Lama o crime vale no Brasil - A tragédia de Brumadinho
Na sexta-feira do dia 25 de janeiro de 2019, a barragem do Córrego do Feijão pertencente à Vale rompeu em Brumadinho - MG, espalhando um mar de lama pela região. O saldo da tragédia até 22/04: contabilizados 229 mortos e 45 desaparecidos, além dos tantos animais soterrados pela lama - alguns sacrificados por impossibilidade de resgate - e do Rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco, totalmente contaminado.
No campo do debate são muitas as propostas e posições apresentadas, desde a reestatização da Vale, passando pela CPI da mineração até a exclusão da atividade minerária no país – sobretudo em Minas Gerais onde o quadrilátero ferrífero e o aquífero se misturam, representando um risco para os rios, logo para o abastecimento da população. O documentário se propõe a reunir as principais propostas, as percepções e a sensibilidade em torno do tema.
Este documentário de intervenção política foi produzido de forma independente, trazendo um considerável número de depoimentos de moradores da região, militantes de movimentos sociais, especialistas do tema e representantes de órgãos oficiais, além de materiais relacionados com o episódio.
LAMA: O crime Vale no Brasil - A tragédia de Brumadinho
Gênero: Documentário
Duração: 70 minutos
Direção: Carlos Pronzato e Richardson Pontone
Conferência com Eduardo Viveiros de Castro
Conferência de encerramento com Eduardo Viveiros de Castro durante o seminário “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, realizado em outubro de 2015 no Sesc Ipiranga.
Eduardo Viveiros de Castro, a partir da exposição, reflete sobre os nexos entre fotografia, antropologia e arte.
Foram dois dias do evento que reuniu antropólogos e pesquisadores de outras áreas, especialmente do campo artístico, com o objetivo de analisar o alcance da obra de Eduardo Viveiros de Castro e sua teoria no pensamento contemporâneo.
O seminário integrou a programação paralela à exposição “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo. Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, a mostra exibiu cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo e teve ampla programação com apresentações artísticas.
Eduardo Viveiros de Castro
Eduardo Batalha Viveiros de Castro nasceu em 19 de abril de 1951, no Rio de Janeiro. Cursou a graduação em Ciências Sociais pela PUC-RJ e, em 1974, ingressou no Programa de Pós-graduação do Museu Nacional (UFRJ), com um projeto de Mestrado em Antropologia Urbana. No entanto, dois anos depois, uma breve visita a um povo indígena, os Yawalapíti, desviou-o para a etnologia indígena. Terminou seu Mestrado em 1977, sob orientação de Roberto DaMatta e com uma dissertação sobre este povo aruaque do Alto Xingu.
No ano seguinte, tornou-se docente do Museu Nacional, onde é hoje professor titular de Etnologia. Em 1984, obteve seu doutorado na mesma instituição, com uma tese sobre a cosmologia dos Araweté, um povo tupi-guarani do Pará, junto a quem residiu em 1981-82, e com o qual continua, desde então, em contato. A tese, premiada pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), foi publicada no Brasil (1986) e nos Estados Unidos (1992).
Seu trabalho posterior versou sobre temas etnológicos diversos (parentesco, corporalidade, cosmologia, guerra), abordados em uma série de artigos, entre os quais se destacam Alguns aspectos da afinidade no dravidianato amazônico (1993) - que teve grande impacto nos estudos de parentesco dessa região -, e sobretudo Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio (1996), traduzido para diversas línguas e incluído em uma antologia de textos-chave de Antropologia da Religião.
Foi professor associado nas universidades de Chicago (1991) e Manchester (1994). Em meados da década de 1990, criou as bases para a teoria do chamado “perspectivismo ameríndio”, quando, juntamente com a sua então orientanda de doutorado Tânia Stolze Lima, analisava os mitos ameríndios. Em seus estudos, ambos observaram, na maioria dos índios da América, uma perspectiva totalmente diferente do homem ocidental sobre o “humano” – perspectiva esta que interfere radicalmente nas formas de relação com o mundo, com os demais seres vivos e até com as coisas.
Em 1997-1998, Viveiros de Castro ocupou a Cátedra Simón Bolívar de Estudos Latino-americanos da Universidade de Cambridge, quando se tornou também Fellow de King's College. Entre 1999 e 2001, trabalhou como diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris), junto à Equipe de Recherche en Ethnologie Amerindienne, que o elegeu membro permanente. Foi também professor ou pesquisador visitante na Universidade de Paris X (Nanterre), na École Pratique des Hautes Etudes, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, e na Universidade de São Paulo. Em 1998, recebeu o Prix de la Francophonie da Academia Francesa e, em 2004, o Prêmio Érico Vanucci Mendes do CNPq.
• 01:03 Início da fala de Eduardo Viveiros de Castro
Desdobramentos da antropologia das imagens com José Bento Ferreira
Palestra “Desdobramentos da antropologia das imagens” com José Bento Ferreira, realizada durante o seminário “Por uma história da arte: crítica, estética e política” em maio de 2017 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
A conferência realizada por Hans Belting em 1983 sobre o fim da história da arte propõe a polêmica tese de que a disciplina não trata de um objeto real, mas de uma narrativa construída a partir do século XVIII, que atinge o clímax na pretensão de universalidade do modernismo do século XX. Qual seria então o objeto por trás daquilo que chamamos de arte? Estas questões tornam-se centrais para o campo das artes e exigem explicações antropológicas buscadas por Belting que foram objetos de reflexão neste encontro.
O ciclo foi dedicado à análise da trajetória intelectual, conceitos e obras fundamentais de diferentes pensadores que se debruçaram sobre o universo da obra de arte com objetivo de proporcionar a reflexão e debate sobre as distintas formulações teóricas e analíticas produzidas sobre o campo da história da arte.
José Bento Ferreira.
Doutorando em Estética e História da Arte pela USP.
Thousands of Argentines ride in on horseback to celebrate gaucho culture in annual festival
Thousands of Argentines gathered to celebrate the annual day of Gaucho in the town of San Antonio de Areco, on Sunday.
Horseback Gauchos paraded through the streets of San Antonio, some 115 kilometres (71 miles) north-east of Buenos Aires, which is recognised by many as the spiritual birthplace of the great Argentine cowboy.
For the last 74 years Gauchos have arrived from all over Argentina to participate in a hat-tipping assortment of events which culminate in a cabalgata or Gaucho parade on horseback through the colonial streets.
Local mayor, Francisco Duranova said it's the cultural web that binds their community together.
Beyond globalisation, even beyond the breaking down of countries borders, what will continue to maintain the representation and the identity of the communities is culture and this is our culture, he said.
As well as a local and national institution every year the event attracts an increasing number of international visitors, drawn to its rustic charm.
It's very simple, no Brad Pitt, no stars, just the people and for me it's enough, said French tourist, Jean Claude Halami, who managed to fit the festival into a three week tour of Argentina and Chile.
The town of San Antonio de Areco dates from the early 18th century and is a veritable living museum to the nomadic horsemen, who much like the North American cowboy, have become a national institution in Argentina.
In the municipal centre a shrine to the Gaucho tells the history of this iconic figure.
During the mid-19th century, a clash of cultures between Gauchos and European settlers meant the former were slow to find employment with the new landowners.
However, Gaucho skills were indispensable when it came to tending to the roaming herds of cattle on the plains of Argentina, once a mainstay of the national economy.
Local resident, Horacio Gomez said Gauchos take a strong sense of pride in how their tradition is revered.
It moves you, it makes you feel alive, it makes you rethink all of our styles of life today, said Gomez.
Moving from the streets to the local Gaucho park the annual event runs late into the night, and culminates in a Gaucho rodeo.
You can license this story through AP Archive:
Find out more about AP Archive:
Déborah Danowski: Nós, humanos... E daí?
Conferência Nós, humanos... E daí? com Déborah Danowski durante o seminário “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, realizado em outubro de 2015 no Sesc Ipiranga.
Foram dois dias do evento que reuniu antropólogos e pesquisadores de outras áreas, especialmente do campo artístico, com o objetivo de analisar o alcance da obra de Eduardo Viveiros de Castro e sua teoria no pensamento contemporâneo.
O seminário integrou a programação paralela à exposição “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo. Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, a mostra exibiu cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo e teve ampla programação com apresentações artísticas.
Déborah Danowski
Possui Bacharelado (1980), mestrado (1983) e doutorado em Filosofia (1991) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2001). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna (História da Filosofia e Metafísica), atuando principalmente nos seguintes temas: Leibniz, Hume, Filosofia Moderna, metafísica e pensamento ecológico. É co-autora, junto com Eduardo Viveiros de Castro, do livro Há Mundo por Vir? Ensaios sobre os Medos e os Fins.
• 1:10 Início da fala de Déborah Danowski
Viveiros de Castro: Antropologia e arte
Palestra com Bertrand Prévost, Pedro de Niemeyer Cesarino e Pedro Neves Marques durante o seminário “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, realizado em outubro de 2015 no Sesc Ipiranga.
A obra teórica de Eduardo Viveiros de Castro tem sido especialmente influente no campo da prática artística e da reflexão sobre as artes. Propõe-se aqui uma reflexão sobre essas duas dimensões da intersecção entre antropologia e arte.
Foram dois dias do evento que reuniu antropólogos e pesquisadores de outras áreas, especialmente do campo artístico, com o objetivo de analisar o alcance da obra de Eduardo Viveiros de Castro e sua teoria no pensamento contemporâneo.
O seminário integrou a programação paralela à exposição “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo. Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, a mostra exibiu cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo e teve ampla programação com apresentações artísticas.
Bertrand Prévost
Filósofo e historiador da arte, é professor na Université Michel de Montaigne – Bordeaux 3. Entre suas publicações estão La Peinture en actes, Gestes et manières dans l’Italie de la Renaissance (2007) e Botticelli Le manège allégorique (2011).
Pedro de Niemeyer Cesarino
Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros, Oniska – poética do xamanismo na Amazônia (Perspectiva/Fapesp, 2011) e Quando a Terra deixou de falar – cantos da mitologia marubo (Editora 34, 2013).
Pedro Neves Marques
Artista e escritor (Lisboa, Portugal). É o editor da antologia sobre Antropofagia em língua inglesa The Forest and the School / Where to Sit at the Dinner Table? (2014) e do livro de ficção O Processo de Integração (2012). É editor-convidado do número especial da revista e-flux, Supercommunity, para a 56ª Bienal de Veneza (2015). Entre outros, expôs em e-flux (Nova Iorque), Sculpture Center (Nova Iorque), 12ª Bienal de Cuenca (Cuenca), Fundação EDP (Lisboa), Museu de Serralves (Porto), e no Doc Lisboa Festival Internacional de Cinema e Festival Indie Lisboa (Lisboa). Vive em Nova Iorque, EUA.
