A Antiga Estação da Clara em Vila Clara Mata RS
Antiga Estação Ferroviária da Clara, localizada no Distrito de Vila Clara, interior do Município de Mata, no Estado do Rio Grande do Sul. Após a sua fundação, a estação de Vila Clara foi designada de Estação de Clara, por meados da década de 1940.
O Prédio da Estação, hoje completamente abandonado, foi construído e inaugurado já com os trilhos em 13/05/1919. Pertencia ao ramal ferroviário de São Borja, que partia da estação da cidade de Dilermando de Aguiar, na linha ferroviária que ligava Porto Alegre à cidade de Uruguaiana.
A estação da Clara foi aberta em 1919 e seus trilhos chegavam inicialmente até a estação da cidade de Jaguari. Somente 17 anos depois chegaram à cidade de Santiago, para finalmente alcançarem a cidade de São Borja em 1938, onde se encontrariam com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja.
Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo ramal até o ano de 1982. A linha foi propriedade da Viação Férrea do Rio Grande do Sul - VFRGS até o ano de 1975, quando foi incorporada pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA . A RFFSA foi extinta no ano de 1996.
A estação de Vila Clara deve o seu nome à alemã pomerana Clara Textor, esposa de Ludwig Theodor Viggo Thompson, que fundaram o local como uma colônia para receber imigrantes alemães, por volta do final da década de 1880. O nome foi uma homenagem de Thompson a sua esposa que, mais tarde, batizou também a antiga estação de trens.
Vila Clara pertente ao Município da Mata, da qual é o seu primeiro distrito. Faz divisa com Passo de Clara, no Município de Toropi através do Rio Toropi, cuja travessia é feita por Balsa. Ao lado da travessia da balsa, está a Ponte Férrea, cujas imagens aparecem ao final deste vídeo.
A Ponte Férrea Sobre o Rio Toropi possui 146m de vão livre. A ponte férrea foi construída pelo exército, através do Primeiro Batalhão Ferroviário, que era o responsável pelas obras de engenharia das ferrovias no início do século XX.
A Ponte sobre o Rio Toropi, construída com a técnica de Concreto Armado, foi entregue à VFRGS, conforme registros do Primeiro Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, no dia 31 de Dezembro de 1937 pelo então Cel. Desiderato Horta Barbosa, na época o seu comandante.
A Ponte Férrea sobre o Rio Toropi foi, na época de sua construção, a ponte com o maior vão livre da América do Sul, título que hoje já não ostenta mais. O grafite com a palavra PAZ em uma de suas cabeçeiras representa bem o sentimento que ela expressa: a paz de quem viu o progresso chegar com os trens de ferro e que hoje apenas percebe o tempo e as águas cruzando, levando embora o seu passado glorioso a cada dia mais e mais distante.
CanalArquiteturaAbandonada9lnki4n84g
O CLUBE ABANDONADO DA VILA CLARA MATA RS
Antigo Clube SER CLARENSE - Sociedade Esportiva Recreativa Clarense, localizado no Distrito de Vila Clara, Interior do Município de Mata, no estado do Rio Grande do Sul.
Quase não encontramos registros sobre o antigo clube, que encontra-se abandonado a pelo menos 20 anos confome relato de um morador local. O antigo prédio tem projeto de tornar-se um ginásio de esportes, mas entraves quanto a dissolução da sociedade e a destinação do patrimônio atrapalham o projeto.
Conforme relato do amigo Renato Paz Xavier, cujo avô residiu por muito tempo na localidade, o clube tem em torno de 100 anos de fundação. Em sua infância, quando a antiga estação férrea de Vila Clara funcionava a todo o vapor, ele passava as férias na casa de seu avô e ainda lembra de passar constantemente na frente do antigo prédio hoje abandonado.
Renato confirma a existência da antiga cancha ou quadra de bolão, um jogo muito semelhante ao boliche moderno, e que era o ponto alto das atividades do clube, que teria sido fundado por imigrantes de origem alemã, polaca e holandesa. Posteriormente foi construída uma cancha de jogo de bochas ao fundo do antigo clube, quando o jogo de bolão já havia perdido espaço e praticantes.
Vila Clara foi fundada por Ludwig Theodor Viggo Thompson, um dinamarquês que imigrou ao Brasil para a cidade de São Leopoldo, mudando-se mais tarde para Santa Cruz do Sul e depois para São Pedro do Sul, cidade que hoje faz divisa com o Distrito pelas águas do Rio Toropi, delimitando o território de seu Município sede.
Vila Clara foi fundada para ser colônia de imigrantes alemães por Thompson, que vendia os lotes e coordenava os assentamentos iniciais. O nome da localidade deve-se à homenagem que Thompson fez a sua segunda esposa, que chamava-se Clara Textor Thompson, cuja foto consta no final deste vídeo.
