MARIANA-MG
ATENAS MINEIRA | PRIMEIRA CAPITAL | CIDADE DOS BISPOS'
O extraordinário conjunto cênico-arquitetônico da Praça Minas Gerais é o cartão postal de Mariana
Mariana, fundada como Vila Leal de Nossa Senhora do Carmo em 1711, foi a primeira vila de Minas Gerais e abrigou os dois primeiros governadores, Dom Braz Baltazar e Dom Pedro de Almeida, mais conhecido como Conde de Assumar.
Mariana foi sede do primeiro bispado em 1745 e o seu primeiro bispo foi D. Frei Manoel da Cruz, que levou um ano e dois meses para deslocar do Maranhão até a cidade.
Mariana projetou talentos como Cláudio Manuel da Costa (poeta e inconfidente), Frei Santa Rita Durão (autor do poema Caramuru), Manuel da Costa Ataíde (pintor sacro) e o Padre Joaquim da Rocha (Inconfidente).
DOM FREI MANOEL DA CRUZ, PRIMEIRO BISPO DE MINAS GERAIS, foi transferido de São Luís para Mariana em 1745.
Dois anos depois, durante quinze meses, atravessou os sertões do Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais em trilhas recém-abertas pelos bandeirantes.
Ao longo de quase quatro mil quilômetros, enfrentou a caatinga, o sol, a chuva, a seca, a ameaça de ataques indígenas, um naufrágio no rio São Francisco, várias doenças e sangrias.
Chegou ao destino tão desgastado que demorou seis semanas para se recuperar.
Sua posse foi marcada por muita pompa e adornos dos participantes do desfile triunfal traduzidos no luxo e na riqueza trazidos pelo ouro que levou o prelado até a catedral.
A comemoração tornou-se uma das festas mais extravagantes acontecidas durante o período colonial.
Os discursos, sermões e poemas feitos em sua homenagem, preservados no livro Aureo Throno Episcopal, legaram-nos uma boa ideia do gosto literário em voga, sobretudo no meio eclesiástico.
Português de nascimento, personalidade controversa e centralizadora, Manoel da Cruz serviu mais ao rei que ao papa.
Criou paróquias, ergueu igrejas, conventos e o seminário de Mariana, iniciou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, instalou o órgão Arp Schnitger da Sé.
Por outro lado, condenou o contrabando de ouro pelos mineiros e usou o púlpito para ameaçar quem não pagava o quinto real.
Imiscuiu-se na política, sugeriu nomeações para apaniguados e demissões para quem o criticava.
Cobrava preços tão exorbitantes pelos ofícios religiosos que dezenas de diocesanos e legisladores o denunciaram ao rei, prenunciando o fomento da insatisfação que resultou na Inconfidência Mineira.
Acumulou uma fortuna em ouro e colecionou dezenas de inimigos por onde passou e, talvez por isso, tenha sido quase esquecido.
Fonte
Sinopse do Livro Dom Frei Manoel da Cruz escrito por Luís Giffoni
Brasil: Diário de Viagem Férias - VLOG - Parte 6 - Mariana/MG
Saímos no dia 08 de Janeiro de 2019 do Município de Caiana com Destino á Maria, quase 300km de distância. Mariana é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 era de cerca de 60 mil habitantes e a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios. Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. ( Wikipédia )
Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.
Em 16 de julho de 1696, bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, que logo assumiria uma função estratégica no jogo de poder determinado pelo ouro. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital.
Em 1711 o arraial de Nossa Senhora do Carmo foi elevado à Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo. Em 1745 o rei de Portugual, Dom João V, elevou a vila a categoria de cidade, nomeada como Mariana, uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro. Para isso, foi enviado, do Maranhão, o bispo D. Frei Manoel da Cruz. Sua trajetória realizada por terra durou um ano e dois meses e foi considerada um feito bastante representativo no Brasil Colônia. Um projeto urbanístico se fez necessário, sendo elaborado pelo engenheiro portugues militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Ruas em linha reta e praças retangulares são características da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil.
Além de guardar relíquias e casarios coloniais que contam parte da história do país, em Mariana nasceram personagens representativos da cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”.
Pioneira em comunicação, nas suas terras foi instalada a primeira agência dos Correios no Estado, em 1730. Na época conhecida como “Correio Ambulante”, ela estabelecia a comunicação entre Rio de Janeiro, São Paulo e a capital mineira.
Em 1945, Mariana recebe do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu “significativo patrimônio histórico, religioso e cultural” e ativa participação na vida cívica e política do país, contribuindo na Independência, no Império e na República, para a formação da nacionalidade brasileira.
Todo ano, em 16 de julho, Dia de Minas, o Governo do Estado de Minas Gerais instala-se na cidade, realizando cerimônia alusiva na Praça Minas Gerais que, pela harmonia e beleza plástica de seus monumentos, é um expressivo conjunto urbano da Minas colonial.
A extração do minério de ferro é a principal atividade industrial do município, forte geradora de empregos e receita pública. Seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e apresentam artesanato variado, expressando a diversidade cultural de Minas Gerais.
Tudo isso faz da “primeira de Minas” um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro e parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Uma cidade tombada em 1945 como Monumento Nacional e repleta de riquezas do período em que começou a ser traçada a história de Minas Gerais. ( Fonte: Prefeitura de Caiana ).
Distritos de Mariana
A corrida pelo ouro e outras riquezas minerais criou muitos arraias mineradores, tão antigos quanto o núcleo inicial que originou Mariana. Com o passar dos anos, nove distritos e muitos povoados ainda preservam sua paisagem setecentista, com o traçado urbano irregluar e acolhedor, seu casario, suas igrejas e capelas com altares em talha dourada, revelando os primórdios da arte barroca de inspiração portuguesa. Hospitaleiros, mostram na sua culinária, no seu artesanato e nas festas populares e religiosa a rica expressão cultural de Minas Gerais.
A cidade de Mariana possui nove Distritos: Águas Claras, Santa Rita Durão, Monsenhor Horta, Camargos, Bandeirantes (Ribeirão do Carmo), Padre Viegas (Sumidouro), Cláudio Manoel, Furquim, Passagem de Mariana, Cachoeira do Brumado.
Chamada Cláudio Manoel
facebook.com/viacaocipo
O Programa Viação Cipó é exibido nos domingos às 10:00 com reprise aos sábados às 08:30 no SBT/ALTEROSA.
Ficha técnica:
Apresentação e Editoria Jornalística: Otávio di Toledo
Produção: Denis Marco
Pós-Produção: Juliano Nicoliello
Edição: Kiko Viveiros e Juliano Nicoliello
Artes: CISUP LTDA
Computação Gráfica: Ronaldo Zenóbio
Ilustração: Quinho
Locução: André Luiz Mendes
Música Tema (Viação Cipó): Luiz Nelson, Sérgio Moreira
Intérprete: Toninho Horta
Música tema da receita: Pereira da Viola
Produção Musical: Carlos Ribas
Fotografia e cinegrafista: Jorge Vieira
Auxiliar: Leonardo Reis
Motorista: Márcio Coelho
Produção Comercial: Augusto Almeida e Vitória Leite
Supervisão de Operações: Douglas Jesuíno e Luciomar Mendes
Direção Geral: Carlos Ribas
Gerente de Programação: Rodrigo Scoralick
Diretor TV Alterosa: Geraldo Costa Neto
Programa Viação Cipó - Mariana - 13/03/2016 Bloco 03
facebook.com/viacaocipo
Programa Nº 644.
O Programa Viação Cipó é exibido nos domingos às 10:00 com reprise aos sábados às 08:30 no SBT/ALTEROSA.
