A Ponte Salazar sobre o rio Tejo, em Lisboa
Vídeo do Ministério das Obras Públicas/Gabinete da Ponte Sobre o Tejo, mais tarde pelo nome Ponte Salazar. A inauguração ocorreu a 6 de Agosto de 1966.
Na ficha técnica aparecem como principais colaboradores Leitão de Barros (Director de Imagens), Aquilino Mendes (Director de Fotografia), Albano da Mata Diniz (fundos musicais), A. M. Gomes Ferreira (locução), e Emília de Oliveira (montagem).
Filme produzido pelos laboratórios da TOBIS PORTUGUESA.
Segundo e último excerto.
Em 1958, os governantes portugueses decidiram oficialmente a construção de uma ponte. No ano seguinte, foi aberto um concurso público internacional, para que fossem apresentadas propostas para a construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu em 1960, a obra foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.
A 5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, entre as quais se destacou o Presidente da República, Almirante Américo Tomás, o Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada Ponte Salazar (ainda que a sua designação legal se mantivesse como sendo Ponte Sobre o Tejo), em honra ao Presidente do Conselho.
O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à inflação, a perto de 11 milhões de euros.
Rio Tejo - Lisboa
Está pensando em visitar Lisboa não deixe de fazer também uma visita ao Cristo Rei no Pragal que irá ter como privilegio de Lisboa.
Rio Tejo em Muge junto à Ponte Rainha D. Amélia
Vídeo feito por Alberto João Catujaleno no dia 2 de Julho de 2016.
ARANJUEZ RIO TEJO SEM ÁGUA TRANSVASES PARA SUL DE ESPANHA FAZEM DO RIO UMA PEQUENA RIBEIRA
RIO TEJO A JUSANTE DA BARRAGEM DE BELVER 31 DEZEMBRO 2018
RIO TEJO JUNTO Á BARRAGEM DE BELVER IMAGENS ANTI - STRESS ORTIGA MAÇÃO ABRIL 2013
imagens da baixa de Lisboa, com rio Tejo a vista/Salvador
imagens da baixa de Lisboa, com rio Tejo a vista/Salvador
306 - Vista aérea sobre o Rio Tejo - Portugal
A bordo do Boeing da Germanwings, chega-se de surpresa a Lisboa / Portugal. Dia 29 de Outubro de 2011 avista-se entre outras localidades Alcochete, para onde desejo dirigir-me, além doutros arredores de Lisboa.
O RIO TEJO NOVAMENTE NAVEGÁVEL A PEIXES NO TRAVESSÃO JUNTO A ABRANTES
A SOS-OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO RIO TEJO, quer elogiar publicamente o esforço feito pela ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DO AMBIENTE na reposição da água no Rio Tejo, pois agora as espécies piscícolas já podem nadar livremente no seu habitat natural.
PONTE VELHA CASAS DA RIBEIRA MAÇÃO SÉCULO XVIII 1778 REINADO D. MARIA I
Para saber história da ponte clik
Belver, Gavião 2017 07 22
Única Via a Norte do Rio Tejo que pertence ao Alentejo, município de Gavião. Vila muito bela encimada por um Castelo antigo que remonta aos primórdios da Nação: À época da Reconquista cristã da Península Ibérica, uma onda de assaltos das forças do Califado Almóada, sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, determinou o recuo das fronteiras cristãs para a linha do rio Tejo (1190-1191). Nesse contexto, em 1194, D. Sancho I (1185-1211) doou a região entre o rio Zêzere e o rio Tejo, denominada Guidintesta, Guidi in testa ou ainda Costa, ao prior da Ordem dos Hospitalários, D. Afonso Pais, para ali se construir um castelo, denominado de Belver pelo monarca. Em 1210, quando D. Sancho I ditou o seu testamento, os Hospitalários, já ali instalados, receberam parte expressiva de sua herança, acreditando-se, por fontes coevas, que o castelo estivesse concluído entre esse ano e o de 1212..
A seus pés corre o rio Tejo, aqui numa Albufeira, cheia pela Barragem de Belver.
Toda a zona é de uma enorme beleza onde raramente se ouve qualquer ruído que não seja o da própria natureza.
