Historia Serra da Graciosa - Estrada da Graciosa - Serra do Mar do Paraná com curiosidades narradas
Serra da Graciosa ou estrada da Graciosa ou Serra do Mar do Paraná (PR), historia e curiosidades na visão de um drone narrada em português com muitas informações.
Um pouco da historia e curiosidades:
O nosso passeio de hoje é pela estrada da graciosa, como é conhecida a rodovia PR410.
É uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do estado, interligando o município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba as cidades de Antonina e Morretes.
Essa graciosa estrada atravessa o trecho mais preservado da mata atlântica do Brasil, marcado pela Mata Tropical e pelos belos riachos que nascem da serra do mar, por isso em 1993 parte do trecho da serra foi declarado pela, UNESCO como reserva da biosfera da Mata Atlântica.
Na região existem dois importantes parques estaduais:
O parque estadual da Graciosa e o parque estadual Roberto Ribas Lange.
A muito, muito tempo atrás apesar dos primeiros primeiros registros oficiais serem de 1721,o caminho da Graciosa jé era amplamente utilizados por indígenas, que habitavam a região e utilizavam esse caminho pra viajar entre o litoral e o primeiro planalto no qual mais tarde seria fundada a região chamada de, Terra De Muitos Pinheiros, mais conhecida como Curitiba.
Depois dos índios também passaram por aqui os Portugueses, os Jesuítas, os Tropeiros, Os Mineradores e até mesmo o Imperador Dom Pedro II, já chegou a passar por essas estradas.
Nas últimas décadas o local recebe a visita de turistas vindos de várias partes do Brasil e do Mundo.
Está gostando do vídeo?...Então já clique no GOSTEI.
A estrada da graciosa, como hoje é conhecida começou a ser construída em 1854 sendo inaugurada 19 Anos mais tarde em 1873 e muito tempo foi considerada uma das estradas mais importantes do País, sendo a primeira via carroçável do Paraná.
Até a metade do século 20 a estrada da graciosa permaneceu como uma única estrada pavimentada do Estado, eendo importante rota de escoamento de produção agrícola do Paraná rumo ao porto de Paranaguá e o porto de Antonina.
Era transportado por exemplo, café, erva mate, madeira ETC. Ao longo da graciosa e sinuosa estrada o visitante ficara encantado com a beleza da flora e fauna, são cerca de 30 Km entre a remanescente floresta atlântica, logo no inicio do trecho já nos deparamos com um belo portal com arquitetura característica das missões Jesuítas, a qual representa parte da história do antigo caminho sendo parada obrigatória para fotografias.
Além da exuberante mata atlântica que se estende por todo decorrer do caminho, na primavera até meados do Verão, quando é o período da floração das hortencias, a estrada fica ainda mais bonita, são centenas de pés de hortencias ao longo do caminho o que a torna inesquecível.
Mas o visitante não fica preso somente a estrada durante todo o caminho existem seis recantos o qual se pode parar e ficar observando toda beleza da região e ainda contar com lanches e diversos produtos regionais, além de churrasqueiras.
É um belo local turístico e histórico do Paraná indicado como um dos principais trajetos a se visitar, porem alguns cuidados devem ser tomados, durante a chuva, a estrada se torna extremamente escorregadia não a pontos de parada nem locais para ultrapassagem sendo preciso redobrar a atenção.
GOSTOU DO VÍDEO?
Não deixe de visitar a estrada da graciosa, como também não deixe de SE INSCREVER NO CANAL, VÍDEOS SEMANAIS DE LINDOS LOCAIS Com histórias, curiosidades e informações...
ATÉ A PRÓXIMA ...