• 1:37 Início da fala de Bertrand Prévost
• 49:20 Início da fala de Pedro de Niemeyer Cesarino
• 1:14:04 Início da fala de Pedro Neves Marques
Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência
O filme “Arpilleras” conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas. A costura, que sempre foi vista como tarefa do lar, transformou-se numa ferramenta poderosa de resistência, de denúncia e empoderamento feminino. Por meio desse “fio” condutor, cada mulher bordou sua história, singular e coletiva, na respectiva região do mapa do Brasil. No final das filmagens, formou-se um mosaico multifacetado de relatos de dor e superação. Estes bordados, que segundo Violeta Parra “são canções que se pintam”, trazem ao público uma reflexão do que é ser mulher atingida. Se lá, no Chile, é seguir procurando suas memórias espalhadas como grãos de areia no deserto, aqui é buscar no fundo dos rios suas vidas alagadas, organizar-se, lutar e resistir.
- - -
The film “Arpilleras” tells the story of ten women affected by dams of Brazil’s five regions, which, through an embroidery technique that emerged in Chile during the military dictatorship, stitched their narratives of pain, struggle and overcoming the violations suffered in their daily lives. The sewing, which had always been seen as a household task, became a powerful tool of resistance, denouncement and female empowerment. Through this common “thread”, each woman embroidered her story, singular and collective, in their respective region of the map of Brazil. At the end of the filming, a multifaceted mosaic of accounts of pain and overcoming. These embroideries, that, according to Violeta Parra are “songs that paint themselves”, bring to the public a reflection of what it means to be a woman affected by dam. If there, in Chile, it is to seek memories spread out like grains of sand in the desert, here it is to search at the bottom of the rivers for their flooded lives, organize themselves, fight and resist.
- - -
La película “Arpilleras” cuenta la historia de diez mujeres afectadas por represas de las cinco regiones de Brasil que, por medio de una técnica textil surgida en Chile durante la dictadura militar, cosieron sus relatos de dolor, lucha y superación frente a las violaciones sufridas en sus vidas cotidianas. La costura, que siempre fue relegada al quehacer del hogar, se transformó en una herramienta poderosa de resistencia, de denuncia y de empoderamiento femenino.
Por medio de este “hilo” conductor, cada mujer cosió su historia, singular y colectiva, en su respectiva región del mapa de Brasil. Al final de las grabaciones, se formó un mosaico multifacético de relatos de dolor y superación. Estos textiles, que según Violeta Parra son como “canciones que se pintan”, traen al público una reflexión de lo que es ser afectada. Mientras que allí en Chile es continuar buscando sus memorias, esparcidas como granos de arena en el desierto, aquí se trata de rescatar sus vidas sumergidas del fondo de los ríos, organizarse, luchar y resistir.
- - -
FICHA TÉCNICA
entrevistadas:
CLAÍDES HELGA KOHWALD
SIMONE MARIA DA SILVA
MARTA CASTANA DO ESPÍRITO SANTO
MARIA DE FÁTIMA DA CONCEIÇÃO ALVAREZ
ELAINE C. S. MELO
MARIA ALACÍDIA DA SILVA MOTA
SEBASTIANA CASTILHO
PATRÍCIA JOSÉ DE SOUZA
MARGARIDA CALISTO OLÍMPIO
MARINA CALISTO ALVES
direção:
COLETIVO DE MULHERES DO MAB
narração:
DIRA PAES
entrevistas
ADRIANE CANAN
GUILHERME WEIMANN
som e montagem
BRUNO FERRARI
fotografia
VINICIUS DENADAI GOMES
ass. fotografia
GUILHERME WEIMANN
roteiro
ADRIANE CANAN
BRUNO FERRARI
GUILHERME WEIMANN
VINICIUS DENADAI GOMES
trilha sonora original
LUCIANA PARELHO
ANDREY RODRIGUES
música final
“UM SONHO PRA VIVER”
JOSÉ ALVES DA SILVA
finalização de costura
ESTHER VITAL
animação
BRUNO CANDEIAS
ilustração
VITOR TEIXEIRA
finalização de som
PIER VALENCISE
finalização de cor
MARINA FRANZOLIM
ass. produção
LUNÉIA DE SOUZA
THIAGO ALVES
ELISA ESTRONIOLI
MÉRCIA VIEIRA
SUERDA ALMEIDA
legendas
LEONARDO MANFFRÉ
imagens aéreas
YURI BARICHIVICH
som de estúdio
MARI BLUE
(OUVIDO EM PÉ)
projeto gráfico
VINICIUS DENADAI GOMES
VITOR TEIXEIRA
uma produção do MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS
Saiba mais:
Viveiros de Castro: Outras formas do humano
Palestra Outras formas do humano com Marco Antonio Valentim, José Miguel Wisnik e Idelber Avelar durante o seminário “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, realizado em outubro de 2015 no Sesc Ipiranga.
Foram dois dias do evento que reuniu antropólogos e pesquisadores de outras áreas, especialmente do campo artístico, com o objetivo de analisar o alcance da obra de Eduardo Viveiros de Castro e sua teoria no pensamento contemporâneo.
O seminário integrou a programação paralela à exposição “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo. Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, a mostra exibiu cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo e teve ampla programação com apresentações artísticas.
Marco Antonio Valentim
Doutor em filosofia pela UFRJ (2007), com estágio pós-doutoral no Museu Nacional do Rio de Janeiro (2013). Desde 2006 é professor de filosofia na UFPR. Autor de estudos sobre história da filosofia moderna, desenvolve atualmente pesquisa em metafísica comparativa, articulando concepções modernas com ideias ameríndias transmitidas pela etnologia. Pesquisador do SPECIES – Núcleo de Antropologia Especulativa (UFPR, 2015).
José Miguel Wisnik
Professor de literatura brasileira na USP, ensaísta e músico. Escreveu, entre outros livros, O som e o sentido – Uma outra história das músicas (1989), Sem receita – Ensaios e canções (2004), Veneno remédio – O futebol e o Brasil (2008). Entre seus CDs de canções estão José Miguel Wisnik (1993), Pérolas aos poucos (2004), Indivisível (2011) e Ná e Zé (2015). Fez trilhas para cinema, teatro e dança.
