Walking down Rua de Santa Maria (Santa Maria Street) in Guimaraes, Portugal
Don't forget to SUBSCRIBE! It's free, and makes sure you never miss any of our great travel videos. Thanks, your support means the world to us!
Walking through Rue De Santa Maria in Guimaraes, Portugal. It is a nice narrow street with many shops and things to see. Shot in June 2014.
Guimarães o berço de Portugal | Parte 1
Um percurso pelo centro histórico de Guimarães, desde o morro do Castelo, com o seu Paço Ducal, Castelo e Capela de S.Miguel, descendo pela Rua de Santa Maria, onde visitamos o Convento de Santa Clara, até chegarmos à Praça de Santiago, e o Largo da Oliveira, com o seu casario antigo, e a Igreja de Colegiada de Nª Srª da Oliveira, o Padrão do Salado e o Antigo Edificio dos Paços do Concelho. A cidade de Guimarães parece ter nascido já durante o período da alta idade média, em terras que pertenciam à Condessa Mumadona Dias e seu marido Conde Hermenegildo Mendes. Após a morte do Conde, nos meados do séc. X Mumadona Dias herdara Vimaranes, e teria de executar uma das verbas testamentárias do marido, a construção de um mosteiro para frades e freiras, dedicado ao Salvador do Mundo, à Virgem Maria e aos doze Apóstolos, sob a regra dos eremitas de S. Pacómio. Durante as invasões normandas, e a fim de proteger o Mosteiro contra as incursões dos vikings e mulçumanos, mandou construir na colina mais próxima do Mosteiro a primeira fortificação, de madeira e terra. Foi Cabeça do territorio do Condado Portucalense.
Walking around and exploring Guimaraes, Portugal
Don't forget to SUBSCRIBE! It's free, and makes sure you never miss any of our great travel videos. Thanks, your support means the world to us!
The historic city of Guimaraes, Portugal is very beautiful and has many tourist sights including the Guimaraes Castle, Palace of the Dukes of Braganza, Santa Maria street, Castle Church of St. Michael, statue of D. Afonso Henrique, Toural Square, Oliveira Square, Mumadona Square, Sao Gualter Church and the cable car to Penha Mountain. Shot in July 2014.
Guimarães Sightseeing Tour | Yellow Bus Tours
Ao visitar Guimarães deixe-se encantar pela cidade onde em 1143 nasceu Portugal! O emblemático Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança com o seu museu, a medieval Praça de Santiago ou as casas pitorescas da Rua de Santa Maria - todas as atrações do Turismo de Guimarães estão à sua espera!
ENG
Come and discover the charming city of Guimarães, where Portugal was born in 1143! The iconic Castle of Guimarães, Palace of the Dukes of Braganza and its museum, the medieval Santiago Square and the idyllic houses in Santa Maria Street – all of these attractions await you with Yellow Bus Guimarães!
Cinco ruas de Guimarães têm um novo nome durante 2 meses
(gmrtv.pt) O centro da cidade de Guimarães passou a ter cinco ruas com uma «nova» denominação. O mítico Largo do Toural é agora o «Largo Procuram-se Abraços» e a «Rua Cidade Amiga da Infância» está situada na Rua Rainha D. Maria II. Mas há mais.
A iniciativa insere-se na campanha «Procuram-se abraços», que tem como objectivo aumentar, em Guimarães, a rede de famílias de acolhimento, a fim de diminuir o número de crianças institucionalizadas. Até Abril, a toponímia vimaranense irá evocar referências simbólicas ao projecto desenvolvido pela associação «Mundos de Vida».
Top 15 Things To Do In Guimaraes, Portugal
Cheapest Hotels To Stay In Guimaraes -
Best Tours To Enjoy Guimaraes -
Cheap Airline Tickets -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Here are top 15 things to do in Guimaraes, Portugal
All photos belong to their rightful owners. Credit next to name.