Ficha técnica:
Apresentação e Editoria Jornalística: Otávio di Toledo
Produção: Denis Marco
Pós-Produção: Juliano Nicoliello
Edição: Kiko Viveiros e Juliano Nicoliello
Artes: CISUP LTDA
Computação Gráfica: Ronaldo Zenóbio
Ilustração: Quinho
Locução: André Luiz Mendes
Música Tema (Viação Cipó): Luiz Nelson, Sérgio Moreira
Intérprete: Toninho Horta
Música tema da receita: Pereira da Viola
Produção Musical: Carlos Ribas
Fotografia e cinegrafista: Jorge Vieira
Auxiliar: Leonardo Reis
Motorista: Márcio Coelho
Produção Comercial: Augusto Almeida e Vitória Leite
Supervisão de Operações: Douglas Jesuíno e Luciomar Mendes
Direção Geral: Carlos Ribas
Gerente de Programação: Rodrigo Scoralick
Diretor TV Alterosa: Geraldo Costa Neto
Slam Poetry na TV de Quinta(L): disputa de poesia falada
A TV de Quinta(L) foi até a curva do capim xeroso na Praça da Mandioca para registrar a primeira edição da disputa de poesia falada, o Slam Poetry. Todo último sábado do mês.
Equipe técnica: Carol Marimon / Marcelo Almeida
AUTO DE VILA RICA
Peça itinerante apresentada em Ouro Preto, no dia 2 de julho de 2011, em comemoração aos 300 anos de criação da Vila Rica. Primeira cena, na Praça Tiradentes, em que a MÃE DO OURO, interpretada pela contadora de histórias Angela Xavier, relata a descoberta do precioso metal.
Dramaturgia: Angela Xavier e Carlos Versiani / Direção geral, texto e roteiro: Carlos Versiani / Direção da narradora: Nadiana Carvalho
Maiores informações no blog euouropreto.blogspot.com
ALTA DEFINIÇÃO - SIC - Daniel Oliveira entrevista Reynaldo Gianechinni
GIANE - VIDA, ARTE E LUTA
Guilherme Fiuza
Editora Marcador - 2013
Depois de uma vida de altos e baixos, mas sempre caracterizada por vitórias inesperadas e por conquistas profissionais e pessoais, Reynaldo Gianechinni, ex-modelo, ex-advogado, agora actor consagrado de televisão e de teatro, vê pela primeira a morte de frente, o possível fim da sua existência e a possibilidade da total solidão.
Este livro é a prova de como a vontade humana de batalhar e não se render nem à morte é possível! Giane, como é carinhosamente chamado no Brasil mostra a todos como isso não é impossível. E agora com 40 anos tem a vida inteira pela frente. Nestas páginas são reveladas as várias fases da vida do actor desde a sua infância, as primeiras experiências como adulto e a doença que quase o podia ter matado. Tudo no olhar de Guilherme Fiúza, jornalista consagrado no Brasil.
«Supera a ficção.» - Nelson Motta
«Levei o Giane para a cama. Foram noites de puro prazer.» - Maitê Proença
«Fui folhear o Giane e perdi um compromisso importante. Não dá para parar.» - Euclydes Marinho
«Que livro lindo! Que caminhada incrível! É um grande prazer fazer parte disso.» - Carolina Dieckmann
GUILHERME FIUZA, jornalista há mais de 25 anos, passou por grandes publicações brasileiras como O GLOBO e actualmente é cronista na revista ÉPOCA. É autor de livros como o Meu Nome não é Johny, do qual também escreveu o guião que deu origem ao filme e com o qual recebeu o Grande Prémio Brasiliero do Cinema e escreveu também 3.000 dias no bunker, Amazónia 20º andar -- Bussunda -- A vida da Casseta e é co-autor da minissérie O brado retumbante da TV Globo.
marcador.pt
facebook/marcadoreditora
Folia de Reis é tradição da cultura popular - Repórter Brasil (noite)
A Folia de Reis encerra amanhã as comemorações do natal. A festa é uma tradição na cultura popular brasileira. E no Distrito Federal, ganhou o circuito das ruas e é passada de geração à geração.
Ver episodio:
Ir para o site do Repórter Brasil (noite):
Relembre a novela Feijão Maravilha (1979)
Com autoria de Bráulio Pedroso e direção de Paulo Ubiratan, a trama fazia uma crítica à alta sociedade.
