DE BELÉM A BRAGANÇA PARÁ, COM DICAS DE VIAGEM – TURISMO AQUI
De Belém a Bragança Pará, com dicas de viagem. Destaque no canal Turismo Aqui, que faz a rota enfatizando uma alternativa de passeio turístico a partir de Belém, a capital do estado do Pará, até uma cidade histórica, batizada de Pérola do Caeté, o rio que banha a cidade de Bragança.
De Belém a Bragança foi um roteiro bastante utilizado na primeira metade do século passado, com a Estrada de Ferro Belém a Bragança, que movimentava a economia das duas cidades, além de acrescentar positivamente nas cidades que ficavam no eixo da ferrovia. São dicas de viagem para quem quer fazer turismo aqui. Essa é Rota Turística Belém Bragança.
De Belém a Bragança, em uma viagem de carro, dá boas opções para quem pensa em fazer um roteiro turístico no estado do Pará, já a partir do aeroporto internacional de Val de Cans. O canal Turismo Aqui dá essa dica, como forma de agregar valor ao turismo do Pará.
De Belém a Bragança, em viagem de carro, acrescenta bastante ao turismo da Amazônia. Na verdade, o turismo do Pará mostra que, além de Belém, o interior também tem peso e tradição no turismo.
Link do vídeo:
Canal Turismo Aqui, no Facebook:
Canal Turismo Aqui, no YouTube:
Apresentação da série Os caminhos de Alter do Chão:
Os Caminhos de Alter do Chão - 1º episódio:
Apresentação do quadro Me Convida!!:
Santarém Miri, a primeira atração do quadro Me Convida!!:
E-mail: conexaooestep@gmail.com
Contatos:
(93) 99159-3223 - Venival Rodrigues
(93) 99122-1231 - Emanuel Júlio Leite
Verão 2016 - Rota Turística Belém-Bragança
O que você acha de pegar uma boa estrada nessas férias e, de quebra, conhecer recantos onde é possível mergulhar em calmas águas de igarapés, rios e praias?
Além de belas paisagens, a Rota Belém-Bragança preserva traços e relíquias da nossa história, em um verdadeiro museu a céu aberto, que nos ajuda a entender capítulos importantes do desenvolvimento e ocupação do Pará. | Clique aqui e saiba mais:
Inscreva-se em nosso canal e acompanhe todos os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Pará.
Estamos também no Facebook! Curta aqui:
Na garupa, Rota turistica Belém Bragança encontrei com o SUPERHOMEN...
No meio da estrada o super homem aparece.
Motovlogs Belém.
Arthur Netto
Motovlog Belém
diRocha Motovlog
Lanco Moto Filmador
#PASSEIO NA ROTA TURÍSTICA BELÉM / BRAGANÇA -PA
#FELIZ ANO NOVO A TODOS OS INSCRITOS E NÃO INSCRITOS! Muito feliz e grato por estarem nos acompanhando no canal.
De Nova Timboteua para Capanema PA, passando por Peixe Boi.
Rota aonde o trem fazia viagens transportando passageiros e carga!
Uma Escrita Sobre a Outra: A Estrada de Ferro Belém-Bragança.
De acordo com LEANDRO, L. M. L. e SILVA, F. C. o Pará foi o décimo terceiro estado do Brasil a ser percorrido por uma ferrovia. A Estrada de Ferro de Bragança foi inaugurada no dia 10 de junho de 1884. Concluídos os 229 quilômetros do eixo principal da via férrea, ligavam-se Belém e Bragança, feito celebrado com novo ato inaugural aos 4 de maio de 1908. Outros três ramais partiam do eixo principal em direção às colônias do Pinheiro, do Prata e de Benjamin Constant, que respectivamente saíam de Belém, Igarapé-Açu e Bragança. Ao reunir informações a respeito da trajetória da empresa ferroviária, objetiva-se analisar o seu papel na formação da Zona Bragantina do estado do Pará, região cuja ocupação foi fomentada com vistas ao desenvolvimento de núcleos agrícolas no estado do Pará, no período de expansão da atividade gomífera.
TEMPORALIDADE DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belém a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 9 de novembro de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. No inicio dos anos 1960, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
AS ESTAÇÕES ABAIXO RELACIONADAS ESTÃO BASEADAS NO GUIA GERAL DAS ESTRADAS DE FERRO DO BRASIL DE 1960:
Belém
Gentil Bittencourt
São Braz 00:10
Entroncamento 00:38 e ramal do Pinheiro
Una
Bengüi
Tapanã
Maguari
Pinheiro 00:35
Ananindeua 00:48
Marituba 00:53
Itapepucu
Canutama
Benevides
São Pedro
Cupuassu
Quarta Travessa
Moema
Santa Isabel do Pará 01:16
Nina Ribeiro
Americano
Bahia
Itaqui
Apeú
Sá Pereira
Castanhal 01:33
Inocêncio Holanda
Anhangá ou São Francisco do Pará
Augusto Montenegro
Granja Eremita
Jambu-Açu
Igarapé-Açu 02:10 e ramal do Prata
Prata
Maracanã
São Luiz 02:50
Livramento
Timboteua 02:55
Peixe-Boi 02:59
Anuerá
Capanema 03:05
Tauari ou Santa Rosa
Mirasselvas
Tracuateua
Bragança 03:13 e ramal de B. Constant
Benjamin Constant 03:28
Travessa 29
Ramal que faz parte da rota turística Belém-Bragança está intrafegável
Conhecido como Ramal do Trilho, esta estrada de chão batido, localizada na divisa dos bairros Vila Sinhá e Taíra, está sendo denunciada por moradores da área.
Acontece que a via, importante para o acesso de dezenas de pessoas, e que ainda faz parte da rota turística Belém - Bragança, está praticamente intrafegável. Com as chuvas desse período, os populares relatam que as condições de passagem para pedestres e veículos tem ficado cada dia pior.
Segundo esta moradora, quando chove, o ramal “vira” um rio.
Nestas imagens conseguimos ver a precariedade em que está este trecho da estrada, talvez o pior deles. Aqui, para passar, os condutores de veículos usam um caminho improvisado, nos altos, próximo à uma residência.
Por conta do abandono com estrada, a moradora relatou ainda que é difícil conseguir algum veículo que faça o transporte de passageiros até à área.
Lama, buracos e a falta de iluminação pública, são tantos problemas no ramal do trilho, que quem mora na área, diz já não aguentar mais tanta falta de atenção das autoridades.
Diante da situação, Deysiane da Silva fez um apelo à gestão do município.
VIAGEM INTERMUNICIPAL #01 BELÉM x BRAGANÇA - BOA ESPERANÇA 3255
VIAGEM INTERMUNICIPAL #01 BELÉM x BRAGANÇA - BOA ESPERANÇA 3255 ( CONVENCIONAL )
LINHA: BELÉM x VISEU VIA BRAGANÇA
EMPRESA: BOA ESPERANÇA
CARRO: 3255 ( CONVENCIONAL )
SAÍDA: 05:15am
CHEGADA : 09:30m
DURAÇÃO DA VIAGEM: 3h 37m
SAÍDA: TERMINAL RODOVIÁRIO DE BELÉM-PA
TARIFA: 44,90
HORÁRIO SAÍDA/CHEGADA DE BELÉM PARA BRAGANÇA
-04:45m / 08:45m
-05:15m/ 08:52m
-06:00m / 10:00m
-07:00m / 11:00m
-08:00m / 12:00m
-09:00m / 13:00m
-10:00m / 14:00m
-11:00m / 15:00m
-12:00m / 16:00m
-13:00m /16:37m
-13:45m / 17:44m
-14:30m / 18:30m
-15:00m / 19:00m
-16:00m / 20:00m
-17:00m/ 21:00m
-18:00m /22:00m
-19:00m /23:00m
SE VOCÊ GOSTOU DESSE VÍDEO,NÃO ESQUEÇA DE DAR SUA OPINIÃO.
DEIXE SEU COMENTÁRIO, DÊ SUGESTÕES DE DESTINOS,CURTA ,COMENTE E COMPARTILHE OS NOSSOS VÍDEOS .
EM BREVE UM NOVO VÍDEO.
PRAIA DE AJURUTEUA, EM BRAGANÇA - PARÁ
FOMOS ATÉ A PRAIA DE AJURUTEUA, NO PARÁ. UMA PRAIA NUMA VILA DE PESCADORES, ONDE REINA A CALMARIA. PRA QUEM QUER DESCANSAR CURTINDO A BRISA DO MAR, ESSE É O LUGAR. O ACESSO ATÉ A PRAIA É ÓTIMO, TODO ASFALTADO. TEM VÁRIAS POUSADAS COM PREÇOS BEM ACESSÍVEIS E BASTANTE OPÇÕES EM PEIXE E FRUTOS DO MAR, TAMBÉM COM ÓTIMOS PREÇOS.
O QUE FAZER EM BRAGANÇA PARÁ – PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
O que fazer em Bragança Pará? O canal Turismo Aqui dá dicas de viagem sobre os principais pontos turísticos da cidade, localizada às margens do Rio Caeté. Uma cidade antiga do estado do Pará.
Há muito o que fazer em Bragança, como conhecer a Igreja de São Benedito, o Museu da Marujada, o Colégio Mâncio (Liceu de Música), o Mercado de Carne, a Praça do Coreto, o Palácio Episcopal, o Bar Adega do Rei, o Mirante de São Benedito, etc. Uma cidade antiga, com muito valor histórico.
Esses são os principais pontos turísticos.
O que fazer em Bragança, uma cidade antiga importante do Pará, pode render um bom passeio pela Rota Turística Belém Bragança até chegar à cidade, que tem uma história fantástica. Os principais pontos turísticos dizem muito em relação à história da cidade.
Uma dica: para chegar, e antes de o que fazer em Bragança, a Rota Turística é uma boa maneira de conhecer a história da Estrada de Ferro que ligava as duas cidades durante 84 anos, no século passado, até 1964, quando o governo federal resolveu colocar um fim na estrada de ferro, num momento em que o Brasil apostava na construção de rodovias.