A Arquitetura Antiga e a História do Distrito de Vila Clara - Mata RS
O Distrito de Vila Clara corresponde ao primeiro distrito da Cidade de Mata, e localiza-se a 7 quilômetros da sede do Município. No passado, Vila Clara junto do Distrito sede da Mata e a região do Taquarichim formavam o 4º Distrito da cidade de São Vicente do Sul.
O Distrito de Vila Clara abrange as localidades de São José do Ouro, Chacrinha, Linha Holanda, Boa Esperança, São José e Linha Canoa. O local teve o seu maior cíclo de desenvolvimento quando funcionava na localidade a antiga estação férrea da Clara, hoje desativada e abandonada.
Vila Clara deve o seu nome a Clara Textor, nascida em 5 Março de 1832, em Schönwald, Regensburg, Alemanha. Clara, junto de seu esposo Ludwig Theodor Viggo Thompson foram os primeiros proprietários na região, chegando ao local no final do século XIX. A foto da casa que supostamente teria pertencido ao casal encontra-se no final do vídeo.
Thompson foi fundador de uma colônia alemã no Rincão São Pedro que nesta época era distrito de Santa Maria e corresponde ao hoje município de São Pedro do Sul. É bem provável que a colônia alemã fundada por Thompson seja a colônia cuja sede ficava em Clara. O nome Clara da colônia teria sido uma homenagem à sua segunda mulher, então Clara Textor.
A Antiga estação férrea de Clara foi inaugurada em 1919, juntamente com o trecho inicial do ramal de São Borja. O nome foi dado também em homenagem à alemã pomerana Clara Textor, esposa de Vigo Thompson. Nos anos 1940 o nome da estação foi alterado para Clara. O ciclo ferroviário representou o maior surto de desenvolvimento da comunidade.
Atualmente a economia do distrito gira em torno das lavouras de arroz cultivadas nas várzeas do Rio Toropi. O distrito faz divisa com os Município de São Pedro do Sul e o Município de Toropi, cuja travessia sobre o rio é feita através de uma balsa. No local também há uma grande ponte férrea abandonada sobre o rio que já foi considerada a maior ponte em vão livre da América Latina.
Os casarões que aparecem no vídeo correspondem ao núcleo central que se estabeleceu ao largo da antiga estação férrea. São antigas casas residenciais e comerciais mistas e prédios industriais (engenho de arroz) onde as famílias de colonizadores se estabeleciam e iniciavam os seus comércios, locais que eram considerados pontos estratégicos em razão da logística da ferrovia e da estação presente no distrito.
Com o encerramento das atividades férreas, o declínio e o rearranjo dos comércios e da economia local foram inevitáveis.
Canal Arquitetura Abandonada. Inscreva-se no Canal.
Outros vídeos do Canal Arquitetura Abandonada:
O Templo Budista de Foz do Iguaçu:
Casas Antigas e Históricas - Casa Cortiana:
Descubra os mistérios deste Fortim de Pedra Missioneiro - Casas Abandonadas:
Casa antiga italiana com influências portuguesas:
Casas Abandonadas - Ruínas na Várzea de Arroz:
Igrejas Antigas do Brasil - Santuário São Rafael e Memorial Bárbara Maix:
O Quartel da Brigada MIlitar e a Harley Davidson:
,
Desvio por Mata - Vila Clara - Toropi - São Pedro
Se foi útil para vc deixe seu gostei
Passo de Clara
ponte ferrea no Rio Toropi, travessia de São Pedro do Sul e Mata RS, na localidade de Passo de Clara, inalgurada em 1942.
Irmãs que morreram afogadas foram encontradas abraçadas, diz bombeiro
Os corpos de duas irmãs que morreram afogadas em uma lagoa que fica a cerca de 12 quilômetros do Aeroporto Moussa Tobias, em Bauru (SP), no domingo (14), foram encontrados abraçados pelos bombeiros no fundo da lagoa. Junto delas também estava o corpo do namorado. Ao todo cinco pessoas morreram afogadas. “Foi provavelmente a tentativa de auxiliar o outro que não teve êxito. Alguém que não sabia nadar e os demais tentaram ajudar”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Felipe Gavazzi.
Os corpos de quatro adolescentes foram encontrados na lagoa, que é afluente do Rio Batalha, ainda domingo. O pai de três deles, que também estava junto, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15).
Ainda de acordo com os bombeiros, Newton Avante, de 44 anos, passeava com os três filhos – Thalysson Natan Avante, de 17 anos; Natália Gabriela Avante, de 17 anos; e Nataniely Mariana Avante, de 13 anos – além do namorado de Natália Gabriela, Luick Claro, de 15 anos, no córrego que deságua em um reservatório. O local costuma ter uma profundidade de 1 metro, mas por conta da chuva dos último dias o local estava com 4 metros, informou os bombeiros.
Irmãs que morreram afogadas foram encontradas abraçadas, diz bombeiro
Namorado de uma delas também estava abraçado às duas na lagoa.
