Conheça a magnifica ponte São João em Morretes, na ferrovia Paranaguá Curitiba - Documentário drone
Conheça a extraordinária ponte São João em Morretes na ferrovia Paranaguá - Curitiba, veja o trem passando na maior e mais extensa ponte de toda a serra do mar do Paraná.
Historia:
Obra de arte da engenharia brasileira do Século XIX integra o conjunto de viadutos da ferrovia Paranaguá-Curitiba. A ponte foi projetada no Brasil e construída na Bélgica, sendo transportada em pedaços e montada no local pelos trabalhadores da obra.
Possui 112 metros de extensão, divididos em 4 vão, o maior com 70 m, sendo a ponte mais longa da ferrovia e também a mais alta pois seu vão central está a 55 metros de altura em relação ao fundo da grota do Rio São João, o equivalente a um edifício de 24 andares. É a ponte mais longa e também a mais alta da ferrovia.
O livro Uma viagem de 100 anos: Ferrovia Paranaguá-Curitiba, 1885 – 2 de fevereiro – 1985 contem nas páginas 139-140 a explicação seguinte do engenheiro Teixeira Soares: “Os três vãos pequenos são vencidos com vigas de alma cheia. Só o vão central é de treliça. Assenta sobre pilares de ferro batido, apoiados em base de alvenaria de pedra. A estrutura metálica é fabricada na Bélgica. Fornecemos os perfis do terreno natural e do greide. Eles projetam cada ponte ou viaduto de acordo com o trem de carga especificado. Aqui fazemos a montagem, que não é fácil. Para muita gente pode parecer desperdício pilares metálicos, se estamos rodeados de granito e de gnaisse em abundância. Acontece que a experiência europeia concluiu que, a partir de 30 metros, o ferro torna-se mais econômico do que a alvenaria de pedra. O alojamento e a manutenção do numeroso pessoal necessário à execução de importantes maciços de alvenaria acarretam dificuldades. Embora isso, os pilares metálicos devem ser embutidos em bases de alvenaria, com certa altura. Não só impedem que a unidade provoque a corrosão do metal, como evitam que suba até a estrutura metálica. Para vãos inferiores a 15 metros, os europeus recomendam vigas de alma cheia. Mais afoitos, os americanos as empregam até vãos de 35 metros. Seu inconveniente é a rebitagem. Trabalho insano. Como estamos sujeitos ao mercado europeu, acima de 15 metros usamos vigas em treliça, a exemplo do vão central. As treliças simples são três. Em “V”, conhecidas por vigas ‘Warren’, do nome do engenheiro inglês que primeiro as usou no seu país. Em “N”, ou Monier, nome do engenheiro belga que as patenteou em 1858, na Alemanha. Finalmente as Neville, nome tirado do engenheiro americano que as inventou, mas que não passam de um tipo misto das anteriores. Aqui, dada a extensão do vão, os belgas projetaram uma treliça múltipla dupla. Nesta ponte foram consumidos 3.242 metros cúbicos de alvenaria de pedra e 442 toneladas de ferro.
A ponte foi o último desafio da ferrovia, pois intensas chuvas paralisavam as obras. Começou a ser construída no início de 1882, foi inaugurada em 26 de junho de 1884. Em 1944 ela recebeu um cavalete de reforço no maior dos vãos.
Me Sigam no facebook e twitter para mais novidades sobre novos lançamento.
facebook:
Twiter:
Instagram:
-------------Conheça os nossos canais parceiros---------------------
Cristina crochê:
SKY DRONE FPV:
Meu Quintal Filmagens aéreas:
Robson Freitas:
Vanspilla:
Douglas Arouca:
#bronisdrones
Ponte São João Viaduto Carvalho Serra do Mar PR Passeio trem 17-9-11 great train trip Brazil
Mais um passeio nessa belíssima e histórica ferrovia, com a neblina típica da manhã. Empresa Serra Verde Express. Passeio dos membros do Clube Amantes da Ferrovia. Dia 17-9-2011. Trecho Curitiba-Morretes. Pode-se ver a bela paisagem da região e as obras de arte da engenharia ferroviária, como a Ponte São João e, depois, o Viaduto Carvalho, dentre outras. Ponte São João a 1:02 e Viaduto Carvalho a 6:30.
Veja mais em: ferrovias.org
Travessia a pé da ponte rio São João, Morretes, PR
Eu, Marlon, Allan, Denílson e Gabriel atravessando a ponte sobre o rio São João na Serra do Mar, Morretes, PR. A ponte tem um comprimento de 110 metros e um vão principal de 70 metros. A ponte é considerada um monumento público. Data 01/10/2011.
Serra do Mar - Viaduto do Carvalho 4K - Belezas do Paraná BR
Viaduto do Carvalho na Serra do Mar do Paraná em 4K, uma das magnificas belezas do Paraná e do Brasil com historia e muita informações.
Ponte São João em Morretes (Serra do Mar):
Morretes:
Canal da narradora Mundo Curioso:
Hoje nosso passeio é pelo Viaduto do Carvalho, na serra do mar paranaense, ele se destaca por ser assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha, no qual liga os túneis 4 e 5 da ferrovia Curitiba-Paranaguá.
A passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo e hoje é um dos cartões postais mais famosos do estado.
Para a construção da estrada de ferro, os 110 km que ligam Curitiba ao porto de Paranaguá, foram recrutados quase 10 mil homens, os quais se revessavam para manter pelo menos 3 mil trabalhadores na estrada, a maioria imigrantes que trabalhavam na lavoura.