Idelber Avelar
Professor Titular de Literaturas Latino-Americanas na Universidade Tulane, em Nova Orleans. Seus livros mais recentes são Transculturación en suspenso: Los orígenes de los cánones narrativos colombianos (Caro y Cuervo, 2015) e Crônicas do estado de exceção (Azougue, 2014). Também é o autor de Figuras da violência: Ensaios sobre ética, narrativa e música popular (UFMG, 2011) e Alegorias da derrota: A ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina (UFMG, 2003). Entre seus prêmios se contam o Kovacs Award, da Modern Language Association, e o do Itamaraty, no concurso internacional de ensaios sobre Machado de Assis. Seus ensaios sobre literatura latino-americana e teoria literária aparecem regularmente em revistas especializadas da Europa e das Américas.
• 1:42 Início da fala de Marco Antonio Valentim
• 33:44 Início da fala de Idelber Avelar
• 1:07:10 Início da fala de José Miguel Wisnik
Monte Santo de Minas
Visite Monte Santo de Minas e permita-se encantar por essa terra!
Um grande passo para o Turismo em nosso município.
Thousands take part in annual gaucho day celebrations
Thousands of Argentines gathered to celebrate the annual day of Gaucho in the town of San Antonio de Areco, on Sunday.
Horseback Gauchos paraded through the streets of San Antonio, some 115 kilometres (71 miles) north-east of Buenos Aires, which is recognised by many as the spiritual birthplace of the great Argentine cowboy.
For the last 74 years Gauchos have arrived from all over Argentina to participate in a hat-tipping assortment of events which culminate in a cabalgata or Gaucho parade on horseback through the colonial streets.
Local mayor, Francisco Duranova said it's the cultural web that binds their community together.
Beyond globalisation, even beyond the breaking down of countries borders, what will continue to maintain the representation and the identity of the communities is culture and this is our culture, he said.
As well as a local and national institution every year the event attracts an increasing number of international visitors, drawn to its rustic charm.
It's very simple, no Brad Pitt, no stars, just the people and for me it's enough, said French tourist, Jean Claude Halami, who managed to fit the festival into a three week tour of Argentina and Chile.
The town of San Antonio de Areco dates from the early 18th century and is a veritable living museum to the nomadic horsemen, who much like the North American cowboy, have become a national institution in Argentina.
In the municipal centre a shrine to the Gaucho tells the history of this iconic figure.
During the mid-19th century, a clash of cultures between Gauchos and European settlers meant the former were slow to find employment with the new landowners.
However, Gaucho skills were indispensable when it came to tending to the roaming herds of cattle on the plains of Argentina, once a mainstay of the national economy.
Local resident, Horacio Gomez said Gauchos take a strong sense of pride in how their tradition is revered.
It moves you, it makes you feel alive, it makes you rethink all of our styles of life today, said Gomez.
Moving from the streets to the local Gaucho park the annual event runs late into the night, and culminates in a Gaucho rodeo.
You can license this story through AP Archive:
Find out more about AP Archive:
Debate: Aproximações ao perspectivismo
Abertura e primeira mesa do seminário “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, com Patrice Maniglier, Tânia Stolze Lima e Renato Sztutman, realizado em outubro de 2015 no Sesc Ipiranga.
Na mesa Aproximações ao perspectivismo foram discutidas questões como: o que traz de novo o perspectivismo ameríndio, tal como teorizado por Viveiros de Castro, para a Antropologia, seu campo de origem, mas também para as demais ciências humanas? Viveiros de Castro, também filósofo? Viveiros de Castro, pensador político?
A abertura do seminário contou com falas de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Eduardo Sterzi e Veronica Stigger, curadores da exposição, Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo e André Vallias, lendo o poema Totem.
Foram dois dias do evento que reuniu antropólogos e pesquisadores de outras áreas, especialmente do campo artístico, com o objetivo de analisar o alcance da obra de Eduardo Viveiros de Castro e sua teoria no pensamento contemporâneo.
O seminário integrou a programação paralela à exposição “Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo. Com curadoria do escritor e crítico literário Eduardo Sterzi e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger, a mostra exibiu cerca de 400 registros fotográficos feitos pelo antropólogo e teve ampla programação com apresentações artísticas.
Patrice Maniglier
Professor do Departamento de Filosofia da Université Paris Ouest. Publicou, entre outros, Le Vocabulaire de Lévi-Strauss (2002), La vie énigmatique des signes, Saussure et la naissance du structuralisme (2006), La Perspective du Diable. Figurations de l’espace et philosophie de la Renaissance à Rosemary’s Baby (2010) e, com Dork Zabunyan, Foucault va au cinéma (2011).
Tânia Stolze Lima
Professora de Antropologia da Universidade Federal Fluminense; mestre e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional/UFRJ. Além de diversos artigos é autora de Um Peixe Olhou para Mim: o Povo Yudjá e a Perspectiva (São Paulo: Ed. da Unesp/ISA, 2005). Desde 1984 desenvolve pesquisa junto ao povo Yudjá do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
Renato Sztutman
Professor do Departamento de Antropologia e pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios, ambos da Universidade de São Paulo. É autor do livro O profeta e o principal (Edusp/Fapesp, 2012) e organizador da coletânea Eduardo Viveiros de Castro: entrevistas (Azougue Editorial, 2008). Publicou variados artigos e ensaios em revistas acadêmicas e não acadêmicas. Suas principais áreas de pesquisa são etnologia e história dos povos indígenas das terras baixas sul-americanas, antropologia política e antropologia & cinema. Entre 1997 e 2006 foi fundador e integrante do coletivo editorial da revista Sexta Feira.
