CONHECENDO O PROJETO TAMAR - PRAIA DO FORTE/BA
João Roberto apresenta: Recordações de nossa visita ao Projeto Tamar da Praia do Forte/BA .
O Projeto Tamar/ICMBio faz 30 anos com muitas histórias pra contar e cantar.
Está presente em nove Estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Praia da Pipa e Atol das Rocas), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e nas ilhas oceânicas.
O Projeto foi criado em 1980, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países. As alterações climáticas representam hoje uma das maiores ameaças à diversidade de vida no planeta, juntamente com a destruição de habitats, poluição e proliferação de espécies invasoras. Considerando o comportamento e a biologia das tartarugas marinhas, é possível prever que as alterações climáticas vão afetar e até mesmo comprometer a sua sobrevivência.
Além das diversas outras ameaças já existentes, o aquecimento global pode causar inúmeras consequências para as tartarugas marinhas. É um perigo real, pois em um mundo que está esquentando, mais calor, como prevêem os cientistas, pode provocar tempestades mais fortes, aumentando a erosão das praias que as tartarugas usam para desovar. O Tamar não conseguiria chegar a lugar algum sem a ajuda das comunidades e de todos os que se importam com a natureza. A conservação das tartarugas marinhas e dos ambientes dos quais elas dependem precisa do apoio de toda a sociedade.
Participe, cadastre-se: tamar.org.br
Músicas: Clube das Tartarugas, Procurando Linda e Mergulha e Voa, do CD
em comemoração aos 30 anos do projeto.