Praia ilha da Armona (Olhão) - Algarve
Viagem à ilha de Armona no Parque Natural da Ria Formosa, Concelho de Olhão no Algarve (Portugal).
Cais de embarque em Olhão 0:18
Barco que faz a travessia da Ria 0:31
Cais da Armona 0:57
Tolinhas Bar 1:25
Passadeira 1:52 2:36
Lagoa por detrás da Orbitur 2:05 6:45
Parque de Bungalows Orbitur 2:18
Restaurante Santo António 2:37
Zona da Costa/Mar 2:57
ilhéus que se formam com a maré baixa 4:56
Lado Oeste (Encontro da Ria com o Mar) 5:59
Partida 7:20
Moinho de Maré 7:48
Estaleiros 8:08
Chegada a Olhão 9:02
RIA FORMOSA 2015 - ILHA DA CULATRA
youtube.com/maximilianxavier
facebook.com/maximilianxavierphotography
Travesía Rota Ilha de Culatra
El 1 de septiembre partimos de Rota hacia el Algarve en Portugal, con la idea de conocer la Ilha de Culatra. Travesía perfecta salvo la jornada del día 3, en la que el fuerte viento nos hizo garrear y ya no nos fiamos de abandonar el barco para visitar tierra firme. Lo intentaremos otro año, pues éste solo disponíamos de 5 días.
Ilha da Culatra Olhão -Vista Aérea/Culatra Island Olhão-Aerial View
Vista Aérea da Ilha da Culatra Olhão Algarve Portugal/Culatra Island Olhão Algarve Portugal Aerial View
Caminhando pela linda Ilha da Culatra - Portugal / EUROTRIP
Passeio pela Ilha da Culatra, um lugar apaixonante no sul de Portugal região do Algarve. Partindo de Olhão em 30 minutos chegamos a Ilha da Culatra, caminhamos por cerca de 2 horas atravessando a Ilha e contemplamos cenários maravilhosos, na época em que lá estive era inverno e a Ilha estava deserta
Olhao portugal culatra island anchorage and beach 2000.09
Olhao eastern algarve portugal culatra island anchorage and beach prior to chatazito trip to savilla spain 2000.09
Greyhound20 under sail at Ilha da Culatra and Ilha da Armona
20150103
Trailer Sailor Portugal
Ilha do Farol/Algarve/Portugal ««Vista Aérea - Aerial View»»
RIA FORMOSA 2015 - ILHA DE TAVIRA
youtube.com/maximilianxavier
facebook.com/maximilianxavierphotography
Ilha de Santa Maria - Ria Formosa - Algarve
As ilhas da Ria Formosa são um dos ex-libris de Faro, a capital do Algarve localizada no Sul de Portugal.
A Ilha do Farol, uma das ilhas da Ria Formosa, fica localizada na Ria Formosa que tem o estatuto de Parque Natural e situa-se no Algarve, que é a região mais a Sul de Portugal Continental. Na Ilha do Farol há algumas habitações de pescadores, de residentes e de férias e é possível alugar casa. Há carreiras regulares de barco a partir de Olhão (todo o ano), junto ao Clube Náutico de Olhão, e de Faro (só no Verão), próximo do Quartel dos Bombeiros Voluntários. O percurso demora aproximadamente 25 minutos.
A Ria Formosa estende-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António e abrange uma área de cerca de 18400 hectares ao longo de 60 km desde o Ancão até à Manta Rota.
A Ria Formosa, a Sul, é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (Península de Faro que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro e a Península de Cacela que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas-barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha do Farol, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas) que servem de protecção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.
A Norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme, agricultável e por linhas de água doce que nela desaguam (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros e o Rio Gilão).
Tem a sua largura máxima junto à cidade de Faro (cerca de 6 km) e variações que nos seus extremos, a Oeste e a Este, atingem algumas centenas de metros.
O seu fundo é constituído essencialmente por sedimentos lagunares (matéria orgânica e vasa salgada), sedimentos continentais (oriundos do transporte pelas ribeiras e escorrência das águas das chuvas) e sedimentos arenosos (provenientes das correntes de maré, sobretudo nas barras, galgamentos e ventos) que se têm vindo a consolidar com a ajuda da morraça que é um tipo de vegetação predominante e característico desta região.