A novela chegou a ter cenas gravadas na Marquês de Sapucaí antes do Sambódromo, no Carnaval de 1979, e até podemos ver Jorginho (Marco Nanini) empurrando carro alegórico. Também vale recordar do grupo musical Estrela do Mar, conjunto formado por Adelaide (Elizangela), Jorginho, Miró (Marcelo Picchi), e empresariado por Anselmo. Eles chegam a ir se apresentar em um show do Roberto Carlos, só que o Roberto Carlos não aparece... Veja também Eliana e Anselmo finalmente juntinhos.
Autoria: Braúlio Pedroso
Direção: Paulo Ubiratan
Período de Exibição: 19/03/1979 - 04/08/1979
Horário: 19h
Nº de capítulos: 124
Elenco:
Adelaide Chiozzo – Leonor
Aldezon Alves – locutor de telejornal
Anselmo Duarte – Trindade
Arthur Costa Filho – diretor do clube
Brandão Filho – Prudêncio
Chico Anysio – Salomé
Cílio Blank – detetive do hotel
Clarice Piovesan – Marilyn Meyer
Cláudio Corrêa e Castro – homem do revólver
Cláudio Savietto – Odara
Dalmo Ferreira – Negão
Dennis Carvalho – gerente do hotel em Ipanema
Dulce Conforto – Denise
Eliana Macedo – Soraia
Elizangela – Adelaide
Ênio Santos – Professor Giacometti
Érico Vidal – La Porte
Felipe Carone – Formoso
Francisco Cuoco – homem do galinheiro
Francisco Dantas – caixa da boate
Francisco Eduard Chaves – porteiro da entrada de serviço
Gracinda Freire – Antonieta
Grande Otelo – Benevides
Heloísa Helena – Maggie
Heloísa Millet – Carolina
Ilva Niño – D. Filomena
Ivon Cury – Rashid
Ivan Setta – Coruja
Jorge Botelho - marginal
José Lewgoy – Ambrósio
Josephine Hélène – Zuzu
Juan Daniel
Júlia Miranda – Charutão
Lucélia Santos – Eliana
Luiz Motta – delegado
Marcelo Picchi – Miró
Marco Nanini – Jorginho
Marcos Lázaro – empresário
Marcus Vinícius - marginal
Mara Rúbia – Fifi de Queirós e Queirós
Maria Cláudia – Bibinha
Maria Cristina Nunes – Rosane
Maria Inês Sayão – Neuza
Mário Cardoso – Ivan
Mauro Mendonça – Mr. Ziegfeld
Milton Moraes – homem do General
Olney Cazarré – Oscar
Older Cazarré – Neném Minhoca
Orion Ximenes – detetive do hotel
Roberto Faissal – Andrade
Roberto Vallin – Horácio
Stênio Garcia – mal encarado
Stepan Nercessian – Anselmo
Tomil – Milton
Tv Canal 20 - Frente a Frente - Francelino Pereira - Bloco 002
Entrevista com Francelino Pereira.
Museu da Inconfidência, Ouro Preto [Guasca Tur]
Neste vídeo, registro os principais destaques do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais. Segue o índice do vídeo, com os principais atrativos do museu:
Imagens Externas
0:15 Praça Tiradentes
0:31 Museu da Inconfidência
Acervo sobre Mineração e Escravidão
1:02 Recipiente de pedra sabão
1:09 Armário guarda-louça
1:16 Liteira
1:23 Gargalheira, peia, palmatória
1:30 Balança para ouro
Acervo da Inconfidência Mineira
1:37 Obras (1768), Cláudio Manoel da Costa
1:44 Marília de Dirceu (1792), Tomás Antônio Gonzaga
1:51 Mesa de jacarandá
1:58 Relação de despesas (1783), Joaquim José da Silva Xavier
2:05 Relógio de algibreira, Joaquim José da Silva Xavier
2:12 Suposta forca de Tiradentes
2:19 Lápide de Maria Doroteia Joaquina de Seixas (noiva de Tomás Antônio Gonzaga)
2:26 Lápide de Bárbara Heliodora (mulher de Alvarenga Peixoto)
2:33 Lápide In Memoriam a Joaquim José da Silva Xavier
2:40 Lápide de Inácio José de Alvarenga Peixoto
2:47 Lápide de Tomás Antônio Gonzaga
Acervo de Arte Sacra
3:08 Nossa Senhora da Conceição
3:15 Santa Cecília
3:22 Anjo trombeteiro
3:36 Nossa Senhora do Rosário
3:43 Anjo trombeteiro
3:50 Oratório (século XVIII)
3:57 Crucifixo (século XVIII)
4:04 Anjo tocheiro
4:11 Profeta Daniel - réplica da obra de Aleijadinho
4:18 São Jorge (século XVIII)
4:25 Leito do Frei Santa Rita Durão (autor de Caramuru)
4:32 Leito com dossel
4:40 Nossa Senhora da Soledade, Manuel da Costa Ataíde
4:47 Via Sacra, Manuel da Costa Ataíde
Fotos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre os museus de Ouro Preto
Museu Aleijadinho
Museu Casa Guignard
Museu da Inconfidência
Museu de Artes Sacras
Museu do Oratório
FATOS E IMAGENS - BAILE DA TERCEIRA IDADE 6ª PARTE
Baile de aniversário do Grupo da 3ª Idade de Paraíba do Sul ( Viver Sem Envelhecer ).
Reportagem - Jorge Silva
Imagem e edição - Alexsandro Lobo
fatoseimagens.com
VERDADE OCULTA POR TRAZ DOS TEMPLOS 2015 prepare-se 2014 verdade mentira Examinando biblia salomao 2
2013 igreja do evangelho quadrangular dvd copa do mundo programa vejam so 2012 deus é amor mundial rubens do poder de deus adventista 7º dia promessa sodre assembleia cogregação crista no brasil CCB Veja Pregação Evangélica junto com irmão Rubens [PREPARE-SE]doutrina engano curas nas igrejas valdemiro edir macedo universal DVD lobo falsas provas lider mae ovelha provem fazenda rede record domingo espetacular morram iluminatis dizimos é o mais bem elaborado ate os dias de hoje sobre OVNIs (objetos voadores não identificados). Feito por estudiosos e pessoas satan senhores do mundo 2012 valdomiro santiago eu quero uma igreja as curas falso profeta rubens anticristo verdade falsas veja as provas terremoto NWO prepare se mundo atinge inédito terra veja cristo rede globo as tv provas fala lobos dragão gigante completo rubens anticristo band no ar cartas INWO 30 tv parte 01 furiosa ovnis ufo doenças quarentena profeta mesmo do passado atende acidentes mortes volta de jesus incrivel catolico 2011 caio ateu fabio malafaia fazenda mansoes discute feio com ovelha evangelico espirita milagres carros nossa senhora aparecida besta 666 ufos ets avioes aliens novela futebol conspiraçao musica CANALDORUBENS grande tribulaçao apocalipse inferno cristao cuidado ceu religiao crente biblia pastor padre papa rabino mae maria marcelo reza rossi missa destruiçao algo terrivel acontecer mundo apostolo valdomiro adventista edir macedo musica hino gospel domingo espetacular verdade oculta Rede record ataca valdemiro santiago da igreja mundial do poder de Deus altar edir macedo matéria domingo pedindo dinheiro espetacularrede globo sbt, record, band ao vivo video falso profeta meias vaiado chorando ratinho milhonario malandro ladrao demonios terço francileia promessa fatima anjo arrebatamento fabio de espirito santo rosario meloi crente ratinho para a VerdadeOculta30 tv Verdade Oculta Mentira das Línguas Estranhas invençao eu nao quero saber de demonio e o cara que inventou a igreja do satan e um babaca por adorar um diabo que quer ser igual a DEUS o senhor JESUS e a nossa salvaçao mas iluminatti e mensagens subliminares nao existem e puro fanatismo Bento XVl se torna em 2006 o primeiro pontífice a ver pessoalmente o Véu de Verônica.
