Estação Turismo | Conhecendo as Ruínas de Paricatuba
Estação turismo conhecendo as históricas Ruínas de Paricatuba no município de Iranduba, AM.
História das Ruinas de Paricatuba de Iranduba
A construção que foi feita para durar a vida toda está pouco a pouco sendo destruídas. Todas essas paredes internas eram revestidas com azulejo, todos os assoalhos eram de pinho, as calhas eram de cobre, as caixas de descarga eram de ferro, em suma, era um material muito caro e de ótima qualidade que foi tudo jogado fora. Um desperdício do dinheiro público.
Aranhas das Ruínas de Paricatuba
Um passeio noturno por Paricatuba pode revelar criaturas surpreendentes!
siga no Instagram!
@rodrigohidalgoselvagem
Ruínas de Paricatuba- Iranduba-Am
Visita às Ruínas de Paricatuba em Iranduba do Amazonas.
Fonte das informações Portal do Holanda e Amazon Site.
Trilha I Feel You de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Origem:
Artista:
Ruínas de Paricatuba, o Pior aconteceu ? [ Acho É Pequeno ]
Fomos visitar as ruínas de paricatuba, um lugar abandonado e assombrado.
Página do canal no facebook
ME SIGAM NO Facebook -
ME SIGAM NO Instagram -
Forno Crematório de Gente - Vila de Paricatuba é Patrimônio Histórico 6/9
E aí galerinha, tudo joinha com vocês?!
Hoje trago para vocês, uma pequena história da Vila de Paricatuba, e mostrar o que restou das construções antigas.
Espero que gostem..
Um forte abraço e beijo no coração de cada um de vocês...
fuiiii..
Para quem quiser ver as fotos dos lugares visitados, sigam meu instagram.
@eltonpubli
Paricatuba é um distrito brasileiro pertencente ao município de Iranduba, localizado no estado do Amazonas. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, era de 1 048 habitantes.
Está situada a 12 quilômetros de Manaus, capital do estado.
No passado, Paricatuba teve uma luxuosa hospedaria para os padrões da época. O prédio foi construído com material oriundo da Europa. Contudo, atualmente o local está em ruínas, o que justifica a denominação popular de as ruínas de Paricatuba. A vegetação nativa tomou conta do local, de forma que tornou o lugar num cenário bastante intrigante e inspirador.Por isso, tem sido usado por fotógrafos para ensaios, que buscam uma fotografia mais criativa e artística.
A Vila de Paricatuba, localizada no município de Iranduba (a 25 km de Manaus), é declarada Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, por meio da Lei n°4.260, de autoria do deputado Luiz Castro (REDE).
O reconhecimento de Paricatuba como patrimônio histórico imaterial, segundo Luiz Castro, assegura a proteção da memória da comunidade, marcada pela edificação do prédio Belizario Pena, resguardando também a vivência coletiva, as manisfestações e práticas culturais dos seus moradores.
Apesar da ruínas, Paricatuba guarda um patrimônio que precisa ser preservado porque conta a história da vinda dos italianos, dos religiosos, e dos portadores de hanseníase, que ali viveram um longo período de segregação, isolados da convivência de seus familiares e da sociedade, além disso, a vila possui sítios arqueológicos e atrativos turísticos.
História da Vila
A importância histórica da vila de Paricatuba remota ao século 19, com a construção do imponente prédio Belizario Pena, em 1898, no apogeu econômico da borracha, destinado a receber os imigrantes italianos que vieram em busca de trabalho no Amazonas.
O Suntuoso prédio de sólida arquitetura colonial, hospedou os italianos e mais tarde funcionou como sede do liceu de artes e ofício de paricatuba, onde os moradores da vila aprendiam com padres franceses o ofício da marcenaria, construção civil e das artes. As instalações também serviram como casa de detenção.
Mas a memória do prédio ainda ficaria marcada por abrigar os portadores de hanseníase, a partir de 1924. Numa época em que o mal de Hansen era uma doença temida por todos, as autoridades de Saúde, usaram o prédio por cerca de 60 anos para isolar os doentes, que além das graves sequelas causadas pela moléstia, sofreram os horrores da segregação social.
