PRAIA DO PRESÍDIO -ILHA ANCHIETA UBATUBA SP
Turistando na Ilha da Anchieta Praia do Presídio Ubatuba-SP
Fazendo um Tour pelas ilhas existentes em Ubatuba-SP , Rebelião da Ilha Anchieta.
Ruínas do presídio, Localização Ilha Anchieta, litoral norte do estado de São Paulo
Data 20 de junho de 1952 (65 anos)
Resultado 118 mortos (108 detentos, oito soldados e dois funcionários)
Rebelião da Ilha Anchieta foi um confronto ocorrido em 20 de junho de 1952, entre as forças policiais brasileiras e prisioneiros que tentaram escapar do presídio que existia, na época, na Ilha Anchieta, litoral norte do estado de São Paulo. O episódio foi uma das maiores rebeliões de prisioneiros da história, ficando conhecida como a rebelião da Alcatraz brasileira
(09) Ilha Anchieta - Presídio - Ubatuba
Ilha Anchieta - Presídio
Histórias e lendas da Ilha Anchieta Ubatuba Parte 1 de 3 Presidio
As ruínas do presidio da Ilha Anchieta, um pouco da História...
????Ilha Anchieta Ubatuba Parte I
O vídeo de hoje foi para a ilha Anchieta , dividimos em 3 partes , o de hoje história da ilha , mais as praias do presídio e sapateiro
Contato Akauã12996310901.
hospedagem facebook.com/bardulhouse
Contatos Akauã
Vista aérea Ubatuba / Presídio Ilha Anchieta
Drone Raíz através das lentes do DJI Mavic Pro captação de imagens aéreas em FULL HD no Presídio, de construção datada em 1902. Possui uma história cheia de mistérios e curiosidades, Atualmente se tornou um museu que recebe visitas dos visitantes na Ilha Anchieta, Localizada em Ubatuba. Atualmente uma área de preservação Ambiental. Passeio realizado em 02/2019. Se inscreva no Canal!
Drone Root through the lenses of DJI Mavic Pro aerial imagery capture in FULL HD at Presidio, building dating to 1902. It has a history full of misteries and curiosity at Anchieta Island UBATUBA
Ilha Anchieta - Ubatuba
O Planeta Vanguarda faz um passeio pela Ilha Anchieta, em Ubatuba: um paraíso natural rico em história. A ilha abrigou um presídio na primeira metade do século 20 e foi palco de uma sangrenta rebelião.
Hoje, a Ilha Anchieta é o destino de milhares de turistas, possui sete praias exuberantes e trilhas em meio à mata. Outro atrativo é a fauna da ilha, composta por macacos, capivaras, cotias... animais exóticos, introduzidos na ilha na década de 80. Nessa reportagem, o Planeta explica qual o impacto deles no ecossistema do local.
Ilha Anchieta - Ubatuba - SP - Brasil
Imagens aéreas feitas de drone na praia grande e praia do sul, ambas localizadas na ilha anchieta em Ubatuba - SP.
Praia do presídio 1 - casa de praia....
Fds em casa na praia do presídio - Aquiraz - Ce
PRAIA DO ENGENHO ILHA ANCHIETA UBATUBA SP BRASIL
Vlog: Fui para a praia do presídio - Aquiraz CE
Vlog: Fui para a praia do presídio
Espero que vocês gostem do video. Se gostou não se esqueça de se inscrever para acompanhar os outros videos que viram
DEIXE SEU GOSTEI PRA MIM SABER QUE VOCE TA GOSTANDO DOS MEU VLOG.
MINHA REDE SOCIAL:
Instagram: taynara soares11
Instagram link:
DEIXE SUA SUGESTÃO DE VIDEO AQUI EM BAIXO
ILHA DE ANCHIETA UBATUBA Com Os Caçadores de Aventura GoPro Hero7 Brazil Beaches
Chegou a vez dela !!! Ilha de Anchieta !!! Uma Ilha que vai te proporcionar um valor cultural e uma ligação com a natureza inesquecível ! Vale muito a pena conhecer, já fomos algumas vezes e desta vez fomos pela empresa Mykonos, inclusive recomendamos, para maiores informações este é o telefone que peguei no site (12) 3842-0329.
Enfim, assistam o vídeo para saber o que essa aventura pode te proporcionar e venham conhecer pessoalmente essa maravilha, todos são bem vindos, estamos a disposição para informações e oferecemos nossa casa em Ubatuba ou nossa Pousada em Caraguá como opções de hospedagem, todos serão recebidos por nós com muito carinho.
Casa de praia para aluguel no IGUAPE (barro preto, próximo a Praia do Presídio)
O imóvel se localiza no Iguape, mais precisamente no Barro Preto. Fica a 10 minutos de carro da praia do Presídio.
Preço imperdível para o CARNAVAL 2013.
Praia das Sete Fontes Ubatuba com os Caçadores de Aventura GoPro Hero Brazil Beaches
Imagens de perder o folego nessa trilha em Ubatuba para a Praia das Sete Fontes. Trilhas na mata atlântica com direito a mirantes, bicas, caverna e muito mais. Vale muito a pena conhecer !!!
PRAIA DO PRESIDIO - ILHA ANCHIETA
praia do presidio na ilha anchieta em ubatuba e a principal.nela localiza-se o presidio.
UBATUBA SP - CONHEÇA A ILHA ANCHIETA E SUAS MARAVILHAS !
Espero que curtam esse vlog mostrando o passeio de Lancha em Ubatuba na Ilha Anchieta.
Conheça nossa loja virtual
Diego passeio de Lancha, entre em contato pelo telefone ou via instagram, seguidores do canal ganham 10% OFF !!!
Whatsapp: (12) 98857-1726
Ficamos no Felicitá Flats, segue contato para você também ficar lá, preços variam dependendo da época do ano:
Ou entre em contato cia whatsapp
(19) 98212 2488 Luciana Mulero
(19) 991161619 Luana B. Caldari
Tênis de aventura ALEADER, Cupom de desconto: MOCHILA15
Women:
Men:
Veja a tabela de tamanho do seu calçado de US para BR
Neste dia visitamos:
Ilha Anchieta
Praia do Leste
Praia do Engenho
Piscina Natural Praia do Engenho
Ruínas do Presídio
Praia das Palmas
Praia do Sul
Restaurante Quintal da Villa - Gastamos por volta de 240 reais em 3 pessoas
Praia do Lázaro
Conheça nosso site:
Seguro viagem com desconto:
Siga-nos no Insta:
INSCREVA-SE NO CANAL:
Contato Comercial: atendimento@mochilacheia.com e watayacesar@gmail.com
Um pouco de nós:
César Wataya e Josi Ledis
Casados
Moramos em Jundiaí-SP BRASIL !
Idade: 29 anos cada
Vídeos editados por César Wataya usando Adobe Premiere Pro CC
Equipamentos que usamos, compre com desconto com o cupom mochilacheia no site da brasiltronic.com.br !
Sony A7iii -
Lente Sony 24-70 f2.8 GMaster -
Gopro Hero 7 Black -
GoPro Fusion -
Drone DJI Mavic Pro -
Mochila de Fotógrafo Nordweg
Mochila Lowepro Protactic 350 aw
Samsumg Galaxy S7
Samsumg Note 8
Microfones:
Azden SMX 30, ZOOM H1, Lapela Smartlav +
MANDE-NOS PRESENTES ;)
CAIXA POSTAL 3547
Jundiaí - SP
13214-970
Músicas:
ES_Puzzle Of Complexity - Jo Wandrini
ES_Spring Colour - Cospe
ES_Do What You Do - Cacti
ES_Zombie Raiders - Wave Saver
ES_Teenage Lullaby - Ooyy
ES_Wrote You A Letter - Loving Caliber
ES_Breaking Walls - Kadant
ES_I'm Just an Accident Waiting to Happen (Instrumental Version) - Basixx.mp3
Ruínas do Presídio e a Maior Rebelião de Presos da História Mundial - Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta está localizada apenas à 600 metros do continente, e é uma das principais atrações de Ubatuba, antiga Ilha dos Porcos, é conhecida pela beleza de suas praias selvagens, trilhas, locais de mergulho e também pelas ruínas de um antigo presídio estadual.
No início da década de 1950, estavam confinados na Ilha, cerca de 453 presos, e havia bastante animosidade entre grupos rivais, que se enfrentavam no pátio. A rotina do presídio mudou quando chegou para cumprir pena, Álvaro da Conceição Carvalho Farto, o famoso Portuga, um criminoso com conhecimentos de engenharia e muito inteligente. Aos poucos Portuga passou a influenciar os outros presos, dando funções específicas a cada um, organizando a vida interna, o que diminuiu os conflitos.
Tendo criado uma organização entre os presos, passou a arquitetar um plano para uma rebelião, que incluía a tomada do presídio e das armas que ficavam no quartel do Morro do Papagaio. Sob a influência do Portuga, os detentos passaram a ser mais cordiais e gentis, se aproximaram bastante dos policiais e até da população da ilha, num clima de confiança e paz que na verdade era o preparatório para o golpe.
20 de Junho de 1952
O dia escolhido para a ação foi 20 de junho de 1952, pela manhã, quando 110 presos foram buscar a lenha que já havia sido cortada por outro grupo de 12 presos. Estes 110, foram acompanhados de apenas dois soldados e dois guardas civis do presídio. Naquele dia, por volta das 12 horas, chegaria a embarcação, chamada Ubatubinha, trazendo mantimentos, como sempre acontecia uma vez por mês. Os presos planejavam tomá-la de assalto para fugir da ilha. Um dos soldados que acompanhava os presos foi morto, outro dominado e amarrado em uma árvore, assim como os dois guardas civis.
João Pereira Lima, assumiu o comando da rebelião, e os detentos retornaram ao presídio, e no início do ataque ao quartel, com um tiro de fuzil, matou o armeiro (Soldado Otávio dos Santos), e depois iniciou-se um confronto com os demais soldados. Os detentos invadiram a reserva de armas e se apoderaram de fuzis, mosquetões, metralhadoras, revólveres e farta munição.
Invadiram todas as dependências do presídio, arrombando as portas dos pavilhões e das celas, libertando todos os detentos e atacaram as residências do diretor e do tenente da Guarda Militar. A vitória dos presos foi completa, estouraram o cofre forte do presídio, executaram alguns soldados e agentes penitenciários e em liberdade passaram a dar as ordens na Ilha. Em meio a toda esta desordem, uma voz se fez ouvir; Se eu souber que alguma mulher ou criança foi maltratada, o autor terá morte pelas minhas mãos.....nosso fim é a fuga. Frase proferida por João Pereira Lima, o líder da rebelião.
O plano era fugir na grande barcaça que chegaria pouco depois, mas a ação não aconteceu como o planejado, pois os criminosos, embriagados, circulavam armados pela ilha e a tripulação da Ubatubinha percebeu que havia algo errado, decidindo não atracar na ilha. Os rebelados tentaram então fugir em barcos menores, o maior deles era uma lancha chamada Carneiro da Fonte, com capacidade para cinquenta pessoas, que foi lançada ao mar levando mais de noventa detentos, e com sério risco de afundar pelo excesso de peso.
A lancha seguiu no sentido da Praia do Ubatumirim, com destino final Paraty, dizem que para aliviar a carga, alguns foragidos mais pesados foram jogados ao mar e devido a imperícia do piloto a lancha chegou em alta velocidade a praia encalhando e causando a morte de alguns. Simultaneamente, vários fugitivos conseguiram chegar ao continente nadando e se embrenharam na mata. De um total de 129 fugitivos, 15 foram mortos nas ações de recaptura na Serra do mar, porém seis nunca foram recapturados. A rebelião deixou ao todo 28 mortos, sendo 18 presos, 8 policiais e 2 funcionários civis.
De 1952 a 1955, a ilha sediou um Fórum, com Juiz, Promotor e 20 advogados, com a finalidade de julgar os presos capturados. Em 1955, o presídio da Ilha Anchieta foi desativado, e em 1977, a Ilha passou a ser área de proteção ambiental, com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Fonte: Livro Ilha Anchieta Rebelião, Fatos e lendas – Tenente Samuel Messias de Oliveira
Ruínas do Presídio | Ubatuba
A Ilha Anchieta está localizada apenas à 600 metros do continente, e é uma das principais atrações de Ubatuba, antiga Ilha dos Porcos, é conhecida pela beleza de suas praias selvagens, trilhas, locais de mergulho e também pelas ruínas de um antigo presídio estadual.
Um pouco da História da Ilha Anchieta, o Presídio, Rebelião e Fatos
O primeiro “dono” desta Ilha que se tem notícia, foi o Cacique Cunhambebe, o mais poderoso chefe da Nação Tupinambá, sendo que um dos seus prisioneiros mais famosos, foi o alemão Hans Staden, conhecido como o primeiro “turista” a visitar Ubatuba e descrever o dia a dia dos índios. Em torno deste cacique é que se articulou todo o trabalho do Padre José de Anchieta a fim de conseguir a paz entre os portugueses e os índios do litoral chamados de Tamoios (que quer dizer “os primeiros”), surgindo também daí a reunião indígena “Confederação dos Tamoios”.
A Ilha nessa época era conhecida como a Tapera de Cunhambebe, eles chamavam a ilha de Tapira, traduzido como “lugar calmo”, e a Ilha também era denominada como Pô-Quã (que quer dizer “pontuda”), provavelmente por se referir as duas montanhas de seus extremos: Morro do Papagaio e Morro do Farol.
(08) Praia do Sul na Ilha Anchieta - Drone e Mergulho
Praia do Sul na Ilha Anchieta - Filmagem com Drone e Mergulho Livre.
Presídio na Ilha Anchieta, em Ubatuba
Presídio na Ilha Anchieta, em Ubatuba: um paraíso natural rico em história. A ilha abrigou um presídio onde foi palco de uma sangrenta rebelião.