Foi construído um passadiço na margem Sul do rio, passadiço do Alamal, que ladeia o rio desembocando numa bela praia fluvial, praia fluvial do Alamal. Existem vários percursos pedestres um dos quais, o mais completo, sai de Belver pela margem norte em direção à Barragem de Belver, atravessa a Barragem e depois contorna o rio pelo passadiço até à ponte de Belver que nos leva de novo ao centro de Belver. São cerca de 15 Km´s.
Vale a pena é um excelente local para um bom fim de semana.
Seca no Sul de Portugal 2019 Barragem de Santa Clara
Apesar das recentes chuvas, o sul de Portugal estava em meados de Novembro de 2019 em situação de seca. A barragem de Santa Clara é depois de Alqueva o maior reservatório a sul do Tejo, desde a sua construção em 1969 que esta barragem não atingia níveis tão baixos. A meio de Novembro de 2019 o seu nível mantinha-se abaixo dos 50% e em toda a bacia hidrográfica do rio Mira nenhum dos afluentes corria. Situação semelhante ocorria em todas as barragens do Algarve pondo em causa o abastecimento em 2020, esperemos que a chuva seja persistente e inverta brevemente a situação de seca no sul de Portugal.
Aqui é visível a grave seca de 2017
Drought in the south of Portugal, Santa Clara Dam
Rio Tejo sem água
Anos sucessivos de seca e os transvases que os espanhóis fazem desviando o rio para rega agrícola de extensas áreas e sul de Madrid estão a matar o rio Tejo que, em Portugal, já não tem caudal de rio, mais parece um riacho. É um desastre ecológico de grandes dimensões e de consequências certamente nefastas.
CAMINHADA TRILHOS DO TEJO EM ORTIGA 30 JUNHO 2019
RIO TEJO COM UMA PEQUENA CHEIA 20 DEZEMBRO 2019
BARRAGEM HIDROELÉTRICA DE BELVER, FOTOS ANTIGAS DO ÍNICIO DA MESMA. ORTIGA-MAÇÃO PORTUGAL.
AGRADEÇO AOS AMIGOS DO GRUPO DE ORTIGA, DO FACEBOOK QUE DISPONIBILIZARAM ALGUMAS DAS FOTOS, POIS ASSIM DE UMA MANEIRA MUITO SIMPLES CONSEGUE-SE MOSTRAR COMO FOI O ÍNICIO DA CONSTRUÇÃO DA MESMA. ANO DO PROJETO 1945, CONCLUIDA EM 1952. A CAPACIDADE INSTALADA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA É DE 80,7 MW. ESTÁ CONSTRUIDAQ NO DISTRITO DE PORTALEGRE, CONCELHO DE GAVIÃO. O LOCAL A 1 KM DE ORTIGA, POE ISSO EXISTE QUEM DIGA QUE É DE ORTIGA E OUTROS BELVER.
Rio Tejo
Proponho -vos uma viagem virtual pelo maior rio ibérico, o Tejo, desde a nascente até à foz. A sua beleza ímpar tem inspirado escritores , músicos e outros artistas. Para acompanhar-vos sugiro, destas vez, a voz inexcedível de Carlos do Carmo, no tema imortal Canoas do Tejo. Boa viagem!
???? Barragem do Cabril - Rio Zêzere - Portugal
Barragem do Cabril - Rio Zêzere - Portugal
Barragem do Cabril, uma das maiores barragens portuguesas
Entre Leiria e Castelo Branco, uma obra de arquitetura construída com o objetivo de ser uma reserva de água doce e que também acabou por dar lugar a um amplo espaço de lazer ao ar livre, ideal para os amantes da natureza.
Acampar, caminhar, fazer um piquenique ou jogar uma partida de ténis são algumas das possibilidades para quem chega e quer ficar junto à Barragem do Cabril.
Muito procurada para passeios de barco à vela, a motor ou a remos, para a pesca (em especial do achigã) e uns bons mergulhos e braçadas nas águas frescas do rio Zêzere, a Praia Fluvial que aqui se forma está rodeada de pinheiros bravos, eucaliptos, acácias e oliveiras.
Venha você também conhecer está região, principalmente no verão!
#MaisPortugal #Portugal #Barragemdocabril #riozezêre #Portugaldiscover