A sua fisionomia é bastante diversificada devido aos canais formados sob a influência das correntes de maré originando, desta forma, uma rede hidrográfica densa.
A origem deste sistema lagunar e do cordão dunar ainda não está devidamente esclarecido. Tudo pode ter começado com movimentos a nível da crosta terrestre a que, ao longo do tempo, se vieram juntar outros factores, tais como modificações na morfologia dos fundos marinhos, o movimento das ondas e a direcção das correntes, as variações havidas no nível do mar, os sedimentos provenientes das falésias do Barlavento e do Continente ou das linhas de água que desaguam na ria e as condições meteorológicas (chuvas, ventos e a diferença de temperaturas, entre outras).
No entanto, sabe-se que este conjunto de Ilhas Barreira, são do tipo transgressivo o que significa que vão recuando para o Continente através da acção do mar (galgamentos) e do vento (cortes eólicos), à medida que o nível do mar em relação ao Continente for subindo (actualmente estimado em 1,7 mm/ano). A prova evidente desta situação é que são descobertos, nos furos realizados nestas ilhas, depósitos lagunares imediatamente abaixo das acumulações arenosas. Logo, se as ilhas migrassem para o mar encontraríamos, nesses furos, areias e não depósitos lagunares.
A Ria Formosa é uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas. Está, por este motivo, inscrita na convenção de Ramsar, tendo o Governo Português assumido o compromisso de manter as características ecológicas da zona e de promover o seu uso racional. Esta área protegida está também classificada como zona de protecção especial no âmbito da Directiva 79/409/UE.
Camaleões da Ilha de Armona
Camaleons na Ilha de Armona, Algarve Portugal, no seu habitat natural.
CRESC ALGARVE 2020 - Ilha da Culatra 2019 Intervenção
ILHA DA CULATRA | A obra visou a requalificação do núcleo piscatório da Ilha da Culatra para melhor qualidade de vida da população e dos visitantes, reorganização de caminhos existentes, novas acessibilidades, valorização do largo da Igreja, nova zona de lazer, sinalética, reposicionamento das unidades de resíduos sólidos e não só... Uma intervenção desenvolvida pela Sociedade Polis da Ria Formosa com o apoio dos Fundos Europeus.
Ilha da Culatra. Ett paradis i Europa.
Vi spenderade några dagar för ankar utanför Ilha da Culatra på
Portugals sydkyst
Manta Rota - Algarve/Portugal ««Vista Aérea - Aerial View»»
Pequeños paraísos, Isla Culatra | AdventureCharly
Este vídeo es sobre el pasado verano, en una playa al sur de Portugal, en isla Culatra.
Música:
Mis redes sociales:
Instagram:
-
-
Twitter:
Mis acompañantes:
-
-
-
Armação de Pêra - Algarve/Portugal ««Vista Aérea - Aerial View»»
Olhão to Armona Island
Boat trip, in Ria Formosa, from Olhão Port to Armona Island, then return to Olhão.
Camera: SJ4000...and a few seconds on the beginning with a Fuji HS55EXR.
Volta às Ilhas - Islands Tour
Esta rota é umas das mais completas do nosso pacote. A visita começa em Olhão, seguindo-se a Ilha do Farol, a Ilha dos Hangares e uma paragem para almoço na famosa ilha piscatória, a Ilha da Culatra. Por fim, segue-se a ilha da Armona, onde podemos avistar a barra natural e onde fazemos uma paragem para também poder conhecer esta ilha turística.
This route is one of the most complete of our offer. The visit starts in Olhão, following the Farol Island, Hangares Island and has a lunch stop on the famous fishermen island, Culatra. Finally, we follow the Armona Island, where we can see the natural gate and where we make a stop to also get to know this tourist island.
Estrada N125 *Olhão Altura* Praia da Manta Rota - ALGARVE-2017
De OLHÃO pela N125 para a praia da Manta Rota .
Praia integrada na Baía de Monte Gordo ,no Parque Natural da Ria Formosa,freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve.