Lima e as lendas que os cercam.
Mais vídeos e informações visite:
Ponte de Lima a Vila mais antiga de Portugal-Tempos Romanos.
Esta cidade do Norte de Portugal é muito visitada pela sua antiguidade e suas musicas tão caracteristicas da terra.Quer conhecer esta vila? Venha com nós.Lá Vai Maria.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram:
Twitter:
Facebook:
Ecovia Ponte de Lima Arcos de Vadevez Sistelo
Ecovia Ponte de Lima - Ponte da Barca
Puente de Lima Portugal Passalacqua
Ponte de Lima . Rio Lima . Portugal
Ponte de Lima es un lugar precioso. El entorno del Río Lima y su extraordinario puente romano es una belleza donde da gusto pasear y dejarse perder por sus márgenes.
Un estupendo sitio también donde comer dejándonos llevar por la estupenda gastronomía portuguesa.
Nos encantó la visita. Volveremos a Ponte de Lima