Veronica Stigger (mediadora)
Escritora, crítica de arte, professora e uma das curadoras da exposição.
• 01:24 Início da fala de Danilo Santos de Miranda
• 10:24 Início da fala de Eduardo Sterzi
• 12:33 Início da fala de Veronica Stigger
• 13:59 Início da fala de Eduardo Viveiros de Castro
• 17:00 Início da fala de André Vallias
• 37:04 Início da fala de Tânia Stolze Lima
• 1:18:50 Início da fala de Renato Sztutman
• 1:56:26 Início da fala de Patrice Maniglier
PORTA AFORA - PORTUGAL (4ª TEMPORADA)
Quinto episódio da 4ª temporada do programa Porta Afora, apresentado por Fabio Porchat e Rosana Hermann.
Ir a Portugal é tipo voltar para a casa da mãe. De uma mãe europeia, é claro. Além das comidas, bebidas, passeios, e a sensação de o tempo passar mais devagar, tem aquele clima nostálgico de retornar até a raiz da nossa história. Nossos convidados têm recomendações portuguesas imperdíveis, com destaque para o casal de noivos que todos precisam conhecer. Não entendeu? Assista ao episódio. E se quiser ainda mais informações sobre Portugal, visite o nosso site:
===============================
BAIXE O APLICATIVO DECOLAR.COM:
PRODUTOS PORTA AFORA:
===============================
PEGANDO UM ATALHO:
00:31 - Início
01:53 - De Onde Surgiu o Brasil
04:42 - Lisboa: Um Lugar Pra Se Perder
06:40 - Diversão 100%
07:29 - Lisboa x Porto
10:30 - Casa dos Leitões
11:15 - Onde Nasceu Portugal
13:26 - Douro: Chorando de Alegria
16:39 - Fátima
17:39 - Portugal Com Calma
===============================
Convidados:
Flavia Rodriguez
Gretchen e Carlos
Silvio Guindane
===============================
Este é o canal do programa Porta Afora. Lançamos vídeos nas quartas, às 11h.
Cidade do Salvador - Bahia Terra da Alegria
Sobre o vídeo: Pequeno vídeo caseiro, que traz um mix de algumas das mais belas paisagens de nossa cidade encontrada pela internet. Claro que não coube tudo, a cidade é muita grande e é marcada pela diversidade cultural, mas, fica uma tentativa de reunir alguns dos pontos mais importantes da cidade.
About the video: Small home video , which brings a mix of some of the most beautiful landscapes of our city found on the Internet. Of course not fit all , the city is a lot of great and is marked by cultural diversity , but is an attempt to bring together some of the most important points of the city.
Sobre a cidade: As ruas do Centro Histórico transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Durante as visitas ao local, pode-se aprender, com a ajuda dos guias, como se desenvolveu a colonização da primeira capital do país. Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, sendo que alguns monumentos construídos neste período continuam preservados, o que torna o patrimônio arquitetônico dessa cidade muito valorizado. No Pelourinho, existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII.
Diversas igrejas e museus completam a estrutura deste bairro, que, no passado, era ponto oficial de tortura dos escravos. A cidade destaca-se historicamente, também, por ter sido o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII. A Bahia sempre teve um litoral diferenciado, considerando que detém o maior número de praias do país. Por isso, a natureza foi generosa nos 50 quilômetros de costa que Salvador tem, onde as belezas naturais são tão vastas quanto o próprio litoral. Com tantas praias, fica fácil explicar porque a cidade é tão procurada pelos amantes de esportes aquáticos.
About the city: The History Center streets carrying tourists to the early history of Brazil. During site visits, one can learn with the help of guides, how it developed the colonization of the first capital of the country. Until 1763, Salvador hosted the capital of the Portuguese Crown in the Americas, and some monuments built during this period are still preserved, which makes the architectural heritage of this highly prized city. In Pelourinho, there are more than 800 houses of the seventeenth and eighteenth centuries.
Several churches and museums complete the structure of this neighborhood, which in the past was official point of torture of slaves. The city stands out historically, too, for being the main port in the southern hemisphere until the eighteenth century. Bahia always had a different coast, whereas the largest number of beaches in the country. So, nature has been generous in the 50 kilometers of coastline that Salvador has, where the natural beauties are as vast as the very coast. With so many beaches, it's easy to explain why the city is so popular with water sports enthusiasts.
Seja sempre bem-vindo e aprecie com moderação, críticas ou sugestões, registre nos comentários! :)
Is always welcome and enjoy in moderation, comments or suggestions, please register in the comments! :)
Walter Benjamin e a crítica da modernidade com Taisa Palhares
Palestra “Walter Benjamin e a crítica da modernidade” com Taisa Palhares realizada durante o seminário “Por uma história da arte: crítica, estética e política” em maio de 2017 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
A palestra aborda o pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin a partir de suas ideias sobre a modernidade, a fim de explicitar como crítica de arte e crítica da modernidade no seu caso são inseparáveis.
O ciclo foi dedicado à análise da trajetória intelectual, conceitos e obras fundamentais de diferentes pensadores que se debruçaram sobre o universo da obra de arte com objetivo de proporcionar a reflexão e debate sobre as distintas formulações teóricas e analíticas produzidas sobre o campo da história da arte.
Taisa Palhares
Doutora em Filosofia pela USP, crítica de arte e curadora. Professora do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP.
HISTORIA DE CATALUÑA EN 10 MINUTOS
¿Quieres conocer el proceso histórico de Catalunya? Aquí tienes nuestra versión de la historia de los catalanes, desde la prehistoria hasta el referéndum. Y como siempre, fácil, gráfico y entretenido.
FE DE ERRORES: En el minuto 3:49 donde dice Pedro I el Conquistador debería decir Jaime I el Conquistador. ¡Lo sentimos!
FACEBOOK:
INSTAGRAM:
Autor: Gorka Perez
Voz en off: Salva Vallejo
Documentación: Jose María Perez
ENGLISH subtitles: Àngela Pous (gaelle313@gmail.com)
FRANÇAIS sous-titres: Salva Vallejo
Subtítulos em PORTUGUÊS: Guilherme Miralles
Sottotitoli in ITALIANO: Lucio Leonardi
¡Ayúdanos a traducir y subtitular este vídeo!
Agradecimientos: yeyettes
Música: Plastic or paper de Wes Hutchinson
Mapas:
-
-
-
-
-
-
Turismo e territórios: quem diz o que é desenvolvimento?
Essa mesa pretendeu debater os significados de desenvolvimento que estão implícitos nas argumentações dos diversos atores envolvidos na atividade turística. Como cada um desses discursos ajuda a construir diferentes realidades?
Mediador | Aguinaldo Cesar Fratucci Palestrantes | Rodrigo Fernández Miranda e Thiago Sebastiano de Melo
____________________________________________________________________
O ”Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições aconteceu entre os dias 12 e 13 de Junho, no Sesc 24 de Maio, propondo uma reflexão sobre a democratização do acesso e os impactos das práticas turísticas.
O evento, que fez parte das ações comemorativas aos 70 anos do Turismo Social no Sesc em São Paulo, investigou as relações entre turismo e direitos humanos, partindo da percepção já mundial de que se trata de um panorama com graves desequilíbrios. Houve debates sobre o significado de desenvolvimento (já que frequentemente a atividade turística é defendida como proposta de prosperidade para os municípios); sobre as políticas de inclusão ou exclusão dos públicos no turismo; sobre os conflitos causados pelo exercício do turismo com relação ao direito dos moradores a suas cidades; sobre os processos que acentuam diversas vulnerabilidades sociais a partir da atividade turística. Para refletir sobre esses temas o seminário recebeu estudiosos do Chile, Argentina, Espanha, Austrália, Canadá, México e do Brasil.
Saiba mais em
Era Preciso Ouvir Outras vozes
ERA PRECISO OUVIR OUTRAS VOZES (Legendas em Português)
* ERA NECESARIO ESCUCHAR OTRAS VOCES (Subtitulos en Español)
* IT WAS NECESSARY TO LISTEN TO OTHER VOICES (Subtitles in English)
Um documentário sobre Impro, Teatro de Improviso pelo Projeto Visando Impro
PARTES (Minutagem)
1) O que é Impro para Você? (00:00:00-00:17:01)
*Que es Impro para ti?
**What’s is Improv to you?
2) Existe uma diferença entre Impro e Improvisação? (00:14:30-00:25:28)
* Hay diferecia entre Impro y Improvisación?
** Is there a difference between Improv and Improvisation?
3) Quais são os princípios/regras da Impro para você? (00:25:28-01:11:36)
* Cuales son los principios/reglas de la Impro para ti?
* What are The principles/rules of improv to you?
4) Como você ensina Impro? (01:11:36-01:44:24)
* Como usted enseña Impro?
** How do you teach Improv?
5) Uma mensagem para o mundo em 30 segundos. (01:44:24-01:54:30)
* Una mensaje para el mundo en 30 segundos.
* One message to the world in 30 seconds.
6) Créditos Finais e uma Coisinha Extra (01:54:30-01:55:50)
* Créditos Finales y una Cosita Extra
** Final Credits and an Extra Little Something
FICHA TÉCNICA
Direção, Edição e Montagem: Luana Proença
Elenco de Entrevistas (País)
Alejandra Chamorro (Colômbia)
Alexandra Băjan (Romênia)
Aman Adumer (EUA)
Anderson Bizzocchi (Brasil)
André Sobral (Portugal)
Andrés Mellizo (Colômbia)
Angélica Rogel (México)
Bogdan Untilă (Romênia)
Billy Kissa (Grécia)
Carito Delgado (Venezuela)
Charna Halpern (EUA)
Cíntia Portella (Brasil)
Claudio Amado (Brasil)
Chris Trovador (Porto Rico/EUA)
Craig Cackowski (EUA)
Damien Fontaine (Ilha da Reunião)
Daniel Nascimento (Brasil)
Davi Salazar (Brasil)
David Moncada (Colômbia)
Edson Duavy (Brasil)
Elídio Sanna (Brasil)
Federico Santelmo (Venezuela)
Felipe Ortiz (Colômbia)
Feña Ortalli (Argentina/Espanha)
Gael Doorneweerd-Perry (França)
Gary Schwartz (EUA)
Giannina Pavone (Venezuela)
Gigio Giraldo (Colômbia)
Gonçalo Sítima (Portugal)
Gonzalo Piñán (Espanha/Alemanha)
Gustavo Miranda (Colômbia/Brasil)
Holly Laurent (EUA)
Inbal Lori (Israel)
James Gangl (Canadá/EUA)
Jorge Emanuel Berrios (Cuba/EUA)
José Luis Saldaña (México)
Kasia Chmara (Polônia)
Keng-Sam Chane Chick Té (Ilha da Reunião)
Lee White (Canadá/Alemanha)
Luana Proença (Brasil)
Marcio Ballas (Brasil)
Mario Barra (México/EUA)
Marta Borges (Portugal)
Nathan Keates (Reino Unido)
Nick Byrne (Austrália)
Omar Argentino Galván (Argentina/Espanha)
Paola Benjumea (Colômbia)
Paula Galimberti (Espanha/Alemanha)
Pedro Borges (Portugal)
Rhena de Faria (Brasil)
Ricardo Behrens (Argentina)
Ricardo Zárraga (México)
Rich Baker (EUA)
Rodrigo Amém (Brasil)
Saulo Pinheiro (Brasil)
Tim Stoltenberg (EUA)
Tomaz Pereira (Brasil)
Verónica Mosquera (Colômbia)
Viviana Gallardo Magallan (Chile)
Xexéu Vaulêz (Brasil)
Xoshil Rose (Guatemala)
Edição Assistente e Mixagem de Som: Alexandre Heládio
Produção do Projeto: Guinada Produções
Secretário de Produção de Projeto: Guilherme Angelim
Revisões ortográficas de Legendas: Feña Ortalli (espanhol), e Luana Proença (português e inglês)
Equipe voluntária de entrevistas (Cidades):
Anna Salles (Los Angeles)
Alexandre Heládio (Bogotá e Brasília)
Luana Proença (Los Angeles, Cidade do México, Bogotá, Atenas, Brasília, São Paulo, Lisboa, Rio de Janeiro e Sintra)
Mariana Bouhon (Sintra)
Solange Ros (Madri)
Imagens Plano Detalhe e Trilha Sonora Original: Luana Proença
Contribuintes da Vakinha - Apoio viagem para Colômbia
Ana Vaz, Camila Somavilla, Cláudio Gabriel, Daniel Kuwae, Diego de León, Édi Oliveira, Edson Duavy, Filipe Lima, Glycério Proença Neto, Guilherme Angelim, João Henrique Veloso, Larissa Rosa, Leila Rabelo, Luís Humberto Beltrão, Luís Proença, Lupe Leal, Maíra Carvalho, Marcelo Nenevê, Marcelo Veras, Marie Maftoum, Mateus Ferrari, Maurício Chades, Maux Ferreira, Nando Villardo, Néia Paz, Paola Lis Citraro, Pedro Pradines, Raphael Balduzzi, Ricardo Makoto, Roberta Rangel, Roniere Souza e Silva, Rulian Maftum, Tati Ramos, e Wilson Maftoum.
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do DF (Brasil).
Yuka Takaoka: The Real Life Yandere
A video unlike I've ever done before to go along with a real life Yandere story that is so bizarre words can barely touch the surface. Good thing you stayed up late ????
HAVE A TOPIC FOR ME? ✔️
Subscribe Today! ▶️
Kitty Cat SHirttt -
(∩`-´)⊃━━☆゚.*・。゚
————————————
Important Links/Sources:↴
Source articles:
Source videos:
(っ◔◡◔)っ ♥ ░C░o░n░n░e░c░t░ ░w░i░t░h░ ░m░e░ ♥
Discord➥
Instagram➥
Twitter➥
Reddit➥
Snapchat➥
Facebook➥
(⊙.⊙(☉_☉)⊙.⊙) █ グ █ レ █ッ █ グ █ (⊙.⊙(☉_☉)⊙.⊙)
──────▄▀▄─────▄▀▄
─────▄█░░▀▀▀▀▀░░█▄
─▄▄──█░░░░░░░░░░░█──▄▄
█▄▄█─█░░▀░░┬░░▀░░█─█▄▄█
???? Greg the Cat's Twitter ►
???? GREG TV SHOW►
ºO•❤•.¸✿¸.•❤•.❀•❤•❀.•❤•.¸✿¸.•❤•.¸✿¸.•❤•.❀•❤•❀.•❤•.¸✿¸.•❤•Oº
————————————
乂❤‿❤乂????
————————————
Miscellaneous: ↴
Users of iOS and other unsupported devices can become members here:
Video Topics/Related:↴
yuka takaoka
yuka takaoka tik tok
real yandere
yandere real
real life yandere
yandere girl
yandere sim
yuka takaoka tik tok
yuyuyunochan tweets
yuka takaoka ig
yuka takaoka instagram
yandere
yuka takaoka kasus
yuyuyunochan
tuka takaoka victim
runa
real life yandere
yandere simulator
yandere in real life
yandere dev
repzilla
Subtitles/CC:↴
Arabic, Azerbaijani, Bosnian, Bulgarian, Chinese (Hong Kong), Croatian, Czech, Danish, Dutch, English (Automatic), English, Estonian, Filipino, Finnish, French (France), Galician, Georgian, German (Germany), Greek, Hebrew, Hindi, Hungarian, Icelandic, Indonesian, Italian, Japanese, Korean, Lao, Lithuanian, Mongolian, Norwegian, Persian, Polish, Portuguese (Brazil), Romanian, Russian, Serbian, Slovenian, Spanish (Mexico), Swedish, Thai, Turkish, Ukrainian, Vietnamese, Zulu
————————————
#LateNightsWithRep
#YukaTakaoka
————————————
Repzilla does all editing, writing, research, art, and production unless otherwise noted*
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? SUSCRÍBETE ???? ???? ????
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? DALE PULGAR HACIA ARRIBA ????ツ
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? DEJEN SUS COMENTARIOS ????
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? SUSCRÍBETE ???? ???? ????
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? DALE PULGAR HACIA ARRIBA ????ツ
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
???? DEJEN SUS COMENTARIOS ????
???? GRANDES DESASTRES NATURALES DE LA HISTORIA,DOCUMENTAL DE HISTORIA,DOCUMENTAL,BEST DOCUMENTARIES
documental, documentales, documentales completos en español, documentales discovery channel en español, documentales national geographic español, documentales interesantes, documental national geographic, documentales 2016, documentales en español, documentales hd,documental, documental de discovery channel en español, documental de, documental español, documental completo, documental historia, documental guerra, documental 2016, documental discovery channel, documental national geographic, documental history channel, documental national geographic latino, documentales de history channel en español latino, documental national geographic animales español, DOCUMENTALES, documentales 2016, documentales interesantes, top documentales, documentales nuevos, documentales español, documentales en español, documentales completos, national geographic documentales, national geographic, discovery documentales, discovery, discovery channel documentales, discovery channel, documentales latino, documentales online, documentales national geographic español, documentales en español completos, documentales gratis, documentales youtube
documental, documentales, documentales completos en español, documentales discovery channel en español, documentales national geographic español, documentales interesantes, documental national geographic, documentales 2016, documentales en español, documentales hd,documental, documental de discovery channel en español, documental de, documental español, documental completo, documental historia, documental guerra, documental 2016, documental discovery channel, documental national geographic, documental history channel, documental national geographic latino, documentales de history channel en español latino, documental national geographic animales español, DOCUMENTALES, documentales 2016, documentales interesantes, top documentales, documentales nuevos, documentales español, documentales en español, documentales completos, national geographic documentales, national geographic, discovery documentales, discovery, discovery channel documentales, discovery channel, documentales latino, documentales online, documentales national geographic español, documentales en español completos, documentales gratis, documentales youtube
documental, documentales, documentales completos en español, documentales discovery channel en español, documentales national geographic español, documentales interesantes, documental national geographic, documentales 2016, documentales en español, documentales hd,documental, documental de discovery channel en español, documental de, documental español, documental completo, documental historia, documental guerra, documental 2016, documental discovery channel, documental national geographic, documental history channel, documental national geographic latino, documentales de history channel en español latino, documental national geographic animales español, DOCUMENTALES, documentales 2016, documentales interesantes, top documentales, documentales nuevos, documentales español, documentales en español, documentales completos, national geographic documentales, national geographic, discovery documentales, discovery, discovery channel documentales, discovery channel, documentales latino, documentales online, documentales national geographic español, documentales en español completos, documentales gratis, documentales youtube
#Documental#Documentales#MejoresDocumentales#DocumentalesEnEspañol#Documentales CompletosEnEspañol#DocumentalesInteresantes#Video#Videos
-~-~~-~~~-~~-~-
Please watch: BATALLAS EPICAS DE LA HISTORIA,MIOSÉS,DOCUMENTALES GUERRA,DOCUMENTALES DOCUMENTAL,BIBLIA DOCUMENTAL
-~-~~-~~~-~~-~-
? DOCUMENTAL ???? Lo que No Sabias de Corea,COREA DEL NORTE,NORT KOREA,COREA DEL NORTE,KOREA NEWS,진 세연
DOCUMENTAL ???? Lo que No Sabias de Corea,COREA DEL NORTE,NORT KOREA,COREA DEL NORTE,KOREA NEWS,진 세연
???? SUSCRÍBETE ???? ???? ????
DOCUMENTAL ???? Lo que No Sabias de Corea,COREA DEL NORTE,NORT KOREA,COREA DEL NORTE,KOREA NEWS,진 세연
???? DALE PULGAR HACIA ARRIBA ????ツ
DOCUMENTAL ???? Lo que No Sabias de Corea,COREA DEL NORTE,NORT KOREA,COREA DEL NORTE,KOREA NEWS,진 세연
???? DEJEN SUS COMENTARIOS ????
DOCUMENTAL ???? Lo que No Sabias de Corea,COREA DEL NORTE,NORT KOREA,COREA DEL NORTE,KOREA NEWS,진 세연
NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL DOCUMENTALES COMPLETOS, DOCUMENTALES COMPLETOS EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES NATIONAL GEOGRAPHIC ESPAÑOL, DISCOVERY CHANNEL EN ESPAÑOL DOCUMENTALES, NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES INTERESANTES, DOCUMENTAL, COREA DEL NORTE, NORT KOREA, KOREA NEWS, 진 세연, presidente de corea del norte, del sur, china, korea, japon, corea del sur, north korea declares war on usa, north korea news, north korea war, us wars, republic of korea, north korea, COREA,
NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL DOCUMENTALES COMPLETOS, DOCUMENTALES COMPLETOS EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES NATIONAL GEOGRAPHIC ESPAÑOL, DISCOVERY CHANNEL EN ESPAÑOL DOCUMENTALES, NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES INTERESANTES, DOCUMENTAL, COREA DEL NORTE, NORT KOREA, KOREA NEWS, 진 세연, presidente de corea del norte, del sur, china, korea, japon, corea del sur, north korea declares war on usa, north korea news, north korea war, us wars, republic of korea, north korea, COREA,
NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL DOCUMENTALES COMPLETOS, DOCUMENTALES COMPLETOS EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES NATIONAL GEOGRAPHIC ESPAÑOL, DISCOVERY CHANNEL EN ESPAÑOL DOCUMENTALES, NATIONAL GEOGRAPHIC EN ESPAÑOL, DOCUMENTALES INTERESANTES, DOCUMENTAL, COREA DEL NORTE, NORT KOREA, KOREA NEWS, 진 세연, presidente de corea del norte, del sur, china, korea, japon, corea del sur, north korea declares war on usa, north korea news, north korea war, us wars, republic of korea, north korea, COREA,
#Documental#Documentales#MejoresDocumentales#DocumentalesEnEspañol#Documentales CompletosEnEspañol#DocumentalesInteresantes#Video#Videos
-~-~~-~~~-~~-~-
Please watch: BATALLAS EPICAS DE LA HISTORIA,MIOSÉS,DOCUMENTALES GUERRA,DOCUMENTALES DOCUMENTAL,BIBLIA DOCUMENTAL
-~-~~-~~~-~~-~-