Imagens do Brasil - Marabá - Pará
Marabá é um município da microrregião de Marabá, no estado do Pará, Brasil.
A emancipação municipal ocorreu em 1913. Atualmente, Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial.
Etimologia - A etimologia da palavra Marabá é de um vocábulo indígena mayr-abá, que significa filho do estrangeiro com a índia ou ainda, fruto da índia com o branco.
Somente em 1904, a subprefeitura do Burgo do Itacaiúnas é transferida para o povoado de Pontal, na época com 1 500 habitantes, com o nome de Marabá.
História - A história de Marabá compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos comerciantes de drogas do sertão, e chefes políticos deslocados do norte da província de Goyaz, até os dias atuais. Seu território foi habitado continuamente desde tempos pré-históricos por índios nômades, ficando praticamente intocada até o início da década de 1890.
Economia - O município de Marabá vivenciou vários ciclos econômicos. Até o início da década de 1980 a economia era baseada no extrativismo vegetal. No início o extrativismo girava em torno do látex do caucho. Desde o fim do século XIX (1892) até o final da década de 1940, o extrativismo foi marcado pelo ciclo da borracha que contribuiu sobremaneira para a economia do Município e da região. A crise da borracha levou o município a um novo ciclo: o ciclo da castanha-do-pará, que liderou por anos a economia municipal. Houve também o ciclo dos diamantes, nas décadas de 1920 e 1940. Com o despontamento da Serra Pelada Marabá também viveu o ciclo dos garimpos, que teve como destaque maior, a extração do ouro.
Desde o início da década de 1970 o município passou a vivenciar a instalação do Projeto Grande Carajás, e posteriormente de indústrias sídero-metalúrgicas, que dinamizaram bastante a economia local.
Agricultura, pecuária e extrativismo - Hoje, Marabá é a maior produtora de commodities agrícolas da amazônia brasileira.
A pecuária com base na criação de gado bovino, é uma atividade de grande importância para o município. Possui também rebanhos de suínos, equinos e ovinos, além de criação de aves para corte. A agricultura é diversificada, produzindo cereais, leguminosas e oleaginosas.
Indústria - Através da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI), foi instalado no final da década de 1980, numa área de 1.300 hectares, o Distrito Industrial de Marabá (DIM), para criar a base de um polo sídero-metalúrgico para o beneficiamento e semibeneficiamento do minério de ferro extraído da Serra dos Carajás, atualmente sob concessão da Vale S.A.
A economia industrial do município também conta com a mineração de cobre e manganês, e com a agroindústria que trabalha com processamento de polpas, beneficiamento de arroz, leite e palmito.
Educação - Marabá conta com escolas em praticamente todas as regiões do município. No que tange à educação profissional e superior, o município conta com duas universidades públicas, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e a Universidade do Estado do Pará, e com o Instituto Federal do Pará, e ainda com mais cinco faculdades privadas.
Turismo - Uma das principais fontes de renda da cidade é o turismo. O município possui várias atrações turísticas, com destaque aos seus grandes rios que além das praias oferece a pesca esportiva e a prática de esportes aquáticos. Destacam-se como atrações turísticas em Marabá: Praia do Tucunaré; Parque Zoobotânico de Marabá; Praia do Geladinho; Igreja de São Félix de Valois; Palacete Augusto Dias; Fundação Casa da Cultura e Museu Histórico-Antropológico.
Cultura e costumes
Culinária - A culinária marabaense se distingue um pouco da culinária paraense, mas tem muitos elementos desta, principalmente pelo fato de que todo o estado tem influência indígena neste ponto. Porém, em Marabá, alguns pratos relevam-se em relação ao resto do Pará, tanto por fator cultural quanto por fator étnico. São as principais iguarias da culinária local e as que se integraram aos costumes: Marizabel, Suco natural de Guaraná da Amazônia, Tucunaré ao leite de Castanha do Pará, Cozidão de Bagre, Pão de queijo, Tacacá, Esfirra, Arroz-doce e Cuscuz.
Música e literatura - Devido à intensa migração ter trazido brasileiros de todas as partes para o município, a cultura local diferenciou-se da cultura tradicional paraense, inclusive na música. A influência de outras culturas se deu também no campo da literatura.
Festas populares – Destacam-se as Festas juninas e os Festejo de São Félix de Valois (o Padroeiro de Marabá).
Eventos - A cidade de Marabá sedia inúmeros eventos, tais como: Ficam – Feira da Indústria, Comércio e Arte de Marabá; Feirarte – Feira de Arte e Artesanato de Marabá; Expoama.
Fonte do texto: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!