1. Museu Arqueológico Martins Sarmento -
2. Guimarães Castle -
3. Palace of the Dukes of Braganza -
4. Igreja de São Francisco -
5. Alberto Sampaio Museum -
6. Historic Guimarães -
7. Monte da Penha -
8. Zona de Couros -
9. Largo da Oliveira -
10. Rua de Santa Maria -
11. Plataforma das Artes e da Criatividade -
12. Citânia de Briteiros -
13. Centro Cultural Vila Flor -
14. Church of São Miguel do Castelo -
15. Regional Gastronomy -
For business inquiries contact us at:
citytravelyt@yahoo.com
guimaraes portugal,guimaraes,portugal,things to do in portugal,visit portugal,portugal (country),what to do in portugal,visit guimaraes, travel guimaraes, guimaraes tour,guimaraes tourist,guimaraes guide,guimaraes attractions, guimaraes holiday, things to do in guimaraes, places to visit in guimaraes, guimaraes hotels,guimaraes flights,guimaraes airport,
BOMBOS A RUFAR NA FESTA DO PINHEIRO EM GUIMARÃES
A tradição manda que neste dia todos saiam à rua com o bombo e de forma espontânea façam a festa até não se poder pelas ruas do centro histórico de Guimarães.
Este é a primeira e a mais participada iniciativa das seculares festas Nicolinas na cidade berço de Portugal e que junta milhares de pessoas no tradicional cortejo do Pinheiro com um estrondoso coro de bombos sempre a rufar.
As raízes deste cortejo, remontam aos inícios do século XIX e o seu modelo mantém-se na essência, inalterado: o “Pinheiro” segue enfeitado com lanternas e um festão com as cores escolásticas (verde e branco), pousado em carros puxados por juntas de bois, levando à sua frente uma representação da figura da deusa Minerva, deusa da sabedoria (que na realidade é desempenhada por um homem travestido com um traje de soldado romano).
O cortejo é liderado pela figura máxima deste dia, um membro da Comissão de Festas, o Chefe de Bombos. É ele quem conduz e lidera todo o cortejo do “Pinheiro”, e atrás de si e da sua “boneca” – que usa para marcar o ritmo dos bombos – seguem os estudantes, novos e velhos, rufando nas caixas o toque do Pinheiro e batendo forte nos bombos ao ritmo marcado pelo Chefe de Bombos.
O “Pinheiro” encerra igualmente uma simbologia que se prende com o facto de ser tradicionalmente conduzido apenas pelos homens da cidade. O “Pinheiro” é, neste sentido, a representação simbólica e figurativa da órgão sexual masculino (daí o facto de se escolher, por tradição, “o mais alto pinheiro da região”), que é ostentado orgulhosamente pelos homens da cidade, numa manifestação de masculinidade durante o cortejo que se mantém inalterada nos comportamentos dos participantes até aos nossos dias.
O cortejo arranca sempre à meia-noite (0.00h), saindo como antigamente do Terreiro do Cano ao lado do Campo de S.Mamede (parte alta da cidade), passando depois pelo Castelo de Guimarães, vindo depois a terminar no Largo de S.Gualter, ao lado da Igreja de Santos Passos, num local agora definitivo, onde tem uma placa evocativa.
A Tâmega TV acompanhou esta tradição e o desfile do Pinheiro que juntou milhares de pessoas.
Guimarães, Portugal, 2017 08 30
Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, pertencente à antiga província do Minho.
É sede de um município com 240,95 km² de área e 158 124 habitantes (2011)
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica. Foi ainda Cidade Europeia do Desporto (CED), em 2013. Nesta última, Guimarães foi distinguida como sendo a melhor CED de 2013.
Guimarães é muitas vezes designada como Cidade Berço, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como O Berço da Nação Portuguesa. Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade Aqui nasceu Portugal, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.
Após a acção política de reconquista organizada pelo Reino das Astúrias, com a intervenção do fidalgo Vimara Peres ainda no remoto século IX, a fundação medieval da actual cidade tem as suas raízes no remoto século X. Foi nesta altura que a condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Gonçalves, mandou construir, na sua propriedade de Vimaranes, um mosteiro dúplice, que se tornou num pólo de atracção e deu origem à fixação de um grupo populacional conhecido como vila baixa. Paralelamente e para defesa do aglomerado, mandou construir um castelo a pouca distância, na colina, criando assim um segundo ponto de fixação na vila alta. A ligar os dois núcleos formou-se a Rua de Santa Maria.
