Igrejas dos Jesuítas. Guarapari e a Igreja N. Sra. da Conceição. Escola da Fé Carapina ES
Cerca de 40 alunos da Escola da Fé, da Paróquia São José Operário de Carapina, Serra, ES, no dia 15 de maio de 2011, estiveram visitando cinco História de Guarapari e da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Alunos da Escola da Fé Paróquia de Carapina ES Igrejas históricas, construídas no Sul do Estado do Espírito Santo, numa peregrinação de fé, aprendizado, amizade, confraternização, partilha e muita emoção. Em 13 de Julho de 1553 o Jesuíta José de Anchieta, da Missão Evangelizadora do Novo Mundo chega ao Brasil com a missão de organizar o Colégio de Jesus. Neste mesmo ano visita a Aldeia de Reritiba, atual cidade de Anchieta, onde fica maravilhado com a beleza do litoral da Capitania do Espírito Santo. Sendo assim, os jesuítas decidiram ser este o lugar para a catequização dos índios e fundaram quatro redutos. Sendo a Primeira Aldeia a de São João entre a Serra e Vitória, em Carapina, no ano de 1562; a Segunda a de Reritiba (atual Anchieta), em 1565; a Terceira a de Reis Magos em Nova Almeida, em 1569 e a Quarta e última, a de Guarapari, no ano de 1585. O Padre José de Anchieta fundou a Capela devotada a Santa Ana no alto da colina recebendo o nome de Aldeia dos Jesuítas, depois; Aldeia de Nossa Senhora, depois; Aldeia do Rio Verde ou Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, hoje, GUARAPARI.
A colonização de Guarapari começou no ano de 1569 e sua fundação em 1585. Após 100 anos, em 1677, o Donatário da Capitania; Francisco Gil de Araújo construiu outra Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição; sendo hoje suas ruínas Patrimônio Histórico. A origem do nome Guarapari é derivada do vocabulário indígena Guará (ave vermelha) Ibis Rubra e parim (manca). Marco da presença jesuítica em Guarapari, construída no século XVI a Igreja teve sua conclusão no ano de 1585. A primeira invocação foi a Sant' Anna. Possuía portada em cantaria de pedra de liós e uma torre localizada entre a capela e o que teria sido a residência anexa à direita.
O templo construído em 1677, em honra a Nossa Senhora da Conceição, possuía mais espaço para as celebrações e foi localizado no mesmo morro da antiga capela e de frente para a mesma a cerca de 300 metros de distancia, onde hoje se vê as ruínas de uma igreja, que nunca foi inaugurada por ter sido local de incêndio. A elevação da aldeia a vila de Guarapari ocorreu em 1679.
Os alunos da Escola da Fé, da Paróquia São José Operário de Carapina, foram recepcionados pelo Vigário Paroquial, Pe. Marcio Almeida Ghil, (foto ao lado), em nome do Pároco Pe. Jorge Campos Ramos e, por pessoas da Comunidade, entre os quais a Pesquisadora, Beatriz Bueno Graeser, que proferiu lingeira palestra sobre a história da Igreja e sobre as Areias Monazíticas de Guarapari. Após a recepção a Comunidade local ofereceu um lanche para os alunos da Escola da Fé, Professor José Antônio e Padre Pedro Settin.
Ficha Técnica:
Foi construída em 1585, pelo Padre José de Anchieta, que escreveu um auto em Tupi para sua inauguração. Localizada no Morro da Igreja, a Velha Matriz, que inicialmente foi dedicada a Sant´Ana e a Santa Maria, quase 170 anos depois, passou a ser Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1878, foi reformada e a fachada ganhou detalhes neo-barroco. Em 1978, a Igreja passou a fazer parte do patrimônio nacional. Atualmente, onde era a Sacristia, está funcionando um Museu sacro, que inclui, em seu acervo, castiçais, cálices, crucifixos e imagens do século XVIII de várias Santas.
Localização: Guarapari, ES.
Acesso: Morro da Igreja, em Guarapari que é um dos mais belos e procurados balneários do Brasil, que está situada no litoral sul do Espírito Santo, numa distância de 51 km da capital Vitória.
Cidade de Guarapari ES. Chegando a Igreja Jesuítica e histórica de Nossa Senhora da Conceição
Cidade de Guarapari ES. Chegando a Igreja Jesuítica e histórica de Nossa Senhora da Conceição No dia 6 de maio em uma Visita de cunho didático para conhecimento da história das Igrejas Capixabas estiveram visitando a Igreja e Várias Igrejas do Sul do Estado o Professor José Antônio e Padre Pedro Settin, Italiano e Comboniano e o Alunos dos dois da Escola da Fé da Paróquia São José Operário o escritor Clério José Borges autor dos Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões. clerioborges.com.br
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Guarapari)
Foi construída em 1585 pelo padre José de Anchieta, que escreveu na sua inauguração um Auto em tupi. O padre também foi o responsável pela criação da Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, o embrião que gerou a cidade Guarapari, que fica 54 Km ao Sul de Vitória, capital do Espírito Santo. Em 1878, a igreja foi reformada e a fachada ganhou detalhes neobarroco. Em 1978 a igreja passou a fazer parte do patrimônio histórico nacional. Atualmente, onde era a sacristia funciona o Museu Sacro, que tem em seu acervo objetos do século XVIII. O nome Guarapari tem origem na língua Tupy-Guarani, onde GUARÁ é uma garça de coloração vermelha e PARY uma armadilha ou laço que faz a sua captura. O padre Anchieta é o mesmo, que no dia 25 de março de 1554, fundou na companhia do jesuíta Manuel da Nóbrega a Vila de São Paulo de Piratininga, atual cidade de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo.
Chegando nas ruinas no Espirito Santo
Subimos o rio e chegamos as ruinas, como um final muito bom, igual
bruxa de Blair. rsrsrs
Igreja da Conceição em Guarapari, ES
Igreja da Conceição em Guarapari, ES
22/06/2016 - REPÓRTER NOS BAIRROS - RUINAS IGREJA
08/12/2017 - MISSA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
#Padroeira
Banda lira de ouro inicia homenagens a Nossa Senhora da Conceição com Alvorada às cinco da manhã.
Sítio Histórico de Guarapari no Espírito Santo
O Sítio Histórico de Guarapari fica situado no Centro da cidade. É composto pela antiga matriz de Nossa Senhora da Conceição, Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Poço dos Jesuítas, Gruta de Santana e o Radium Hotel. Também há o cemitério São João Batista o 1º do município, que faz parte do Sítio Histórico, porém não consta no vídeo.
Interior da Igreja de Nossa Sra da Ajuda em Araçatiba, Viana, ES. Pe Pedro Settin José Maria Hime
Interior da Igreja de Nossa Sra da Ajuda em Araçatiba, Viana, ES. Pe Pedro Settin José Maria Hime Araçatiba Terra de descendentes de Escravos. Fazenda dos Jesuitas Espanhóis em Araçatiba e Igreja Nossa Senhora da Ajuda Araçatiba é uma palavra indigena originada da Planta Araçá e do nome da filha de um Cacique chamada de Tiba. A Comunidade teria surgido por volta de 1665, com a chegada dos Jesuítas espanhóis chegando na Região habitada pelos Índios Tupiniquins e contando com o trabalho dos Índios, os Jesuítas construíram a Fazenda Araçatiba, com o cultivo da Cana de Açucar, abrindo o Canal no rio Jacarandá por onde escoavam o açúcar para Vitória. Os Je´suítas no local construíram a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda que no princípio era uma construção muito simples. Em 1849, o Coronel Sebastião Vieira Machado, filho do Coronel Bernardino assumiu a Fazenda trazendo 800 negros e negras escravizados para dar continuidade aos trabalhos da Fazenda Araçatiba. Neste ano foi reformada a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda lhe dando característica de uma construção portuguesa. Do lado da Igreja há um Casarão em ruínas que segundo consta seria o local da antiga Casa dos Padres. No dia 6 de maio em uma Visita de cunho didático para conhecimento da história das Igrejas Capixabas estiveram visitando a Igreja e Várias Igrejas do Sul do Estado o Professor José Antônio e Padre Pedro Settin, Italiano e Comboniano e o Alunos dos dois da Escola da Fé da Paróquia São José Operário o escritor Clério José Borges autor dos Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões. clerioborges.com.br
Ruínas da igreja nossa senhora de Conceição, tombado pelo patrimônio histórico desde a segunda gerra
Curta @associacaoenvolvimento Vamos conhecer um pouco mais sobre a história das Ruínas?
Curta @associacaoenvolvimento
Vamos conhecer um pouco mais sobre a história das Ruínas? ????????
