Proprietário de imóvel protegido como Patrimônio Histórico é responsável pela preservação do lugar
A pessoa que tem um imóvel antigo, tombado como patrimônio histórico, tem que cuidar do prédio mesmo que não tenha dinheiro. Nesse caso, deve pedir ajuda ao município ou ao Estado. Em Minas Gerais, o dono de um imóvel protegido que desmoronou foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região a reconstruir o prédio tombado e a pagar uma indenização.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.
O prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi construído no século XVII, no Alto da Sé, a colina sobre a qual Duarte Coelho fundou a cidade, em 1535. Inicialmente serviu como a Casa da Câmara do Senado de Olinda. Com a chegada do primeiro Bispo de Pernambuco, Dom Estevão Brioso de Figueiredo, em 1676, que ali também se instalou, passou a ser também Palácio Episcopal, função que se tornaria exclusiva a partir de 1690.
No século XIX o casarão sofreu novas modificações, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial, mas preserva dois torreões originais e as doze janelas com balcões de madeira do piso superior. Na sua fachada ainda se encontra o antigo brasão episcopal e uma placa da UNESCO, que declara a cidade Monumento da Humanidade.
O museu ocupa o local desde 1974, e em 1977 a FUNDARPE realizou novas reformas, reinstalando na entrada do Museu seus azulejos portugueses.
Seu acervo é composto por imagens antigas eruditas policromadas e douradas, além de pinturas e arte sacra popular e objetos do culto nas igrejas. O acervo fixo do MASPE partiu de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo, posteriormente, enriquecido. Hoje, reúne peças religiosas do século XVI ao atual, incluindo importantes exemplares de arte popular contemporânea.
O espaço expositivo do museu divide-se em sete salas temáticas:
Sala Olinda, Monumento Cultural, com fotos, mapas, pinturas, documentos e peças arqueológicas referentes à cidade.
Sala dos Santos de Procissão, onde se mostram santos de roca (imagens apenas parcialmente esculpidas, e vestidas com roupas de tecido) e imagens processionais.
Sala dos Santos e Relicários, com imagens do século XVIII e alguns relicários e braços-relicários.
Sala dos Santos de Gesso, concentrando-se em estátuas de origem francesa do século XIX, algumas com estrutura de ferro e policromadas.
Sala Aspectos da Arte Sacra em Pernambuco, que procura montar um painel da evolução da imaginária entre os séculos XVII e XIX.
Sala O Altar na Igreja, recriando o interior de uma pequena igreja, com altar, imagens, confessionário, custódia, pinturas e objetos do culto.
Sala da Via Sacra do Artesão e Presépio. Aqui estão expostas cenas da paixão, morte e ressurreição de Cristo, além de presépios de artesãos pernambucanos do interior e da capital, dentre os quais se destacam Ana Pamplona, Galdino, Mestre Saúba e Wandecock.
O museu desenvolve uma programação movimentada, com cursos, palestras e mostras que acompanham o ciclo litúrgico e o calendário religioso. Está localizado na rua Bispo Coutinho, 726.
Iphan libera R$ 4,5 milhões para recuperação de imóveis históricos em Pernambuco
NBR NOTÍCIAS - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberou R$ 4,5 milhões para recuperação de imóveis históricos em áreas protegidas de Pernambuco nas cidades de Goiana e Olinda. Desde 2011, por meio de parceria entre o Iphan e o Banco do Nordeste, já foram firmados convênios similares com as cidades cearenses de Aracati, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará, além de João Pessoa, na Paraíba. Os municípios de Alagoas, Piauí e Bahia também devem receber os recursos. As ações fazem parte do Programa de Aceleração do Cresimento (PAC) Cidades Históricas.
Fortaleza do Buraco - Parte 2
Os aventureiros de moto agora procuram as ruínas da Fortaleza do Buraco
Help us caption & translate this video!
O bispo de Olinda no tribunal do bom senso (AUDIOBOOK)
FESTIVAL SUPER-8! EM CARTAZ: FABULÁRIO TROPICAL - UM ANTI-GUIA TURÍSTICO
Filme Super-8
Local e data de realização: Recife, 1979
Direção: Geneton Moraes Neto
Guias turísticos: Juliana Cuentro e Eliana Regueira.
Narração abertura: Amin Stepple
Imagens: Lima.
Prêmio Cidade do Recife para o Melhor Filme sobre o Recife, no III Festival de Cinema do Recife, em 1979.
Texto do filme:
Bom dia, boa tarde, boa noite, senhores passageiros. Sejam bem vindos. Vai começar o nosso passeio turístico de hoje pelas ruas do ex-Leão do Norte.
Eis as ruínas do velho senado, na cidade azul de Olinda. Neste local, senhores passageiros, Bernardo Vieira de Melo pronunciou em 1710 o primeiro grito de República no Brasil, em pleno verão pernambucano. Deportado para Portugal, foi julgado e condenado na Fortaleza de São Julião. O grito de Bernardo Vieira de Melo não foi um grito, oh senhores passageiros, mas uma profecia: esta pátria um dia se chamaria República dos Estados Unidos do Brasil. Do Brasil?
Vejam este muro no bairro de São José, oh senhores passageiros. Há um século e meio, o frei Joaquim do Amor Divino Caneca foi executado neste local, pelo crime de participar de um movimento republicano e separatista. Atentem, caros passageiros: o carrasco se recusou a cumprir a sentença de enforcamento! E Frei Caneca foi fuzilado logo depois por um batalhão. Vejam, oh senhores ouvintes: o carrasco se recusou a cumprir a sentença de enforcamento!
O Brasil, como estão vendo, é o País do Perdão – nem que seja por alguns instantes e de 150 em 150 anos...