A década de 70 registrou o declínio de Paricatuba. O prédio outrora luxuoso, foi abandonado e se transformou em ruínas. Hoje, o local é visitado por turístas interessados em conhecer a história e o que restou do prédio Belizario Pena, além das belezas naturais da vila.
Sítios arqueológicos
A comunidade de Paricatuba se reveste de importância histórica e cultural também pela existência de sítios arqueológicos, que revelam o passado dos povos que habitaram a região. Peças e artefatos indígenas encontrados em várias partes da vila, merecem estudo e a pesquisa sobre as tradições ancestrais indígenas do Amazonas.
Making of nas Ruínas de Paricatuba | Marina Carter
Ensaio realizado no último dia 5 de julho, nas ruínas de Paricatuba, Amazonas, com a Marina Carter.
Fotógrafo, cabelo e maquiagem: Mauro Jorge
Filmagem: Luan Paz
Edição: Mauro Jorge
Links:
Fanpage: facebook.com/MauroJorgeFotografia
Twitter: twitter.com/MJFotografia
Instagram: MauroJorgeFotografia
Vila de Paricatuba, Iranduba no Amazonas
A Vila de Paricatuba, está localizada no Município de Iranduba, próximo à Manaus, 40 minutos via terrestre pela AM-070, estrada Manoel Urbano e também por via fluvial, 30 minutos em lancha rápida (margem direita do Rio Negro).
RUÍNAS DE PARICATUBA E CACHOEIRA TOP ! | DAILY #7
INSCREVAM-SE para não perder as novidades do canal! Link abaixo:
Redes sociais:
Seja meu patrão!!:
Página no Facebook :
Ruínas de Paricatuba - The Amazonia's Angkor Wat
Há mais de um século, uma das mais suntuosas obras arquitetônicas construídas no Amazonas está à mercê da floresta
Batizado como as Ruínas de Paricatuba (palavra que significa local de grande concentração de Paricás, erva alucinógica utilizada nos rituais indígenas), o prédio onde funcionou a cadeia pública do município de Iranduba( localizado a 25k de Manaus), a primeira escola técnica do Amazonas e, logo após, o internato para portadores de hanseníase do estado é marcado por uma história de abandono e depredação.
Hoje, do prédio luxuoso e imponente, construído com materiais importados da Europa resta apenas a estrutura de alvenaria...
Passeio realizado em visita às Ruínas de Paricatuba, prédio histórico abandonado às margens do Rio Negro, construído em 1898, no município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus, Amazonas, Brasil. Acesso pela rodovia Manuel Urbano (AM-070), a cerca de 40 min de Manaus.
Paricatuba, AM: As Ruínas de um Leprosário Abandonado [Ep.107: Moto Mochila Brasil]
Viagem de moto pelas Ruínas de Paricatuba, Iranduba, Amazonas, Brasil.
Um local que já foi leprosário, prisão, escola e hoje esta abandonado. Apenas ruínas que servem para fotos e até cenário de filme adulto, xxx brasileirinhas. =)
#ruinasdeparicatuba #paricatuba #viagemdemotoparicatuba
Mais sobre o Moto Mochila Brasil:
Uma expedição de moto sozinho por 3 anos pelas 3 Américas até chegar nos limites do continente: Alasca e Ushuaia.
Até lá passarei por todos os países da América do Sul, América Central e América do Norte. Fazendo um moto turismo diferente, com uma inédita, rodando por estradas alternativas e fazendo amizades para a vida toda.
Viajo com 30 reais por dia e, por isso, sua inscrição, compartilhamento e comentário valem ouro e vão me ajudar a chegar mais longe.
Inscreva-se no canal e acompanhe as redes sociais para saber mais sobre esta grande aventura em duas rodas:
Instagram: @danilo_couto_/
Facebook: facebook.com/motoemochilabrasil/
Visual Aéreo de Paricatuba no Amazonas
O aeromodelo Visual Explorer, sobrevoa a Vila Histórica de Paricatuba, no município de Iranduba, no Amazonas, e registra imagens inéditas para que você conheça um pouco do lindo estado do Amazonas.
Trilha sonora do artista da terra Candinho, interpretada por Inês. Música: Seu Moço.
Manaus-Amazonas-Brasil
2012
Passeio nas ruínas de PARICATUBA. Iranduba. Manaus-Am
Making Off - Ruínas Históricas - Paricatuba - ARROBAPAM
Olá, meus amoreeeeeeeeeeees saiu Ensaio Fotográfico com a Youtuber de Manaus ArrobaPam. SE VOCÊ GOSTOU DO VÍDEO CURTA E COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS ! Mil beeeeijos :)
VLOG - ENSAIO FOTOGRÁFICO Canal Arrobapam
REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: @Gisellemakatt
FACEBOOK: /Gisellemakatt
SNAPCHAT: Gisellemakatt
TWITTER: @gisellemakatti
EMAIL PARA CONTATO: gisellemakatt.gm@gmail.com
REDES SOCIAIS DA ARROPAM
INSTAGRAM: @arrobapam
FACEBOOK: /arrobapam
SNAPCHAT: canalarrobapam
TWITTER: @arrobapam
Ruínas de Paricatuba
Me desculpem pelo áudio ruim no meio da viagem deu problema no microfone de lapela tive que utilizar o MIC da câmera.
As ruínas de Paricatuba são, na verdade, o prédio Belizário Penna, que foi construído em 1898 para hospedar imigrantes italianos, utilizando material importado da europa. A arquitetura do prédio era luxuosa e sofisticada, para a época, tendo depois funcionado como Liceu de Artes e Ofícios para os padres franceses, penitenciária e finalmente leprosário. É possível perceber que a construção era realmente incrível, ainda mais se for considerado que estava localizada no meio da floresta. Atualmente, vários turistas visitam as ruínas por achar o lugar misterioso e místico, o que proporciona o cenário perfeito para produções de televisão e cinema ou mesma para fotos de casamento e temáticas. O prédio está invadido por árvores e plantas, que nasceram no topo dos muros e tem raízes que chegam até o chão. Na verdade, as raízes já são parte da sustentação dos muros. Após a visita, o turista pode aproveitar pára se banhar na praia de Paricatuba. Há estacionamento na frente das ruínas e nas redondezas, mas dificilmente isso será um problema. Não há um valor a ser pago pela visitação; apenas pare e entre. Uma construção majestosa e imponente largada ao abandono sem nenhum projeto de preservação do governo amazonense. Um pedaço da historia manauara sendo engolido pela floresta.
As Ruínas de Paricatuba
Embarque nessa viagem pelas ruínas da Vila do Paricatuba no Amazonas, uma aventura no meio da floresta amazônica, contando uma das histórias mais sinistras do nosso Estado.
Se você gostou desse vídeo, deixe seu like e sua opinião nos comentários, se ainda não é inscrito no canal, a hora é agora, tenha sempre as nossas novidades no seu YouTube.
LINK DO NOSSO SITE:
LINK DA NOSSA FÃ PAGE:
A Vila de Paricatuba foi sede do primeiro Leprosário do Amazonas
Por volta de 1924 foi criado o Serviço de Profilaxia Rural do Amazonas, dirigido por Samuel Uchôa, que por sua vez se preocupara com a questão dos doentes de lepra na cidade de Manaus, então, eis que surge o primeiro leprosário do Amazonas, o Leprosário Belisário Pena em Paricatuba.
Ruinas de Paricatuba - Vila Paricatuba-Amazonas
Batizado como as Ruínas de Paricatuba (palavra que significa local de grande concentração de Paricás, erva alucinógena utilizada nos rituais indígenas), o prédio onde funcionou a cadeia pública do município de Iranduba( localizado a 25km de Manaus).
Ruínas de Paricatuba - Passeio de 3 horas
As Ruínas de Paricatuba ficam no município de Paricatuba e a 40 minutos da Ponte Rio Negro. Passeio para família em um domingo de sol.
Ruínas de Paricatuba Amazonas
Conheça um pouco das antigas ruínas de paricatuba, onde foi a maior casa de leprosos da região norte e logo depois uma penitenciaria e por fim hoje virou historia.