Recepção da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima 1953
13/08/1953 - Raríssimo registro em vídeo da chegada da imagem “Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, que percorreu muitos países católicos naquele ano (uma imagem com grande importância aos religiosos da época, pois tinha origem portuguesa, do Santuário de Fátima).
Este evento foi promovido pela Diocese de Jacarezinho, a qual Maringá pertencia como paróquia no início da década de 1950. A imagem percorreu Jacarezinho (11/08/1953), Siqueira Campos, Londrina (12/08/1953), Apucarana e Maringá (13/08/1953), onde chegou às 17 horas junto do Bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud, em um voo especial no Aeroporto Dr. Gastão Vidigal.
No vídeo é possível ver, mesmo que rapidamente, a primeira estrutura da Igreja São José Operário, localizado na Avenida Brasil, Vila Operária; além disso, diversas autoridades são destacadas, entre elas, Dom Geraldo de Proença Sigaud, que chega junto da imagem; a Catedral, ainda em madeira e com um palco improvisado em um alpendre, é vista no início e final do vídeo, onde é realizada a grande missa campal.
Veja+ sobre este acontecimento:
201627-Santuário Eucarístico Nª Sª de Fátima - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Cianorte PR.p.1/2
Data: 13/05/2018
Evento: Missa em louvor à Nossa Senhora de Fátima, Padroeira de Cianorte PR.
Obs.: Estivemos de passagem, o Thiago Augusto, o Victor Hugo, a Luizabete e eu, Adiones, e os três estavam combinados sairmos de Chico Viola mais tarde, isto é, às 17 horas, só para conhecermos e participar das comemorações do Dia de Nossa Senhora de Fátima, o 13 de Maio, na Cova de Iria, etc.!
Foi bom...! (Ei Mané Vim-vim, de Santana do Ipanema AL: Foi bom..., é bom...).
Obs.: Vejam, abaixo, algumas fotos do santuário e plateia, bem como dois vídeos, by AGS/Ponga!
Uma colaboração de e, em nome de:
a) Adiones Gomes da Silva (Ponga) - Pres. da SPJ e Del. Cultural de Jandaia do Sul, via CONBLA/SP, e Coord. do Patrimônio Histórico e Artístico de Jandaia do Sul.
VISITA DA IMAGEM DE N.S.FÁTIMA AO NORTE DO PARANÁ EM 1953
Chegada da imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que percorreu muitos países católicos naquele ano (uma imagem com grande importância aos religiosos da época, pois tinha origem portuguesa, do Santuário de Fátima). Foi promovido pela Diocese de Jacarezinho, a qual Maringá pertencia como paróquia. Passou por Jacarezinho (11/08/1953), Siqueira Campos, Londrina (12/08/1953), Apucarana e Maringá (13/08/1953). Em Maringá foram construídos uma Catedral em madeira e um palco preparado especialmente para recepcionar a imagem. Em Maringá, foram relatados alguns milagres que teriam ocorrido na cidade, durante a visita da imagem. Porém, o mais instigante talvez seja o caso de Maria Keiko, de aproximadamente 16 anos, que na chegada da imagem, foi atropelada por um jipe, que passou por cima do seu corpo. Mesmo assim, a menina não sofreu nenhuma lesão interna. A imagem visitou Maringá nos dias 13-14 de agosto de 1953. Depois de passar por Siqueira Campos, Jacarezinho, Londrina e Apucarana, Maringá foi a quinta paróquia da Diocese de Jacarezinho a acolher a imagem original de Nossa Senhora de Fátima que, saindo de Portugal, peregrinou por vários lugares do Brasil durante aquele ano.
A imagem peregrina chegou ao aeroporto Gastão Vidigal às 17h do dia 13, trazida por dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo de Jacarezinho, em avião especial, escoltado por outros seis aparelhos. Depois de várias homenagens naquela tarde e noite do dia 13, e manhã do dia seguinte, a imagem foi, na tarde do dia 14, para o campo de aviação, de onde rumou para Goiânia.