Link do vídeo:
Canal Turismo Aqui, no Facebook:
Canal Turismo Aqui, no YouTube:
Apresentação da série Os caminhos de Alter do Chão:
Os Caminhos de Alter do Chão - 1º episódio:
Apresentação do quadro Me Convida!!:
Santarém Miri, a primeira atração do quadro Me Convida!!:
E-mail: conexaooestep@gmail.com
Contatos:
(93) 99159-3223 - Venival Rodrigues
(93) 99122-1231 - Emanuel Júlio Leite
Estrada de Ferro Belém Bragança
Belém 4K by SamProject
Imagem e edição: Samuel Morais
Musica: Ai Menina - Som Livre
Agradecimento: Ana Caldeira - location
Pedal Rota Turística Belém-Bragança
Um pouco do registro que fiz na rota turística Belem-Bragança.
Verão 2016: Rota Turística Belém-Bragança - Snapchat
Inscreva-se em nosso canal e acompanhe todos os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Pará.
Estamos também no Facebook! Curta aqui:
Maravilhas do Pará/ Belém Maravilhosa/ Verão 2016/Belém do Pará/ Em Família
Ei pessoal!!! Tudo bom com vocês? genteeeee.... pensa em um passeio que esta sendo maravilhosoooo!!! cheio de alegria e amor, tá sendo uma alegria só! Graças a Deus. Esse vídeo é a continuação do ultimo que postei. Menina... E por falar em continuação, eu estou amando esse trem de continuaçãohahahah parece uma mini-serie, tô em LOVE com essa tecnologia! hahaha Beijão pessoal! Até o próximo video.
Snap: joaoversiani
Insta:@joaoglv
Face:João Gabriel Lacerda
Belém para Bragança
Oi seja bem-vindo ao meu canal, este canal se resume a vídeos de amigos, família, hobbies, viagens etc, com conteúdo totalmente aleatório e amador.
Belém para Bragança (JAN2008)
O Brasil Visto de cima - Portal da Amazonia Belém do Pará Brasil
Portal da Amazonia
Em Salinópolis 2019, a praia do Pará que conecta Belém com o mar
Salinópolis é a praia do Pará que conecta Belém com o mar. Mais conhecida como Salinas, é a praia mais badalada pelos paraenses da capital, e que fica distante cerca de 214 quilômetros de distância de Belém do Pará.
Salinópolis 2019 é o município do Pará mais indicado, especialmente no mês de julho, por quem mora em Belém. Têm praias, como Corvina, Farol Velho, Maçarico e Atalaia, que dão ao visitante escolher qual a melhor.
Salinópolis 2019 é também muito procurada pelos turistas, uma vez que o lugar oferece uma boa infraestrutura, com hotéis, pousadas e condomínios de bom padrão. Além do mais, existem restaurantes especializados em frutos do mar, como caranguejo, camarão e peixes regionais, como a pratiqueira.
Salinas, como Salinópolis, também é conhecida, oferece praia de mar, com as águas do Oceano Atlântico, para um público que gosta de frequentar o lugar de junho a outubro, quando o verão acontece.
Link do vídeo:
Canal Turismo Aqui, no Facebook:
Canal Turismo Aqui, no YouTube:
Apresentação da série Os caminhos de Alter do Chão:
Os Caminhos de Alter do Chão - 1º episódio:
Apresentação do quadro Me Convida!!:
Santarém Miri, a primeira atração do quadro Me Convida!!:
E-mail: conexaooestep@gmail.com
Contatos:
(93) 99159-3223 - Venival Rodrigues
(93) 99122-1231 - Emanuel Júlio Leite
Praça da Matriz de Bragança -Pa, Olha Nós com Rubis Cunha..
Hoje o nosso encontro e na praça Coronel Batista Junior, mais conhecida como praça da Matriz..O Caminho percorrido... saindo do comercio pela travessa vereador Marcelino castanho, pontos comerciais, uma das ruas mais movimentadas, imagens privilegiadas subindo, logo chegando na igreja matriz, uma bela paisagem, muito bem arquitetada, ponto aconchegante, local que muita gente vem fazer caminhada nos finais da tarde, bons encontros, hábitos perfeitos pra quem quer perder peso, aqui no centro encontramos o obelisco, segundo os historiadores no dia primeiro de outubro de 1923, representantes políticos, comerciantes, inauguraram nas comemorações do PRIMEIRO CENTENÁRIO DE ADESÃO DE BRAGANÇA ``a independência do Brasil, e depois de 16, o tempo e o vandalismo, fez com que a prefeitura fizesse toda a restauração do monumento que trás uma importância para nós... SE INSCREVA YOUTUBE olha nós com Rubis Cunha...
Estrada de ferro Belém Bragança
Criei este vídeo com o Editor de vídeos do YouTube (
CHEQUE MORADIA NA ROTA TURÍSTICA BELÉM - BRAGANÇA | COHAB Pa
Imagens
Diego Feitosa
Moisés Nascimento
Produção
Bruna Cabral
Rosa Borges (Ascom Cohab-PA)
Edição
Bruna Cabral
Diego Feitosa
Direção e roteiro
Bruna Cabral
Diego Feitosa