Vaticano.
Acidentes com mortes em Minas Gerais
Acidentes graves em Minas Gerais trazem mortes
Visita do Portal SBN em Costa Dourada.
Video do Portal SBN
Trecho do discurso do Governador Antonio Anastasia no Dia de Minas
O Dia de Minas é comemorado anualmente no dia 16 de Julho, data do descobrimento de Mariana. A cidade foi a primeira Capital do estado e hoje é sede do Bispado e Arcebispado de Minas Gerais. Durante todo o dia haverá comemorações na cidade e na Praça Minas Gerais. Em discurso, o governador Anastasia falou sobre a cultura mineira e explicou o convite feito ao escritor Olavo Romano, presidente da Academia Mineira de Letras, para ser orador oficial da cerimônia. Anastasia fez uma viagem pelos nomes da literatura mineira. Do poeta inconfidente Cláudio Manuel da Costa a Guimarães Rosa -- com o qual destaca Grande Sertão: Veredas como uma das maiores obras da literatura universal --, passando pela poetiza Bárbara Heliodora, o romancista Bernardo Guimarães, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Rubião e os escritores contemporâneos Ruy Mourão e Fábio Lucas.
Brasil Urgente Mulher grava a própria morte
Uma mulher de 49 anos morreu estrangulada dentro da casa onde morava em São Caetano do Sul, no ABC. Momentos antes do crime, ela recebeu a visita do ex-genro, um idoso de 71 anos. Durante a discussão com o homem, ela acionou um gravador. O suspeito da morte acabou preso por causa da gravação.
Segundo a polícia, o homem não se conformava com o fim do relacionamento de cinco anos com a filha da vítima e queria saber onde estava a ex-mulher. O idoso não percebeu que estava sendo gravado. A vítima foi espancada, estrangulada e pediu socorro até morrer.
Reportagem do Manos e Minas - Slam da Guilhermina (2013)
Reportagem do programa Manos e Minas mostra edição do Slam da Guilhermina de agosto de 2013, vencida por Isabela Penov, com o poema O que você já não é.
Leia poemas de Isabela Penov em seu blog Semeaduras:
Da Pura Razão - Marina Gomes
Música: Da Pura Razão
Interpretação: Marina Gomes
Compositor: Bruno Vidal
Músicos:
- Gabriel Goulart -- violões
- Anderson Augusto -- cavaco
- Fábio Martins -- percussão
- Ney Corrêa -- percussão
- Pedro Lopes -- coro
- Dé Lucas -- coro
Produção Executiva: Josi Costa
Maquiagem: Yolanda Reis
Apoio: Loja Lucy in The Sky
Primata Filmes
Brechas Urbanas – A Ordem Não É o Contrário da Fantasia (2016) – parte 2/2
Natália Garcia, jornalista e mediadora do evento Brechas Urbanas, propõe uma reflexão sobre o conceito de cidade a partir de algumas metáforas: labirinto, organismo, oráculo e palimpsesto.
O jornalista e poeta André Gravatá fala sobre o jornal das miudezas, projeto em que coloca uma lupa em São Paulo/SP com o intuito de contar a história da cidade por meio da sensibilidade. Para falar de oráculo, Natália Garcia lê trechos do livro Mistérios da Educação, criado por Gravatá e Daniel Ianae e que reúne textos inspirados em vivências no entorno da Praça Roosevelt, na região central da capital paulista. Por fim, são feitas leituras de trechos do livro Braxília – coletânea de poesias sobre a cidade e um dos primeiros trabalhos publicados do poeta Nicolas Behr.
Os encontros acontecem na última quinta-feira de cada mês, às 20h, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP.
Saiba mais em itaucultural.org.br.
Créditos
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola
Edição: Richner Allan
Captação: Aperes Fotografia