Aracati - Ceará
Aracati é um município do estado do Ceará, no Brasil, a 150 km da capital cearense Fortaleza, teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional.
Durante anos a cidade recebeu empreendimentos de grande porte como: A fábrica Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, Maris (Pescado), Sapatoterapia, o Aeroporto Dragão do Mar, Energia eólica e o Shopping Pinheiro.
Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor carnaval do Ceará.
Muito conhecida pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba.
O topônimo Aracati vem da língua tupi. Significa ar bom, tempo bom, pela junção de ara (ar, tempo) e katu (bom). Conhecida inicialmente no pequeno Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe, depois elevada à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati, hoje cidade do Aracati.
Os primeiros habitantes das terras de Aracati, os índios Potyguara, provavelmente entraram em contato com os europeus em 2 de fevereiro de 1500, através do navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que aportara no local denominado Ponta Grossa ou Jabarana, segundo o historiador Tomás Pompeu de Sousa Brasil.
A ocupação definitiva de Aracati teve início com o funcionamento das oficinas ou charqueadas do Ceará, que foram responsáveis por possibilitar a competitividade da pecuária no estado. Aracati transformou-se em produtor de carne seca e no principal porto de exportação deste produto para as regiões canavieiras, além de continuar a ser um ponto de apoio militar (Fortim de Aracati), agora com o intuito de proteger o porto, as transações comerciais e os habitantes contra os ataques de índios como os Payacu.
Em 10 de fevereiro de 1748, foi elevada à categoria de vila (ato oficial). No mesmo ano, foi erguido um pelourinho e empossada a câmara.
Em 1770, foram erguidas a Casa da Câmara e a Cadeia, na Rua do Comércio, antiga Rua das Flores. Em 1779, Aracati contava com cerca de 2 mil pessoas, cinco ruas e muitos sobrados e mais de setenta lojas. Em 1829, foi apresentada, na Assembleia Geral do Ceará, uma proposta que pretendia transferir a sede do Governo da Capitania para a Vila de Aracati, mas a proposta foi rejeitada. Em 25 de outubro de 1842, a vila foi elevada a condição de cidade pela Lei Provincial 244.
Em 1824, durante a Confederação do Equador, a vila de Aracati tornou-se palco de um dos acontecimentos marcantes da história do Nordeste Brasileiro: Tristão Gonçalves de Alencar Araripe chefiou tropas rebeldes que atacaram e arruinaram a localidade, permanecendo no local por uma semana. Aracati sofreu com as inundações do Rio Jaguaribe, hoje controladas com a construção de um dique.
A economia conta com sua base na agricultura, no cultivo do caju, coco-da-baía, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e carcinicultura (criação de camarões em cativeiro). Agropecuária: bovino, suíno e avícola. Seus solos possuem grande fertilidade natural. O sal e a extração mineral de argila são outras importantes fontes de renda do município.
A cidade conta com indústrias dos mais diversificados ramos: nos setores de perfumaria, produtos de limpeza, produtos minerais não metálicos, de madeira, produtos alimentícios, vestuário, calçados, tecidos, couros e peles, bebidas e extração mineral entre outros. Uma das principais fontes de economia do município é o turismo. Aracati é conhecida nacional e internacionalmente pela praia de Canoa Quebrada, o segundo destino mais procurado no estado do Ceará. Majorlândia e Quixaba também recebem destaque como praias secundárias.
O Mercado Público de Aracati é o centro de negócios do município que vem abastecendo (no atacado e varejo) durante anos a população da cidade, distrito e arredores.
A cidade possui a 4ª maior bacia de petróleo em terras do Brasil, a Fazenda Belém. O maior parque eólico do Ceará encontra-se instalado em Aracati, o parque eólico Bons Ventos.
Instituições culturais - Biblioteca Municipal; Museu Municipal; Centro de Artesanato e Teatro Francisca Clotilde.
Igrejas - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres; Igreja de Nosso Senhor do Bonfim; Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Nicho); Capelo de Nossa Senhora das Graças (Instituto São José); Paróquia Santo Antônio (Litoral); Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Sertão).
Principais eventos - Festa de Nossa Senhora do Rosário; Carnaval de Aracati; Festa do Senhor do Bonfim; Festa de São Sebastião; Festa do Município; Regata de Jangadas de Majorlândia; Festival Folclórico-cultural do Baixo-Jaguaribe; FESTMAR - Festival Internacional de Rua do Aracati; Paixão de Cristo do Aracati - Largo da Igreja Matriz.
Referências para o texto: Wikipédia.
Tour Drone Paraglider Aracati - Ceará - Brazil
Best Things To Do in Aracati, Brazil
Aracati Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Aracati. We have sorted Tourist Attractions in Aracati for You. Discover Aracati as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Aracati.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Aracati.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifAracatition of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Aracati, Brazil
Praias Do Ceara
Jaguaribe River
Majorlandia Beach
da Quixaba Beach
Lagoa do Mato Beach
Rua Grande
Retirinho Beach
Casa da Camara
Parapente Canoa Quebrada
Ruas de canoa quebrada Aracati-CE
Aracati
Cagece e o saneamento problemático em Aracati CE
Falei durante a transmissão do Aracati em Foco no Face @aracatiemfoconoface desta segunda-feira dia 11/03 sobre o estado de calamidade que vivem os moradores da Rua Hilton Gondim Bandeira (Aterro). Na filmagem, mostro e comento a situação, porém, alerto aos moradores que eles também são culpados pelo que acontece há anos pois só reclamam ocultamente. Conversei com quatro pessoas no local e mais outra que me enviou vídeos da fossa estourando dentro das casas, porém não teve um só cristão morador que aceitasse gravar depoimentos. Lamentável como aguentam tudo calado, querem que a imprensa resolva a situação que deixa pessoas doentes, com problemas para se alimentarem, sem dormir e mesmo assim não reagem, não colaboram podendo juntar um grupo de prejudicados e falarem através de gravação em vídeo
Inauguração das obras de requalificação do centro histórico de Aracati
Praça dos Maristas da solenidade de inauguração da obra de requalificação do centro histórico de Aracati. Tivemos o prazer de estar ao lado do Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, que representou o Governador Cid Gomes. Essa obra como nos falou o Bismarck, é a maior obra urbana do País e qualifica a sede do município para acolher bem seus moradores e também os que nos visitam.
Fizemos questão de ressaltar e ai com a presença do empresário e historiador Anterinho, que esteve conosco ainda em 2013, quando na Secretaria de Turismo, Bismarck nos apresentava essa magnifica obra e hoje ela é uma realidade para o nosso Aracati. Mesmo não estando ainda concluída já ocasiona nas pessoas a satisfação de uma cidade em transformação, repaginada.
Nossos agradecimentos ao Governador Cid Gomes, por ordenar obra de tão grande monta para Aracati e ao Bismarck, esse aracatiense dedicado a causa dessa cidade, que desde 2007, trabalhou, brigou se esforçou e não perdeu em nenhum momento a certeza de que veria essa obra se tornando realidade.
Na ocasião da inauguração Bismarck em nome do Governador Cid Gomes, assinou um aditivo no valor de 2 milhões 149 mil reais, que dará suporte a implantação de iluminação solar com luminárias modernas nas ruas e praças requalificadas e ainda para pavimentação no entorno da Praça Dom Luiz (Praça da Coluna).
Em nome do Governador Cid Gomes, Bismarck, também anunciou a autorização do inicio da obra de construção do Detran Regional de Aracati.
Conosco estiveram também o vice-prefeito Dr. Valdy Menezes, vereadores e secretários municipais.
JM FILMAGENS CARNAVAL CULTURAL ARACATI 2008 UNIVERSO NEGRO.wmv
Carnaval Cultura de Aracati 2008 filmado pelo grupo JM Filmagens na Rua Cel. Alexanzito (Rua Grande) REALIZAÇÃO Prefeitura Minucipal de Aracati ADMINISTRAÇÃO Expedito Ferreira da Costa SECRETÁRIA TURISMO Iane Sampaio DIRETOR DE CULTURA Flávio Marcelo IMAGENS Davi Félix Marcio Morais Marcio Fernandes EDIÇÃO JM Filmagens Rua Elizabeth Souto,1066 (88) 8803-7791 (88) 3433-4010 Aracati-Ce
Recuperação da Estrada de Aroerias - Aracati - CE
Recuperação da Estrada de Aroerias - Aracati - CE
Aracati Ceara Brasil
Aracati, Majorlandia Praia, Canoa Quebrada
Aracati
Na entrada ficavam os presos por homicídio. No dia da prisão o assassino ficava olhando o corpo de quem ele tirou a vida e, pela manhã, levava uma surra para, em seguida, encher a caixa d'agua manualmente. História de cadeia em Aracati, a 180 km de Fortaleza. A cidade teve grande importância no cenário sócio econômico da região por ter tido transporte fluvial intenso, época que recebeu arquitetura portuguesa do séc. XVIII, vista ainda hoje na fachada de seus casarões no Centro Histórico. Cadeia do século 18 no nordeste do Brasil. Tortura, lei, advogados, direito, brasil, antigo, sistema, funcionamento, cadeias, tratamento dos presos.
SHOWS DAS FAMILIAS Aracati 172 Anos de historia
Repetindo o sucesso do ano passado, o Governo Municipal de Aracati traz o ‘SHOWS DAS FAMILIAS’ duas noites repletas de adoração e louvor ao nosso Deus.
Na edição desse ano teremos o grupo Anjos de Resgate na sexta (28) e no Sábado (29) a grande cantora gospel Aline Barros, os dois pela primeira vez na região.
O evento ainda é em comemoração aos 172 anos do Município de Aracati e irá se realizar no Largo da Matriz.
Na ocasião será proibida a venda de bebidas alcoólicas.
O evento é uma realização do Governo Municipal de Aracati com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Conselho de pastores e lideres evangélicos de Aracati e comunidade Maranathá.
Venha você também receber sua benção e fazer parte dessa noite histórica.
Aracati leste andado em direçao ao dique
Dique de proteção da cidade de Aracati
Cortejo IX FESTMAR 2013 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI
TEATRO DE RUA
Festmar amplia programação
16.10.2013
imprimir
Cerca de 300 artistas de três continentes farão a festa da cultura nas ruas da cidade histórica do Litoral Leste
Aracati. Transformar mais uma vez as ruas históricas deste município como palco das várias linguagens da cultura teatral, é a principal proposta do IX Festmar, que acontecerá de 21 a 25 próximos.
Espetáculo Pequeno Grande Circo Brasil é um dos que poderá ser apreciado na programação artística do evento que já tem espaço consagrado no calendário de eventos culturais do Litoral Leste do Estado
O festival, um dos mais aguardados por artistas, grupos e público amante do teatro, foi incluído nas festividades de comemoração do aniversário de emancipação política de Aracati, que completará 171 anos.
A cidade, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, em especial suas praias, como Canoa Quebrada, agora também vira destaque internacional com a presença de artistas. Nas ruas históricas da cidade, eles apresentam o seu talento tendo como pano de fundo a beleza arquitetônica histórica.
Serão mais de 30 espetáculos classificados entre mais de 200 grupos representantes de três continentes que se inscreveram com o objetivo de disputar uma vaga no evento.
O teatro de rua vem sendo uma porta aberta para que os artistas possam formar plateias, e terem seus trabalhos reconhecidos por pessoas de diferentes gostos, idades e condição social.
O festival segue o que já foi cantado por Milton Nascimento, quando diz que o artista deve ir onde o povo está.
É o que acontece desde a sua criação no fim dos anos 90, na cidade de Aracati neste festival, que apresenta muitos rostos, cores, línguas que se misturam numa verdadeira festa da cultura.
Muitas vezes, apesar de falarem línguas diferentes, a expressão da arte não é comprometida e é entendida, já que o teatro não tem fronteiras, principalmente quando a rua é o palco.
O IX Festmar contará com a presença de cerca de 300 atores e atrizes, o que resultará na lotação de toda a rede hoteleira da cidade, representando ainda uma oportunidade de geração de renda extra para muitas famílias que aproveitam o momento para comercializar principalmente os produtos artesanais, típicos da região.
Serão cinco dias de programação para participantes e público. Todos vão às ruas prestigiar a presença da cultura popular, através do teatro, promovendo a festa nas praças e entre monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Internacional
Chegarão artistas do Brasil, Argentina, Venezuela, Peru e Moçambique. O evento é reconhecido como um dos maiores festivais do cenário nacional. Agora, ganha status de evento internacional, dada a importância que conquistou com as edições anteriores realizadas.
O momento também será marcado por homenagem, com o reconhecimento do trabalho do cearense Walden Luiz, que é ator, autor, diretor, figurinista e cenógrafo. Talvez por mexer com tantas atividades cênicas, tenha sido o segredo deste ator se manter permanentemente em cena durante mais 50 anos. A ideia do professor Tinoco Luna, no ano de 1999, cresceu e, a cada ano, desperta a atenção dos amantes da cultura e das belas paisagens deste pedaço do litoral cearense.
O Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB). Tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracati, patrocinado pela Secult-CE.
O que fazer em Canoa Quebrada em 1 dia: passeio de buggy, jangada e parapente (com preços)
O que fazer em Canoa Quebrada (Ceará)? Onde ficam os pontos turísticos? Quais são os principais passeios e excursões em Canoa Quebrada e nas praias vizinhas? Como se locomover na Rota das Falésias? Que dicas de viagem são importantes para aproveitar ao máximo a praia de Canoa Quebrada? Fazer turismo na região é acessível e barato? E hospedagem? Existem hotéis, pousadas, hostels e albergues bons e baratos? Onde comer em Canoa Quebrada? O que comprar? Quanto custa os principais produtos? Qual a melhor época do ano pra conhecer a Rota das Falésias? As respostas para essas e muitas outras perguntas estão na nossa playlist intitulada “Turismo em Canoa Quebrada”.
Neste vídeo específico, você vai saber o que é possível fazer em Canoa Quebrada (CE) durante um dia. Você vai conhecer a infraestrutura da praia, a rua principal Broadway, e as várias atividades disponíveis, como: passeio de quadriciclo, passeio de buggy, passeio de jangada, passeio de parapente e até passeio de cavalo. Além de tudo isso, há uma dica de restaurante para o almoço!
--------------------------------------------------
Para mais dicas de viagem e informações exclusivas, siga o Viajante Independente nas suas redes sociais favoritas:
● Instagram -
● Facebook (fan page) -
● Facebook (perfil) -
● Twitter -
*CONTATO COMERCIAL -
*E-MAIL COMERCIAL - comercial@viajanteindependente.com
--------------------------------------------------
*Link pro vídeo “Jericoacoara de Ônibus”:
*Link pro vídeo “Passeio de buggy na Rota das Falésias”:
Nosso JURA tocando na Broadway, CANOA QUEBRADA, Ceará, Brasil
Musico e artista plástico Juracy Montenegro Jura toca no restaurante Barcelona na Rua Dragão do Mar Broadway em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará.
Maravilhas do Brasil - Brasil Brazil Brasilien Brésil
Aracati leste andado em canoa quebrada
Os defeitos das ruas de canoa quebrada
Aracati - Ceará
Imagens da cidade de Aracati - Ceará.
*City of Aracati - Ceará
Aracati é um município do estado do Ceará, no Brasil, a 150 km da capital cearense Fortaleza, fundada em 11 de abril de 1747, teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o Revolucionário Eduardo Angelim, e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz, o pianista clássico Jacques Klein e o escritor Yury Teodósio.
Imagens: forista CEARENSE
Contos de Aracati, mito ou lenda? Não, Comédia!
Video da disciplina de multimidia do E-Jovem em Aracati.
O curta fala das lendas urbanas de aracati, contada de forma engraçada!!!
Foram mostrada as seguintes lendas:
1. O beco do museu que se fecha a meia noite com os casais de namorados;
2. A loira, que andava pelas ruas do Aracati;
3. O cortejo fúnebre que era visto por muitos mas de repente ele sumia.
1º Decolar Aracati dia 26/11/2016
Rua Aracati Alagada & Eu Dj Max Fazendo A Reportagem
Baiirro Mangueira Tlgd
Dj Max O Melhor dj Da Mangueira Fazendo Reportagem Meu Deusssssssss
Isso ñ é Onda kkkkkkkkkkkkkkkkk ^_^