Posteriormente o Mosteiro transformou-se em Real Colegiada e adquiriu grande importância devido aos privilégios e doações que reis e nobres lhe foram concedendo. Tornou-se num afamado Santuário de Peregrinação, e de todo o lado acorriam crentes com preces e promessas.
A outorgação, pelo conde D. Henrique, do primeiro foral nacional (considerado por alguns historiadores anterior ao de Constantim de Panóias), em data desconhecida, mas possivelmente em 1096,[ atesta a importância crescente da então vila de Guimarães, escolhida ainda como capital do então Condado Portucalense.
Aqui se daria, a 24 de Junho de 1128, a Batalha de São Mamede.
Como a vila foi-se expandindo e organizando, foi rodeada parcialmente por uma muralha defensiva no reinado de D. Dinis. Entretanto as ordens mendicantes instalam-se em Guimarães e ajudam a moldar a fisionomia da cidade. Posteriormente, os dois pólos fundem-se num único e após o derrube da muralha que separava os dois núcleos populacionais no reinado de D. João I, a vila intramuros já pouco mudará, expandindo-se extramuros com a criação de novos arruamentos como a Rua dos Gatos.
Haverá ainda a construção de algumas igrejas, conventos e palácios, a formação do Largo da Misericórdia (actual Largo João Franco) em finais do século XVII e inícios do XVIII, mas a sua estrutura não sofrerá grande transformação. Será a partir de finais do século XIX, com as novas ideias urbanísticas de higiene e simetria, que a vila, elevada a cidade, pela Rainha D. Maria II, por decreto de 23 de Junho de 1853, irá sofrer a sua maior mudança.
Será autorizado e fomentado o derrube das muralhas, haverá a abertura de ruas e grandes avenidas como o actual Largo de Martins Sarmento, o Largo da Condessa do Juncal e a Alameda de São Dâmaso, e a parquização da Colina da Fundação. No entanto, quase tudo foi feito de um modo controlado, permitindo assim a conservação do seu magnífico Centro Histórico.
A 28 de Junho de 2013, a Cidade de Guimarães foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
GUIMARÃES - PORTUGAL - VISITE À PIED - PARTIE 1
Guimarães - Portugal - Visite à pied - Partie 1
Guimarães est une très belle ville située au nord du Portugal. Son centre historique médiéval, classé au Patrimoine mondial de l'Unesco en 2001, gravite autour de trois jolies places fort animées, soit le Largo da Oliveira, le Largo do Toural et le Largo da República do Brasil.
Cette première partie de l'itinéraire débute au parc de stationnement Das Hortas et se termine à l'auberge Fa située dans le Largo da Misericordia.
Nous avons d'abord visité l'Église de Notre-Dame de la Consolation (Igreja de Nossa Senhora da Consolação) située dans le Largo da República do Brasil. Elle se situe devant une série de magnifiques jardins.
Par la suite, nous sommes passés devant la chapelle Notre Dame de Guia (Capela de Nossa Senhora da Guia), érigée en 1727, ainsi que le musée Alberto Sampaio qui abrite, semble-t-il, de magnifiques pièces d'art sacré.
Nous avons fait un petit détour vers le Largo de Donães entouré de jolis bâtiments et nous nous sommes ensuite dirigés vers le Largo da Oliveira.
Le Largo da Oliveira est une des places les plus animées de Guimarães. On y retrouve plusieurs bâtiments historiques de style gothique dont l'ancien Hôtel de Ville, l'église de Nossa Senhora da Oliveira ainsi qu'un monument commémorant la bataille de Salado (Parão do Salado).
On y retrouve également de nombreux cafés qui possèdent d'agréables terrasses. C'est justement à un de ces cafés que nous nous sommes attablés pour prendre notre souper.
En passant sous les arcades de l'ancien Hôtel de Ville, nous accédons au Largo de São Tiago qui possède également de nombreux cafés et de forts jolies demeures.
.
Tout près, dans le Largo da Tulha, se trouve la Torre dos Almadas qui faisait partie jadis d'une très grande maison. Cette maison a été détruite. Cependant, la tour a été conservée.
Nous nous sommes dirigés ensuite vers la rue de Santa Maria, une rue très étroite bordée de maisons datant des 14e et 15e siècles. On y découvre d'ailleurs un joli portail.