Eis o Forte das Cinco Pontas. Nesta fortaleza, foi encarcerado Graciliano Ramos. Corria o ano de 1936, véspera do Estado Novo. Daí surgiram as “Memórias do Cárcere”. O forte hoje é a sede dos escritórios regionais da Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Vejam, senhores passageiros, a finíssima ironia de nossa história. O Brasil é um país que sabe rir de si próprio
Nesta bucólica praça do bairro de Casa Forte, oh caros passageiros, o senhor Gregório Bezerra, ex-deputado, então com 64 anos, foi espancado e torturado, semi-nu, em abril de 1964, diante de todos os passantes. O espetáculo foi filmado e exibido à noite nas TVs do Recife. Senhores passageiros: a Praça de Casa Forte é uma evocação verde e florida de nosso espírito cordial, pacífico e conciliador.
Agora, senhores passageiros, queiram apertar os cintos. Vamos visitar os porões, subterrâneos, becos e estradas que guardam a lembrança dos mortes sem nome. Favor observar o aviso de não fumar, não falar, não ouvir, não andar, não correr, não cantar, não gritar, não pensar. A viagem continua.
Boa noite, país do futuro!
Área em torno de imóvel tombado exige atenção
Regras para a execução de obras e reformas próximas a imóveis tombados. A ideia, segundo o órgão, é adequar a preservação do bem e seu entorno, à realidade de cada área e também diminuir a burocracia na vida do cidadão.
Repórter: Rafael Chinaglia
Entrevista sobre a história da IEVV Farol Olinda - Parte 1
Pr. Wellington Morais falando sobre a história da IEVV Farol.
Como reformar um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico?
Saiba quais os cuidados que devem ser tomados para reformar um imóvel tombado. Inscreva-se no canal do Ministério Público de Santa Catarina e conheça mais a instituição.
Patrimônio Histórico Tombado - Taubaté (06/04/2015)
Casa construída em meados do séc. XIX na cidade de Taubaté.
Com o tempo ela sofreu algumas reformas, fazendo com que ela perdesse parte de suas características coloniais e ganhando alguns aspectos neoclássicos, com destaque para o frontão que esconde o telhado.
Atualmente está tombada como Patrimônio Histórico.
Toca do Vale conta como se tornou milionário sem saber ler e escrever
O cantor de origem humilde superou todas as dificuldades e criou um verdadeiro império. Em conversa com Geraldo Luís, ele revela os principais desafios.
Projeto Conhecer para (IN)Formar: Patrimônio Histórico e Meio Ambiente em Rondônia
Conhecer para (IN)Formar: Patrimônio Histórico e Meio Ambiente em Rondônia é um projeto realizado por professores e alunos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná.
Para saber mais sobre este projeto, acesse:
TV JUSTIÇA - Patrimônio Histórico - 4ª parte - JUSTIÇA EM QUESTÃO
No quarto capítulo vamos mostrar que na maioria das igrejas, museus e prédios públicos, faltam câmeras de segurança e vigilância permanente. Em Mariana, todas as igrejas barrocas ganharam proteção por força de uma decisão judicial. Foram gastos mais de 2 milhões de reais para instalar 31 câmeras de segurança na cidade histórica.
Turma do Colégio São João - Anos 80 - Encontro das Calcinhas
Fotos dos Encontros das meninas da Turma do Colégio São João - Anos 80.
Encontros realizados na casa da Iara em abril de 2010; casa da Leninha em maio de 2010 e na casa da Simone em junho de 2010.
Participaram dos Encontros: Cláudia Alfama, Cristina Flores, Débora Cazorla, Iara Saccomori, Karen Menezes, Karina Laino, Marilene (Lena) Schössler, Luciana Mutti, Silvana Zanatta, Simone Cramer, Simone Olsiesky, Simone Tomás e Vívian Spengler.
Edição: Alexandre Torres
saojoao80.blogspot.com
Julho/2010
Defesa Civil libera prédios na Rua dos Inválidos - Repórter Rio
Defesa Civil libera 5 dos 8 edifícios interditados na rua dos Inválidos. Moradores dormiram em hotéis e ficaram bastante insatisfeitos com a medida. Segundo os engenheiros responsáveis, os prédios foram interditados por correrem risco de desabamento causado por uma obra próxima, sendo que alguns já apresentam rachaduras e problemas estruturais graves.
JQ [Construções, imóveis e Justiça] 6/6 - Tombamento de imóveis
Edifícios tombados pelo Patrimônio Histórico obedecem a regulamentações específicas para reformas. Confira, agora, o que deve ser observado nestes casos.
O dia que fui visitar o Orfanato Santa rita de Cassia, RJ, festa do Dia das Crianças
Dia das Crianças ta chegando!!! fui convidado a conhecer o Orfanato santa Rita de Cassia, de mais de 80 anos de idade... ha mais de 50 anos nesse casarão na Praça Seca, RJ... eles ajudam mais de 90 famílias de crianças q sofreram abusos domésticos.
precisam da nossa ajuda.
Vamos doar qq quantia:
Banco Bradesco
agencia: 2728
conta: 19961-3
4.9.SENHOR BOM JESUS -- Capela Santo Antonio (Morro do Engenho)
Semana do Padroeiro SENHOR BOM JESUS -- 06/08/2010
Um pouco das Nossas Comunidades.
Capelas: Nossa Sra. da Conceição (Morrinhos III)
São João Batista (Morrinhos II)
Santo Antonio (Morro do Engenho)
São Francisco e Santa Clara (Santa Clara)
Espírito Santo (Cachoeira)
Santa Luzia (Vila Edna)
Paróquia: Senhor Bom Jesus
Nota Especial: Fundadora Irmã Dolores
Padres: Estevão e Felipe
Vídeos*: Montagens Sull
A qualidade dos vídeos foi reduzida.