A propósito, algumas informações sobre a Igreja Católica na Maringá de então:
Em 2 de abril de 1950, num único decreto, foram erigidas por Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo de Jacarezinho, duas paróquias em Maringá: a de Santa Cruz, no Maringá Velho, e a da Santíssima Trindade, no Maringá Novo. Portaria do dia 3 de outubro de 1951 (um ano e meio depois), porém, reduziu Santa Cruz, no Maringá Velho, à condição de capela, anexando-a à outra paróquia. A cidade de Maringá ficou, assim, com somente uma paróquia, com sede no Maringá Novo.
Menos de dois anos após a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora à glória celeste em corpo e alma (1° de novembro de 1950), o mesmo Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo diocesano, conferiu novo orago (padroeiro) à paróquia de Maringá. Por decreto de 5 de agosto de 1952, estabeleceu:
Coube à nossa cidade assistir o momentoso acontecimento da Proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Santíssima, Senhora Nossa, cujo Corpo bendito, unido à Alma Gloriosa, foi levado ao Céu pelo Divino Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim esta época atribulada e sacudida por tantos sofrimentos (sic) viu brilhar na noite escura do pecado e do desespero a luz suave da esperança que a Assunção da Virgem irradia. Desejosos de perpetuar em nossa Diocese este dulcíssimo acontecimento, decidimos consagrar a Paróquia de Maringá-Novo (sic) à Nossa Senhora da Glória, declarando e instituindo a Assunção da Virgem Maria titular da Igreja, e Nossa Senhora da Glória Padroeira da Paróquia.
Criada a Diocese de Maringá em 1° de fevereiro de 1956, a Paróquia Nossa Senhora da Glória foi alçada à condição de Catedral. Nela foi empossado, em 24 de março de 1957, o primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Hoje Nossa Senhora da Glória é padroeira da Catedral, da cidade de Maringá e da Arquidiocese de Maringá, que reúne 55 (cinquenta e cinco) paróquias.
Fonte: Museu CESUMAR / Acervo Maringá Histórica / Contribuição de JC Cecílio.
Abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia
Na Catedral de Bragança, em 13 de Dezembro de 2015, terceiro domingo do Advento.
Santa Missa: Nossa Senhora Aparecida
Santa Missa, transmitida ao vivo, direto do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade, no dia 12/10/2016.
coroinhas.com.br
JORNALISMO | DEZESSEIS DIÁCONOS SÃO ORDENADOS NA CAPITAL PARANAENSE [CC]
ARQUIDIOCESE DE CURITIBA ORDENA 16 DIÁCONOS. O EVENTO ACONTECEU NO SANTUÁRIO DA DIVINA MISERICÓRDIA.
ⓒ TV EVANGELIZAR 2018
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe com seus amigos e amigas.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!
#TVEvangelizar
Inscreva-se no nosso canal para conteúdos exclusivos:
Para mais informações, acesse
Curta também nossa página no facebook:
Acompanhe a nossa programação pelo celular.
Baixe o aplicativo:
iTunes:
Google Play:
Porque evangelizar é preciso!
Relembre um pouco sobre a história da Tarde com Maria
Reveja o vídeo que foi ao ar no Programa da Ana Maria Braga, no ano de
2009, sobre a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima - Portugal,
que esteve no Brasil em peregrinação para comemorar os 23 anos da Tarde
com Maria e abençoar o terreno que foi construído a réplica da Capela
das Aparições.
Cruz da Jornada Mundial no Santuário de Fátima: entrevista com o Padre Gilvan
Padre Gilvan, missionário Lazarista que trabalha na Paróquia de Santo Antonio em Tianguá, fala aqui sobre o sentido da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone da Virgem Maria.
OBRAS DO SANTUÁRIO
Ajude a construir o Templo do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete em Caldas Novas/GO
Ideia Livre - Dom Dulcênio Fontes de Matos
O Bispo Diocesano de Campina Grande faz um balanço dos 2 anos de Pastoreio à frente da Diocese.
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Neste domingo, 20 de março, a Igreja convida todos os fieis a viverem intensamente a liturgia que marca o início da Semana Santa. Na Capela das Aparições do Rio, a Celebração de Ramos e da Paixão do Senhor Jesus foi presidida pelo bispo auxiliar do Rio e reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Dom Edson de Castro e concelebrada pelo vigário cooperador, Padre Raul Moreira Filho.
