Chegada do Prefeito Gilson Amaro na Fundação da Academia de letras e Artes de Santa Teresa
ESCRITORES, POETAS, ARTISTAS, PREFEITO E VICE-PREFEITO PARTICIPAM DA ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA CIDADE DE SANTA TERESA ES
Com a presença do Prefeito Municipal, Gilson Amaro, do Vice Prefeito, Cesar Simonassi, de Secretários Municipais, Escritores, Poetas e Artistas foi fundada na última sexta feira, dia 10 de novembro de 2017, a Academia de Letras e Artes da Cidade de Santa Teresa, uma associação civil de direito privado, organização não governamental, de caráter social e cultural, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e, de âmbito Municipal, com jurisdição no Município de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo e de duração por tempo indeterminado. Na ocasião foram aprovados os Estatutos e por aclamação foi eleita a primeira Diretoria presidida pela Artista e Produtora Cultural, Maria Cleusa Fardin. Também por aclamação foi eleito Presidente Emérito o falecido Ambientalista Augusto Ruschi. Na mesma ocasião foi aprovado que o ano 2018 será o Ano Celina Rodrigues, Artista Plástica de Santa Teresa que se fosse viva faria cem anos em 2018.
A Academia de Letras e Artes de Santa Teresa contou na sua fundação, com o apoio voluntário e técnico do Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Vice Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, Aleas e Secretário Geral da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo, Clério José Borges, que estava acompanhado da Vice Presidente do CTC e integrante de diversas Academias, Kátia Maria Bobbio Lima e acompanhado ainda do Secretário Geral do CTC e integrante de diversas Academias, João Roberto Vasco Gonçalves. Também acompanhando o grupo a Trovadora Zenaide Emília Thomes Borges. Clério José Borges já fundou várias entidades culturais e Academias de Letras tendo sido fundador e primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra e fundador da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo, presidida por Luzia Ester Doná e há 37 anos, Clério José Borges fundou o CTC, Clube dos Trovadores Capixabas.
A Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, de sigla ALEAST, possui entre seus objetivos sociais e finalidades a promoção e divulgação de Escritores, Poetas, Trovadores, Cantores, Artesãos e Artistas nascidos ou residentes no Município de Santa Teresa, desenvolvendo atividades culturais, programas literários, artísticos e científicos, estudo e o cultivo das Letras e das Artes em todos os seus ramos, aspectos e pesquisa, além de preservar a Memória Histórica do Município, apoiando Grupos Folclóricos de Bandas de Congo, jongo, folia de reis, capoeira e incentivando a publicação de obras sobre Personalidades Históricas, Lendas e Folclore da Região e apoiando iniciativas que visem a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e Patrimônio do Meio Ambiente, de modo especial a conservação e proteção de montanhas, serras, matas, riachos, rios e lagoas.
A nova Academia de Letras e Artes terá como sede provisória na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Bei Cantoni, localizada na Estrada de Aparecedinha, São Pedro, Santa Teresa, ES, com CEP: 29.650-000 e possui a seguinte Diretoria Executiva eleita para o quatriênio de 10 de novembro de 2017 a 10 de novembro de 2021: Presidente, Maria Cleusa Fardin, Produtora Cultural; 1ª Vice Presidente, Leni Cruz Mota, professora; 2ª Vice Presidente, Mariza Lucindo, professora; Secretária Geral, Marilande Angeli, Pedagoga; 1ª Secretária, Lindaura Maria Fardin, Artista Plástica; 2º Secretário, Rogério Dalmonch, Produtor Cultural; 3ª Secretária, Senhora Itamar Gonçalves, Artesã; Tesoureiro Geral, Cristiano Neves, ambientalista; 1º Tesoureiro, Marcos Corteletti, Artesão; 2º Tesoureiro, Cláudio Rasseli, Artesão. Para o Conselho Fiscal foram eleitos. Conselheiro Titular Presidente, José Ivane de Souza, Jornalista; Conselheiro Titular Vice Presidente, Letícia Loss, Professora; Conselheiro Titular 1º Secretário, Claides Guisolf Rasseli, Artesã; Conselheiro Titular 2º Secretário, Mariza Simões, Artesã. 1º Conselheiro Suplente, Giovana Bomfin, secretário executiva; 2º Conselheiro Suplente, Célio Perini, Técnico em Informática e 3º Conselheiro Suplente, Marivalda da Costa Bridi, professora.