XVII Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas
O Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas cumpriu, no passado dia 19 de Agosto, a sua décima sétima edição, estando integrado no programa das Festas em Honra de Nossa Senhora da Livração. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival realizou-se em horário nocturno, procurando fugir às elevadas temperaturas que normalmente se registam durante o dia e que condicionam não só as actuações dos grupos, mas também a afluência de público, tendo a Praça do Município como palco.
Numa noite de temperatura muito agradável e antecedendo o fim-de-semana da Festa propriamente dita, registou-se a presença de um público numeroso, demonstrando que, tanto pela qualidade dos grupos participantes como pela receptividade que encontra junto da população, merece continuar a ter um lugar de destaque na Agenda Cultural do Município.
O Festival de Folclore arrancou com um desfile desde o Largo de Nossa senhora da Livração até à Praça do Município, onde os grupos participantes tiveram oportunidade de exibirem as suas músicas, danças e trajes, subindo depois para o palco onde cada grupo actuou a solo, exibindo o seu folclore e o das regiões que representa. A edição deste ano contou com a participação do Grupo Folclórico da Corredoura (Guimarães), do Rancho Folclórico de Parada de Gonta (Tondela), do Rancho Folclórico Praias de Portugal, vindo de Monteal, no Canadá, e do Grupo Folclórico Nascente da Amizade, da Associação de Imigrantes dos Países de Leste em Portugal, que trouxe até Boticas o folclore típico dos países do leste da Europa, nomeadamente da Ucrânia. O Grupo de Danças e Cantares Regionais de Boticas e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça fizeram as honras da casa, cabendo-lhes representar o concelho de Boticas neste prestigiado Festival de Folclore.
Ao longo de uma noite de bom folclore, todos os grupos que passaram pelo palco resgataram os maiores aplausos do público, registando actuações que foram um verdadeiro hino ao folclore e representando bem o Encontro de Culturas que este festival de folclore significa.