Leituras do Dia
Evangelho - Procissão - Mc 11,1-10
1ª Leitura - Is 50,4-7
Salmo - Sl 21
2ª Leitura - Fl 2,6-11
Evangelho - Mc 14,1-15,47
Abertura da Porta da Misericórdia
Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário N.Sra. Aparecida em Bauru SP, dia 20/12/2015 na missa das 18h00, presidida pelo Pe.Manoel Ferreira dos Santos Junior, Superior Provincial dos MSC, e concelebrada pelo Pe. Gilberto Gonçalves Pinto MSC, Pároco e Reitor
Profissão Perpétua de Ir. Lucenir F. de Araújo
Profissão Perpétua de Ir. Lucenir Fernandes de Araújo
Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência
Cataguases - Minas Gerais
Diocese de Leopoldina
16/06/2019
Presidente da Celebração Dom Geovane Luis da Silva Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Concelebrantes: Pe Jorge Luis Passon, Pe João Batista Rotondo e Pe José Carlos Leite
Santuário Santa Rita de Cássia
JORNALISMO | SANTUÁRIO DE FÁTIMA RECEBE RELÍQUIA DE SÃO JOÃO PAULO II [CC]
No fim de semana da festa litúrgica, relíquia foi exposta aos fiéis. Pedaço da batina usada pelo Papa no dia do atentando contra sua vida, em 1981, foi cedido ao Santuário pela Postulação da Causa de Canonização do Santo Padre.
06026
Gostou do vídeo? Curta e compartilhe com seus amigos e amigas.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!
Inscreva-se no nosso canal para conteúdos exclusivos:
Para mais informações, acesse
Curta também nossa página no facebook:
Acompanhe a nossa programação pelo celular.
Baixe o aplicativo:
iTunes:
Google Play:
Porque evangelizar é preciso!
Arquidiocese de Maringá completa 60 anos - JCTV - 13/03/17
A Arquidiocese de Maringá completou 60 anos com programação especial e missa festiva. Confira com Karolina Granchi.
O JCTV é o jornal da REDEVIDA que traz as notícias da Igreja no Brasil e no Mundo. Aqui o telespectador pode acompanhar de perto os principais acontecimentos do Catolicismo. O jornal conta com correspondentes em todo o país, estabelece contato constante com as Dioceses e as pastorais de comunicação (PASCOM) e mantém parcerias com agências de notícias internacionais. O JCTV vai ao ar de segunda a sexta-feira ao vivo às 18h30.
redevida.com.br/jctv
02- Elevação - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe - padre Reginaldo Manzotti - Parte 02
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no centro de Curitiba/PR é elevada a condição de Santuário, padre Reginaldo Manzotti agora é o pároco reitor deste Santuário.
No dia 7 de dezembro de 2012, milhares de fiéis acompanharam a celebração eucarística de elevação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no centro de Curitiba/PR à condição de santuário. A tradicional Igreja, com mais de 50 anos de história e visitada diariamente por mais de mil pessoas, foi consagrada em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, agora pároco-reitor do santuário. A celebração contou com a presença de autoridades, padres, ministros e também de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba.
A Celebração Eucarística de Dedicação do Santuário de Guadalupe foi transmitida ao vivo pelas TVs parceiras da Rede Evangelizar de Comunicação em Curitiba (canal 16 da TV aberta e 23 da NET) e Maringá, TV 3.º Milênio (canal 31 da TV aberta e 23 da NET), e pela Rádio Evangelizar AM 1060 e FM 90,9.
Solenidade
A celebração eucarística teve início do lado de fora da Igreja, que inicialmente estava com as portas fechadas. A chave foi entregue por um representante dos construtores da paróquia ao arcebispo, demonstrando que a construção é resultado da obra de várias pessoas. Após uma breve procissão, Dom Moacyr entregou as chaves ao padre Manzotti que abriu as portas do santuário, onde foi realizada a cerimônia. Durante a celebração, a Igreja e os fiéis foram abençoados com água benta, relembrando as águas batismais que purificam. Após a Liturgia da Palavra, o arcebispo fez uma oração de dedicação e aspergiu os altares e as paredes com o óleo do Crisma. Em seguida, queimou o incenso no local como sinal de homenagem e adoração. Na sequência, o altar foi arrumado com toalhas, velas e flores e a igreja foi iluminada. Após a comunhão, o arcebispo e o pároco-reitor fizeram uma procissão com o Santíssimo Sacramento dentro da Igreja e padre Reginaldo Manzotti leu o decreto de elevação a Santuário. Em seguida, foi descerrada a placa comemorativa.
No Brasil, muitos católicos são devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, que é considerada a Padroeira das Américas. No dia 12 de dezembro, a Igreja Católica comemora o dia da santa, cuja aparição é um mistério que desafia a ciência. Em 1531, em uma cidade do México, a santa apareceu para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, na época já convertido e batizado pela Igreja Católica, e pediu que ele colhesse no alto de um morro as mais lindas flores. Como era inverno, ele não acreditou que encontraria, mas para o seu espanto se deparou com rosas de espécies magníficas. O índio então devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Ele então utilizou a sua tilma -- uma espécie de manto de pouca qualidade e feito a partir do cacto -- para levá-las. Milagrosamente, uma imagem de uma linda mulher com pele morena, rosto ovalado e traços europeus surgiu no manto e até hoje permanece intacta sem qualquer sinal de deterioração. Atualmente, o Manto de Guadalupe, como é chamado, se encontra exposto na Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, no México. O título de Padroeira das Américas foi dado pelo então Papa João Paulo II, em 1979, e devido à miscigenação da mulher na imagem ela representa a solidariedade entre os povos e suas culturas.
Oração a Nossa Senhora de Guadalupe
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe,/ padroeira das Américas:/ Tu és nossa Mãe Compassiva, / Curai nossas penas, / nossas misérias e dores / acolhei-nos no aconchego do teu manto, / Escutai Mãe, as nossas preces... (pede-se a graça). Amparai os doentes e desempregados / Abençoai nossas casas e a nossas famílias./ Protegei nossos filhos, / livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo./ Guardai nossos lares, / escondendo-os dos olhos dos maus./ Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor./ Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. / Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, / seja sempre lembrando com muita devoção. / Que a palavra de Deus seja sempre meditada / e seguida todos os dias de nossa vida./ Que a nossa obediência a teu Filho Jesus / exale como rosa um perfume de santidade. Amém.
Juventude - Programa Em Tuas Mãos - Entrevista Dom Francisco - (05.08.18)
Nossa equipe conversou com Dom Francisco de Assis, bispo da diocese de Campo Maior e também bispo referencial para a juventude, no regional Nordeste IV, sobre os projetos realizados pela igreja em todo o Brasil com o intuito de incentivar o protagonismo do jovem na missão.
03 - Elevação - Santuário Nossa Senhora de Guadalupe - padre Reginaldo Manzotti - Parte 03
Enviado em 14/12/2012
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no centro de Curitiba/PR é elevada a condição de Santuário, padre Reginaldo Manzotti agora é o pároco reitor deste Santuário.
No dia 7 de dezembro de 2012, milhares de fiéis acompanharam a celebração eucarística de elevação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe no centro de Curitiba/PR à condição de santuário. A tradicional Igreja, com mais de 50 anos de história e visitada diariamente por mais de mil pessoas, foi consagrada em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, agora pároco-reitor do santuário. A celebração contou com a presença de autoridades, padres, ministros e também de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba.
A Celebração Eucarística de Dedicação do Santuário de Guadalupe foi transmitida ao vivo pelas TVs parceiras da Rede Evangelizar de Comunicação em Curitiba (canal 16 da TV aberta e 23 da NET) e Maringá, TV 3.º Milênio (canal 31 da TV aberta e 23 da NET), e pela Rádio Evangelizar AM 1060 e FM 90,9.
Solenidade
A celebração eucarística teve início do lado de fora da Igreja, que inicialmente estava com as portas fechadas. A chave foi entregue por um representante dos construtores da paróquia ao arcebispo, demonstrando que a construção é resultado da obra de várias pessoas. Após uma breve procissão, Dom Moacyr entregou as chaves ao padre Manzotti que abriu as portas do santuário, onde foi realizada a cerimônia. Durante a celebração, a Igreja e os fiéis foram abençoados com água benta, relembrando as águas batismais que purificam. Após a Liturgia da Palavra, o arcebispo fez uma oração de dedicação e aspergiu os altares e as paredes com o óleo do Crisma. Em seguida, queimou o incenso no local como sinal de homenagem e adoração. Na sequência, o altar foi arrumado com toalhas, velas e flores e a igreja foi iluminada. Após a comunhão, o arcebispo e o pároco-reitor fizeram uma procissão com o Santíssimo Sacramento dentro da Igreja e padre Reginaldo Manzotti leu o decreto de elevação a Santuário. Em seguida, foi descerrada a placa comemorativa.
No Brasil, muitos católicos são devotos de Nossa Senhora de Guadalupe, que é considerada a Padroeira das Américas. No dia 12 de dezembro, a Igreja Católica comemora o dia da santa, cuja aparição é um mistério que desafia a ciência. Em 1531, em uma cidade do México, a santa apareceu para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, na época já convertido e batizado pela Igreja Católica, e pediu que ele colhesse no alto de um morro as mais lindas flores. Como era inverno, ele não acreditou que encontraria, mas para o seu espanto se deparou com rosas de espécies magníficas. O índio então devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Ele então utilizou a sua tilma -- uma espécie de manto de pouca qualidade e feito a partir do cacto -- para levá-las. Milagrosamente, uma imagem de uma linda mulher com pele morena, rosto ovalado e traços europeus surgiu no manto e até hoje permanece intacta sem qualquer sinal de deterioração. Atualmente, o Manto de Guadalupe, como é chamado, se encontra exposto na Basílica Nossa Senhora de Guadalupe, no México. O título de Padroeira das Américas foi dado pelo então Papa João Paulo II, em 1979, e devido à miscigenação da mulher na imagem ela representa a solidariedade entre os povos e suas culturas.
Oração a Nossa Senhora de Guadalupe
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe,/ padroeira das Américas:/ Tu és nossa Mãe Compassiva, / Curai nossas penas, / nossas misérias e dores / acolhei-nos no aconchego do teu manto, / Escutai Mãe, as nossas preces... (pede-se a graça). Amparai os doentes e desempregados / Abençoai nossas casas e a nossas famílias./ Protegei nossos filhos, / livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo./ Guardai nossos lares, / escondendo-os dos olhos dos maus./ Que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor./ Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. / Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, / seja sempre lembrando com muita devoção. / Que a palavra de Deus seja sempre meditada / e seguida todos os dias de nossa vida./ Que a nossa obediência a teu Filho Jesus / exale como rosa um perfume de santidade. Amém.
ABERTURA DA PORTA SANTA - ARQUIDIOCESE BRASÍLIA
Sistema de Comunicação Renascidos em Pentecostes: uma nova evangelização sem fronteiras!
Missa de Aparecida - Santuário Nacional - 26/09/2015 18h00
Missa de Aparecida - Santuário Nacional - 26/09/2015 18h00
Dom Anuar Battisti
Arcebispo Metropolitano de Maringá - PR
Liturgia: Verde. 26º Domingo Tempo Comum
Santos do Dia:
- São Cosme e São Damião
REDE APARECIDA
Você em boa companhia
A sua doação mantém a obra evangelizadora do Santuário Nacional.
Ligue para a Campanha dos Devotos: 0300 2 10 12 10
Venha evangelizar com a gente!
Leituras do Dia
1ª Leitura - Nm 11,25-29
Salmo - Sl 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)
2ª Leitura - Tg 5,1-6
Evangelho - Mc 9,38-43.45.47-48
Quem não é contra nós é a nosso favor
Se tua mão te leva a pecar, corta-a!
Naquele tempo:
38 João disse a Jesus:
'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'.
39 Jesus disse:
'Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome
para depois falar mal de mim.
40 Quem não é contra nós é a nosso favor.
41 Em verdade eu vos digo:
quem vos der a beber um copo de água,
porque sois de Cristo,
não ficará sem receber a sua recompensa.
42 E, se alguém escandalizar
um destes pequeninos que crêem,
melhor seria que fosse jogado no mar
com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a!
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos,
do que, tendo as duas, ir para o inferno,
para o fogo que nunca se apaga.
45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o!
É melhor entrar na Vida sem um dos pés,
do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o!
É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só,
do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,
48 'onde o verme deles não morre,
e o fogo não se apaga''.