Terra de Minas - Praça Minas Gerais ( Mariana )
O programa Terra de Minas, da Rede Globo, fez uma série de 6 reportagens sobre as maravilhas da Estrada Real situadas em Minas Gerais. Seis das sete maravilhas são mineiras.
Este vídeo, sobre a Praça Minas Gerais, em Mariana, é o primeiro da série e foi exibido em 14 de julho de 2012.
= = = = =
Concurso organizado pelo Instituto Estrada Real (IER), ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), elegeu as Sete Maravilhas da Estrada Real, com o objetivo de divulgar detalhes e belezas do circuito. Foi realizada pelo instituto uma seleção prévia de 21 atrações de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.
A intenção é mostrar que no caminho das 199 cidades da Estrada Real, com 80 mil quilômetros quadrados de área, há uma série de atrações naturais e culturais.
Para chegar à lista das 21 atrações finalistas do concurso, o Instituto Estrada Real adotou como critérios a relevância histórica e natural dos locais, a beleza cênica e a organização turística em um dos quatro caminhos do circuito -- Novo, Velho, dos Diamantes ou de Sabarabuçu.
A eleição das Sete Maravilhas da Estrada Real contou com mais de 40 mil votos pela Internet. Depois de quatro meses de consulta popular foram eleitas como destaque do circuito e anunciadas em 30 de janeiro de 2012:
- Praça Minas Gerais (em Mariana);
- Cachoeira do Tabuleiro (em Conceição do Mato Dentro);
- Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa);
- Santuário do Caraça (em Catas Altas);
- Teatro Municipal (em Sabará);
- Parque Nacional da Serra do Cipó (que compreende Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santana do Riacho); e
- Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (na cidade paulista de Aparecida).
Além das sete maravilhas eleitas na consulta popular, participaram do concurso, em Minas, as igrejas de São Francisco e do Pilar (em Ouro Preto); a Igreja Santo Antônio e a Maria Fumaça (em Tiradentes); a Basílica Bom Senhor do Matosinhos e os Passos da Paixão de Cristo (em Congonhas); o Caminho dos Escravos e o Mercado Velho (em Diamantina); a Fazenda da Pedra (em Santana dos Montes); o Parque Estadual do Ibitipoca (em Lima Duarte); o Bicame de Pedra (em Catas Altas); o Parque das Águas (em Caxambu); e a Pedra Pintada (em Barão de Cocais). No Rio de Janeiro, foram selecionadas para participar da eleição o Prédio do Museu Imperial (em Petrópolis); e o Sítio Histórico Ecológico do Caminho do Ouro (em Paraty).
Vídeo postado por Rede Minas TV.
= = = = = = = = = =
Para saber mais sobre a Estrada Real, acesse:
Wikipédia ( Estrada Real )
Portal Estrada Real
= = = = =
Para ver os vídeos do programa Terra de Minas sobre as 7 Maravilhas da Estrada Real, acesse:
Para ver outros vídeos sobre a Estrada Real, selecionados por mim, acesse:
Para ver outros vídeos sobre História, selecionados por mim, acesse:
Para ver outros vídeos sobre Minas Gerais, selecionados por mim, acesse:
Mariana/MG - Centro Histórico (Praça Gomes Freire)
Gravado em 07/07/2018
Cidades: Mariana (MG - Brasil)
Passeio rápido pela cidade de Mariana em Minas Gerais, visitando a Praça Minas Gerais e o centro histórico da cidade.
Cidade de Mariana - Filmagem Megatur - Interior de Minas Gerais
Megatur, vídeos turísticos das cidades do Brasil
Praca Gomes Freire, Mariana Brazil
Praca Gomes Freire, Mariana Brazil .
Mariana-MG-Brasil
Um passeio por Mariana, primeira capital de Minas Gerais, Brasil
PRAÇA MINAS GERAIS - MARIANA (MG)
Filmado da Casa de Câmara e Cadeia, em frente a Igreja São Francisco de Assis, em seguida Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro da praça o Pelourinho.
TERRA DE MINAS - PRAÇA MINAS GERAIS EM MARIANA
Praça Minas Gerais de Mariana
Mariana is the oldest city in the state of Minas Gerais, Brazil. It is a tourist city, founded on July 16, 1696, and retains the characteristics of a baroque city, with its churches, buildings and museums. It was the first capital of Minas Gerais.
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (est. 2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira[6], sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.
Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem administrada pela empresa Samarco. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce.
Mariana/MG - Praça Minas Gerais (2 Igrejas)
Gravado em 07/07/2018
Conheça a cidade histórica de Mariana-MG
A repórter Juliana Luz visita Mariana, em Minas Gerais, para nos mostrar um pouco mais sobre a história da cidade. Confira!
REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.
Minas Gerais: Conhecendo Ouro Preto e Mariana (PARTE 1) | #NaMalaComTF
Duas cidades históricas que tem tanto para nos oferecer com suas histórias e seus pontos turísticos maravilhosos juntamente das suas belezas. Conheça Ouro Preto e Mariana. Aqui você vai encontrar a Praça Tiradentes, O Museu da Inconfidência Mineira, as inúmeras igrejas, a estação ferroviária de Ouro Preto, a feira de pedra e sabão, a casa do Aleijadinho e o charme de suas ruas. Já em Mariana, o pelourinho com sua justiça, a casa da câmara e sua cadeia, a praça Minas Gerais, Praça Gomes Freire, a estação ferroviária de Mariana e as igrejas de Mariana.
Confira!!!!
___________________________________________________________
SE INSCREVA NO CANAL !!!
DEIXA SEU LIKE !!! ***ATIVE O SINO***
DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!
COMPARTILHE !!!
___________________________________________________________
Instagram: @silvathiagoo e @namalacomtf #NaMalaComTF
OURO PRETO E MARIANA - MG | O QUE FAZER em 2 dias | TURISMO
Dicas de visita a pontos turísticos de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais (MG), Brasil, em um roteiro de viagem do que fazer em 2 dias e meio, conhecendo ruas, ladeiras, museus históricos, minas de ouro e igrejas. Inclui filmagens de drone. Ouro Preto fica a 98km de Belo Horizonte.
???? Índice:
Dia 1
Ouro Preto
0:35 - Praça Tiradentes
0:45 - Museu da Inconfidência
0:56 - Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas
1:22 - Igreja Nossa Senhora dos Mercês e Misericórdia
1:35 - Igreja Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto)
1:43 - Casa da Ópera
2:06 - Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
2:35 - Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
3:19 - Igreja São Francisco de Paula
Dia 2
Ouro Preto
3:33 - Feira de Artasanato (Pedra de Sabão)
3:49 - Igreja São Francisco de Assis
Mariana
4:39 - Mina da Passagem
5:12 - Praça Gomes Freire
5:25 - Praça Minas Gerais
5:31 - Igreja de São Francisco de Assis (Mariana)
5:40 - Igreja Nossa Senhora do Carmo (Mariana)
5:49 - Câmara Municipal de Mariana
6:10 - Igreja São Pedro dos Clérigos
Ouro Preto
6:50 - Mina du Veloso
6:59 - Mina do Chico Rei
7:30 - Igreja Matriz de Santa Efigênia
???? Pousada em que nos hospedamos:
- Pousada Marotta
Reserve:
???? Equipamentos utilizados:
- GoPro Hero 6 Black
- Canon SL3, com lente EF f/1.8 50mm
- Drone Dji Spark
???? Redes sociais:
Instagram:
Pinterest:
???? Confira o nosso Blog:
VLOG| MINAS GERAIS | DIA 2 | Ouro Preto e Mariana
INSCREVA-SE:
Simplesmente amo viajar, descobrir lugares novos e comer as comidinhas desses lugares. Hehe... Nessas férias fomos conhecer algumas cidades do Ciclo do Ouro em Minas Gerais/MG e preparei 4 vlogs para vocês (um por dia) que estive lá. Tem muita coisa bacana, história e comidinhas. Espero que gostem de viajar com a gente! Beijão, Priscila Schulz.
Nos encontre também:
Facebook:
Instagram:
Blog:
Newsletter:
Música de fundo:
Josh Woodward (
Licensed under Creative Commons Attribution 4.0
Download at:
The license terms can be found here:
Pousada do Chafariz - Mariana (Minas Gerais) - Brazil
Pousada do Chafariz hotel city: Mariana (Minas Gerais) - Country: Brazil
Address: Rua Cônego Rego, 149 - Centro Histórico; zip code: 35420-000
Sitting in Mariana historic centre, this guesthouse features a seasonal outdoor pool and a game-room with a football table. The restaurant serves buffet breakfast with a variety of regional delicacies.
-- Située dans le centre historique de Mariana, la maison d'hôtes Pousada do Chafariz dispose d'une piscine extérieure ouverte en saison et d'une salle de jeux dotée d'un babyfoot.
-- Este establecimiento, situado en el centro histórico de Mariana, ofrece una piscina al aire libre de temporada y una sala de juegos con futbolín. El restaurante sirve desayunos buffet con especialidades regionales variadas.
-- Dit pension ligt in het historische centrum van Mariana, en heeft een seizoensgebonden buitenzwembad en een spellenkamer met tafelvoetbal. Het restaurant serveert een ontbijtbuffet met diverse regionale lekkernijen.
-- Situata nel centro storico di Mariana, la Pousada do Chafariz offre una piscina stagionale all'aperto, una sala per i giochi con calcio balilla e un ristorante che serve una colazione a buffet a base di prelibatezze regionali.
-- Situado no centro histórico de Mariana, este alojamento disponibiliza uma piscina exterior sazonal e uma sala de jogos com matraquilhos. O restaurante serve um buffet de pequeno-almoço com uma variedade de iguarias regionais.
-- Pousada do Chafariz宾馆位于马里亚纳(Mariana)的历史中心,设有季节性室外游泳池和1间带桌上足球的游戏室。餐厅供应自助早餐和各类区域美食。 Pousada do Chafariz宾馆的客房十分实用,设有迷你吧、电视和风扇,均提供1间私人浴室。 Pousada do Chafariz宾馆距离Igreja do Carmo和São Francisco教堂有300米,距离SESI Theatre剧院有500米,距离马里亚纳公交站有1.
-- Этот гостевой дом находится в историческом центре города Мариана. К услугам гостей сезонный открытый бассейн и комната для игр с настольным футболом. В ресторане подают завтрак «шведский стол» с разнообразными местными блюдами.
-- يقع بيت الضيافة Pousada do Chafariz في الوسط التاريخ لمدينة Mariana، ويحتوي على مسبح موسمي في الهواء الطلق وغرفة ألعاب مع طاولة كرة القدم. كما يقدم المطعم بوفيه إفطار مع مجموعة متنوعة من الأطباق الإقليمية.
--
PROCURANDO AVENTURA - MARIANA-MG - CONHECENDO A CIDADE
PASSEIO COM AMIGOS CACIO E VIVIANE PELA CIDADE CONHECENDO PRAÇA GOMES FREIRE - PRAÇA MINAS GERAIS - IGREJA DE SÃO PEDRO - SEMINÁRIO SÃO JOSÉ E PASSEIO PELA CIDADE
Sinos Praça Minas Gerais em Mariana
Mariana is the oldest city in the state of Minas Gerais, Brazil. It is a tourist city, founded on July 16, 1696, and retains the characteristics of a baroque city, with its churches, buildings and museums. It was the first capital of Minas Gerais.
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (est. 2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira[6], sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.
Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem administrada pela empresa Samarco. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce.
Imagens do Brasil - Mariana - Minas Gerais
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira, sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas.
Referência do texto: Wikipedia
Mariana - Minas Gerais. Caminho dos diamantes ER
Um passeio pela cidade de Mariana, em Minas Gerais. Um giro de 360º na Praça Minas Gerais, visualizando suas igrejas, o pelourinho e a câmara e antiga cadeia da cidade.
HOJE TEM – Mariana - MG (05/03/15)
A cidade de Mariana, em Minas Gerais sedia a única mina de ouro do século XIX, na América Latina, aberta à visitação. O espaço conhecido como a “Mina da Passagem” é fascinante e vale uma boa visita.
Mina da Passagem: Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192 - Mariana / MG
Outras dicas de viagens você encontra no site: