Queijo Canastra: O queijo do Ivair e da Lúcia
Nova campanha institucional da Assembleia apresenta os avanços na produção e na comercialização dos queijos artesanais mineiros. A regularização dos produtores de queijo artesanal da Serra da Canastra, nos moldes da Lei 20.549/2012, tem mudado a vida de muita gente. Ivair e Lúcia, que moram em São Roque de Minas, adequaram sua propriedade às normas do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e hoje produzem um dos queijos mais famosos da região.
Queijo do Ivair - Serra da Canastra
Estivemos na Fazenda do Ivair, na Serra da Canastra, especialmente para conhecer o queijo de Fungo Branco produzido e vendido por ele. Acompanhe e conheça mais sobre este Brie brasileiro.
ZÉ MÁRIO - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ZÉ MÁRIO
O queijo dos antigos era o curado. Daquele bem firme e amarelinho, soltando manteiga pelo buraco. Ia da fazenda para a São Roque de Minas na canastra dependurada no lombo de burro.
Já na cidade, se formava aquela fila de caboclos na frente da banca do queijeiro a espera da negociação. Cada qual com sua carga de queijo curado juntada para lá de mês.
Naquele tempo, a inspeção já começava pelo olho e pela mão do comprador. Se tivesse uma manchinha na peça, quá! Voltava para a fazenda no lombo do burro porque não era bem feitinho e não servia para seguir viagem.
Seu Zé Mário é um destes caboclos de lombo curado pelo tempo e pelas lembranças. Do mato veio, no mato cresceu, dele se curou e nele mantem firme a tradição do Queijo da Canastra amarelinho que só.
O sorriso e a cara boa só mudam quando alguém vem e fala no tal de stress. Zé Mário sabe: assim como uma vida bem vivida, um queijo artesanal bem feitinho precisa de tempo.
Devagarinho...acelera a cura dele para você ver! Não vai dar coisa que preste não. É preciso tempo!
Se depender do queijo do Seu Zé Mário, as vacas e a dona Valdete - a mão santa da queijaria do marido - podem ficar tranquilas: não tem desassossego que faça ele acelerar o passo e produzir mais do que a precisão.
CONHECENDO O SÍTIO DO IVAIR NA SERRA DA CANASTRA
As Irmãs Demais visitaram o Sítio do Ivair na região da Serra da Canastra. Elas conheceram um pouco da história do Sr. Ivair e como são produzidos os queijos da manhã e da tarde, além é claro de degustar os deliciosos queijos.
---
Deixe um like ????????
Inscreva-se no canal:
CARLOS & SOLANGE - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CARLOS E A SOLANGE.
Um dia chegaram com arma na mão; mandaram o avô juntar as coisas e descer com o gado, enquanto as pancadas colocavam a casa no chão. O menino não teve tino nem para ficar assustado. Era pequeno e não entendia bem o porquê de nunca mais fazer o queijinho ali no alto da serra.
Anos depois, Carlos ajeita o chapéu debaixo da jabuticabeira para conseguir lançar a vista para cima. De canto de olho, avista ali pertinho, no fundo da Fazenda Capão Grande, o início do chapadão da Serra da Canastra, de onde, um dia, sua família desceu e não mais subiu.
Os tios eram muitos, mas o destino forçado lhes colocou a espalhar gente por outras paragens. O queijo milenar passou a ser feito pelo pai de Carlos ali mesmo na planície, sejas nos tempos das águas quanto na época de seca, quando antigamente o caminho era o pasto farto da serra.
Hoje, Carlos, aquele menino expulso da serra junto com o avô, toca a tradição da família. Na queijeira do Capão Grande, ele e a esposa, Solange, vão dando forma a cada uma das peças como se fosse colocando fotos antigas num álbum de retratos.
Assim como o parque foi criado para preservar a serra, Carlos e Solange produzem o Queijo da Canastra para preservar a tradição dos antepassados. Os dois se orgulham de tantas histórias; de saber que a família está unida novamente na produção do queijo, pois cada pedaço saído da fazenda leva também a história de muitas pessoas que já se foram, mas deixaram os grandes ensinamentos.
Queijo Canastra: O queijo do Onésio
A adequação da produção de queijo artesanal nos moldes da Lei 20.549/2012 mudou a história da família de Onésio, que estava quase desistindo de viver como produtor rural. Hoje, seu queijo é muito conhecido e já ganhou vários prêmios. O vídeo integra a nova campanha institucional da Assembleia, que apresenta os avanços na produção e na comercialização dos queijos artesanais mineiros.
Mineirinho medalha de prata: conheça o segredo do segundo melhor queijo do mundo
De Minas para o mundo! O queijo canastra ganhou reconhecimento internacional. Foi considerado o segundo melhor do mundo. O Domingo Espetacular viajou até São Roque de Minas (MG) para descobrir por que se trata de um produto tão especial.
Pop Station Band - Queijo do Ivair - Serra da Canastra - Minas Gerais
O Programa Pop Station é veiculado pela Band Campinas, esta há 15 anos no ar sendo líder de audiência em sua faixa horária e considerado um dos principais veículos da mídia regional.
Apresentado por Douglas Mann, traz entretenimento de qualidade todos os sábados 11:30h na Band.
Mauro - Região do Queijo da Canastra
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O MAURO
Na Região do Queijo da Canastra é comum dizer: “nunca passei um dia na vida sem comer queijo”. Há quem diga mais. Ainda engatinhando, os bebês aprendem a apontar o dedo para a mesa da cozinha e soltam a primeira palavra: queijo.
A escola é o primeiro lugar onde as crianças desse pedaço de terra conhecem fora do ambiente da fazenda. Lá, aprendem as letras; conseguem segurar o lápis com a destreza de quem já tirou muito leite da teta de uma vaca e assim, vão formando palavras e se alfabetizando.
Enquanto a esposa, Ana Maria, vai terminando a leva de queijos do dia, Mauro cavalga pela sua fazenda, em São Roque de Minas. Vai recordando do seu tempo de professor. Se hoje muitos homens e mulheres conseguem ler e escrever, devem ao ensinamento daquele ex-professor tanto respeitoso com a lida de “aprender e ensinar”.
Essa realização é o que Mauro leva para o seu Queijo da Canastra. Colocando em prática todos os ensinamentos que os seus pais lhe passaram, de uma tradição vinda dos antepassados e ao mesmo tempo, ensinando os próprios filhos o valor a história que está por trás das cinco letras que formam a palavra “queijo”.
ALEXANDRE & GUILHERME - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ALEXANDRE & GUILHERME
Quando ouviam o barulho da caminhonete vindo da garagem, Alexandre e Guilherme acordavam e colocavam os pés pequeninos no chão frio. A mãe Edina lhes entregava as botinas e os dois irmãos fugiam para acompanharem o velho avô Chico Heitor até a fazenda Capela Velha, na zona rural de São Roque de Minas.
A dupla acabou dando seguimento à tradição de “fujões” da Capela Velha, que leva o nome da região onde se iniciou o povoamento de São Roque de Minas. Um pedaço da Região do Queijo da Canastra que ficou famosa por outro fujão: o santo.
Diz a lenda que, por problemas de água, foi preciso construir uma outra capela para que as pessoas aceitassem se deslocar para a serra bem em frente onde estava o povoado. Para lá foram, mas um morador da nova sede não se arranjava. Era amanhecer e perceber que a imagem do santo não estava na capela nova. Ele fugia para a Capela Velha.
Alexandre e Guilherme decidiram fugir definitivamente para a fazenda. Ao lado da mãe e do avô, passaram a produzir o queijo artesanal. Chico Heitor se foi. Deixou a saudade para os netos e as lembranças do tempo em que eram apenas dois pequenos garotos fujões, com os seus pedacinhos de corda, o baldinho pequeno feito pelo avô e um coraçãozinho apaixonado por tirar o leite especial que iria virar queijo na Capela Velha.
IVAIR - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O IVAIR
Quem nasce escutando o canto agudo do galo garnizé logo às cinco da manhã, corre para a janela e vê lá pertinho o pai ordenhando as vacas no curral, não consegue ter outro sonho na vida do que um dia ter o seu próprio banquinho, os braços e os dedos fortes para apertar teta cheia de leite gordo.
Com Ivair, a história não foi diferente. Sempre quis viver na fazenda dos pais. Nem sonhava, mas aquele seu desejo se tornaria o combustível para preservar a tradição da família no campo.
Na região do Queijo da Canastra é assim: a natureza não escreve história sozinha. Enquanto ela for preservada, a memória de todo o seu povo também estará guardada em forma de costumes e sonhos.
Quando Ivair fez barba na cara, foi obrigado a ir para a cidade. Durou pouco. Não teve santo ou mãe brava que desse jeito do rapazote ficar longe da roça. Trouxe apenas o seu novo amor: Lúcia.
Juntos ficaram. Juntos voltaram para a fazenda e juntos seguem fazendo aquilo que aprenderam a amar antes mesmo das letras da escola: o queijo.
Quem passa pela fazenda de Ivair e Lúcia não encontra só um queijo feito com carinho. Vai receber uma lapada de felicidade de um casal com o pé fincando nas raízes da Canastra e com os corações entrelaçados como cipó de capoeira
A AVENTURA DO QUEIJO MINEIRO PARA CHEGAR À EUROPA - Jornal Minas
O queijo mineiro está dando o que falar! E não é para menos, 50 tipos do produto artesanal feitos no estado foram premiados em um dos mais importantes concursos do mundo. A premiação foi na França e um grupo de representantes viajou para lá. Mas, para chegar ao país europeu, os viajantes tiveram que viver uma aventura. Ficaram curiosos? Vejam a reportagem!
------------------------------------------
Veja mais do Jornal Minas
Site -
Facebook -
YouTube -
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
O Jornal Minas cobre os fatos que mais se destacam no Estado, com entrevistas ao vivo, opinião de especialistas e reportagens especiais. Temas como direito do cidadão, sustentabilidade, trabalho, economia, futebol mineiro e a agenda cultural, tratados de maneira dinâmica e responsável.
VÍDEO INSTITUCIONAL - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
......
Para ser autêntico, o Queijo da Canastra precisa ser feito em um desses 7 municípios: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi.
Essas cidades formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.
A Região do Queijo da Canastra é um território unido por características naturais e culturais.
O queijo é muito mais do que um produto na região, ele representa a nossa identidade cultural, as nossas tradições e faz parte da história de quase todas as famílias daqui.
Assista ao vídeo institucional da Região do Queijo da Canastra.
Pé na Estrada - Queijo Canastra Roça da Cidade
Ao desembarcar na Roça da Cidade – a queijaria mais próxima do Centro de São Roque de Minas -, o visitante é conduzido para a Sala de Expedição de onde brotam queijos com várias idades de maturação. Entre um naco e outro, os atendentes explicam a fabricação do produto, permitindo comparações entre as nuances de sabores, dependendo do tempo em que foram feitos. O queijo canastra mais fresco tem notas mais ácidas e a proliferação de bactérias probióticas durante o processo de maturação muda o sabor e a textura do produto. Na Roça da Cidade, queijos com até 40 quilos são chamados de Canastra Real. Com seis meses de maturação, lembram bastante o gruyère e, a partir de nove meses, adquirem a consistência de um grana padano. O produtor João Leite, presidente da APROCAN e um dos mais entusiasmados em gerar valor agregado ao produto, resgatou este costume entre os antigos moradores da Canastra.
Transporte irregular: 300 kg de queijo apreendidos
Pelo menos 300 quilos de queijos e embutidos foram apreendidos, ontem, na BR- 267, em Caxambu, no sul de Minas. Segundo o IMA, Instituto Mineiro de Agropecuária, os produtos estavam sendo transportados de forma irregular, em caixas de papelão e sem nenhum tipo de refrigeração. O motorista do carro disse aos fiscais que os produtos seriam comercializados no Rio de Janeiro. Ainda segundo o ima, os produtos não tinham nenhum selo municipal, estadual ou federal, exceto alguns que apresentavam autorização para venda no município de Piumhi, na região centro-oeste de Minas. Todo o material apreendido foi levado para o aterro de Caxambu. O motorista prestou depoimento e foi liberado.
Minas Gerais: Caçando o Queijo Premiado da Serra da Canastra
Provamos o queijo do Seu Onésio que junto com a esposa e filha produz o queijo que já foi premiado duas vezes nesse ano de 2017.
Para saber mais sobre o queijo do Onésio, acesso
Se quiser saber mais sobre o nosso Projeto Gastronômico, acesse provandoomundo.com.br
-~-~~-~~~-~~-~-
Novo vídeo sobre a Toscana, Ravioli recheado de Batata, assista no link:
-~-~~-~~~-~~-~-
Queijo da Canastra ganha prêmio- Jair Jorge Leandro
Reportagem do Domingo Espetacular sobre um queijo da Canastra que foi premiado na Europa.
WANDER - REGIÃO DO QUEIJO DA CANASTRA
Acesse o site oficial da Região do Queijo da Canastra: queijodacanastra.com.br
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SEU WANDER
Seja numa invernada com o gado pelas pastagens por vários dias; na lida do arado e do semear na roça de milho ou num dedo de prosa regado a cachaça e pedaços de queijo curado.
O que nunca falta na Região do Queijo da Canastra é um companheiro para as horas boas de tanta fartura ou até mesmo para o ombro amigo nos momentos de dificuldade.
Seu Wander é um destes caboclos que nasceu para ser companheiro de qualquer hora. Um destes camaradas que vieram ao mundo para fazer história. Não é homem de só passagem. É como gado em trilha molhada: deixa marca no barro e sabe que ela servirá para ajudar o próximo a encontrar seu certo caminhar.
Bem ali, pertinho de Deus, na serra de Altolândia, município de Tiparaí, Seu Wander e Dona Marisa produzem o Queijo da Canastra.
Se na queijaria, eles unem as mãos para amassar a massa, o mesmo fazem em todos os instantes da vida. Continuam juntos seja para rezar a cada terço ou namorar, como fizeram nos últimos 50 anos.
Essa cumplicidade foi construída sobre uma vocação divina. Wander e Marisa tem adoração por ajudar o próximo. Estão sempre prontos a estender as mãos para ajudar um companheiro.
É como Seu Wander mesmo ensina sempre: a vida sem ajudar os companheiros é uma vida morta, não tem serventia.
SERRA DA CANASTRA - São Roque de Minas - MG
Aos meus amigos aventureiros vai uma dica, conheçam a Serra da Canastra em Minas Gerais. É um passeio que vale a pena.
O Brasil que a gente produz: queijo Canastra
#agenciacni Para ser um Canastra original o queijo precisa ter sido produzido em um dos municípios que compõem a área delimitada na Indicação de Procedência: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita. Distribuídas em 7.452 km², as sete cidades concentram mais de 800 queijeiros, que produzem 600 toneladas de queijo artesanal por ano. Seguindo as regras de produção, qualquer um deles pode chamar seu queijo de Canastra.
Neste vídeo, conheça melhor um pouco da produção e do motivo de sucesso do queijo Canastra. A série de reportagens especiais O Brasil que a gente produz - Indicações Geográficas está na Agência CNI de Notícias: