Reserva Biológica do Arvoredo - Episódio 5
Quinto episódio da série Mar Sem Fim - Unidades de Conservação, exibida pela Tv Cultura.
Neste episódio, você vai conhecer a UC Rebio do Arvoredo, em Santa Catarina. Um arquipélago próximo à capital Florianópolis.
Rebio = Reserva Biológica. Unidade de proteção integral onde é permitida somente pesquisa. Não é permitido o uso público, mas nossa equipe de reportagem conseguiu autorização para mostrar essas imagens com exclusividade pra você.
Leia mais sobre o Rebio do Arvoredo em:
Bem-vindo a bordo do Mar Sem Fim, para saber mais visite
Mergulho na Ilha do Arvoredo - Florianopolis (SC)- Brasil 2018
Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2018, voltamos a mergulhar na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, no estado de Santa Catarina, Brasil. Desta vez, pai e filho. Prazer de mergulhar somado ao prazer da companhia!
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Este vídeo faz parte de uma série que resume a história das Unidades de Conservação federais apoiadas pela Fundação SOS Mata Atlântica – que são geridas pelo ICMBio. São elas: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Parque Nacional do Itatiaia, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio) e o Núcleo de Gestão Integrada de Alcatrazes, que contempla o Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes e a Estação Ecológica de Tupinambás, e terá apoio da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Atol das Rocas, Estação Ecológica da Guanabara/Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-mirim, APA Costa dos Corais, Parque Nacional da Tijuca e a APA do Cairuçu.
Essas áreas são importantíssimas para o desenvolvimento do país e da Mata Atlântica, porque, além de proteger a biodiversidade, contribuem para a produção de água, preservação do solo, desenvolvimento de pesquisas e oferecem espaços de convívio com a natureza por meio da visitação aos parques e atividades de educação ambiental.
Saiba mais:
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo: Jardins do Brasil - Minutos ecológicos
O arquipélago do Arvoredo, situado na costa catarinense, é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pelas: Ilha do Arvoredo, Ilha da Galé, Ilha Deserta e Calhau de São Pedro. A reserva constitui- se num importante sítio arqueológico, histórico e ecológico. As reservas biológicas são áreas que possuem espécies da flora e fauna de relevante significado científico, e não deve sofrer perturbações por atividades humanas. Não são permitidas atividades de utilização, caça, pesca, apanha ou introdução de espécies silvestres ou domésticas
Projeto LARUS - Universidade de Santa Catarina. Apoio: FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente
1 Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Para mais informações acesse nosso site:
vidaculturanegócios.com.br
Ilha do Arvoredo em Santa Catarina
Siga o SBT SC também nas Redes Sociais:
Travessia do Arvoredo
TRAVESSIA ILHA DO ARVOREDO (SC)
A Ilha do Arvoredo e seu entorno, com pouco mais de 17.600 hectares de superfície, formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. É um arquipélago formado por quatro ilhas: Arvoredo, Deserta, Galé e Calhau de São Pedro. Trata-se de uma área que representa os ecossistemas da região sul, sobretudo a região costeira.
Localizada entre Bombinhas e Florianópolis, distante 25km (13,5 milhas náuticas) da praia central de Bombinhas, a Reserva é muito procurada por mergulhadores de todo o mundo.
Em 2007 a grande nadadora brasileira de águas abertas Dailza Damas (natural da própria Bombinhas) iniciou o projeto de cruzar a nado o difícil canal entre a Ilha e o continente.
Sem nenhum histórico esportivo, Dailza havia dado as primeiras braçadas aos 28 anos, como forma de ajudar e incentivar o filho a praticar esporte para superar uma bronquite. Em 1992, atravessou os 59 quilômetros do Canal da Mancha em 19 horas e 16 minutos, tornando-se a segunda brasileira a conseguir tal feito (a primeira foi a paraibana Kay France, em 1979). No currículo ela também tinha as travessias do estreito de Gibraltar, entre África e Europa; do lago Titicaca, na Bolívia; do canal de Catalina, na Califórnia; e uma volta em torno de Fernando de Noronha.
Infelizmente, antes de conseguir empreender essa última travessia, aos 50 anos, Dailza retirou um tumor no cérebro, e estava em fase de recuperação quando sofreu uma parada cardíaca. Chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu.
A travessia pode ser feita em qualquer tempo, desde que agendada previamente e com toda a documentação (exigida no regulamento) apresentada pelo menos com um mês de antecedência. Os agendamentos devem ser feitos através dos contatos constantes nesse site. O feito principal será sempre individual e dará direito a um Certificado Oficial, mas existem as opções de equipes como: quintetos, quartetos, trios e duplas, que também terão suas conquistas registradas.
Finishers
Em 27 de Novembro de 2010, após um convite, o nadador de Curitiba, Cássio Ricci aceitou de pronto esse desafio. Ele por sua vez convidou o amigo catarinense Carlos Trautwein Bergamaschi. E assim esses dois nadadores (ambos com 47 anos) foram os pioneiros dessa aventura, com 7 horas e 56 minutos.
Computadas travessias nos dois sentidos, e tanto com como sem trajes de neoprene, até hoje somente 27 nadadores tiveram sucesso nessa travessia
Recordistas:
Em setembro de 2015, Veronica Del Huerto de Buenos Aires tornou-se a primeira mulher a completar a travessia, com o tempo de 8 horas e 19 minutos.
A nadadora blumenauense Sandra Regina Koch foi a primeira brasileira a completar a travessia: na manhã do dia 22 de Abril de 2018, com todas as condições favoráveis, ela completou a travessia no sentido continente – ilha em 5h14min.
Com uma excelentes navegação, preparação física e condições de mar, o nadador Franscisco Velozo Lima cravou 4h16min em 22 de Abril de 2018.
Primeiro no sentido continente-ilha
Com muita personalidade e disposição, o nadador Luiz Pradines completou no dia 02/07/2016 a Travessia Ilha do Arvoredo em 5h54min, sendo o primeiro a cruzar o canal entre a Ilha e o município de Bombinhas no sentido continente – ilha.
Um menor, sem uso do neoprene
Em setembro de 2015, Gabriel Silvério Assunção (Santo André – SP) de apenas 15 anos, completou a travessia em 6h28min, sendo o primeiro nadador a cruzar o canal sem uso de trajes.
Regulamento da travessia:
Curta a página do Facebook administrada pelo autor:
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em 24/03/2016
ILha do Arvoredo
P28A PT-NYZ sobrevoando a Ilha do Arvoredo.
Mergulho na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Mergulho com a turma da Univali no dia 26 de Novembro de 2015
[Drone - André Macohin] - lha do Arvoredo
Um dos melhores lugares do Sul do país para a prática do mergulho ecológico fica em Bombinhas. É a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé e Deserta, somando 17.800 hectares a uma distância média de 11 quilômetros da costa. A área de proteção foi criada em 1990, visando defender não só a natureza da região, mas também sua importância histórica e arqueológica - antigas sepulturas Sambaquis e Itacoatiaras são vestígios evidentes da ocupação humana há mais de dois mil anos. A principal estrela do arquipélago é a Ilha do Arvoredo, local que encanta mergulhadores de todos os níveis. Assim como as outras ilhas, Arvoredo tem acesso controlado pelo Ibama - apenas vinte pessoas por dia podem desfrutar da rica fauna marinha favorecida pelo encontro das correntes do Brasil e das Malvinas, com visibilidade de 15 metros de profundidade no verão (melhor época). Entre as espécies que habitam a região, moréias, garoupas, meros, cardumes de sardinhas e lulas, além de tartarugas marinhas e arraias. O percurso até o local para cair na água dura cerca de duas horas e quase sempre é acompanhado por aves como atobás, fragatas, andorinhas-do-mar...
De Bombinhas para o Calhau de São Pedro (Reserva do Arvoredo)
Reportagem: Fundo do mar da Ilha do Arvoredo reserva história curiosa e surpreendente
Reportagem: Fundo do mar da Ilha do Arvoredo reserva história curiosa e surpreendente
Quer conhecer mais da história da santinha do Arvoredo?
Veja a super matéria do Douglas Marcio que foi ao ar em 14/08/17 no Jornal do Almoço na NSC TV, afiliada da Rede Globo aqui em Santa Catarina.
E, de quebra, Bolhas em Foco de Reporter por 1 dia hehehe
Para ver no site do G1:
Video:
Para ver no Facebook:
Gostou?! Curta e acompanhe a página do Bolhas em Foco - by Cibele Sanches (facebook.com/bolhasemfoco)
bolhasemfoco@gmail.com
Site: bolhasemfoco.com.br
Facebook: facebook.com/bolhasemfoco
Instagram: instagra.com/bolhas.em.foco
Um dia de Mergulho no Paraíso!
Um dia de Mergulho na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Mergulho na Ilha do Arvoredo _ Florianópolis 04-02-2017
Mergulho na Reserva Ilha do Arvoredo, saindo de Florianópolis, com a empresa Aventura Curitiba.
Foi feito 2 mergulhos.
Deu água roxa, com 5 metros de visibilidade, descemos 8 metros e ficamos 50 minutos.
Segundo mergulho descemos há 9,4 metros com as mesmas condições de temperatura e visibilidade.
Apresentação da NetDive, mundo subaquático na Ilha do Arvoredo
Vídeo apresentação de nosso mundo subaquático.
Algumas imagens capturadas durante nossos mergulhos no limite da Reserva Marinha Biológica ilha do Arvoredo - Florianópolis, Santa Catarina.
Baleia Sei - Reserva Marinha do Arvoredo
Durante nosso curso retornando para Bombinhas avistamos uma baleia Sei na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
Pescaria Ilha do Arvoredo
Uma das ilhas que formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, localizada 11 quilômetros ao norte da Ilha de Santa Catarina, é uma unidade de conservação de proteção integral que visa proteger uma parte importante do patrimônio natural da costa catarinense.
Buceo - Marinha do Arvoredo
Estado de Santa Catarina en Brasil, entre los municipios de Florianópolis y Bombinhas.
Marinha do Arvoredo es una reserva biológica desde 1990.
Reserva Ambiental do Arvoredo (Ilha do Arvoredo)
Mergulho entre pedras perto do Granadeiro