C'est sur cette rue que se trouve l'ancien Convento de Santa Clara. Il abrite aujourd'hui l'Hôtel de Ville (Câmara Municipal).
Nous nous sommes éloignés un peu du centre-ville pour aller voir le Couvent de Santo António dos Capuchos qui a été érigé au 17e siècle. Il abrite un musée qui valorise le patrimoine artistique et culturel.
Nous sommes revenus sur nos pas et sommes passés devant le palais des ducs de Bragance (Paço dos duques de Bragança) érigé au 15e siècle et restauré au milieu du 20e siècle. Il est possible de le visiter.
Puis, en grimpant la petite colline, nous avons d'abord croisé la chapelle de Saint Michel du Château (Capela de São Miguel do Castelo) où le premier roi du Portugal Afonso Henriques aurait été baptisé.
Nous sommes montés tout au haut de cette colline où se dresse le château de Guimarães. Nous ne l'avons pas visité. Nous n'avons fait que suivre le petit sentier qui en fait le tour.
Tout près du château se trouve l'église de São Dâmaso dont la construction s'est terminée au 18e siècle. Nous ne l'avons pas visité, mais pour votre information, son intérieur est décoré de dorures et carreaux illustrant la vie du Pape Saint Damase.
En revenant vers notre auberge (Hostel Fa), nous avons aperçu une autre église, celle de Nossa Senhora do Carmo de style baroque. Sa construction remonte au 17e siècle et elle était dédiée à Santa Teresa.
********************************************************************
AUTRES VIDÉOS :
ABONNEZ-VOUS ►
SUIVEZ NOUS :
• BLOGGER ►
• INSTAGRAM ►
• FLICKR ►
• TWITTER ►
Chegada do Pai Natal a Escola de Santa Maria de Airão Guimarães .... Quinta da Pereira
GUIMARÃES - PORTUGAL - VISITE À PIED - PARTIE 2
Guimarães - Portugal - Visite à pied - Partie 2
Nous avons débuté la seconde partie de la visite de Guimarães au Largo da Misericórdia où se situe l'Hostel Fa qui est en fait l'auberge où nous avons passé la nuit.
Piétons et véhicules se partagent cette place entourée de jolis bâtiments, abritant entre autres des cafés et restaurants, et de quelques monuments dont le buste de João Franco et la statue de Afonso Henriques, premier roi du Portugal.
A côté de la petite chapelle, on retrouve une fontaine de granit comprenant deux robinets qui date du début du 19e siècle.
S'y trouvent également la Cour d'Appel ainsi que le bâtiment abritant la Sainte Maison de la Miséricorde (Santa Casa Misericórdia) qui fournit entre autres une assistance sociale destinée aux personnes âgées et aux personnes handicapées.
La Chapelle (Capela) de São Crespim est située sur la rue Rainha D. Maria II, tout près du Largo da Misericórdia. Elle date du 18e siècle. Sa façade principale, de style néo-baroque, est très jolie. Je crois qu'elle n'est ouverte que les vendredi et samedi matins.
Nous nous sommes dirigés par la suite vers le Largo do Toural qui s'avère très pittoresque avec ses charmantes maisons typiques aux nombreuses fenêtres devant lesquelles ont été posées de belles grilles de fer forgé.
On y retrouve également une magnifique fontaine autour de laquelle s'arrêtent les gens du quartier pour discuter entre eux ainsi que la Basilique de São Pedro, une église de style néo-classique du 18e siècle, mais qui a également été rénovée aux cours des siècles.
Nous avons fait un petit détour vers la rue Dom João I où se situent entre autres l'église de São Domingos, temple gothique qui date du 14e siècle, ainsi que Venerável Ordem Terceira de São Domingos.
Juste à côté se trouve un autre bâtiment qui faisait partie du couvent de São Domingos. Il abrite la chapelle du Venerável Ordem Terceira de São Domingos, une institution qui accueille et vient en aide aux personnes âgées défavorisées.
Nous avons terminé notre visite devant l'église São Francisco érigée au début du 15e siècle. Elle a subi des transformations par la suite. Sa façade principale est réellement jolie avec ses panneaux d'azulejos, ses nombreuses fenêtres et ornements décoratifs.
********************************************************************
AUTRES VIDÉOS :
ABONNEZ-VOUS ►
SUIVEZ NOUS :
• BLOGGER ►
• INSTAGRAM ►
• FLICKR ►
• TWITTER ►
Guimaraes, Portugal City Guide! Complete firsthand travel guide - everything you need to see!
In this video we are off to Guimaraes, Portugal! It's my first time in Portugal, and I talk about all the best sites, attractions, and things to do in this firsthand travel guide.
If you are traveling to Guimaraes, this video guidebook will give you lots of great information to plan your trip. Find out about how you get there, where to stay, what you need to know, and everything I loved Guimaraes. We talk about the city, monuments, the old city, Rua de Santa Maria, Church of Sao Gualter, Largo Toural, Largo Oliveira, Mumadona Square, Church of Sao Miguel do Castelo, Guimaraes Castle, Palace of the Dukes of Braganza, the cablecar to Penha mountain, the sights on Penha mountain, Sanctuary of Penha, Pope Pius IX statue, Grotto of our Lady Lourdes, Grotto of our Lady of Mount Carmel, Chapel of St. Christopher, and much more.
Thanks for watching! Don't forget to subscribe to the channel and leave a comment!
Connect with me on social media:
Twitter:
Instagram:
Reddit:
Walking around Largo do Toural (Toural Square) in Guimaraes, Portugal
Don't forget to SUBSCRIBE! It's free, and makes sure you never miss any of our great travel videos. Thanks, your support means the world to us!
Toural Square has been known as the heart of Guimaraes, Portugal - it was originally outside the city calls and where the cattle fair went on. Shot in July 2014.
Role no castelo de Guimarães, Portugal
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ Tou por aqui sempre ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Meu Instagram:
Meu Grupo no Telegram: baixe o app Telegram e clique no link
Meu Grupo no Facebook:
Minha página Facebook:
______________________________________________________
⇓ ⇓ ⇓ Quer um auxílio na preparação da sua migração? ⇓ ⇓ ⇓
Call me my Brother:
Email para contacto canalvinotube@gmail.com
______________________________________________________
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ Nossos parceiros ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
✔ Fazer o NIF NISS e Conta em banco
Camila:
Whatsapp +351 914 309 651
✔Passagens Aéreas
Alexandre Neto
+55 62 99917 2389
______________________________________________________
______________________________________________________
#Portugal #viveremportugal #BrasileirosemPortugal #trabalhoemPortugal #custodevidaemPortugal #moraremPortugal
Incêndio em Guimarães, Rua da Liberdade. 23 Outubro 2016
Imagens Aéreas EXCLUSIVAS REPORVIDEO DIGITAL
GUIMARÃES - PORTUGAL - 2018
Viagem Familia D'Azevedo Portugal
Maria Antónia, uma das vendedoras de castanhas de Guimarães
guimaraesdigital.com | Assar castanhas exige saber e a técnica afirma-se também como uma arte. Para Maria Antónia Machado, o ofício está associado à história da sua vida.
Desde os 12 anos que dá volta ao fruto que ganha sabor com as voltas que dá no assador, apregoando quentinhas e boas. É a mais antiga vendedora de castanhas a exercer actividade nas ruas de Guimarães. Não tem vergonha do fumo, nem da cor que o carvão imprime nas suas mãos.
Conheça um pouco da sua história e da sua actividade tão característica.
CASTELO DE GUIMARÃES PORTUGAL PARTE 2
GUIMARÃES TEM SUAS BELEZAS INCOMUNS , COM SEUS GRANDES CASTELOS,
DA ÉPOCA MEDIEVAL, GRANDIOSOS E COM SUA ARQUITECTURA ÚNICA QUE NOS FAZ PENSAR !!
COMO É QUE NAQUELA ÉPOCA SEM GUINDASTES OU OUTRO TIPO DE GUINCHOS SE CONSEGUIA ERGUER BLOCOS DE PEDRA MACIÇA TAO ALTOS !!!
Castelo de Santa Maria da Feira 4k
O Castelo da Feira, também referido como Castelo de Santa Maria da Feira e Castelo de Santa Maria, localiza-se na freguesia e cidade da Feira concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, em Portugal. Wikipédia
castelo Santa Maria da Feira
Fevereiro de 2015 no Castelo de Santa Maria da Feira, por Ases Vorazes.