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔Construída em 1677 pelo donatário da capitania Francisco Gil de Araújo, a Igreja foi dedicada a Nossa Senhora Da Conceição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔Erguida com pedras sobrepostas, unidas por uma espécie de mistura feita de barro, conchas trituradas, areia e óleo de baleia, possui elementos arquitetônicos bastante refinados para a época.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔Curiosamente a construção pegou fogo e nunca chegou ao fim. O que se consegue avistar com mais precisão é a torre do campanário em meio às Ruínas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔Mais uma curiosidade: no meio do século, as Ruínas serviram de cemitério. Além disso, serviram como horta para os alunos da primeira escola de Guarapari e até como cadeia!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔Patrimônio histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1989, esse é mais um pedacinho da história de Guarapari. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Siga nosso canal para se envolver cada vez mais com Guarapari ???? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
???????? @vemosconteudo
São muitas Emoções.
▫▫▫▫▫▫▫▫▫▫
FIQUE PERTO DA PRAIA!
Informações e Reservas no nosso
Whatsapp 027 999981929
@descubraoespiritosanto @Mtur @OYO.Brasil @terracapixaba
@vivamaisguarapari
#DescubraoES #GUARAPARI #TODEOYO #TôdeOYO #FiquedeOYO #oyobrasil #oyohoteis #livingthegoodlife #DeOYO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#ruínasguarapari #guarapari #espiritosanto #vocêsabiaguarapari #euamo_es #descubraoes #capixabadecoracao #euamoguarapari #capixabadagema #ig_espiritosanto #melhoresdestinos #destinosbrasileiros #guiacapixaba #soumaises #vistacapixaba #terracapixaba #belezascapixabas #somoscapixaba #patrimoniohistorico #turismocultural
Engenho de São Pedro - ruínas da igreja colonial.
Informações históricas de Sergipe.
Ruinas Distrito de Queimado Serra-ES
Inscreva:
Acesse e curta a pagina:
Um locla bacana de se visitar pra reelembrar o triste passado que deve ser apagado ou talves nunca esquecido
Pesquisadora, Beatriz Bueno fala sobre Guarapari para alunos da Escola da Fé de Carapina ES
Pesquisadora, Beatriz Bueno Graeser fala sobre Guarapari para alunos da Escola da Fé de Carapina ES Cerca de 40 alunos da Escola da Fé, da Paróquia São José Operário de Carapina, Serra, ES, no dia 15 de maio de 2011, estiveram visitando cinco História de Guarapari e da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Alunos da Escola da Fé Paróquia de Carapina ES Igrejas históricas, construídas no Sul do Estado do Espírito Santo, numa peregrinação de fé, aprendizado, amizade, confraternização, partilha e muita emoção. Em 13 de Julho de 1553 o Jesuíta José de Anchieta, da Missão Evangelizadora do Novo Mundo chega ao Brasil com a missão de organizar o Colégio de Jesus. Neste mesmo ano visita a Aldeia de Reritiba, atual cidade de Anchieta, onde fica maravilhado com a beleza do litoral da Capitania do Espírito Santo. Sendo assim, os jesuítas decidiram ser este o lugar para a catequização dos índios e fundaram quatro redutos. Sendo a Primeira Aldeia a de São João entre a Serra e Vitória, em Carapina, no ano de 1562; a Segunda a de Reritiba (atual Anchieta), em 1565; a Terceira a de Reis Magos em Nova Almeida, em 1569 e a Quarta e última, a de Guarapari, no ano de 1585. O Padre José de Anchieta fundou a Capela devotada a Santa Ana no alto da colina recebendo o nome de Aldeia dos Jesuítas, depois; Aldeia de Nossa Senhora, depois; Aldeia do Rio Verde ou Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, hoje, GUARAPARI.
A colonização de Guarapari começou no ano de 1569 e sua fundação em 1585. Após 100 anos, em 1677, o Donatário da Capitania; Francisco Gil de Araújo construiu outra Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição; sendo hoje suas ruínas Patrimônio Histórico. A origem do nome Guarapari é derivada do vocabulário indígena Guará (ave vermelha) Ibis Rubra e parim (manca). Marco da presença jesuítica em Guarapari, construída no século XVI a Igreja teve sua conclusão no ano de 1585. A primeira invocação foi a Sant' Anna. Possuía portada em cantaria de pedra de liós e uma torre localizada entre a capela e o que teria sido a residência anexa à direita.
O templo construído em 1677, em honra a Nossa Senhora da Conceição, possuía mais espaço para as celebrações e foi localizado no mesmo morro da antiga capela e de frente para a mesma a cerca de 300 metros de distancia, onde hoje se vê as ruínas de uma igreja, que nunca foi inaugurada por ter sido local de incêndio. A elevação da aldeia a vila de Guarapari ocorreu em 1679.
Os alunos da Escola da Fé, da Paróquia São José Operário de Carapina, foram recepcionados pelo Vigário Paroquial, Pe. Marcio Almeida Ghil,, em nome do Pároco Pe. Jorge Campos Ramos e, por pessoas da Comunidade, entre os quais a Pesquisadora, Beatriz Bueno Graeser, que proferiu lingeira palestra sobre a história da Igreja e sobre as Areias Monazíticas de Guarapari. Após a recepção a Comunidade local ofereceu um lanche para os alunos da Escola da Fé, Professor José Antônio e Padre Pedro Settin.
Ficha Técnica:
Foi construída em 1585, pelo Padre José de Anchieta, que escreveu um auto em Tupi para sua inauguração. Localizada no Morro da Igreja, a Velha Matriz, que inicialmente foi dedicada a Sant´Ana e a Santa Maria, quase 170 anos depois, passou a ser Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1878, foi reformada e a fachada ganhou detalhes neo-barroco. Em 1978, a Igreja passou a fazer parte do patrimônio nacional. Atualmente, onde era a Sacristia, está funcionando um Museu sacro, que inclui, em seu acervo, castiçais, cálices, crucifixos e imagens do século XVIII de várias Santas.
Localização: Guarapari, ES.
Acesso: Morro da Igreja, em Guarapari que é um dos mais belos e procurados balneários do Brasil, que está situada no litoral sul do Espírito Santo, numa distância de 51 km da capital Vitória.
Pesquisadora, Beatriz Bueno fala sobre Guarapari para alunos da Escola da Fé de Carapina ES
Relíquia do Brasil Colônia!
Ruínas da igreja de pedra do Brasil Colônia erguida em Barra do Guaicuí
Sbt Pará (21/07/2015) Ruínas do Murucutu
Quando foi construído no século XVIII, o Engenho Murucutu era um dos melhores e mais bem equipados do Pará, segundo historiadores. No local, eram produzidos açúcar e cachaça. Completamente abandonado, o que resta atualmente são apenas pequenas lembranças. A menos de dez quilômetros do centro de Belém, o espaço agora é um atrativo aos amantes da história da região.
Curta nossa Fanpage:
Siga nosso Twitter:
TRISTES RUÍNAS DO BRASIL RURAL
Memória Sertão Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Pilar
Você conhece a história das ruínas da igreja de Nossa Senhora do Pilar? Situada a 5km de Santa Maria da Boa Vista, a capela fundada em 1702 pelos Jesuítas tinha a intenção de catequizar os índios da região. Anos mais tarde, o local foi abandonado pelos indígenas e religiosos após uma cheia do rio São Francisco que inundou a área. Conheça mais detalhes dessa história em mais uma edição do Memória Sertão.
##RTVC00022017082900030001###
Conheça o trabalho dos jesuítas no ES_ESTV 2ª Edição
No último sábado (16/03) a TV Gazeta, afiliada Rede Globo no Espírito Santo, mostrou uma reportagem exclusiva no ESTV 2ª edição sobre o trabalho realizado em terras capixabas pela Fundação Fé e Alegria, como uma das obras de educação desenvolvidas pelos Jesuítas.
Com a chegada do novo Papa Francisco, primeiro pontífice Jesuíta e Latino Americano da história, nunca se falou tanto sobre as obras voltadas para a educação desenvolvidas pelos Jesuítas.
Muribeca, fazenda dos Jesuítas e Igreja de Nossa Senhora das Neves Cidade de Presidente Kennedy ES
Muribeca, Fazenda dos Jesuítas, em Praia das Neves, Igreja de Nossa Sra das Neves Pres. Kennedy ES No dia 6 de maio de 2011 em uma Visita de cunho didático para conhecimento da história das Igrejas Capixabas estiveram visitando a Igreja e Várias Igrejas do Sul do Estado o Professor José Antônio e Padre Pedro Settin, Italiano e Comboniano e o Aluno dos dois da Escola da Fé da Paróquia São José Operário o escritor Clério José Borges autor dos Livros História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões. clerioborges.com.br