Teófilo Otoni. Minas Gerais. Diario de bordo de um caminhoneiro
Contato comercial do canal :
Bitrem12900@gmail.com
Diário de bordo de um caminhoneiro na cidade de Teófilo Otoni Minas Gerais Brasil. Praça Tiradentes Teófilo Otoni.
Teófilo Otoni: População de bichos preguiças que ficam na Praça Tiradentes ganham novo membro
Para assistir outras matérias e ficar por dentro das notícias do Leste e Nordeste de minas e dos bastidores da TV Leste acesse nossas outras plataformas:
Site: tvleste.com.br
Facebook: facebook.com/TVLeste
Instagram: instagram.com/tvlesteo
TEOFILO OTONI mercado
Viagem feita por Reinaldo a Teofilo Otoni em 2011, e ele mostra o que tem de bom em Minas Gerais na cidade aonde ele nasceu.
Alemães e libaneses que residem em Teófilo Otoni contam sobre vivência da Quaresma
Acesse tvleste.com.br e fique por dentro da nossa programação.
Veja como estava os melhores lugares em Teófilo Otoni no jogo do Brasil x Chile
Stone Rock, O Bem Bolado, Praça Tiradentes,Imigrantes e fechando na boate Villa Lounge estourada...
História da Ferrovia Bahia Minas - Baiminas
???? - Ponta de Areia (BA), Teófilo Otoni (MG) e Araçuaí (MG) – Os verdes olhos de Glair Farina, de 71 anos, enxergam o passado toda vez que o ex-ferroviário observa, incrédulo, “o descanso para sempre” da Pochixá, exposta na Praça Tiradentes, em Teófilo Otoni, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. A maria-fumaça é um dos poucos símbolos que restaram da Bahia-Minas, a ferrovia aberta para levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia, duas das regiões mais carentes do Brasil.
A Baiminas, como moradores se referem à linha, foi inaugurada em 1881 e desativada em 1966. Seus 578 quilômetros ligaram o Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes centros. Mas não foi só por isso que a ferrovia se tornou um marco na economia.
À medida que os trilhos avançavam, povoados e cidades eram fundados. Foi assim que a ferrovia atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o plantio em terras até então inóspitas. O progresso puxado pela maria-fumaça é descrito por vários pesquisadores. Jaime Gomes, autor de Um trem passou em minha vida, destacou que “milhares de pessoas se deslocaram para aquela região. (…) Montaram engenhos, serrarias e olarias; fundaram vilas, povoados e até cidades. Parte do Sul baiano e do Nordeste mineiro prosperaram, milagrosamente”.
O avanço econômico é mostrado em números. De 1935 a 1944, por exemplo, o volume nos vagões de carga passou de 76.874 toneladas para 174.161 toneladas (aumento de 126%). O total de passageiros subiu em escala maior num período menor, de 51,3 mil pessoas em 1935 para 373 mil homens e mulheres em 1940 (acréscimo de 627%).
Mas a má gestão, a corrupção e a precipitada decisão do governo militar de apostar no avanço das rodovias, em detrimento das estradas de ferro, decretaram o fim da linha. Em muitas cidades e povoados o progresso foi embora.
De uma ponta a outra: A viagem que virou música
Sete anos depois de a ferrovia ser desativada, Fernando Brant (1946-2015) percorreu o trecho para uma reportagem publicada na revista O Cruzeiro. O antes e o depois da Baiminas inspiraram o parceiro de Milton Nascimento a compor Ponta de Areia. Brant reparou o quanto praças ficaram vazias sem as locomotivas e os vagões. E lamentou o destino de velhos maquinistas. Os versos soam como saudade aos mais antigos: “Ponta de Areia, ponto final/ Da Bahia-Minas, estrada natural/ Que ligava Minas ao porto, ao mar/ Caminho de ferro mandaram arrancar/ Velho maquinista com seu boné/ Lembra do povo alegre que vinha cortejar/ Maria-fumaça não canta mais/ Para moças flores janelas e quintais/ Na praça vazia, um grito, um ai/ Casas esquecidas, viúvas nos portais”.
???? - Linha do Tempo
1880 – Em 26 de agosto, é sancionada a lei imperial que autoriza a construção da Estrada de Ferro Bahia e Minas
1881 – Em 16 de maio, é fixado o primeiro trilho da ferrovia, em Caravelas (BA)
1882 –Em 9 de outubro, é feita a primeira viagem num trecho ferroviário entre Minas e Bahia
1882 –Em 9 de novembro, a ferrovia é inaugurada, estando concluído o trecho entre Caravelas (BA) e Serra dos Aimorés (MG)
1885 – Crise financeira e falta de dinheiro para pagar empreiteiras interrompem a construção da ferrovia até Teófilo Otoni
1898 – Em 3 de maio, é inaugurada a estação de Teófilo Otoni
1910 – Governo de Minas vende acervo da ferrovia para implementar comércio e indústria na região
1966 – Estrada de Ferro Bahia e Minas deixa de funcionar
2012 – Justiça manda Prefeitura de Araçuaí retirar famílias que ocupam duas estações e preservar os imóveis
“Ponta de areia, ponto final/Da Bahia-Minas estrada natural/Que ligava Minas ao porto, ao mar/Caminho de ferro mandaram arrancar”. Trecho da música Ponta de Areia, de Fernando Brant e Milton Nascimento (Fonte: Estado de Minas – Por Gustavo Werneck – Em 19/05/2012)
???? - Em meados de 1924 Inaugurou-se a Estrada de Ferro Bahia Minas, com 548 km de extensão foi construída no final do século passado por decreto do Imperador Pedro II. Com a finalidade de proporcionar a Minas Gerais uma saída mais curta para o mar, aproveitando a trilha natural que se abria através dos vales Mucuri e Jequitinhonha, e o potencial do porto de Caravelas no extremo sul da Bahia. A obra se realizou poucas décadas após o início da colonização do Vale do Mucuri pelo político e revolucionário Theófilo Benedito Otoni, um visionário que sonhou antes de todos com um caminho para o mar através do nordeste mineiro, então selvagem e inóspito. (Revista Cultural, Ciências sociais, 1995, p 4 – 10)
???? - Esta publicação é totalmente para fins educativos, não contendo nenhum objetivo de lucro.
✡Rony Kely Marques ronyhistoriador@gmail.com
14ª DRPC - Teófilo Otoni
Mostrado o motivo de sermos destaque no estado de Minas Gerais. Polícia Civil de MINAS GERAIS: A melhor do Brasil
TV Imigrantes ( Bicho Preguiça de Teófilo Otoni )
Hoje esse animal é um patrimônio da cidade de Teofilo Otoni , ele vive na praça Tiradentes região central da cidade , reportagem de Elvis Passos e Kassem Said .
facebook do repórter Elvis Passos
UEA HOMENAGEM EM TEOFILO OTONI 07 12 2016
Teófilo Otoni-Domingo na Praça 21.04.2013
Ricardo de Carvalho e Sandra
TEÓFILO OTONI-MG NA DÉCADA DE 30, IMAGENS RARAS !
Teófilo Otoni-MG
Feira Nacional dos Garimpeiros em Teófilo Otoni 2019
Teófilo Otoni sedia sempre na segunda quinzena de agosto eventos relacionados ao setor que fez a cidade conhecida internacionalmente: como a capital das pedras preciosas.
Durante este período, a Praça Tiradentes recebe o 9º Encontro Nacional de Garimpeiros e 9ª Amostra de Produtos de Garimpo,
Pedras Preciosas na praça de Teófilo Otoni Gilberto Gil Garimpo zap 33 9 88547763
Pedras Preciosas na praça de Teófilo Otoni com Gilberto Gil Garimpo zap 33 9 88547763
Vida Cotidiana - Um Passeio À Cidade De Theophilo Ottoni - 1929/1931
Dados sobre área, localização, população e economia da cidade. O porto com navio atracado no píer e meninos e burricos aguadeiros junto de fonte pública em Caravelas, Bahia, que é ligada a Theophilo Ottoni por meio da Estrada de Ferro Bahia-Minas. A estação ferroviária apinhada de gente e cargas. Ruas sem calçamento na cidade, com bondinho e automóveis. Cartela de publicidade da Lopes e Rodrigues, comercializadora de café. Residência do industrial Joaquim Ribeiro e família. A subestação de força e luz. Residência do comerciante Daniel Magalhães e família. A Praça Tiradentes, a fachada da Casa Martiniano, de Scofield, Barros e Cia. Série de nove cartelas sobre o Banco do Brasil, com valores das taxas para a agência de Theophilo Ottoni e serviços que oferece. A fachada e o interior do mercado municipal e o fórum. O presidente da Câmara, Nerval Figueiredo, e alguns vereadores. Crianças fazem aula de ginástica no grupo escolar, o Colégio São Francisco, o jardim público e a igreja-matriz. Fachada das sedes dos jornais locais O Mucury, O Commercio e A Família e animações que reconstituem a primeira página de cada um. Trecho da rodovia Theophilo Ottoni-Itambacury e Theophilo Ottoni S. Benedicto. Animação com barquinho, navio, trenzinho e carrinho sobre mapa marcando os trajetos entre a cidade e Belo Horizonte, passando por Caravellas e Rio de Janeiro, ou Figueira e Itabyra. A empresa Carris Urbanos, do major Guilherme Landi: bonde e o major com a família em frente de sua residência. Fachada dos hospitais São Vicente, João Americo Machado e Santa Rosalia. Extração, transporte e preparo de madeira em serraria para exportação. Túnel da E.F. Bahia-Minas entre a cidade e Ladainha, onde se encontram oficinas e casas de ferroviários. Cachoeira do rio Todos os Santos, em Boa Vista. Canavial da Fazenda Planalto, propriedade do dr. Nerval de Figueiredo. Plantação e secagem de café em terreiro. Plantação de cacau. Menina negra com laço de fita na cabeça e ramo na mão, faz caretas, sorri e mostra a língua para a câmera.
PEDRA DA BOCA EM TEÓFILO OTONI - MG
PEDRA DA BOCA OU PEDRA DA BALEIA | DISTRITO DE BIAS FORTES | TEÓFILO OTONI
Está localizada no território de Teófilo Otoni, conhecida como a Capital das Pedras Preciosas.
O relevo de Teófilo Otoni é caracterizado como montanhoso com baixadas próximas aos talvegues.
A sede encontra-se a cerca de 340 metros acima do nível do mar e tem como altitude máxima a Pedra da Boca, com 1305 metros, numa área rica em grandes formações graníticas na região leste do município.
INFORMAÇÕES GERAIS
Fundação - 07 de setembro de 1857, com o nome de Philadelphia.
Emancipação - Lei estadual 2.486 de 09/11/1878 recebendo o nome do fundador.
Localização - De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, os 853 municípios mineiros estão agrupados por regiões.
O município de Teófilo Otoni, está situado a 450 Km de Belo Horizonte, na região nordeste do estado de Minas Gerais no Vale do Mucuri.
Teófilo Otoni encontra-se na microrregião que leva o nome de Mucuri, o município pertencente à macrorregião, que, por sua vez, está inserida na região do Jequitinhonha e Mucuri no nordeste do estado de Minas Gerais.
Teófilo Otoni figura entre as principais cidades polo do estado devido a sua importância política, econômica e localização privilegiada, sendo cortada pela BR116 no sentido norte-sul e dando início à BR-418, que liga a BR-116 à BR-101 no sul baiano, além de dar início também à MG-217, MG-292 e MG-487 que ligam Teófilo Otoni aos municípios circunvizinhos.
Seu desenvolvimento, uma herança da colonização predominantemente alemã, teve início em meados do século XIX, com o desafio de Theóphillo Benedicto Ottoni de ligar o norte de Minas ao Oceano Atlântico.
As principais atividades econômicas são o comércio de gemas e prestação de serviços.
A cidade vem se desenvolvendo rapidamente no setor educacional, principalmente em relação à instalação de Instituições de Ensino Superior, sendo 5 (cinco) particulares e a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri).
IMAGENS CAPTURADAS NO DIA 2 DE ABRIL DE 2019
Impacto jovem Teófilo Otoni - 2014
No próximo Sábado, dia 26 de abril, a cidade de Teófilo Otoni será impactada pelos jovens da esperança.
Você que faz parte da região não pode perder.
Faremos uma mega movimentação na praça central de cidade, (praça Tiradentes). Com os projetos blitz jovem - distribuindo o livro A Única Esperança. Posso orar por você. Abraço grátis e também lotaremos o Hemocentro Regional com voluntários para doar sangue.
E para finalizar esta mega ação de esperança teremos a mega vigília jovem no Colégio Adventista de Teófilo Otoni.
Participe!!!
Bagunça na Praça Tiradentes
BraZil - teofilo Otoni 2
lAURA IN Brasil
Capoeira gerais Teófilo Otoni
Professor estagiário Cepacol e aluno Grilo
natal no Teofilo Otoni Brasil
natal 2008 na praça principal de Teofilo Otoni.