Cinco pessoas morreram afogadas no local, em Bauru (SP).
SUCURI 8 METROS NA CABECEIRA DO RIO TAQUARI MATO GROSSO DO SUL
REPORTÉR DEITA AO LADO DA SUCURI E MOSTRA QUE ELA E CAPAZ DE ENGOLIR UMA PESSOA ADULTA, PARA QUEM AINDA NÃO ACREDITAVA.
TRAVESSIA DE BARCA RIO TOROPI
Em direção à Vila Clara RS, com Manoel Palmeira, Soni Palmeira, Osmar Garcia e Marlene Garcia.
Ponto de Oxossi ''Eu vi chover eu vi Relampear''
Eu vi chover, eu vi relampear
Mas mesmo assim o céu estava azul
Samborê, pemba, folha de Jurema
Oxóssi reina de norte a sul (4x)
Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou no rio
E nasceu Logunedé!
Sua natureza é da lua
Na lua Oxóssi é Odé Odé-Odé, Odé-Odé
Rei de Keto Caboclo da mata Odé-Odé.
Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão e amendoim
Azul e verde, suas cores
Calça branca rendada
Saia curta estampada
Ojá e couraça prateada
Na mão ofá, iluquerê
Okê okê, okê arô, okê .
A jurema é a árvore sagrada
Okê arô, Oxóssi, okê okê
Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Na banda do meu coração (2x)
Twitter : PontosDe
Snap : pontosdeumband
Como inserir trecho de mapa via satélite no site em menos de 1 minuto!!!
Hoje veremos uma forma rápida e fácil de inserir trecho de um mapa via satélite no site.
PRISÃO PATRICK LIMA COM TRÊS TROUXINHA DE TOF TOF 10 10 19
MATA RS, CIDADE DA PEDRA QUE FOI MADEIRA A MAIS DE 200 MILHÕES DE ANOS
Ação da Polícia Civil deixa 10 mortos e policial comemora: o bem venceu o mal
Segundo a polícia, suspeitos integravam quadrilha de roubo a casas de alto padrão em SP e foram mortos em troca de tiros com policiais do Garra e do Deic.
Dez pessoas foram mortas no Morumbi, bairro nobre zona sul da cidade São Paulo, por policiais civis do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Segundo as investigações da polícia, os suspeitos mortos integravam uma quadrilha especializada em roubar casas de alto padrão. Seus locais de ação eram os bairros do Morumbi e Jardim Europa, na capital, e condomínios de alto padrão na Grande São Paulo e no interior.
Vídeos obtidos pela Ponte registraram os barulhos dos disparos, além da grande quantidade de cápsulas de balas nas ruas após o tiroteio. O DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) investiga o caso.
Leia a matéria:
Siga a PONTE
Website:
Facebook:
Instagram:
Twitter:
Museu Padre Daniel Cargnin
Cidade da Mata RS
Museu da cidade da mata no Rio grande do sul fósseis naturais
Tumulto na prisão de homem em São João da Barra
Ponte Ferroviária em Arco, Mata (RS) [Guasca Tur]
A Ponte Ferroviária em Arco de Mata foi construída pela RFFSA sobre o Rio Toropi. Fica no Passo de Clara, na divisa de Mata com Toropi. E é a maior ponte de concreto armado em vão livre da América do Sul.
Vídeo com Sony DSC-HX300.
Final 1º Jogo | Vila Real 1 x 2 Moleque Travesso Campeonato Amador Hortolândia 2019
Bastidores e melhores momentos do 1º jogo da Final #CampeonatoAmadorHortolândia.
Vila Real 1 x 2 Moleque Travesso
08 de Setembro | 10h | Arena Rosolém
Gols:
Balotelli -
Eltinho -
Cobertura Exclusiva - #TeodoroMarketingEsportivo #TME
Homem é assassinado em avenida de Viçosa
Um homem de 30 anos foi assassinado na noite de ontem (05), no bairro Santa Clara, em Viçosa, na Zona da Mata. Daniel Santana Alves foi encontrado caído na Avenida das Arábias. Ele estava com ferimentos na barriga e chegou a ser levado pelos policiais até o Hospital São Sebastião, mas não resistiu. Testemunhas contaram à polícia que dois homens passaram pelo local em uma moto e atiraram quatro vezes em Daniel. Segundo a PM, a vítima tinha passagens. Os suspeitos ainda não foram encontrados e ainda não se sabe o motivo do crime. O caso vai ser investigado.
Imagens: vicosaurgente.com.br
Ladrões morrem em confrontos com policiais em SP
Ladrões morrem em confrontos com policiais em SP.
Inscreva-se no nosso canal:
Entre no nosso site:
Facebook:
Siga no Twitter:
Instagram:
#JovemPan
#JornalDaManhã
Cidade de Mata RS - Brasil 11021706.
Cidade de Mata RS - Brasil 11021706