Por causa das condições precárias de segurança, estima-se milhares de homens faleceram durante os 5 anos de construção, além das doenças, registrava-se ainda um bom número de acidentes de trabalho, principalmente na serra, onde os perigos eram constantes.
Agora vocês estão acompanhando a travessia completa pelo túnel 5, logo após a passagem pelo viaduto do carvalho, toda essa grande e magnifica obra foi feita entre os anos de 1880 e 1885.
Está gostando do vídeo? Então já deixe o seu LIKE, diga abaixo o que está achando dessa incrível obra da engenharia brasileira e claro, é novo por aqui? Se inscreva no botão vermelho e marque o sininho, assim você será sempre avisado quando sair um vídeo novo.
Agora mais especificamente sobre o Viaduto do Carvalho, ele contorna a montanha, tem 5 vãos de 12 e 16 metros cada, junto com a Ponte São João (no qual já tem um vídeo retratando a história aqui no canal, você o encontra nos cards acima e na descrição), constituiu um dos grandes desafios vencidos pelo engenheiro João Teixeira Soares, que substitui o antigo chefe da construção Antonio Ferrucci.
O seu nome é em homenagem a Carlos de Carvalho, um dos governantes da Província à época da construção da ferrovia que inaugurada em 02 de fevereiro de 1885.
Por todo o percurso a natureza foi cuidadosamente preservada, como vocês podem observar nas lindas imagens.
Trens de passageiros ainda circulam pela ferrovias com passeios de Curitiba a Morretes.
Mas o grande fluxo são os trens de carga que levam e trazem progresso a região do Paraná.
Espero que tenham gostado do vídeo, não esqueçam do LIKE, se inscrever e ativar o sininho, até a próxima!
Se inscrevam no canal:
Me Sigam no facebook, instagram e twitter para mais novidades sobre novos lançamento.
facebook:
Twiter:
Instagram:
-------------Conheça os nossos canais parceiros---------------------
Cristina crochê:
Vanspilla:
Mundo Curioso: (Narradora do Canal)
SKY DRONE FPV:
LSNews (Léo Santos - Locutor Publicitário):
Douglas Arouca:
Junior Drones:
#bronisdrones
#broniimagensaereas
-------------Bibliografia e referencias:
Ponte São João - Ctba - Morretes-PR
Passeio de trem realizado por João Paulo e Daniele no dia 16/07/2011 entre as cidades de Curitiba e Morretes.
Trem Curitiba x Morretes - Ponte São João
Passeio - 31/12/2015
João e Letícia , os doidãoo São João Graciosa-Morretes.AVI
Momento memorável onde Leh e João se divertiram pacas...
PONTE RIO SÃO JOÃO PASSEIO DE TREM DA SERRA DO MAR CURITIBA A MORRETES
PONTE RIO SÃO JOÃO PASSEIO DE TREM DA SERRA DO MAR CURITIBA A MORRETES PARQUE ESTADUAL DE MARUMBI EM PLENA MATA ATLANTICA TRILHAS DO TREM DESCI ESSA SERRA DE CAMAROTE E FILMEI AS PAISAGENS A VIAGEM FOI ÓTIMA GRAÇAS A DEUS VIAJEI DE TREM POR ESSA EMPRESA serraverdeexpress.com.br/ QUE APÓS UM INCIDENTE DISPONIBILIZOU ESTE CAMAROTES. EM MORRETES COMI O BARREADO COMIDA TIPICA E CONHECI O RIO NHUNDIAQUARA
CAMINHO DO ITUPAVA atravassando ponte do rio são joão
trilhando pelo itupava
Band Cidade - Inauguração da Ponte Sao João
Olho na Tela. Olho na Band.
ponte sao joao II
ponte sao joao
APAVORANTE!!!PASSAGEM PELA PONTE SÃO JOÃO ESTA A 55 METROS DE ALTURA DO FUNDO DA GROTA DO RIO QUE DA
TREM TURISTICO CURUTIBA A MORRETES!!!!SERRA DO MAR/2016 TELLES E ROSE.
Rolê de Domingo - Destino Ponte Submersa - Garuva SC - Parte 02
Ponte São João
Trem da Serra Verde Express, que faz o trajeto entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná, passa sobre a Ponte São João. Uma das mais belas vistas da viagem.
Ponte São João
Passando de Trem pela ponte São João
PONTE VELHA SOBRE O RIO ITUPAVA, ESTRADA DA GRACIOSA
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
▓▓▓▒▒▒░░░ LEIA A DESCRIÇÃO DO VÍDEO ░░░▒▒▒▓▓▓
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
(◕‿◕。) (◕‿◕。) (◕‿◕。) (◕‿◕。)
(◕‿◕。) (◕‿◕。) (◕‿◕。) (◕‿◕。)
Estou postando mais um video para vocês
espero que gostem, Estação Ferroviaria no mio da Mata
muito legal esse lugar, confiram
meu face
instagram
Ponte de Morretes - Litoral 2013
Pessoal curtindo em Morretes.
Maria Fumaça Malet passando a Ponte são João Morretes-Pr
Maria Fumaça Mallet subindo a serra do Mar do Paraná depois de mas De 20 anos sem vim para o litoral
ponte são joão serra do mar.AVI
Só Loucura
Top 10 Best Things To Do in Morretes, Brazil
Morretes Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Morretes. We have sorted Tourist Attractions in Morretes for You. Discover Morretes as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Morretes.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Morretes.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifMorretestion of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Morretes, Brazil
Nhundiaquara River
Marumbi Peak
Veu de Noiva Waterfall
Ekoa Park
Rua das Flores
Matriz de Nossa Senhora do Porto Church
Estrada do Central
Ponte Sao Joao
Ponte Velha
Marco Zero
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :