Teófilo Otoni. Minas Gerais. Diario de bordo de um caminhoneiro
Contato comercial do canal :
Bitrem12900@gmail.com
Diário de bordo de um caminhoneiro na cidade de Teófilo Otoni Minas Gerais Brasil. Praça Tiradentes Teófilo Otoni.
Teófilo Otoni: População de bichos preguiças que ficam na Praça Tiradentes ganham novo membro
Para assistir outras matérias e ficar por dentro das notícias do Leste e Nordeste de minas e dos bastidores da TV Leste acesse nossas outras plataformas:
Site: tvleste.com.br
Facebook: facebook.com/TVLeste
Instagram: instagram.com/tvlesteo
TV Imigrantes ( Bicho Preguiça de Teófilo Otoni )
Hoje esse animal é um patrimônio da cidade de Teofilo Otoni , ele vive na praça Tiradentes região central da cidade , reportagem de Elvis Passos e Kassem Said .
facebook do repórter Elvis Passos
Bagunça na Praça Tiradentes
Tocaia - Mangueira_Praça Tiradentes.mp4
Banda Tocaia na Praça Tiradentes , conseguindo agradar a duas pessoas que adoram dançar.No Vocal Felipão ,Guitarra Gabriel Maioline , Bateria Alisson Lopes e baixo Maiko Colares.
Ônibus avança sinal e bate em outro na Praça Tiradentes
História da Ferrovia Bahia Minas - Baiminas
???? - Ponta de Areia (BA), Teófilo Otoni (MG) e Araçuaí (MG) – Os verdes olhos de Glair Farina, de 71 anos, enxergam o passado toda vez que o ex-ferroviário observa, incrédulo, “o descanso para sempre” da Pochixá, exposta na Praça Tiradentes, em Teófilo Otoni, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. A maria-fumaça é um dos poucos símbolos que restaram da Bahia-Minas, a ferrovia aberta para levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia, duas das regiões mais carentes do Brasil.
A Baiminas, como moradores se referem à linha, foi inaugurada em 1881 e desativada em 1966. Seus 578 quilômetros ligaram o Jequitinhonha ao Atlântico, de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes centros. Mas não foi só por isso que a ferrovia se tornou um marco na economia.
À medida que os trilhos avançavam, povoados e cidades eram fundados. Foi assim que a ferrovia atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o plantio em terras até então inóspitas. O progresso puxado pela maria-fumaça é descrito por vários pesquisadores. Jaime Gomes, autor de Um trem passou em minha vida, destacou que “milhares de pessoas se deslocaram para aquela região. (…) Montaram engenhos, serrarias e olarias; fundaram vilas, povoados e até cidades. Parte do Sul baiano e do Nordeste mineiro prosperaram, milagrosamente”.
O avanço econômico é mostrado em números. De 1935 a 1944, por exemplo, o volume nos vagões de carga passou de 76.874 toneladas para 174.161 toneladas (aumento de 126%). O total de passageiros subiu em escala maior num período menor, de 51,3 mil pessoas em 1935 para 373 mil homens e mulheres em 1940 (acréscimo de 627%).
Mas a má gestão, a corrupção e a precipitada decisão do governo militar de apostar no avanço das rodovias, em detrimento das estradas de ferro, decretaram o fim da linha. Em muitas cidades e povoados o progresso foi embora.
De uma ponta a outra: A viagem que virou música
Sete anos depois de a ferrovia ser desativada, Fernando Brant (1946-2015) percorreu o trecho para uma reportagem publicada na revista O Cruzeiro. O antes e o depois da Baiminas inspiraram o parceiro de Milton Nascimento a compor Ponta de Areia. Brant reparou o quanto praças ficaram vazias sem as locomotivas e os vagões. E lamentou o destino de velhos maquinistas. Os versos soam como saudade aos mais antigos: “Ponta de Areia, ponto final/ Da Bahia-Minas, estrada natural/ Que ligava Minas ao porto, ao mar/ Caminho de ferro mandaram arrancar/ Velho maquinista com seu boné/ Lembra do povo alegre que vinha cortejar/ Maria-fumaça não canta mais/ Para moças flores janelas e quintais/ Na praça vazia, um grito, um ai/ Casas esquecidas, viúvas nos portais”.
???? - Linha do Tempo
1880 – Em 26 de agosto, é sancionada a lei imperial que autoriza a construção da Estrada de Ferro Bahia e Minas
1881 – Em 16 de maio, é fixado o primeiro trilho da ferrovia, em Caravelas (BA)
1882 –Em 9 de outubro, é feita a primeira viagem num trecho ferroviário entre Minas e Bahia
1882 –Em 9 de novembro, a ferrovia é inaugurada, estando concluído o trecho entre Caravelas (BA) e Serra dos Aimorés (MG)
1885 – Crise financeira e falta de dinheiro para pagar empreiteiras interrompem a construção da ferrovia até Teófilo Otoni
1898 – Em 3 de maio, é inaugurada a estação de Teófilo Otoni
1910 – Governo de Minas vende acervo da ferrovia para implementar comércio e indústria na região
1966 – Estrada de Ferro Bahia e Minas deixa de funcionar
2012 – Justiça manda Prefeitura de Araçuaí retirar famílias que ocupam duas estações e preservar os imóveis
“Ponta de areia, ponto final/Da Bahia-Minas estrada natural/Que ligava Minas ao porto, ao mar/Caminho de ferro mandaram arrancar”. Trecho da música Ponta de Areia, de Fernando Brant e Milton Nascimento (Fonte: Estado de Minas – Por Gustavo Werneck – Em 19/05/2012)
???? - Em meados de 1924 Inaugurou-se a Estrada de Ferro Bahia Minas, com 548 km de extensão foi construída no final do século passado por decreto do Imperador Pedro II. Com a finalidade de proporcionar a Minas Gerais uma saída mais curta para o mar, aproveitando a trilha natural que se abria através dos vales Mucuri e Jequitinhonha, e o potencial do porto de Caravelas no extremo sul da Bahia. A obra se realizou poucas décadas após o início da colonização do Vale do Mucuri pelo político e revolucionário Theófilo Benedito Otoni, um visionário que sonhou antes de todos com um caminho para o mar através do nordeste mineiro, então selvagem e inóspito. (Revista Cultural, Ciências sociais, 1995, p 4 – 10)
???? - Esta publicação é totalmente para fins educativos, não contendo nenhum objetivo de lucro.
✡Rony Kely Marques ronyhistoriador@gmail.com
Passando por Teófilo Otoni... Terra do meu amigo Aurelio
Noivado Evangelístico (Wasley e Mírian) Parte 2
Noivado realizado na praça Tiradentes em Teófilo Otoni, o primeiro noivado evangelistico realizado no Brasil pelo Núcleo Bola de Neve TO, Precedido pelo Nosso líder Isaak.Foi perfeito e Deus abençoou grandemente
Noivado Evangelístico (Wasley e Mírian) Parte 1
Noivado realizado na praça Tiradentes em Teófilo Otoni, o primeiro noivado evangelistico realizado no Brasil pelo Núcleo Bola de Neve TO, Precedido pelo Nosso líder Isaak.Foi perfeito e Deus abençoou grandemente
Copa do Mundo na Praça Tiradentes 2018 em Teófilo Otoni
Secretário de Esportes Jhon Isleno
Teófilo Otoni-Domingo na Praça 21.04.2013
Ricardo de Carvalho e Sandra
Veja como estava os melhores lugares em Teófilo Otoni no jogo do Brasil x Chile
Stone Rock, O Bem Bolado, Praça Tiradentes,Imigrantes e fechando na boate Villa Lounge estourada...
SLACKLINE PRAÇA TIRADENTES / TEÓFILO OTONI - MG / TANDY / MAISTEO.COM.BR
COBERTURA DE EVENTOS WWW.MAISTEO.COM.BR - Lazer e Diversão Começam Aqui!
Treino da galera de Slackline em Teófilo Otoni. Turma iniciante, mas já dominando a parte de equilíbrio e mandando ver em manobras e inovação na corda.
Feira Nacional dos Garimpeiros em Teófilo Otoni 2019
Teófilo Otoni sedia sempre na segunda quinzena de agosto eventos relacionados ao setor que fez a cidade conhecida internacionalmente: como a capital das pedras preciosas.
Durante este período, a Praça Tiradentes recebe o 9º Encontro Nacional de Garimpeiros e 9ª Amostra de Produtos de Garimpo,
TEOFILO OTONI mercado
Viagem feita por Reinaldo a Teofilo Otoni em 2011, e ele mostra o que tem de bom em Minas Gerais na cidade aonde ele nasceu.
Vida Cotidiana - Um Passeio À Cidade De Theophilo Ottoni - 1929/1931
Dados sobre área, localização, população e economia da cidade. O porto com navio atracado no píer e meninos e burricos aguadeiros junto de fonte pública em Caravelas, Bahia, que é ligada a Theophilo Ottoni por meio da Estrada de Ferro Bahia-Minas. A estação ferroviária apinhada de gente e cargas. Ruas sem calçamento na cidade, com bondinho e automóveis. Cartela de publicidade da Lopes e Rodrigues, comercializadora de café. Residência do industrial Joaquim Ribeiro e família. A subestação de força e luz. Residência do comerciante Daniel Magalhães e família. A Praça Tiradentes, a fachada da Casa Martiniano, de Scofield, Barros e Cia. Série de nove cartelas sobre o Banco do Brasil, com valores das taxas para a agência de Theophilo Ottoni e serviços que oferece. A fachada e o interior do mercado municipal e o fórum. O presidente da Câmara, Nerval Figueiredo, e alguns vereadores. Crianças fazem aula de ginástica no grupo escolar, o Colégio São Francisco, o jardim público e a igreja-matriz. Fachada das sedes dos jornais locais O Mucury, O Commercio e A Família e animações que reconstituem a primeira página de cada um. Trecho da rodovia Theophilo Ottoni-Itambacury e Theophilo Ottoni S. Benedicto. Animação com barquinho, navio, trenzinho e carrinho sobre mapa marcando os trajetos entre a cidade e Belo Horizonte, passando por Caravellas e Rio de Janeiro, ou Figueira e Itabyra. A empresa Carris Urbanos, do major Guilherme Landi: bonde e o major com a família em frente de sua residência. Fachada dos hospitais São Vicente, João Americo Machado e Santa Rosalia. Extração, transporte e preparo de madeira em serraria para exportação. Túnel da E.F. Bahia-Minas entre a cidade e Ladainha, onde se encontram oficinas e casas de ferroviários. Cachoeira do rio Todos os Santos, em Boa Vista. Canavial da Fazenda Planalto, propriedade do dr. Nerval de Figueiredo. Plantação e secagem de café em terreiro. Plantação de cacau. Menina negra com laço de fita na cabeça e ramo na mão, faz caretas, sorri e mostra a língua para a câmera.
BraZil - teofilo Otoni 2
lAURA IN Brasil
João o ceguinho da praça Tiradentes Teófilo Otoni MG.
Barrabás d.C
Show realizado na Praça Tiradentes na cidade de Teófilo Otoni-MG no dia 02/03/2013 no evento Grito Rock
Curtam a página
Danilo Vilarino - Batera
Douglas Mendonça - Vocal
Irineu Jr. - Guitarra
Bruno Soares - Baixo