O que fazer em Curitiba - Centro Histórico
Gostou e quer conferir pessoalmente? Olha as dicas:
MUSEU PARANAENSE
Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco - 80410-100 - Curitiba - PR
Telefone/Fax: 41 3304-3300
Funcionamento: De terça a sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Entrada Gratuita
RUÍNAS E BELVEDERE
Praça João Cândido
Entre as ruas Jaime Reis, Dr. Kellers e Ermelino de Leão.
Daqui duas semanas tem mais! Fique ligado!
CURITIBA • BIGORRILHO • BATEL• Dirigindo Brasil【4K 60fps】
Bigorrilho (também conhecido como Champagnat) é um bairro do município brasileiro de Curitiba, Paraná. Atualmente é um dos bairros que reúne a maior concentração de edifícios da cidade.
Dirigindo Brasil é uma série do canal ANOLIPA e mostra trajetos de lugares, cidades e estradas filmados e estabilizados em 4K.
⚠️4K 60fps é suportado somente pelo Google Chrome.⚠️
⚠️4K 60fps is only supported by Google Chrome.⚠️
No passado havia na região uma chácara na qual funcionava o Juvenato dos Irmãos Maristas, onde atualmente se encontra a Universidade Tuiuti do Paraná, na rua Marcelino Champagnat, que, aliás, se encontra no bairro vizinho das Mercês.
Na década de 1950, os Irmãos Maristas lotearam parte de sua chácara, que corresponde hoje aos quarteirões que vão da Praça da Ucrânia até a rua Presidente Taunay, na faixa compreendida entre a rua Padre Anchieta e a própria propriedade dos Maristas, hoje pertencente ao Colégio Positivo. Essa pequena e restrita área ficou conhecida na época por Jardim Champagnat. A rua frontal em que estava localizada a referida casa de formação, antigamente apenas conhecida por estradinha, acabou ganhando o nome do fundador da congregação dos Irmãos Maristas, o padre francês Marcelino Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II em 18 de abril de 1999, como São Marcelino Champagnat.
Segundo o IPPUC, tanto a rua como o antigo seminário e o loteamento, não pertencem ao bairro Bigorrilho, mas ao bairro Mercês, conforme mapa de Curitiba.
Houve, em 2001, uma tentativa de mudança do nome de Bigorrilho para Champagnat, com uma proposta para realização de um plebiscito popular na Câmara Municipal. Entretanto, houve uma mobilização contra tal proposição, e como resultado, a Câmara rejeitou tal proposta por ampla maioria dos vereadores.
Tal feito despertou o interesse da Fundação Cultural de Curitiba, que realizou uma ampla pesquisa no Bigorrilho, resgatando sua história desde os primórdios tempos até os dias atuais, registrando-a no livro Bigorrilho, a construção de um espaço urbano.
Bigorrilho começa na confluência da rua Fernando Moreira com a rua Desembargador Mota, continua pela rua Desembargador Motta, pela alameda Dr. Carlos de Carvalho, pela rua Jerônimo Durski, pelo rio Barigui (situado no Parque Barigui), pela av. Cândido Hartmann e Praça da Ucrânia, pela rua Padre Anchieta, pelo Largo da Galícia, e novamente pela rua Professor Fernando Moreira até o ponto de início.
O bairro do Bigorrilho, também conhecido como Champagnat, abrigou muitas famílias de imigrantes italianos e ucranianos na segunda metade do século 19. Sua grande expansão ocorreu no final do século 20, com a construção de muitos prédios residenciais. Possui grandes avenidas, belas alamedas e praças charmosas. A origem do nome é controversa.
Antigamente composto de chácaras de imigrantes, principalmente ucranianos, o bairro que hoje é oficialmente chamado de Bigorrilho – e apelidado de Champagnat – era chamado de Campo da Galícia. Com quase 10 mil habitantes, a região reúne a maior concentração de prédios da capital, ao mesmo tempo que faz limites com o parque urbano mais famoso do Paraná: o Parque Barigui.
História do Bigorrilho
No final do século XIX, colônias de imigrantes poloneses, alemães e ucranianos se instalaram nas terras da região. Não há um registro concreto de como surgiu seu nome, pois há várias hipóteses diferentes.
Algumas histórias se relacionam com o nome de pessoas que moraram no Bigorrilho muitos anos atrás. Como é o caso contado no livro “Coisas da Cidade”, de Evaristo Biscaia, sobre uma dona de bordel que se chamava Bigorrilha. Alguns dizem, também, que o bairro leva o nome de uma benzedeira que viveu no local.
Em 2011, ocorreu uma tentativa de alteração do nome para Champagnat, em homenagem ao padre francês São Marcelino Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II. Mas, o pedido não foi aprovado e o nome Bigorrilho permaneceu oficial.
Um dos diferenciais do bairro é a Praça da Ucrânia, grande ponto de encontro do Bigorrilho e que recebe feiras todas as quartas e sextas.
Diferenciais do Bigorrilho
Hoje em dia, o bairro é conhecido por possuir o maior aglomerado de prédios de Curitiba, oferecendo, portanto, uma grande variedade de imóveis. Além disso, o Bigorrilho fica a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade.
Com muitos pontos comerciais, a localidade ainda acomoda uma grande área verde que contempla parte do Parque Barigui, as Praças da Ucrânia e da Espanha, entre outros pontos verdes menores.
Os moradores do Bigorrilho podem desfrutar de inúmeros restaurantes e lojas, bancos, feiras, bares, caminhadas no Parque, praças e ruas arborizadas.
#bigorrilho #champagnat #curitiba
Ruínas do São Francisco em Curitiba PR Assombrado
“Um dos últimos vestígios de nossa arquitetura colonial, não ficou pelo exemplo de técnica construtiva (…). Pela função que teria, se tivesse sido concluída, pouco provável. Consciência patrimonial, por sua vez, é tema recente, comparado ao tempo de sua existência”, escreve Vera Regina Biscaia Vianna Baptista, na obra “Ruínas de São Francisco: dois séculos de história e mito”, ao tentar identificar a justificativa para a manutenção da construção incompleta.
Obra inacabada
Para compreender a história das Ruínas de São Francisco é preciso voltar no tempo. O ano era o de 1798, quando o bispo de São Paulo, Dom Mateus de Abreu Pereira, em passagem por Curitiba, manifestou preocupação com relação à situação das três igrejas então existentes na cidade: a Matriz, de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a de Nossa Senhora do Terço e a do Rosário, que estavam em mau estado de conservação.
Tal fato chegou aos ouvidos do coronel e comerciante de gado Manoel Gonçalves Guimarães, que hospedou o bispo em fazenda de sua propriedade. Homem de posses, que incluíam uma residência em Curitiba, o coronel levou à frente o projeto de construir na cidade uma nova igreja, no local onde hoje estão as ruínas.
Foto do começo do século passado mostra as ruínas que foram preservadas. Foto: Acervo/Casa da Memória/Fundação Cultural de Curitiba
Em 1809, estava pronta a capela (composta pela capela-mor e sacristia), cuja benção ocorreu dois anos depois. Com a continuidade das obras, a intenção era a de que a capela desse lugar à Igreja de São Francisco de Paula.
Os registros dão conta de que a alguns vigários foi atribuída a tarefa de zelar pela capela, mas nenhum deles conseguiu levar a obra adiante. A prioridade dada ao restauro ou ao término de outras igrejas da cidade era outro empecilho que se colocava à conclusão da igreja dedicada ao santo franciscano. Em 1860, por exemplo, as pedras que dariam fim à construção foram utilizadas na obra da torre da antiga Matriz, hoje Catedral Metropolitana Basílica Menor de Curitiba. Do que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula, então, sobraram a capela-mor, a sacristia e parte das paredes laterais.
Belvedere
No início do século 20, a Mitra Diocesana permutou a área da atual Praça João Cândido com a prefeitura de Curitiba por uma localizada na Rua Saldanha Marinho (onde foi construída a atual Igreja de São Francisco de Paula). O prefeito Cândido de Abreu, então, pôs abaixo a capela, sem dar fim ao restante da construção, para dar lugar à construção do Belvedere, para que a população tivesse um local para apreciar a cidade.
“É curioso imaginar que há cem anos, época em que não se discutia patrimônio e em que a cidade estava se modernizando, curiosamente [o prefeito] tenha deixado aquele testemunho [do que deveria ter sido] a antiga igreja”, pontua Marcelo Sutil, diretor de patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
As paredes de pedra são resquícios da inacabada Igreja de São Francisco de Paula. Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Arquibancada
Passadas mais de seis décadas, e após o tombamento da Praça João Cândido pelo estado, as ruínas foram transformadas em um anfiteatro e receberam a instalação das arquibancadas que conhecemos hoje.
Abrigando cerca de mil pessoas, as Ruínas de São Francisco recebem espetáculos cênicos, como apresentações de circo, música, dança ou outras artes performáticas, como enumera Beto Lanza, diretor de ação cultural da FCC. “Elas [também servem] a um momento de lazer solitário, para se ler um livro ou ouvir música”, acrescenta.
Embaixo da plateia, a Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná mantém uma galeria que apresenta um panorama do que é produzido pelos profissionais do estado.
“As Ruínas de São Francisco estão incorporadas à paisagem da Praça João Cândido. Nela temos muitos testemunhos de como se construía e do que havia ali [no passado]”, completa Sutil.
*Colaborou Beatriz Mira.
LEIA TAMBÉM
tags#Belvedere#Curitiba#Igreja de São Francisco de Paula#Ruínas de São Francisco
MiudinhoJanbiboy YouTube
uma família, um homem e uma melhor me deram boa noite e entraram na ruína, fiquei sem chão sem chão, abrir vídeo, não fiquei muito tempo no local por causa dos noias no local que se disfarçam de abóbados para assaltar vítimas Curitibanas em Curitiba PR Bairro São Francisco em Curitiba PR.
Abraço e, até o próximo vídeo...
PROJETO PRAÇA
O projeto praça foi desenvolvido por nós, estudantes de arquitetura e urbanismo da UFRN em processo participativo junto com a população. Um projeto desenvolvido pelo método participativo faz valer a opinião e os desejos dos usuários, a fim de garantir mais cidadania e democracia na concepção dos espaços públicos. O projeto foi implementado no bairro de Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim, grande Natal. Após a análise do bairro foi diagnosticado a falta de espaços públicos e de lazer e a precária estruturação dos espaços já existentes. A praça Carmindo Quadros foi a escolhida para receber o projeto. Localizada no centro do bairro de Nova Parnamirim, nos chamou a atenção devido ao seu uso constante pela população apesar de sua infra-estrutura deficiente.
POLÍCIA EVITA TENTATIVA DE FUGA DE PRESOS EM GRANDES RIOS
POLÍCIA EVITA TENTATIVA DE FUGA DE PRESOS EM GRANDES RIOS
REVO 3.3 DUDU AMERICANA EM CÂNDIDO DE ABREU (OLARIA PINHAL)
O Dono da Rua - Barão do Serro Azul
AquiAgora.net - Encontrado corpo de garoto que morreu afogado em Pato Bragado
O Corpo de Bombeiros conseguiu localizar e resgatar por volta das 19h, o corpo do garoto Guilherme Macedo de Freitas, de 12 anos, que morreu afogado na tarde desta terça-feira (23), no rio Arroio Fundo, em Pato Bragado. O acidente aconteceu próximo às 15h30, na Linha Dois Vizinhos, nas proximidades da piscina dos Pauli, em Pato Bragado.
Segundo as informações de populares, três garotos tomavam banho no rio quando o acidente aconteceu. Eles estavam pulando de uma ponte. Quando Guilherme pulou, teria ressurgido, se debatido e desaparecido na sequência.
Os outros garotos entraram em pânico e pararam um carro que passava pelo local, em busca de socorro. Populares iniciaram as buscas, mas não viram mais sinais do menino.
O Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado e tão logo chegou ao local o Cabo Kayser iniciou as buscas pelo corpo. Porém, devido a profundidade da água, que em alguns pontos chegava a três metros, foi necessário solicitar equipamento de mergulho junto ao Corpo de Bombeiros de Toledo.
Quando o equipamento chegou ao local, em alguns minutos de mergulho o Cabo Kayser conseguiu localizar e resgatar o corpo, alguns metros abaixo da ponte de onde o menino havia pulado. Tão logo foi resgatado, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Toledo.
Excelente Apartamento no Centro de Curitiba
** Edifício Dr. João Candido **
* Apartamento com excelente localização no Centro de Curitiba.
* Vista privilegiada.
* Edifício com 16 andares, sendo o apartamento no 6° andar.
* 3 Dormitórios, sendo um da emprega com banheiro.
* 2 banheiros, sendo um banheiro grande com box.
* Sem vaga de garagem, estacionamento próximo do edifício.
* Apartamento mobiliado.
** Ligue e agende uma visita com nossos corretores. **
O Doutor e o caipira- Gabriel Violeiro
Programa de rádio com auditório Estação Sertaneja, Porto Ferreira.
Cathe - Calçadas de Curitiba - Petit Pavé
O Petit Pavé é o tipo de calçamento que mais caracteriza a cidade de Curitiba. Fiquei com vontade de filmar para vocês quando vi a Praça Osório vista de cima pela janela do nono andar, com vários desenhos de mosaico português, bem lindo! Espero que gostem do vídeo!
。゜+.(◕ฺ ∀◕ฺ )゜+.゜Inscreva-se ♥
Paquera na Avenida 1986.Bons Tempos Aqueles.
Este video é de uma Paquera na avenida realizada em Cianorte PR,no ano de 1986.Assim se divertiam os jovens daquela época.
PRAÇA UCRÂNIA EM CURITIBA - PARANÁ - TURISMO LOCAL COM OS AMIGOS!
A Praça foi concluída durante o mandato do saudoso Prefeito Eng. Omar Sabbag e a sua inauguração, juntamente com a do monumento a Tarás Chevtchenko, ocorreu em solenidade especial no dia 29 de outubro de 1967. Nessa ocasião, em nome da Comunidade Ucraniana no Brasil, usou da palavra o Eng. Ambrosio Choma, destacando o importante significado histórico que aquelas inaugurações representavam para os ucranianos e seus descendentes que viviam livres nas terras brasileiras porquanto na sua pátria de além mar, seus compatriotas sofriam a dominação estrangeira do regime stalinista. No encerramento da solenidade o Dr. Omar Sabbag, pronunciou um empolgante discurso afirmando ser ele também descendente do povo sírio-libanês, o qual, juntamente com as demais etnias aqui radicadas, contribuía para o progresso e a grandeza da Pátria Brasileira. Congratulou-se com a gente ucraniana por ter concretizado seu sonho de marcar a sua existência produtiva no solo brasileiro.
A partir da entrega da Praça Ucrânia, a população da nossa bela e acolhedora Cidade Sorriso, vem usufruindo das mais diversas maneiras de lazer, entretenimento, apresentações culturais e folclóricas, e atos cívicos naquele aprazível logradouro público, localizado num dos mais progressistas e modernos bairros da cidade, o Jardim Champagnat.
Localização: entre as ruas Capitão Souza Franco e Padre Anchieta e a Av. Cândido Hartmann – Bigorrilho Curitiba - PR.
O Guru vai passar as dicas para vcs! Prestem bem atenção! Como se portar na balada? Como arrasar na balada? Como se dar bem com uma garota na balada? Como não ser pego em uma Blitz? Como uivar como um lobo? Porque abrir a porta do carro para as mulheres? Tudo isso vc encontra no youtube do Guru: youtube.com/fernandorebello
DOIDEIRA DO BAIRRO DO PILARZINHO
Acompanhe ao vivo o desfile de 7 de setembro
A TV Brasil está de verde e amarelo para o Dia da Indepedência! A cobertura do desfile de 7 de setembro terá início às 8h de sábado e será apresentada diretamente do estúdio da EBC no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Mais de 300 funcionários da EBC trabalharão no evento.
A grande novidade deste ano são as imagens que vêm do alto, de câmeras exclusivas posicionadas dentro dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, uma das mais esperadas atrações da festa. Além do desfile de Brasília, a programação especial vai trazer informações sobre as comemorações em São Paulo e no Rio de Janeiro e reportagens especiais produzidas para a data, assim como os melhores momentos da cerimônia da Troca da Bandeira que aconteceu no dia 1º de setembro, início da Semana da Pátria.
7 de setembro
Participe da festa da Indepedência!
Você também pode participar da festa da Independência com a gente! Se você tiver alguma história marcante sobre a celebração do 7 de Setembro, envie seu vídeo, foto ou texto contando essa lembrança para o WhatsApp: (61) 99867 8787 ou use a hashtag #TVBrasilno7 nas redes sociais. O material será exibido na TV Brasil ao vivo durante a apresentação do desfile diretamente da Esplanada dos Ministérios.
Além da TV, a transmissão ao vivo do desfile também estará na web e poderá ser acompanhada nos perfis da TV Brasil (Twitter , Facebook e Youtube) e da TV Brasil Gov (Twitter , Facebook e Youtube).
Conheça a programação da sua TV Brasil:
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook -
Twitter -
Instagram -
Balanço Geral RJ Manhã - 07/10/2019
Apresentação: Lívia Mendonça
Entrega das obras de revitalização da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
O prefeito Gilberto Kassab entregou as obras de revitalização da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, na Zona Leste de São Paulo. As adequações na infraestrutura também incluíram melhorias no Telecentro que funciona no local, projeto paisagístico e sanitários acessíveis. Este é o 40º equipamento reformado entregue em um programa que prevê melhorias em outras 12 unidades.
Casamento matuto em Patu-RN 2019
Casamento matuto apresentado no arraiá pé de serra da escola estadual João Godeiro na praça de eventos Oliveira Rocha no dia 23/06/2019 as 20:30
TEMA: Tudo pela herança
AUTOR E DIRETOR: Mirlânio Cortez
NOIVO: Jackson Custeau Saraiva Cortez ( Soloca )
NOIVA: Naiara Sandi da Silva Gomes Saraiva
PAIS DO NOIVO: José Nilson Ferreira Oliveira e Ângela Maria Solano Moura
PAIS DA NOIVA: Gustavo Neto Felipe dos Santos e Emmelly Kettylly Oliveira da Silva
FOFOQUEIRA: Laysa Jaiany de Paiva Silva
PADRE: Mirlânio Cortez
FREIRA: Rita Elivania de Oliveira
IMPOSTOR ou VIGARISTA: Ryan Suassuna Dantas
DELEGADO: Raissa Chayane Cortez da Silva
FIGURANTES: Mayky Henrique dos Santos Batista da Silva, Janice Vitória Silva Rodrigues e Jamires Vitória Silva Rodrigues
GRAVAÇÃO: Vitoria Rachel Cândido Dantas
26/05 BRASIL NAS RUAS
VEJA A RELAÇÃO DAS CIDADES DA REGIÃO SUL QUE HAVERÁ MANIFESTAÇÕES
(nesse LINK você terá a lista completa por todo o Brasil):
PR – APUCARANA, Praça Rui Barbosa – 15h
PR – ASSIS CHATEAUBRIAND, Prefeitura – 14h
PR – CASCAVÉL, Catedral Nossa Senhora Aparecida – 15h
PR – CURITIBA, Boca Maldita – 14:30h
PR – FOZ DO IGUAÇÚ, Praça do Mitre – 10h
PR – GUARAPUAVA, Praça Cleve – 14:30h
PR – IPORÃ, Praça Nações Unidas – 14h
PR – JARDIM OLINDA, Av. Principal -10h
PR – LONDRINA, Av. JK c/Higienópolis Rotatória – 15h
PR – MARECHAL CÂNDIDO RONDON, Rotatória das Avenidas – 15h
PR – MARINGÁ, Na Catedral – 15h
PR – MATINHOS, Praça Central – 15h
PR – MEDIANEIRA, Praça Central – 14h
PR – MIRASELVA, Curicica – 9h
PR – PARANAGUÁ, Praça 29 Mário Roque – 18h
PR – PATO BRANCO, Praça da Igreja São Pedro – 15h
PR – PONTA GROSSA, Praça dos Polacos – 15h
PR – PRUDENTÓPOLIS, Queimadas – 10h
PR – RIO NEGRO, Praça Central – 15h
PR – SANTA INÊS, Cooperativa CCPD – 15h
PR – SUPERAGUI, Trapiche Central- 11h
PR – TOLEDO, Lago Municipal/D. Pedro II – 16h
PR – UMUARAMA, Praça – 14h
PR – URSOLINDA, Centro do Mundo – 13:30h
RS – CANOAS, Praça do Avião – 15h
RS – ALEGRETE, Praça Principal – 16h
RS – ALEXANDRE GOTTARDO, Largo Dr. Pio – 14h
RS – BAGÉ, Praça dos Esportes – 16h
RS – BENTO GONÇALVES, Av. Planalto – 15h
RS – CACHOEIRINHA, Parcão – 15h
RS – CAPÃO DO FUNDO, Centro – 11h
RS – CAXIAS DO SUL, Praça Dante – 15:30h
RS – CANGUÇU, Prefeitura Municipal – 13h
RS – GARIBALDI, Esquina Posto Shell/Av Independência – 15h
RS – GENTIL, Bondinho – 19h
RS – GUABIJU, Prefeitura – 11h
RS – IJUÍ, Praça da República – 15h
RS – JAGUARÃO, Ponte Internacional Mauá – 8:30h
RS – LAJEADO, Parque dos Dick, 14:30h
RS – NOVO HAMBURGO, Praça Punta Del Leste/Bourbon – 15h
RS – OSÓRIO, Praça das Carretas – 15h
RS – PASSO FUNDO, Praça Tamandaré – 15h
RS – PELOTAS, Praça Cel. Pedro Osório / Em frente a Prefeitura – 15h
RS – PORTO ALEGRE, Parcão – 15h
RS – QUATRO IRMÃOS, Suduripa – 11h
RS – SANTA CRUZ DO SUL, Praça da Bandeira – 15h
RS – SANTA MARIA, Praça Saldanha Marinho – 15h
RS – SANTO ÂNGELO, Praça Pinheiro Machado – 15h
RS – SÃO LEOPOLDO, Praça Central – 15h
RS – SÃO LOURENÇO DO SUL, Praça Central – 14:30h
RS – SÃO LUIS GONZAGA, Praça Cincero, 16h
RS – TORRES, Prainha/Praça XV – 14h
RS – URUGUAIANA, Av. Duque de Caxias – 16h
RS – VENÂNCIO AIRES, Praça da Bandeira – 15h
RS – VIAMÃO, Igreja Matriz – 14h
SC – ARARANGUÁ, Relógio do Sol – 15h
SC – BARRA VELHA, Praça Lauro Loyola – 16h
SC – BLUMENAU, Em frente à Prefeitura – 16h
SC – CAMBORIÚ, Praça Higinio Pio – 15h
SC – CANOINHAS, Igreja Matriz – 16h
SC – CHAPECÓ, Praça Cel. Bertaso – 15h
SC – COCAL DO SUL, Centro – 15h
SC – CONCÓRDIA, Praça Degelo Goss – 16h
SC – CRICIÚMA, Parque das Nações – 16h
SC – DIONÍSIO CERQUEIRA, Centro – 14h
SC – FLORIANÓPOLIS, na frente da Catedral Metropolitana (Centro) – 16h
SC – GASPAR, Igreja Matriz – 9h
SC – GAROPABA, Praia Central – 15h
SC – HERVAL D’OESTE, Praça da Rede Ferroviária – 14h
SC – ITAJAÍ, Beira Rio – 15h
SC – ITAPEMA, Av. Nereu Ramos – 15h
SC – JARAGUÁ DO SUL, Praça Angelo Piazera – 16h
SC – JOINVILLE, Praça da Bandeira – 16h
SC – LAGES, Mon. Correia Pinto – 16h
SC – MAFRA, Posto Mallon – 14h
SC – PALMEIRA, Praça do Bumba – 11h
SC – PINHALZINHO, Praça Central – 10h
SC – PONTE ALTA, Praça Central – 15h
SC – PORTO UNIÃO, Praça do Chafariz – 15h
SC – PRESIDENTE GETULIO, Praça Otto Muller – 16h
BAIRRO BIGORRILHO(CHAMPAGNAT)
Bigorrilho (também conhecido como Champagnat) é um bairro nobre do município brasileiro de Curitiba, Paraná. Atualmente é um dos bairros que reúne a maior concentração de edifícios da cidade.
História
No passado havia na região uma chácara na qual funcionava o Juvenato dos Irmãos Maristas, onde atualmente se encontra a Universidade Tuiuti do Paraná, na rua Marcelino Champagnat, que, aliás, se encontra no bairro vizinho das Mercês.
Na década de 1950, os Irmãos Maristas lotearam parte de sua chácara, que corresponde hoje aos quarteirões que vão da Praça da Ucrânia até a rua Presidente Taunay, na faixa compreendida entre a rua Padre Anchieta e a própria propriedade dos Maristas, hoje pertencente ao Colégio Positivo. Essa pequena e restrita área ficou conhecida na época por Jardim Champagnat. A rua frontal em que estava localizada a referida casa de formação, antigamente apenas conhecida por estradinha, acabou ganhando o nome do fundador da congregação dos Irmãos Maristas, o padre francês Marcelino Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II em 18 de abril de 1999, como São Marcelino Champagnat.
Segundo o IPPUC2 , tanto a rua como o antigo seminário e o loteamento, não pertencem ao bairro Bigorrilho, mas ao bairro Mercês, conforme mapa de Curitiba.
Houve, em 2001, uma tentativa de mudança do nome de Bigorrilho para Champagnat, com uma proposta para realização de um plebiscito popular na Câmara Municipal. Entretanto, houve uma mobilização contra tal proposição, e como resultado, a Câmara rejeitou tal proposta por ampla maioria dos vereadores.
Tal feito despertou o interesse da Fundação Cultural de Curitiba, que realizou uma ampla pesquisa no Bigorrilho, resgatando sua história desde os primórdios tempos até os dias atuais, registrando-a no livro Bigorrilho, a construção de um espaço urbano.
Delimitação oficial
Bigorrilho começa na confluência da rua Fernando Moreira com a rua Desembargador Mota, continua pela rua Desembargador Motta, pela alameda Dr. Carlos de Carvalho, pela rua Jerônimo Durski, pelo rio Barigui (situado no Parque Barigui), pela av. Cândido Hartmann e Praça da Ucrânia, pela rua Padre Anchieta, pelo Largo da Galícia, e novamente pela rua Professor Fernando Moreira até o ponto de início.
Família morre em acidente na BR-101
Três pessoas da mesma família morreram na manhã deste sábado, 9, numa colisão entre um Gol (JRF 2726) e uma carreta (JSM 3706), no km 654 da BR-101, a cerca de 20 km de Itapebi, extremo sul da Bahia.
Os ocupantes do Gol, André Anderson Costa, 33, que dirigia o veículo, Laura Fernandes Vasconcelos de Meirinho Araújo, 31, esposa do motorista, e o filho do casal, Andrey Anderson Fernandes Araújo de Meirinho, de 3 anos, morreram na hora da colisão.
Eles seguiam em direção a Eunápolis, e a carreta em direção contrária. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão pode ter ocorrido porque o motorista do Gol teria cochilado ao volante ou fez a curva, para a esquerda, na mão contrária.
O motorista do Gol era gerente de vendas da Elo, empresa de Vitória da Conquista do ramo de distribuição de alimentos. André Anderson tinha saído de Conquista por volta das 4h para uma reunião com vendedores o acidente foi por volta das 8h30.
Condutor da carreta, Genivaldo do Nascimento Barbosa, 44, nada sofreu, mas teve de ser socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, porque a pressão dele aumentou. O motorista, segundo a PRF, contou que o Gol invadiu a pista contrária.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro e devem ser transladados para Ilhéus, onde a família morava. O casal tinha ainda uma filha de 9 anos, que ficou em Ilhéus. O sepultamento deve ocorrer na segunda feira.